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Rede Mobi.E com cerca de 3 milhões de carregamentos nos primeiros 9 meses de 2023

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. Kito says:

    Para quando a possibilidade de se carregar um carro elétrico sem necessidade de efetuar contratos específicos com os diferentes operadores? Porque não se utiliza o mesmo método para se abastecer de combustíveis líquidos e, pagar-se apenas com cartões multibanco? Porque se complicou tanto este sistema de abastecimento? Porque houve necessidade de se criar mais um organismo Mobi.E, e para controlar o quê? São perguntas que eu gostaria que fossem respondidas pelos responsáveis de mais uma “geringonça”…

    • Alves says:

      Acredito que para já a união Europeia e o Estado Português nao esteja a fazer nada para darem margem de manobra as empresas porque se elas perceberem que ganham dinheiro vai existir mais empresas e por consequência mais pontos de abastecimento.

      Mais uns 5 a 10 anos e passa a ser igual aos postos de abastecimento de combustível onde qualquer carro pode abastecer sem contratos.

    • Silvan says:

      É por causa disso que a Tesla não consegue abrir mais pontos de carregamento (como o do MarShopping (Matosinhos)..

    • TugAzeiteiro says:

      Ora aí está! A Mobi.E só serve para complicar o que poderia ser simples… inclusivamente para atrasar a implementação de carregadores de outras operadoras, tipo Tesla ou Ionity. Ou seja, é só mais uma empresa estatal com toneladas de burocracia, que só serve para colocar lá uns amigos com ordenados de 5 dígitos mensais. Basta sairmos do nosso cantinho à beira-mar plantado e irmos para um país desenvolvido, tipo Franca e vermos como se processa a mobilidade elétrica nas estações de serviço… não são 2 ou 3 carregadores como cá, são 20 ou 30… com coberturas solares para dar sombra aos carros e ajudar o sistema de carregamento. Por cá continuamos a brincar…

    • JL says:

      Não precisa de ter contrato nenhum, só um cartão de carregamento ou até por aplicação.

      Essa parte vai chegar entretanto, a UE já redigiu a lei em que os carregadores devem ter sistema de pagamento, é algo que vai fazer aumentar ainda mais o custo, mas pronto.

    • Rui says:

      Por isso é a tesla vende tanto descomplicou tudo, é simples compras um tesla e carregas em superchargers são mais baratos há milhares espalhados pela europa podes ir daqui a Alemanha sem te preocupares é só chegares lá e meteres o cabo no carro ate podes carregar no botão do cabo e a porta de carregamento do teu carro abre sozinha, mesmo nos superchargers da tesla o nosso pequeno país conseguiu complicar mas pronto isso são outros 500 temos de manter a fama dos mais atrasados da europa o que seria este país agora funcionar bem numa tecnologia nova.

  2. kikas says:

    LOL, como eu adoro a matemática.

    ” Atualmente existem 50 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 68 tomadas, em média.”

    • Vítor M. says:

      Sim e está correto. Segundo a entidade e essa informação está disponível no site da mesma, em quilómetros, numa extensão de 100, em média existem 50 tomadas. No que toca à densidade populacional, estarão disponíveis, em média, 68 tomadas para 100 mil habitantes. Existem 3324 postos, segundo a informação da rede.

    • Filipe says:

      Faltas te às aulas de matemática ? ou de português ?

  3. João says:

    Se fosse uma rede aberta e sem ser obrigatória é que era. Espero que a união europeia a certa altura intervenha e acabe com esta monstruosidade fechada portuguesa.

  4. Dani says:

    Esta rede até pode ter feito sentido no início, quando não havia um padrão definido.

    Agora, a rede Mobi.e só está a aumentar os custos para os utilizadores de carros eléctricos que carreguem em postos públicos…

    A solução ideal é a de carregadores públicos com leitores RFID que aceitem cartões de débito/crédito. Se intermediário nem sistemas complexos.

    A própria Tesla já está a instalar supercarregadores V4 na Europa, com os tais leitores de RFID. Mas em Portugal, graças à Mobi.e, não pode instalar supercarregadores novos pois a Tesla não se quer ligar a este sistema sem sentido…

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