“Elétricos têm muito menos probabilidade de pegar fogo do que os a gasolina”
Temos ainda muito a aprender sobre os carros elétricos, considerando que a intenção global de massificação é, ainda, recente. Contudo, já se vão sabendo umas coisas, nomeadamente, os "elétricos têm muito menos probabilidade de pegar fogo do que os a gasolina".
É claro que os carros movidos a gasóleo e gasolina têm um histórico muito mais denso, pois estão no mercado global há significativamente mais tempo, quando comparado com o dos modelos elétricos. Aliás, há consumidores muito fiéis a este tipo de veículo.
Apesar disso, os dados sobre os carros movidos a bateria começam também a ser compilados, dando uma margem maior de análise. De facto, há uns meses, vimos que já há países a conseguir traçar um histórico, uma vez que as vendas de carros elétricos estão a aumentar, e a experiência e o feedback estão, por conseguinte, a robustecer-se.
A corroborar a informação que foi partilhada pela Noruega, país onde os elétricos foram amplamente adotados, está a alegação de Colin Walker, chefe de transportes do think tank Energy and Climate Intelligence Unit, segundo o The Guardian:
Todos os dados mostram que os carros elétricos têm muito menos probabilidade de pegar fogo do que os seus homólogos a gasolina. Os muitos incêndios que ocorrem em veículos a gasolina ou diesel simplesmente não são relatados.
Os dados disponíveis não indicam que um carro elétrico tem mais probabilidade de incendiar do que um movido a gasóleo ou a gasolina. A ideia que os clientes podem ter criado dever-se-á, de certa forma, à informação passada pelos meios de comunicação social.
Aliás, em 2022, a Agência Sueca de Proteção Civil publicou que ocorreram 3,8 incêndios por 100.000 carros elétricos ou híbridos, em comparação com 68 incêndios por 100.000 carros quando todos os tipos de combustível são tidos em conta.
Além disso, de acordo com um estudo do Departamento de Defesa da Austrália, os incêndios em carros elétricos são muito menos comuns do que os eventos com carros com motor de combustão interne. O estudo destacou, no entanto, que os incêndios em carros elétricos são, por norma, mais difíceis de apagar, exigindo mais medidas de proteção.
Este artigo tem mais de um ano
Respostas de Ressabiados contra elétricos porque não podem comprar um eléctrico e defendem um ICE em 3, 2, 1… (deve aparecer mais tarde porque estou SEMPRE a ser moderado…fantástico)
Acha que uma pessoa qua ganhe um vendimento equivalente a dois ordenados mínimos, algum dia vai conseguir comprar um elétrico?
Falar de barriga cheia é fácil.
Então cerca de 1300€ mês, assumindo que vive numa cada modesta, 450€ crédito e seguros/arrendamento, um eC3 custo novo 23mil, 23 mil a 10 anos 280 mês na CGD, 320€ com um seguro decente protecção danos próprios, dito isto sobra 530€, uma pessoa com o salário mínimo leva para casa 790€ por isso diria que o scenario acima é fazivel, pode ser adicionado subsídio de alimentação e não é tido em conta poupança com combustível. Ordenado líquido é a 12 meses e não a 14, logo tem os subs incluídos.
Contas para solteiros.
Volta lá atrás, onde foste buscar o dinheiro para a entrada ao comprar a casa? Isso parece conversa de menino rico que teve apoio dos pais e não de alguém que assim que começou a trabalhar espetou metade do salario num casa arrendada (ou quarto como é normal agora), porque não tinha pais ricos para pagar a entrada e apoiar a obter o empréstimo.
Faz lás as contas a pagares impostos, pagares rendas estupidas e vais ver que se tiveres dinheiro para um carro usado já tens sorte. Quanto mais um carro elétrico, que se fores tentar carregar nos postos de rua, não tens lugar e muitas vezes acaba por sair mais caro que encher o deposito.
Por isso volta a fazer as contas para solteiros filhos de pais pobres e explica lá isso do inicio.
Se veres digo credito/arrendamento, para o segundo não é preciso entrada signicativa, provavelmente as típicas 2 rendas ou seja 900€.
Para além disso é pouco relativamente à questão da entrada para o exercício feito, só estou a mostrar que é possível inserir a despesa mesmo numa situação de juros record com 2 vezes o salário mínimo, seria fácil? Duvido pois também tenho casa e sei o que custa, mas que era possível era.
Rui, viver para pagar um carro??
1300€ por mês, da um salário bruto perto dos 2100€.
Achas que 2100€ é 2 ordenados mínimos??
Pois lá está….
Falta tudo o resto, IMIs, seguro do carro etc.
Mas há muita gente assim que vive para o carro, nunca saio de Portugal, e anda a comer latas de atum.
São opções de vida.
Tenho muitos casos na minha empresa, que só pode ser assim…
Ganham o ordenado mínimo ou lá perto e andam de carros de 40mil €€
Se leres o meu comentário vez que é salário a 12 meses, 1520€ brutos com os subsídios pagos mensalmente dá os 1300€ mês, o exemplo refere que é crédito mais seguros ou arrendamento em que o valor será idêntico, o imi numa casa como a descrita seria reduzido, provavelmente uns 10 a 15 euros mês.
No valor do carro já meti 40€ de seguro por mês que é razoável para o tipo de carro em causa.
Por isso no máximo falta ali imi e despesas de utilização da casa que provavelmente rondará os 100€, não é tido em conta subsídio de alimentação que facilmente são uns 200€ a 11 meses.
Eu nunca disse que era uma boa opção, disse que era viável, eu pessoalmente não o fazia a menos que tivesse a gastar significativamente em combustível.
Não amigo, assume muito mal, você não tem noção dos custos associados, deve viver no mundo da fantasia, se soubesse o que é pagar contas com esse ordenado, chegava há conclusão que não tem dinheiro para nada, quanto mais comprar um carro elétrico, nem um velho…
Não têm dinheiro para nada então problema já é a quantidade de dinheiro.
Deves ter algum problema mal resolvido no passado….. Olha que na escolinha já podes ter acesso a psicologos gratuitamente….
Atenção que este comentário é para o JL.
Hein ?
Fazes jus ao nick, seu fumegante clickbait
Esses 68 carros a combustão por 100k foi tirado dentro do mesmo período de tempo dos 14 electricos por 100k? Porque se foi é preocupante, tanta tecnologia nos carros a combustão mas no final conseguem incendiar se mais vezes que os carros electricos.
O problema do electrico é como a notícia diz a sua extinção, no entanto a bateria litio nao é suposto ser o futuro nem o será por muito tempo o que torna este problema facil de resolver num futuro proximo.
Não é 14, é 3.8, que interessa o tempo se o universo é o mesmo ?
Mas os incêndios em baterias são ainda muito mais raros, também existe por ai um artigo sobre isso.
Que título enganador… um carro a gasóleo principalmente com FAP (que já é a maioria) tem muito mais probabilidade do que um carro a gasolina, devido aos não cuidados dos condutores com a FAP.
Um dos grandes motivos é a saturação da FAP, que leva outros problemas um deles é a perda de óleo do motor, que ao começar a verter em cima da FAP e origina um incêndio.
Carros a gasolina já quase todos tem FAP também.
A probabilidade calculada com base nos fatores que podem iniciar um incendio pode estar correta mas…
Eu prefiro estatísticas de incêndios que tenham em conta a percentagem de elétricos que ardem, relativamente ao total e elétricos e a percentagem de veículos a combustão que ardem relativamente ao total de veículos a combustão.
Em ambos os casos só deveriam ser contabilizados carros com menos de 10 anos.
+1
A probabilidade é sobre 100000 veículos, não valores totais. O que é não entendeu?
Andar com um 60L de liquido inflamável digamos que não ajuda mas um dos principais motivos para um carro a combustão se incendiar tem haver com a FAP que é uma bela porcaria
Exatamente como referi acima, e esses carros na grande maioria são a gasóleo e não a Gasolina, até porque carros a Gasolina com FAP são muito poucos face aos a gasóleo
Não se esqueçam que a maioria dos carros a combustão que ardem são carros não muito novos e os carros elétricos são quase todos novos.
Imaginem o que acontecerá com tanta eletricidade junta num carro velho
Pois pois mas quando pegam fogo é lixado para apagar. A pergunta que se deve fazer: Contabilizaram os hibridos? Só no híbridos são 3475 fogos por cada 100 mil vendidos. Outra pergunta que se deve fazer: Quantos condutores de carros térmicos estimam e fazem verificações a cada semana?
3475 por cada 100 mil?
Diga lá viu este disparate ou assuma a sua mentira.
Sim existe de facto um problema de percepção. Quem costuma ler sobre o mundo automóvel está bem a par disto. O que não faltam são casos de recalls e relatos sobre risco de incêndio espontâneo interdependente do carro ser novo ou não (alguém ainda se lembra do Ferrari 458?) na imprensa da especialidade. Simplesmente não chegam à imprensa generalista.
Mas uma coisa é certa, um fogo numa bateria de lítio é bastante mais difícil de controlar.
Yá. mania de compararem carros com + de 12 anos médios e de longo alcance, com carros de ir ao pão e idade média inferior a 3 anos.
No entanto anda tudo a banir os elektros. Que tem c* tem medo ou onde há fumo há fogo, costuma-se a dizer:
-1º foi os barcos para os Fiordes
-Agora estes… https://thedriven.io/2023/11/22/australian-hospital-group-and-golf-club-ban-ev-charging-because-of-fire-risks/
-A pouco e pouco vão-se revelando. Tão seguros que eles são!
Devias ir às aulas de inglês, o que foi proibido foi a CARGA de EVs lá. Os EVs continuam a poder circular.
E quem disse o contrário? Não te irrites lool
Arre que só mete os pés pelas mãos. Sabe ler inglês? Então torne a ler devagarinho a NOTÍCIA TODA para ver se entende.
Esses depois mudam para hidrogênio. Loooooooool
Mudam? Talvez não seja descabido de todo. De acordo com a estatística Sueca, são os que menos ardem loool
Quais ? Esses estão dentro dos números de electricos.
Pior nem são os veículos, são os postos de abastecimento.
O problema não é o motor elektro, afinal tudo é transformado em energia, até num combustão.
O problema é mesmo a bateria.
Num motor a combustão é transformado em calor e fumo, e no processo existe um pequeno efeito secundário que produz movimento cinético.
Nestes o problema não é a bateria , é a fuel cell que transforma combustível em calor e vapor, e a menor parte em energia eléctrica.
Os carros a combustão que mais ardem são os mais recentes devido ao filtro de particulas
Quanto mais anos têm os electricos menos ardem, já que se vão resolvendo muitos dos problemas conhecidos que têm ou tinham e que os faziam incendiar. Posso deixar exemplos, Chevy bolt, Jaguar i-pace, kia e-niro, Hyundai kona, Tesla model s, entre muitos outros que tiveram recalls para substituir sistemas ou firmwares que podiam provocar incêndios.
Já agora, não foram os barcos para os fiordes, foi uma das empresas que gastou umas massas boas a equipar os navios com sistemas de extinção de incêndios que não estão preparados para eléctricos e híbridos, como tal baniram o seu transporte até ter os sistemas atualizados.
Menos pá. É posts teus, uns atrás dos outros….
Estou com vontade de escrever. Loool
A verdade é que a grande maioria dos incêndios em carros dá se nos circuitos elétricos. Assim sendo corrobora as teorias que quanto mais sistemas eletronicos mais probabilidade de … agora é só somar dois mais dois!
Exato, nesse caso o a combustão tem mais hipótese de arder, já que tem mais sistemas.
Este tipo de estatísticas são enviesadas. Porque para além da diferença de idades das viaturas e quilometragem que as mesma percorrem que não são levadas em conta, vão buscar dados aos embates. Ficam a faltar os nrs dos carros que ardem por outros motivos onde os elektros são pródigos.(carregamento, ignição espontânea, contacto com água salgada etc)
Não tenho notícia de algum navio da Marinha mercante dedicado a transportes de viaturas se tenha afundado devido a incêndios a bordo desde que há viaturas até que começaram a transportar eléctricos à escala global. Nos últimos 2 anos e 9 meses afundou 1 navio e outro esteve quase a ir com os porcos.
Clarinho como o algodão .
São enviesadas porque não dizem aquilo que você queria ouvir.
Os dados são de proteção civil e não dá proteção e seguros de estradas, portanto estão todos considerados, não invente.
Não tem, mas quem lida com esses dados tem, e são muito fáceis de encontrar, tanto que até as tentativas de culparem estes saíram frustradas.
Sim, clarinho como o algodão.
O problema dos BEV não é os incêndios, é os carregamentos.