Ordem dos Contabilistas Certificados foi alvo de “um complexo ciberataque”
A Ordem dos Contabilistas Certificados foi alvo de um ciberataque. A notícia foi dada pela voz da Bastonária Paula Franco, ontem, através de uma mensagem deixada nas redes sociais oficiais.
Ontem, dia 8 de outubro, por via de uma publicação nas redes sociais oficiais, a Bastonária Paula Franco informou que a Ordem dos Contabilistas Certificados foi alvo de um ciberataque.
Infelizmente, a Ordem foi alvo de um complexo ciberataque que comprometeu o nosso sistema.
Partilhou a Bastonária, através de uma publicação no Facebook, acompanhada de um comunicado no YouTube.
Conforme esclareceu, as autoridades competentes foram prontamente contactadas, de modo a prevenir o impacto do ataque, "cuja dimensão ainda está a ser avaliada". Além disso, anunciou que a Ordem se viu obrigada a reduzir alguns serviços, nomeadamente:
- Pasta CC ou questões enviadas por e-mail para o geral@occ.pt;
- CCclix;
- Site da Ordem;
- SICC;
- Acesso a faturas;
- Licenças do TOConline;
- Inscrições em eventos da Ordem e outros serviços dependentes da Pasta CC e site.
Por fim, a Bastonária Paula Franco informou que a comunicação com os membros "mantém-se através do serviço de call center [...] e do atendimento presencial", e que "as formações plug-in, eventual e e-learning continuam a decorrer com total normalidade".
A previsão apontada no comunicado da Ordem dos Contabilistas Certificados menciona que os serviços poderão ficar indisponíveis durante o dia de hoje e de amanhã.
Relativamente aos dados pessoais dos inscritos e ex-inscritos na Ordem, num comentário feito na publicação do comunicado, lê-se que "estão protegidos" e que os "sistemas estão em baixo por cautela".
Até à data da publicação deste artigo, não foram avançadas novas informações.
Em atualização...
Este artigo tem mais de um ano
são sempre “complexos” ou “sofisticados”, quando se sabem os detalhes percebe-se que é só aselhice e falta de investimento.
Concordo.