Roubo de três milhões de euros de Bitcoins em Portugal…
A Polícia Judiciária (PJ), através da Diretoria do Centro, deteve seis homens e uma mulher, todos estrangeiros, pela presumível autoria, entre outros, dos crimes de roubo agravado e sequestro. Segundo a PJ, foram roubados três milhões de euros de Bitcoins.
Transferência de bitcoins para várias carteiras (digitais)...
Segundo revela a PJ, da investigação em curso resultou que, em setembro de 2020 e novembro de 2021, este grupo criminoso, com diferentes configurações, recorrendo a ações do tipo paramilitar, planeou cuidadosamente e levou cabo dois roubos na zona de Castelo Branco e Idanha-a-Nova, visando a apropriação de bitcoins, na posse de cidadãos estrangeiros residentes em Portugal.
No ataque, os autores sequestraram cinco cidadãos que se encontravam a residir numa propriedade rural, obrigando um deles, sob ameaça de armas de fogo, a transferir dezenas de bitcoins, na altura com valor de mercado de cerca de três milhões de Euros, para várias carteiras. Quanto ao segundo ataque, no decurso do qual sequestraram cinco pessoas, não lograram concretizar a transferência, conforme planearam.
Esta investigação contou ainda com a colaboração da EUROPOL e do Departamento de Investigação Criminal de Guarda, participando na operação agora desencadeada elementos de outras unidades da Polícia Judiciária, nomeadamente da Unidade Nacional Contraterrorismo, da Diretoria do Sul e do Departamento de Investigação Criminal de Portimão.
No decurso das buscas realizadas nas zonas de Lisboa, Loulé, Portimão, Monsanto e Penamacor, resultou a apreensão, entre outros elementos probatórios, de equipamentos informáticos que se suspeita tenham sido utilizados para transacionar os bitcoins roubados.
Os detidos, com idades compreendidas entre os 37 e os 52 anos, irão ser presentes às autoridades judiciárias para primeiro interrogatório e aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.
Este artigo tem mais de um ano
Portanto, nao foi roubo, foi chantagem….
Por momentos pensei que alguem -um tuga para mais- tinha feito o impossivel e crackado o protocolo e a blockchain para ‘roubar’ de uma carteira para outra…. Mas afinal nao… Afinal esta tudo bem no mundo BTC… Ufa…
Se te apontam uma arma e te obrigam a transferir dinheiro involuntariamente, estão a cometer um… roubo.
Extorsão que é uma forma de roubo.
Lá se vai a teoria da criptografia, basta uma arma e um membro da família e lá se vai qualquer criptografia.
Mais curioso é a quantidade de milionários de crypto que aparecem mortos nos últimos 2 anos e sempre com causas dúbias ou aparentes suicídios
qual teoria… podes ter uma carteira cheia de milhões, desde que saibas ficar caladinho!
e para o efeito de assalto ou extorsão, usas outra com outro valor.
até existe software em que em função da password/pin que coloques, mostra-te o respetivo saldo diferenciado.
vcs são muito verdinhos
Ui que eu tenho tanta experiência. Ai os verdes! É o autêntico Dom na estrada!
Verdinho és tu que acreditas em softwares e que basta ficares calado para não correres riscos.. Ainda podia ter falado de uma wallet física agora apps e software e essa conversa da treta é tudo menos segurança especialmente se estamos a falar de valores muito elevados nos quais compensem investir tempo e algum dinheiro para os obter no final.
Se morreram e ninguem tem chave para decifrar, o que acontece a essas crypto?
Se forem notas “debaixo do colchão” alguem vai gastar.
Se forem contas bancárias os familiares herdam, mas o estado carrega nos impostos.
Se forem titulos de bolsa, os familiares herdam e tb devem pagar impostos.
Se forem crypto, saem de “circulação”?
Sim, baiscamente “saem de circulação”.
Saem nada, ficam para sempre na posse daquela wallet e a contribuir para a estabilidade do market cap da “coin”. Estima-me que mais de 20% dos BTC existentes estejam em carteiras irrecuperáveis para sempre