PplWare Mobile

Esta é a funcionalidade que falta ao AirTag da Apple para ser muito mais útil

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Rui Neto


  1. Jean says:

    Eu tenho Airtags e apraz-me dizer que essa funcionalidade já existe há imenso tempo, senão desde sempre.
    Não entendo a base deste artigo e outros artigos por vós publicados. Algum trabalho prévio de estudo e investigação poderiam evitar estas gaffe.

  2. Castro says:

    “Um iPhone terá de contactar o AirTag de dois em dois minutos para saber onde se encontra. Isto é um consumo de energia para ambos os dispositivos.”
    lol!
    Não é assim o AirTag funciona. O AirTag é um beacon que está sempre activo, emitindo um sinal a cada poucos de segundos, e o iPhone localiza com base na força do sinal. Não é por o iPhone ficar à procura que o Airtag vai consumir mais. A única forma para o Airtag consumir mais é se activarem o sinal sonoro.
    Mesmo do lado do iPhone a questão do consumo deve ser negligenciável já que o iPhone quer esteja parado ou não, ele está sempre a verificar o sinal bluetooth para outras coisas, inclusive para a rede Find My da Apple.

    • Vítor M. says:

      Estás enganado. Informações oficiais:

      AirTags can update their location every one to two minutes.
      However, how often the location is updated depends on how many iPhones in the Find My network are nearby.
      AirTags are not real-time trackers. They don’t broadcast their location, but instead send out Bluetooth signals that are detected by other iPhones that have Find My iPhone switched on in their settings. This information is relayed to you via the Find My app on your phone.
      If your AirTag is in a busy area surrounded by other iPhones, its location can be updated every one to two minutes. However, if your AirTag is in a secluded area without much foot traffic, its location may never update due to lack of nearby iPhones.

      • Vítor M. says:

        Lá estás tu desorientado a tentar confundir os assuntos. Eu não confundo nada, apenas te corrigi que estavas a dizer asneiras.

        Na próxima, pesquisa.

        • Castro says:

          pois claro que não confundes, de forma alguma a citação que dás não é sobre o funcionamento da localização via Find My network. Ironia!!!
          Para além de que nem sequer foste capaz de mostrar alguma coisa que ponha em causa o que disse.

          • Vítor M. says:

            Eu disse-te que estavas enganado e trouxe-te os dados da tecnologia. Deixa de dizer disparates. Se não sabes, não inventes. Está no comentário como funciona.

            Se quiseres que te explique alguma coisa, diz, e escolhe o gadget da Apple que queres que use para te explicar. Diz um 😉

        • Castro says:

          Se soubesses explicar não te limitavas a fazer apenas copy paste dum site que nem é da Apple. Serias capaz de elaborar e dizer alguma coisa com pés e cabeça

          • Vítor M. says:

            Eu sei como se usa, mas tive o cuidado de ir procurar informação oficial para ver se percebias que estava correto o que se dizia. Repara que viraste logo o bico ao prego, a partir do momento que a tua informação foi desmentida e corrigida. Depois, ao contrário de ti, eu já expliquei desde o dia em que o AirTag foi lançado, como funciona, inclusive com comparativo com outras tecnologias. Tenho mais de 20 artigos dedicados ao tema, portanto, se precisares de uma ajuda, estamos cá 😉

        • Castro says:

          no comments! os outros comentários falam por si! Aliás os comentários nos teus outros artigos sobre Airtags falam por si!

          • Vítor M. says:

            Os teus, é um facto. Mas neste caso tive que te corrigir, para não passares uma ideia errada (levaste a peito, não devias). Olha aqui comentários muito interessantes: https://bit.ly/3qcWxQg e aqui também: https://bit.ly/3iRQC1s repara que há uma excelente troca de informações.

            Mas ainda há este muito interessante: https://bit.ly/3FCRIZ7 e em todos eles as pessoas intervêm para tirar dúvidas, acrescentar informação e, no fundo, dialogar com o objetivo de melhorar o que há disponível sobre o assunto. Deverias fazer o mesmo. Abraço.

    • Jean says:

      Nem mais. Alem de que estas tags são BLE…
      Consultar Beacons pode ser feito usando hcitool lescan, por exemplo…
      Geralmente os MAC Address estão em constante mudança, uma espécie de key rotation, por motivos de segurança, embora existam excepções noutros fabricantes.

  3. BipBip says:

    só o facto de o AirTag meter barulho estraga tudo… por exemplo, coloco o acessório escondido em algum objecto de valor, que poderá ser considerado pelo amigo do alheio, este é logo denunciado pelos bips bips. Poderia ter o som (on/off) configurável no iphone.

    • Jean says:

      A Airtag só toca quando dada essa intrução pelo owner

      • André says:

        Errado. Se tiveres uma Airtag a “seguir-te” e o dono não estiver por perto, tu vais ser notificado, mesmo que tenhas um smartphone Android, e tens a opção de fazer a Airtag tocar

        • Jean says:

          Lê com maior atenção André…
          A notificação é espuletada no telefone (Notification Centre) mas a Airtag não toca se não deres essa instrução na aplicação.
          Imagina o que seria, perderes um objeto e a tua Tag começar a tocar sem que fosse dada essa instrução, despertando a atenção de qualquer outra pessoa alheia…
          Para localização das tags, existe outro metódo alternativo ao aviso sonoro que passa por indicar a proximidade em metros e a orientação até à mesma, com relativa precisão.

          • André says:

            Ah certo, ela não toca automaticamente, tem que ser dada a instrução. O que queria dizer é que não é apenas o owner que consegue fazer isso. Qualquer pessoa consegue, desde que o owner não esteja por perto, porque é uma medida anti-stalking

          • Castro says:

            O AirTag pode começar a tocar sem qualquer instrução! Passado um certo número de horas (neste momento não sei quantas, talvez 24h) que esteja afastado do iPhone do dono, o AirTag começar a emitir sons de forma periódica.

    • André says:

      Tu próprio podes tirar a “coluna” da Airtag e esse problema fica resolvido. É um processo bastante simples de fazer

    • Vítor M. says:

      Atenção que o AirTag só se “denuncia” em certas circunstâncias. Se colocares no carro um AirTag e o ladrão, mesmo com um iPhone 11 ou superior, roubar o carro, o AirTag não irá tocar nem notificar o iPhone do ladrão. Até porque o ladrão não irá de imediato preencher as regras do anti-stalking.

  4. Aves says:

    Estou em crer que só “acusa” (avisa, no iPhone e Apple Watch) se formos nós a afastar-nos da AirTag.
    Deixei o iPhone e o Apple Watch quietos e afastei-me com a AirTag (no porta chaves) bastante longe e bastante tempo. Quando voltei não tinha mensagem nenhuma a avisar, como quando acontece se for eu a afastar-me levando o iPhone.
    O que ainda não consegui foi encontrar uma utilidade para o aviso quando for a AirTag a ir-se embora. Ponho uma AirTag na carteira, roubam-ma, e recebo um aviso quando o ladrão já estiver a 100 metros? (A andar a pé é habitualmente a distância a que recebo o aviso de ter deixado a carteira/AirTag para trás).

    • Zé Fonseca A. says:

      A utilidade é muita, por exemplo, eu costumo deixar computador no carro muitas vezes para ir almoçar ou jantar e tenho o airtag na mochila, se me roubarem o computador não recebo qualquer alerta que se está a mover, não me importa se só avisa passados 100 metros, tipicamente são drogados ou arrumadores (não dou moedas a arrumadores), facilmente vou atrás deles até porque não costumam movimentar-se de carro.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.