Assistência Rodoviária por Satélite da Apple mantém os condutores seguros na estrada
Na terça-feira, a Apple anunciou novas funcionalidades que irão ajudar a manter os condutores seguros na estrada. Nomeadamente, foi revelado o novo serviço Assistência Rodoviária por Satélite para os utilizadores do iPhone. Esta novidade será certamente uma adição bem-vinda à lista de funcionalidades de saúde e segurança da Apple. No entanto, o utilizador pode ter dúvidas sobre como funciona, quanto custa e que tipos de assistência pode obter.
Tal como a funcionalidade apresentada ano passado, a SOS Emergência via Satélite, também a Assistência Rodoviária por Satélite tira proveito do investimento da Apple na Globalstar e na sua rede de satélites LEO. Como tal, venha conhecer a novidade anunciada durante o evento Wonderlust da Apple.
Usar a Assistência Rodoviária por Satélite no iPhone
A nova funcionalidade Assistência Rodoviária por Satélite baseia-se nas funcionalidades existentes introduzidas com a série iPhone 14. Conforme já conhecemos, o SOS Emergência via Satélite é um sistema que ajuda a levar socorro a quem está sem outro tipo de comunicação para solicitar o 112.
A Assistência Rodoviária por Satélite funciona de forma semelhante, mas destina-se a cenários menos ameaçadores. A utilização de satélites permite aos utilizadores aceder facilmente à assistência rodoviária, incluindo a partilha da sua localização atual com os serviços de ajuda.
A melhor parte é que os utilizadores não precisam necessariamente de um sinal de telemóvel ou Wi-Fi para contactar os serviços de assistência rodoviária. Assim, a nova funcionalidade por satélite permite que os utilizadores obtenham ajuda para os seus veículos mais facilmente, independentemente do local onde se encontrem.
Para quem questiona se o serviço da Apple tem vantagens face a outros serviços de comunicações via satélite, de facto o da Apple tem algumas vantagens. Isto porque os iPhones utilizam antenas especiais para se ligarem aos satélites Globalstar. Isto torna o sistema mais fiável e útil do que serviços como o Lynk, que utiliza torres de telemóveis para se ligar aos satélites.
Como funciona a Assistência Rodoviária por Satélite?
Os utilizadores com um modelo de iPhone 14 ou iPhone 15 compatível podem aceder à funcionalidade Assistência Rodoviária por Satélite através de uma nova interface dedicada.
Tal como na anterior funcionalidade SOS de Emergência, a Assistência Rodoviária por Satélite guia os utilizadores através do processo de ligação dos respetivos iPhones a um satélite. A partir daí, o serviço da assistência rodoviária envia uma mensagem diretamente ao utilizador e pergunta-lhe que tipo de ajuda necessita.
A Assistência Rodoviária por Satélite para iPhone ajuda nestes casos:
- Condutor ficou fechado fora do veículo;
- Ficou sem combustível ou energia no carro;
- Pneus furados;
- Veículo não arranca;
- Veículo atolado;
- Entre outros problemas.
Quando um utilizador solicita este serviço de assistência, o fornecedor desse confirma a localização do utilizador via satélite e envia a ajuda necessária.
A Assistência Rodoviária por Satélite tem um custo?
A Apple afirmou que irá oferecer a funcionalidade baseada em satélite como um serviço gratuito aos utilizadores do iPhone 15 durante dois anos após a data de compra. Inicialmente, a assistência rodoviária é fornecida através de uma parceria com a AAA (American Automobile Association) apenas para pessoas nos Estados Unidos. Contudo, tal como vimos no SOS Emergência via Satélite, a Apple poderá no futuro expandir a outros países.
Se porventura for aos EUA, poderá usar o recurso, pois ele não está bloqueado nas configurações regionais do seu iPhone ou no Apple ID. No entanto, também é importante observar que nem todos os modelos internacionais do iPhone 14 e iPhone 15 suportam conectividade via satélite, portanto, se comprou o seu iPhone na Arménia, Bielorrússia, China continental, Hong Kong, Macau, Cazaquistão, Quirguistão ou Rússia, não terá acesso ao serviço.
Com mais este serviço, é possível prever que a Apple poderá estar a preparar funcionalidades adicionais nas suas comunicações por satélite. Isto poderá incluir a possibilidade de os utilizadores telefonarem ou enviarem mensagens de texto a outros utilizadores do iPhone via satélite, mediante o pagamento de uma mensalidade.
Para já, as funcionalidades de socorro e ajuda da Apple são gratuitas e estão disponíveis cada vez em mais países.
Este artigo tem mais de um ano
É nisto que admiro a Apple consegue pegar num serviço que existe e é gratuito e transformar num serviço pago.
Já diz o velho ditado o povo paga mais caro só porque acha que caro é que é bom não interessa a qualidade para nada.
Tiro o meu chapéu a Apple.
Eu já usei este serviço disponibilizado gratuitamente em algumas outras marcas de telemóvel e foi 100% eficaz e sem custos.
Nada mais nada menos que o equipamento envia um pedido de emergência com a localização e canal de voz e vídeo se em zona de cobertura ( esse é o principal problema como por exemplo ter rede em locais mais selvagens)
É antes que venham com teorias aqui fica já esclarecido que a rede de satélites é para defenicao da posição geográfica e não para comunicações via satélite como muitos imaginam e ser o objectivo do marketing da Apple
Existe num smartphone um pedido de ajuda, de assistência rodoviária via satélite? De forma nativa? Desconheço, podes dar um exemplo sff?
Depois dizes uma coisa estranha, que ou percebi mal, ou estás completamente errado. Então “a rede de satélites é para defenicao da posição geográfica e não para comunicações via satélite como muitos imaginam e ser o objectivo do marketing da Apple”?
Isso é um disparate. A Apple, com outras empresas de comunicações via satélite, usa uma rede LÉO, neste caso a rede Globalstar, para enviar texto para que o serviço de satélite possa disponibilizar a ajuda solicitada. Não é só a localização. Aliás a rede Starlink fornece sinal de internet para que possas comunicar. Mas isso não é de agora. Serviços de comunicações vida Satélite, são usados há décadas 😉
Eu ainda admiro mais é haver pessoas a escreverem tanto e acertarem tão pouco.
Primeiro podes começar por ler mais sobre o serviço em si, e os detalhes técnicos. E depois podes dizer-nos sobre esses “serviços gratuitos” equivalentes que conheces.
Serviço do caneco se tem o smartphone pode simplesmente fazer uma chamada, como fazemos todos quando precisamos de assistência.
? será assim tão complicado de entender que o serviço serve para as situações em que não tens rede para fazer uma chamada? Mesmo em Portugal há algumas zonas onde podes não ter rede!
Pensa em probabilidades em Portugal, precisares de emergência numa estrada que não tenha rede, logo 2 azares combinados.
Mas espera vou te dizer uma novidade em caso de precisares de emergência podes usar os 3 operadores caso o teu não tenha rede tens outros 2 e são todos gratuitos para uma chamada de emergência e nem precisas de cartão SIM, imagino que deve ser assim em maior parte dos países de primeiro mundo.
Mais uma vez, estas completamente enganado. O serviço vai estar inicialmente disponível nos Estados Unidos por razoes obvias, porque é relativamente comum teres zonas sem qualquer cobertura de qualquer operadora.
Em determinados estados, tens muitas zonas em que caminhas 1h em qualquer direção e continuas sem qualquer cobertura.
Não faltam países de primeiro mundo como Australia, Canadá, Nova Zelândia com situações idênticas.
Por isso dizer que o serviço é irrelevante só mostra alguma falta de conhecimento. Mas para quem nuca saiu da aldeia entende-se que não conheça nada para lá da fronteira.
Na serra do Algarve, há uns 3 anos, tive de fazer uns 3km a pé sempre a subir para conseguir ter rede (sim, nem para o 112 conseguia ligar).
De certeza que há mais casos idênticos.