Apple Watch chamou o 112 quando utilizador diabético caiu inconsciente
O smartwatch da Apple tem sido creditado por inúmeras ajudas aos seus utilizadores no âmbito do socorro e de alertas sobre possíveis problemas de saúde. Um residente em Las Vegas perdeu momentaneamente a consciência e caiu inanimado. O seu Apple Watch Ultra detetou a queda e alertou o 112 que veio em socorro do homem. Contudo, o relógio ajudou num novo cenário problemático.
Apple Watch ajuda homem que ficou inconsciente
Realiza-se no próximo dia 14 de novembro o Dia Mundial da Diabetes. Apesar de haver cada vez mais informação e novos medicamentos, o problema de saúde tem aumentado. Dados de 2020 mostraram que 9,3% dos adultos, entre 20 e 79 anos (assombrosos 463 milhões de pessoas) vivem com diabetes. Nesse sentido é importante dispositivos como o Apple Watch serem um suporte para ajudar os utilizadores com diabetes.
Josh Furman, residente em Las Vegas, que atribui ao seu Apple Watch Ultra o mérito de lhe ter salvo a vida, é o mais recente a partilhar a sua experiência.
Embora o smartwatch ainda não seja especializado em recursos voltados para pacientes diabéticos, os seus recursos de saúde e segurança existentes estão a encontrar maneiras de vir no seu socorro. Para Furman, foi a deteção de quedas que chamou os serviços de emergência e que ajudou a salvar a sua vida após um episódio diabético assustador.
No seu caso, o nível de açúcar no sangue baixou o suficiente para que desmaiasse e caísse. Embora não conseguisse comunicar claramente com o operador do 112, o seu relógio partilhou a sua localização com os socorristas e notificou o seu contacto de emergência de que algo tinha acontecido. A mãe, por sua vez, informou os paramédicos sobre a sua diabetes tipo 1.
Eu não sei quanto tempo estive inconsciente, mas quando acordei, o Apple Watch tinha basicamente ligado ao 112, para os paramédicos. Mas eu não conseguia falar. Parecia que eu estava com a boca cheia de berlindes. O 112 não me percebia, mas eles tinham o GPS do relógio, por isso sabiam onde eu estava.
Disse Furman a uma TV local.
O homem explicou que além do pedido de socorro, e como felizmente tinha os números de emergência preenchidos na app Saúde do seu iPhone, também conseguiu contactar a sua mãe e esta ajudou na informação aos socorristas sobre o problema de saúde que o afeta.
Acho que as pessoas não sabem o suficiente sobre o Apple Watch para perceber o que ele pode realmente fazer com o recurso de deteção de queda.
Se não fosse pelas funcionalidades que utilizo, o sensor de glicemia e todas essas coisas, não teria comprado o relógio e, agora, com a deteção de quedas, isso salvou-me honestamente a vida.
Concluiu o homem.
A deteção de quedas é apenas uma das muitas funcionalidades que o Apple Watch tem disponibilizado ao longo dos anos para salvar vidas. Os alertas de saúde cardíaca também têm sido frequentemente citados como tendo salvado vidas direta ou indiretamente.
Este artigo tem mais de um ano
Fantastico
Nem um comentário da comunidade Android…
Tem de se dar razão quando são inovadores, agora apresentar a uma inovação como a USB-c…
Porque não é novidade no mundo android.
A malta do android vive num mundo real e convive com todo o tipo de pessoas.
Já os iGnorantes tendem a viver apenas no seu ecossistema fechado.
E claro que qualquer PiNtelho tem de ser motivo de noticia para justificar o overpRiCe dos equipamentos.
Ja agora consulta lá esta noticia de 2022 e pesquisa no Google por “smartwatch detector de quedas” se calhar nao é só uma determinada marca a ter isso….
https://www.tecmundo.com.br/produto/252849-galaxy-watch-relogios-samsung-tem-deteccao-queda-sos.htm
que comentario mais imbecil
Não há sistema mais fechado que o Android. Mas quem está lá dentro nem dá conta 🙂 repara que os utilizadores Android são o produto que a Google vende 😉 haverá algo mais fechado do que isso? 😉 ora pensa!
Esse comentário também é fechado e costuma ser padrão nas pessoas que gostam e defendem produros Apple.
Cada um defende o que gosta e se identifica.
Ao menos o mundo Android tem porta USB-C á anos, e os aparelhos android nao dependem de um programa chamado Itunes, maioria nem sabe usar. ……entre outras coisas. Pode argumentar tudo que quiser sobre o mundo Android, Há várias tecnologias usadas no android que a Apple só veio usar muito tempo depois, já o contrario, nao me lembro de nada.
Virei para a apple única e exclusivamente por causa dos watch… Infelizmente ainda não há concorrência ao nível.
AInda bem, o relógio e o iPhone trazem recursos fantásticos, como a deteção de queda, a chamada por satélite e a deteção de acidente, bem como o ECG, eu não me arrependo nem um segundo de investir no ecossistema Apple, está provado que salva vidas, uma e outra vez… aprendam Androidos lol
Os Fanboys da Apple vivem num mundo paralelo, outras marcas têm deteção de queda com ligação aos serviços de emergência à anos (samsung desde 2020, por exemlo), a diferença é que não fazem um artigo de jornal cada vez que funciona!!!!
Mais uma inovação, só que não, entretanto vou ali carregar o meu android num USB tipo C.
Nota:Ainda bem que estes sistemas estão a aparecer cada vez mais (em todos os ecossistemas)
Fantástico, no Apple Watch a deteção de queda surgiu no Series 4, ou seja em.. 2018 à Séculos!
Usando o cerebro percebes que apenas corrigi que não existe uma marca com deteção de quedas, mas várias. Os Fanboys é que perdem mais tempo a tentar espalhar a palavra!!!
Não é preciso ter um Iphone para ter uma funcionalidade que os outros tambem fornecem.
É fantastico saber que a tecnologia nos pode ajudar e até salvar a vida.
Mas gostaria de saber se estes recursos tecnológicos são exclusivos da Apple e mais nenhum fabricante está em condições de disponibilizar o mesmo tipo de funcionalidades ou, afinal, utilizadores de outras marcas não se preocupam com a saúde mesmo dispondo dos meios?
Lá porque não aparece no pplware nao quer dizer que os outros não façam: https://www.samsung.com/us/support/answer/ANS00087244/
Já falamos disso claro que sim. Mas ainda não está ao mesmo nível do Apple Watch, aliás, o problema é a Samsung depender da Google até nos sistemas operativos, visto que falhou quando tentou o Tizen… uma pena!
Pode esclarecer onde é que a função de deteção de quedas está mais avançada que nos outros?
E já agora como é que se fala de estar “preso” à google, com toda a liberdade que o utilizador tem em hardware e software, quando o ecossistema apple torna realmente os users refens da marca se quiserem algum tipo de expansao? é comico no minimo!!
Aliás, não conheço nenhum user da apple que não esteja preso à google e muito feliz!!!
Em portugal / europa estas funcionalidades todas funcionam bem? inculuido com os sistemas do 112/CODU´s…porque estou a pensar em comprar dedivo a estas situações…
Todas estas funcionalidades já estão disponíveis no nosso país e em vários outros, inclusivamente já houve aqui um artigo no pplware sobre essa situação… https://pplware.sapo.pt/apple/sos-de-emergencia-via-satelite-do-iphone-14-chega-a-portugal-este-mes/
Alguém sabe se a passagem das coordenadas GPS para o 112, em caso de acidente, funciona em Portugal? Seja em que ecossistema for…
No da Apple funciona sim, conforme está bem documentado aqui https://support.apple.com/pt-pt/HT213426