O Hyperloop One era suposto mudar o mundo dos transportes. Mas dececionou…
Vários projetos tentaram (ou estão a tentar) transformar a ideia de viajar a grandes velocidades em realidade. Mas a verdade é que, dez anos depois de Elon Musk ter apresentado o Hyperloop, este projeto é um enorme fracasso. Não revolucionou os transportes, nem parece que alguma vez o venha a fazer.
O Hyperloop tinha tudo para nos impressionar
A aparência futurista do Hyperloop combinava-se com uma promessa demasiado boa para não tentar acreditar: um meio de transporte que nos permitiria viajar a 1.200 km/h graças a um sistema de levitação único.
O melhor exemplo deste descalabro é a referência neste domínio: a Virgin Hyperloop One foi uma empresa criada com o apoio da Virgin em 2017, mas seis anos depois de terem iniciado a sua viagem, os responsáveis acabam de anunciar que vão fechar a empresa e vender todo o seu material.
A Hyperloop One conseguiu angariar uma ronda de investimento de mais de 450 milhões de dólares desde a sua fundação, e apesar de ter criado uma pequena pista de testes perto de Las Vegas, nunca conseguiu passar dessa fase. A empresa nunca conseguiu que nenhuma agência ou governo contratasse os seus serviços para construir um hyperloop real e funcional.
Embora tenha sido Elon Musk quem teve a ideia, a tecnologia Hyperloop tentou tornar-se uma realidade prática através de várias iniciativas. Quase todas elas acabaram em fracasso ou ficaram muito aquém das promessas da tecnologia: na China, por exemplo, o protótipo inicial não passou dos 50 km/h.
Em novembro de 2020, a Virgin Hyperloop fez história ao completar a primeira viagem tripulada. Na verdade, não foi propriamente uma viagem a alta velocidade considerando que a velocidade máxima atingida foi de 160 km/h, no entanto, o tubo tinha apenas 500 metros.
Mesmo assim, há projetos que continuam a tentar. Estamos, portanto, perante uma tecnologia que suscita paixões, mas que acaba por fazer com que aqueles que estão a tentar torná-la realidade tenham de desistir. O sonho era bonito, mas parece que não passou disso mesmo.
Leia também:
Deu vontade de rir dizer que Elon Musk teve a ideia. Há textos com mais de 100 anos a falar sobre hyperloops
mais vale mudarem o nome para HyperStoop
OU HyperFlop
lá esta, a Ideia não foi do Elon Musk mas sim de um inventor no sec 18!!
Depois veio dizer que não é muito difícil levitar um comboio com ar que é igual aos jogos de hóquei que levitam o disco com ar…. (só que o peso de um comboio não lhe veio a cabeça)…. mas mais tarde já veio dizer que tinha de ser usado rodas!!!
Hyperloop nunca teve nem tinha pernas para andar, era impossível de fazer por várias razões.
Na ciência nunca há o impossível… É questão de dar tempo ao tempo!
Há videos a explicar que a ideia, como estava a ser implementada, nunca iria funcionar e isto já na altura que começaram a vender à ideia aos media. Portanto ter falhado redondamente não é surpresa para ninguém. Nem mesmo para o Musk que claramente se distanciou do projecto há muito tempo.
Isto para a surpresa de ninguém com mais de dois dedos de testa.
Exatamente. Mas os fundamentalistas Musk comem tudo que ele diz e faz. Pode ser no futuro, mas agora não, qualquer especialista disse logo na hora que nunca iria funcionar
Um multi milionário com uma ideia é um visionário, uma pessoa sem dinheiro com uma ideia é um idiota…
O milionário põe em pratica a ideia… Já o pobre, só fica por conversa de café!
Acho interessante as criticas ao Elon Musk mas o gajo lá tentou, fez o marketing, tentou aplicar e não foi onde queria. Por outro lado, tambem se riram dele em relação ao SpaceX e à Tesla.
Ele é empreendedor, aposta e faz o seu trabalho de marketing. ELe não é um génio de invenção mas é, a meu ver e quer se goste ou não dele, um gajo que puxa a barreira. Eu arrisco dizer que se não fosse ele elevar a fasquia no que toca aos EVs a maior parte do mercado automovel ainda andaria a falar de hibridos.
Hyperloop poderá ainda dar cartas para substituir viagens ponto a ponto – para complementar metro por exemplo.