Bloomberg: Apple pretende lançar o seu próprio carro elétrico em 2028
A Apple não desistiu do seu carro elétrico. Com avanços e recuos, a empresa de Cupertino leva quase 10 anos de Project Titan. Será que alguma vez iremos ver um iCar?
Está definido: 2028 será o ano do carro Apple
O Project Titan, o projeto de carro elétrico da Apple, está em curso desde 2015. Mas o projeto tem enfrentado numerosos atrasos e repetidas mudanças de executivos. Inicialmente planeando fazer um veículo totalmente autónomo sem volante, estas ambições elevadas caíram por terra nos últimos anos.
Com o vice-presidente da Apple, Kevin Lynch, a liderar o projeto desde 2021, a empresa definiu uma nova data para o lançamento do seu primeiro veículo: 2028. Isso é de acordo com um novo relatório da Bloomberg.
A Apple tem vindo a trabalhar em tecnologia de condução autónoma há quase uma década, mas teve de enfrentar a realidade de que a sua visão de um carro sem volante não é realista.
A Bloomberg diz que o carro de 2028 oferecerá características de autonomia limitada em linha com o que é oferecido por outros fabricantes de veículos elétricos como a Tesla.
Objetivo: carro autónomo com nível 2
O carro da Apple exigirá que os condutores prestem atenção e estejam prontos para assumir o controlo, uma vez que o carro se conduz sozinho em estradas e autoestradas, à semelhança do atual sistema Tesla Autopilot. Isto representará um sistema de Nível 2+; originalmente o Project Titan tinha como objetivo o Nível 4.
É possível que a Apple possa atualizar o sistema ao longo do tempo com atualizações de software e à medida que o ambiente regulamentar internacional evolui.
Segundo a Bloomberg, o conselho de administração da Apple pressionou Cook no passado ano para que apresentasse um plano para o envio do Projeto Titan, ou para que o abandonasse por completo. O projeto nunca tinha gerado um protótipo viável, diz o relatório.
As novas especificações de autonomia reduzida devem significar que a Apple pode agora avançar com sucesso, com Kevin Lynch a liderar o projeto, mas aparentemente há dúvidas sobre o quão inovador o primeiro carro da Apple acabará por ser.
A Bloomberg alerta para o facto de alguns funcionários estarem a criticar os planos, sugerindo que se trata apenas de um produto "me-too".
Será que vem com carregador e pneus?
Vai ser bonito ver o pessoal a ficar no meio da estrada só porque colocaram pneus de outra marca
Vai vender que nem pãezinhos quentes!
Vai ser lindo assim que vir um e logo um risco enorme loool, ja malta com iPhones adoro atira los ao chao e digo logo muda pa android
Que troll fraquinho…
Com toda a “barraca” que está a acontecer com a corrente tecnologia de baterias no norte da Europa e nos EUA com a vaga de frio a reduzir a autonomia das baterias para quase metade e os carregamentos a demorar 2x ou 3x mais tempo que o normal, estas empresas ainda acham isto um bom investimento ?!? Deve ser para cair nas boas graças do WEF de certeza !!
Na Noruega as pessoas começaram a atirar os carros elétricos de uma ravina, só por causa do teu comentário….
Este pessoal deve de ter começado a correr primeiro e só depois é que começou a andar.
Calma, ainda estamos quase no começo, os primeiros carros “normais” também não eram tão eficientes como são atualmente, por essa ordem de ideias eramos todos tipo Amish
Os carros eléctricos têm o mesmo ou mais tempo de desenvolvimento que os térmicos.
Até têm mais tempo de desenvolvimento porque antes do famoso model T os carros eram eléctricos.
Mas como é costume distorces tudo ou lês na diagonal.
Errado, os carros eléctricos atuais têm quase 20 anos de desenvolvimento, e as atuais baterias pouco mais de 12.
@MrY o que é que está distorcido?
@JL quais actuais quais carapuça. Ao longo do.sec passado foram várias as tentativas de trazer os elektros para a ribalta. Houve um tempo que eram a maioria mas caíram com estrondo para os térmicos exactamente pelas mesmas dores que hoje os afectam..
E vai acontecer novamente . Aliás já começou a acontecer. Venderam menos no mês passado que no mesmo mês de 2022. E foi uma castanhada do camandro.
O investimento em inovação foi todo para o desenvolvimento dos térmicos e isso explicou, em parte o grande desenvolvimento do motor a combustão. No entanto o desenvolvimento do motor a combustão entrou em declínio e já não existe muito por onde se possa avançar para tirar rendimento do mesmo.
No entanto, desde 2022 que assistimos pela primeira vez na história o inverter dos investimentos empresariais sendo o investimento nos carros elétricos maior que os investimentos no motor a combustão numa proporção de 1 para 4.
Aliás, podes encontrar exemplos de empresas como a Lamborghini e as suas parcerias com o MIT. Embora a Lamborghini não possua nenhum carro elétrico investiu no seu desenvolvimento e ainda na semana passada licenciou uma bateria capaz de aguentar com motores de 3000cv, de carregar a 500kw e de dar autonomia para mais de 1000km….
É a investigação que aponta para o futuro e neste momento a investigação é elétrica.
Mais um patrocinado pela Duracell?
Pois, é melhor começares a habituar-te
Nao consigo imaginar piores jantes.
Isso é uma opção empresarial.
É como não colocarem microSD nos seus telefones pois assim se queres mais memória és forçado a pagar pelo o serviço de armazenamento na nuvem ou se queres a opção com mais memória interna tens que pagar mais.