Quase metade de todos os carros vendidos na Europa em 2023 foram eletrificados
O crescimento dos carros elétricos está a ser impulsionado, pelos governos e pelas fabricantes. De facto, os frutos estão à vista, pois quase metade de todos os carros vendidos na Europa, em 2023, foram eletrificados.
De acordo com dados da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (em inglês, ACEA), 47,6% de todos os carros novos registados entre janeiro e novembro de 2023 pertencem ao segmento de carros eletrificados. Isto inclui veículos totalmente elétricos e híbridos.
De ressalvar que, embora se trate de uma percentagem interessante, inclui apenas veículos de passageiros. Os de carga, que também têm movido esforços para deixar os combustíveis fósseis para trás, não estão contemplados.
A ACEA refere que os 47,6% representam um crescimento de 4,6% relativamente ao período homólogo. Em 2022, 43% das matrículas registadas foram de carros eletrificados.
Os dados mostram que os consumidores europeus estão mais inclinados para os híbridos do que para os carros totalmente elétricos: os primeiros cresceram 28,7%, desde o ano passado.
Esse crescimento poderá justificar-se com a vontade de mudar para um eletrificado, mas, ainda assim, precisar da segurança dos combustíveis fósseis, em termos de autonomia. Além disso, atualmente, os híbridos continuam a ser mais baratos do que os carros 100% elétricos.
Carros elétricos ainda não são a estrela do segmento automóvel
Segundo os dados da ACEA, a vendas de carros totalmente elétricos cresceu este ano. Especificamente, os 15% em 2022 aumentaram para 16,3% em 2023.
No entanto, a associação alerta que os carros com motor de combustão, tanto a gasolina como a gasóleo, continuam a representar um terço do total de matrículas. De facto, os automóveis a gasolina registaram um aumento anual de 4,2%.
Nem estava a par que ainda se vendiam carros a gasóleo em 2023 para o ano a percentagem do diesel deve passar para menos de 5%, seria interessante adicionar o GPL neste gráfico, já tenho carros a GPL há mais de 10 anos mas nunca foi muito falado mas agora sinto que é uma das principais opções para quem não tem dinheiro para um elétrico e quer poupar no dia a dia
Em Portugal é o sector puro Diesel q ainda é e por larga margem o responsável pela maioria das matriculas.
Podes conferir as vendas do GPL na categoria “outros, a maioria é o GPL com o GNL a alguma distância
“No entanto, a associação alerta que os carros com motor de combustão, tanto a gasolina como a gasóleo, continuam a representar um terço do total de matrículas. De facto, os automóveis a gasolina registaram um aumento anual de 4,2%.”
É impressão minha ou o pessoal ainda não está convencido dos veículos “electrificados”?
Nem todos tem dinheiro para comprar um ou local onde carregar. exemplo: opel astra a gasolina começa nos 26160€, a versao eletrica comeca nos 39470€. pelo preço do electrico, compras a carro a gasolina, dá para muito combustivel, manutencões, férias e nao perde tanto valor comercial ou pelo menos quando o quiseres vender alguem ainda compra o carro a combustao, ja o eletrico boa sorte
ora lá está um bom comentário, o simulador da deco dá muito jeito
Precisamente. Eu para ter um elétrico só se o ligasse no poste da iluminação daqui de onde moro. Moro num prédio num 3º andar numa praceta sem garagens…
Eu se tivesse na mesma situação, estava me a cagar para os eléctricos. O que realmente não entendo é a vossa posição, não têm condições, não querem ter condições e insistem em não ter, ainda assim não se cansam dos veículos eléctricos. Looooooool
Acho que estás a ver o filme de forma errada e daí as confusões do costume. O facto de eu não poder financeiramente ter um veículo dito “electrico”, não impede de poder seguir o assunto, correcto? Cada caso e úm caso. Tens possibilidades de ter, fico contente por ti.
Por outro lado tive no passado a possibilidade de conduzir um ZOE aqui do trabalho. Resultado? Gostei bastante da experiencia apesar de no inicio não ter atinado com a questão de ter apenas 2 pedais…
Quanto à questão que levantas do não querer, eu gostaria de ter. Só não tenho é a possibilidade dos €€€. Achas que não devo ter opinião é isso? Olha, pode ser um “objectivo” para o próximo ano. Borrifar-me para os assuntos que gosto de ver/ler.
Nada, até para estarem informados, mas escusam de estar sempre a massacrar a malta com o mesmo argumento.
Eu faço contrário, borrifo-me para aqueles que não gosto, prefiro dedicar o meu tempo aos que gosto.
Como é q as pessoas que não querem ter ou não têm condições para ter, q são a maioria, se podem estar a borrifar para o assunto da ME? Qd qs q lhe estão a apontar uma arma aos miolos ameaçando q ou começa a usar elektro ou vai passar a andar a pé. Devemos ficar indiferentes a este tipo de prepotência? Ou, pelo contrário, devemos denunciar os podres que envolvem estas politicas?
Explique lá ó @JL.
Eu acho q vale a pena denunciar. Em pouco tempo já assisti a 2grandes vitorias sobre esses acéfalos:
1-Ver UK a adiar 5anos o fim da venda dos carros a combustão.
2-Ver a UE a admitir e autorizar a venda de carros a combustão para além do prazo estabelecido.
E não acabou. Há q continuar a desmascarar essas politicas hipócritas.
Ainda agora a procissão vai no adro e muita coisa vai mudar nos próximos 11anos. Grave numa pedra.
Se não têm, aguarda-se que criem, não diretamente os que querem, mas também os que têm essa competência.
Estão a apontar a arma ? então qual é o seu electrico ? ou então em que prisão está porque não ter aderido ?
Então mas há dias disse que andava de bicicleta e pé porque queria ? agora já é porque é obrigado ?
Devemos denunciar sim,. porque é que lentamente querem acabar com a mobilidade que não interessa a ninguém, não sabe já qual é ?
Não foi vitória para ninguém, até porque os outros fabricantes acabaram por admitir que isso vai consumir recursos que são necessários para aquilo que interessa, dai até aliviarem a EURO7, é preciso explicar tudo ?
O UK já nem sequer pertence UE, e as marcas que ganharam essa exceção só pensam produzir carros para um pequeno nicho, quer que o lembre que a Porsche só vai produzir apenas um carro que vai usar novos combustíveis ?
Sim, há que continuar, agora foi a Daihatsun a ser desmascarada, e mais virão.
https://observador.pt/2023/12/26/daihatsu-fecha-quatro-fabricas-no-japao-devido-a-investigacao-aos-testes-de-seguranca/
Como por exemplo a audi, vw e bmw continuam no dieselgate noutros paises.
https://motor1.uol.com.br/news/651987/audi-bmw-vw-multa-fraude/
Vai pois, e ainda bem, o mundo evolui, já estamos fartos de uma tecnologia que só evoluiu quando foram obrigados, esta nem isso preciso, porque evolui naturalmente, até acredito que alguns fiquem pelo caminho, mas a história é assim mesmo, o espaço de uns é dado a outros melhores.
“Então mas há dias disse que andava de bicicleta e pé porque queria ?”
Não misture alhos com bugalhos.
Não misturo porquê? Você é perito nisso.
Exacto. E se uma pessoa comprar em segunda mão mais barato fica, com 5000€ ou menos já se compra um carro a gasolina bonzinho, que serve muito bem para deslocações casa-trabalho e viagens curtas ao fim de semana. (digo viagens curtas porque para quem vive com pouco dinheiro, não estou a ver fazerem grandes distancias)
E um eléctrico ou híbrido em segunda mão? Óbvio que não existe a esse preço e mesmo que existisse ninguém comprava com medo de ter de trocar a bateria que possivelmente iria custar mais que o carro.
Se tem medo compre um com teste há bateria feito, não têm medo de comprar um a combustão que pode pifar a qualquer momento, e têm medo de comprar algo tão simples de testar se está bom ou não. Looool
Pifar a qualquer momento???? Nunca tive um carro a pifar a qualquer momento, tive um corsa 1.5d 10 anos sem problemas, um Mercedes A180 2.0D outros 10 anos maravilhoso e comprei um Yaris 1.5 a gasolina há 4 anos, este ultimo que me custou 12 mil Euros novo e maravilha, só mudar o óleo. Quanto a baterias, bem, digam o que disserem mas sempre será o calcanhar de aquiles nos produtos “portáteis”. Comprar um carro elétrico com 6 ou 7 anos de uso é um risco, primeiro porque quem o compra novo paga forte feito por ele e certamente passado 6 ou 7 anos de uso vais querer vender por um preço bom. Mesmo com testes positivos à bateria, o segundo desgraçado já vai pagar forte e feio por um usado e depois de pagar bem por um elétrico usado está sujeito a ter que trocar de bateria que pode pifar “a qualquer momento”, mesmo que não pife totalmente fica agarrado ao carro porque ninguém o vai comprar sabendo que vai ter que trocar a bateria. Nada contra elétricos, certamente um “bom” investimento para alguns mas contas feitas…
O que é que não pode pifar a qualquer momento?
Sempre tive carros usados e nunca tive surpresas, embora possam acontecer até em carros novos… e sim, muitos dos carros semi novos que compram se soubessem a história deles nem dados os aceitavam 😀
Eu comprei um com 9 anos.
Risco ? Não estou a ver em quê, sabe que dão para testar ? Bem mais fácil que um carro que tem um motor com 2 mil e tal peças.
Já vai pagar forte porque você quer ? E porque têm de dizer esse disparate.
Não entendi qual a diferença, sabendo até que um motor é muito mais caro que uma bateria.
O mercado diesel novo está moribundo, e vai acabar até 2025 é aquilo que eu penso, quem é que quer uma traineira de borrar fumo com diesel ao preço da gasolina e muito mais complexo e muito mais caro, ou passa para Bev ou phev ou mesmo hev e assunto arrumado, vamos ver como corre. A Tesla com o modelo Y carro mais vendido do mundo um segmento D+ mínimo 45 mil euros matou o Corollas carro da marca dos carros mágicos, os tais que não precisam de cabos para alimentar, segundo a marca carregam se sozinhos tem a tecnologia dos.motores perpétuos :):):) so que naoooooooo:):):) semana passada levaram com um processo em.cima por mentirem e confundirem o público nos países nórdicos, estes gajos da Toyota sao uns comediantes :):):)
porque um carro a Diesel ainda compensa para muitos, se fazes longas distâncias sai claramente mais em conta o Diesel. Quase ninguém quer saber se faz fumo ou não e quem disser que está preocupado com o meio ambiente é hipócrita. Hibridos vale a pena em curtas distancias em Autoestrada é pra esquecer consome imenso e mais que uns 150km o Diesel bate aos pontos, sem contar que nesta altura do Ano a autonomia diminiu devido ao frio.
Eléctricos é fazer as contas o quanto pagas a mais em relação ao a combustão e quantos anos precisas para fazer essa diferença em combustível.
Os elétricos e híbridos tem tido vendas mas é maioritariamente pra empresas devido a nao pagarem IVA.
A Tesla está a dar um barraca enorme porque a autonomia que eles reportam com carga cheia é treta, após x numento de kms passam a ter a mesma autonomia que a concorrencia, ou seja os carros nao sao assim tão eficientes quanto tentam passar.
Tal como o consumo dos diesel, que normalmente é 50% superior ao anunciado.
Até podia ser que era coisa q se resolveria rapidamente, ao contrário dos elektros. Mas não é o caso, para mal dos seus pecados. LOOOLOOL
Podia ser ? Não, é.mesmo.
Para mal ? Então porquê?
mas ainda perdes tempo com este parolo, que só anda aqui a reinar…
E o orring ? ainda lhe dói o “ring” ? porque perde tempo ? não vê que não altera nada ?
Então veja lá se é mais 50%
“Medium Speed4,5 lt/100km”
https://motoreu.com/pt/audi-a4-avant-2.0-tdi-consumo-ficha-tecnica-160464
A bater certinho com o vídeo que lhe mostrei há uns tempos. Nem mais uma décima nem menos uma décima.
Então diga lá onde vê os consumos 50% superiores ao anunciado?
Esse até parece real, gasta mais a andar devagar do que depressa. Looooool
Desde quando isso é consumo real ?
Se n percebe…baixa velocidade é cidade com trânsito/engarrafamentos. Bate certo tb. Felizmente não me apanham muitas x’s nesses cenários.
É a única situação em q um elektro é melhor q um combustão. No entanto uma bicla ou a pé continua a ser melhor q o elektro.
Onde é que diz ali que foi com filas?
Ah agora o eléctrico já é melhor? Até na ae são melhores, conseguem manter o wltp, coisa que os a combustão não.
Não, o elektro não é melhor, onde viu isso? lool.
É melhor para as voltinhas ao quarteirão (cidade de preferência com engarrafamentos). Ou seja para estar parado! eheh
Qualquer pessoa que os tenha diz que é melhor, os invejosos passam o tempo a dizer que não prestam.
Sim, leafs de 2011 não são bons para viagem, isso é verdade.
Para estar parado é bom o seu, porque isso é que o deixa parado.
Sim, para andar em cidade nas circunstâncias benéficas para os elektros mais vale estar parado. Nunca o escondi. Desde início q lhe digo q esses percursos faço a pé ou de bicla. Acaba por ser mais rápido. looolooolool
SIm, esses leafs são bons para cidade.
Eu também nunca escondi, que na cidade e para os cerca de 30 a 40 kms que faço por dia, electrico é o melhor, mas não de carro, já não tenho paciência para isso, só de mota.
O facto de achares que existem 2 tipos de pessoas, os que têm VE’s e os invejosos, diz muito sobre a tua imparcialidade LOLOL
Ya, quando se trata de mostrar a verdade até sou imparcial, mas quando começam com estes ataques é difícil mantê-la. LOOOL
Não tires as palas dos olhos não, além de parvo, não consegues nunca vir dizer nada de jeito… só mentiras como sempre, nem coças…
Eu já tirei há muito tempo, vocês é que não.
Se não digo nada de jeito porque se importa ?
Porque não refuta ? São aqueles mentiras que você não consegue refutar, é duro não é ? LOOOOOL
Aqui fica para os 2, agora diga lá, qual foi o disparate ?
https://observador.pt/2016/12/21/estudo-consumo-de-combustivel-e-superior-ao-anunciado-pelas-marcas/
Volto a relembrar o que disse, curiosamente este numero aumentou desde 2012, em vez do contrário, coitados, nem o wltp conseguem obter como acontece nos eléctricos.
“O estudo conclui que em toda a indústria automóvel verifica-se uma diferença média de 42% entre as quantidades anunciadas e o combustível gasto na estrada. Em em 2012, essa diferença era de apenas 28%.”
A Spritmonitor desmente esses srs do loby elektro.
E tb já lhe respondi acima que bate certo.
Lobby ? Que raio de lobby é esse que me deixa produzir e gastar energia em casa ? Será que também sou o lobby..
Você anda tão desesperado que até arranja argumentos inúteis para não dizer outra coisa.
E prova também que acontece ainda pior nos a combustão.
Deixa? E vc é exemplo para alguém? É vc e mais quantos?
Houve um dia que ate lhe ofereciam a electricidade cá fora. Hoje paga mais q gasolina. Vá-se habituando que a coleta há-de chegar.
E você é?
Então quem são os exemplos ? São aqueles que como você não têm?
Para mim já foi dado, já paguei e agora é dado outra vez, e nunca paguei mais que gasolina, porque não tenho interesses em fazer artigos a dizer que paguei mais.
Se chegar para mim, bem mais alto vai chegar para si, é uma questão de tempo.
Paga-se mais caro de eletricidade que de gasolina?!?!?!
Olhe, tem aqui mais uma grandes mentiras da Industria automóvel para se entreter, se bem que está não lhe deve convir.
https ://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/daihatsu-fecha-quatro-fabricas-no-japao-polemica-esta-instalada
Tungas:
Começa o fandango. Dá cá mais 125 milhões acima do valor de mercado.
https://amp.expresso.pt/economia/economia_energia/2023-12-26-Eolicas-voltam-a-pesar-na-fatura-de-eletricidade-dos-portugueses-5fee1149
É só o começo!
E quer você soluções que gastam muito mais ? Lol
Ena, que mau, vai aumentar 0.4 %.
“Paga-se mais caro de eletricidade que de gasolina?!?!?!”
Ora deixa lá fazer a revisão da matéria data:
https://1drv.ms/i/s!AvwLJVpLF7bcq8cWP_a2PzUwrE15KQ?e=uwFMIc
Paga-se!!
Se for aquelas que você gosta,.isso são trocos. Looool
Sim, se aumentar para estes, então multiplique por 10 o aumento dos outros
Ainda não viu que usam a mesma energia ?
Hãn?
Com aquele valor faço o dobro dos kms. O resto é música!
entao o meu deve anunciar 2.6L/100 pois faço a baixo dos 4L/100
Que carro é?
BMW 116d. e antes de disparares que é impossivel, é a conduzir nas calmas pois o pior consumo que fiz foi 5.6 a 150-160Kmh em AE e em cidade sem grandes preocupações faço abaixo dos 5L/100
Só confirma o que eu disse, mesmo a andar devagar nem consegue cumprir o wltp.
@JL mas o anunciado não é 2.6L, é de 4.6L, logo a tua teoria sai furada
Não sai furada, porque ele devia consumir abaixo do anunciado se andar devagar.
Tem ali um artigo a confirmar os 50%, não fui eu que inventei.
https://www.youtube.com/watch?v=fvwOa7TCd1E
https://www.youtube.com/watch?v=dtP4FQckU40
https://www.youtube.com/watch?v=ZH7V2tU3iFc
Queres mais ou achas que está bom? Isto de falar sem ter o mínimo conhecimento tem a sua graça, para alem de em todos os testes no youtube é sempre o mais eficiente também é dos que mais se aproxima da autonomia anunciada, nestes 3 testes fez em media 460km até morrer ora em portugal menos 15% da população faz mais que isso por dia. Hibridos? o meu em auto estrada faz uma media de 4.5 tens de me dizer qual é o diesel hoje em dia com norma EURO6 que faça muito menos que isso, e eu faço isto a andar em hibrido que é o caso de viagens grande só em elétrico vou e venho do trabalho(40 km) e gasto 20€ em eletricidade antes de o comprar gastava 120 em gasolina isto há 5 anos atras que o preço da gasolina era metade do que é hoje.
A única coisa que dissês te certa é que ninguem quer saber do fumo ou do ambiente e lá isso é verdade ninguem vai comprar um eletrico ou um hibrido porque é mais ou menos amigo do ambiente as pessoas compram pelo mesmo motivo que compravam gasóleo em vez de gasolina para conseguirem poupar no dia a dia e há uns bons anos atras havia uma boa diferença de preços com os a gasóleo mais caros e mesmo assim as pessoas investiam para pouparem no dia a dia está a passar-se exatamente a mesma coisa com os elétricos. Podem inventar o carro mais amigo do ambiente que conseguirem metam aquilo a deitar oxigénio parece uma arvore se o combustível for ouro ninguem o vai querer agora se inventarem um com um combustível barato que até podes fazer em casa sem depender de monopólios gigantes é garantia de sucesso
Tenho um carro a diesel de 2017 norma euro6 porque neste momento não tenho dinheiro para mais,nem para ostentar vaidades. E gostava de saber uma coisa… eu nunca o vi a largar fumo preto… se calhar é falsificado.
A empresa onde trabalhava, trocou para uns hibridos da Volvo e só por acaso os custos com combustível dispararam, va-se lá saber porquê.
Parece-me também que há muita dor de cotovelo com quem sabe fazer carros (Toyota).
Não vê porque ele larga fumo preto na traseira, e não na frente. Lol
Sobre híbridos sim, a Toyota é das melhores.
São os tais carros mágicos:):) com motor perpétuo :):):) em muitos países eles discordam da magia proposta pela Toyota :):);) tem processos em cima por enganarem os consumidores para além de os confundirem :):):):)
A Nissan não tem uns que não precisa de recarregar? Um tal de e-power?
Pois tem, e até consomem mais que se não tivesse esses disparates todos. Ao menos que tivessem colocado uma bateria um pouco maior e uma ficha de carga.
É tudo mentira o que são da cabeça deste senhor
Então prove lá que é mentira ?
@JL quando não sou eu a andar com o carro vejo! Duh!
É pedir à pessoa que o conduz para acelerar mais.looool
Já agora, fumo é fuligem, esse é apenas dos males.
Tudo depende do uso de cada um, no meu caso especifico um carro a gasolina novo compensa mais que um elétrico ou plug in, pelo simulador nem em 7 anos iria buscar retorno entre a diferença de preços.
E se há coisa que me chateia são os constantes bugs eletrónicos que nos obrigam a ir concessionários mesmo da marca, que ficam a mais de 200km, para resolver o problema.. é logo uns valentes dias sem carro.
Mas antes que me caiam em cima, é o meu caso… noutros os elétricos serão benéficos
Ohh Sérgio desculpa lá amigo vai ao site da Ford por exemplo e faz uma configuração completa de um focus e vê o preço que te dá e faz bem as contas…. De longe que vale a pena um Tesla Model3 HGL nem água bebe…. Eu nunca pagaria 35 mil por um focus Mild híbride com 155 CV 3 cilindros a gasolina mas nunca…segmento C ou então um destes carros mágicos da Toyota como corollas, e pagar mais do que um Tesla Model3 novamente pot um carro.com.menos de metade da potência e do segmento inferior, mas verifica….
Focus 28.599€.
A mim deu me 33.363 euros e sem a dar a colocar equipamento :/:/
Quando se entra no configurador diz a partir de 26.xxx, mas depois vai para os 32.685 €.
Oh nuno o que foi para aí misturar e logo o model 3, cujo o preço base anda nos 54 mil €..
Por um 27 mil compro um captur tce90 a gasolina , nao pago tanto de iuc e para os km’s que faço nem em 10 anos vou buscara diferença daquilo que gasto em gasolina para eletrecidade.
Se quiser trazer um outro eletrico para o barulho tudo bem, até porque o fundo ambiental nao da para todos
Model 3 RWD – 39990
Model 3 LR – 48.990
Mais 6 paus Tesla Model 3 e ainda vou ao fundo ambiental buscar 4 paus com a fatura deste ano
Vê lá se não te saem espadas.