Superchargers: Tesla atinge o impressionante número de 50.000 carregadores rápidos
A Tesla fez o trabalho de casa como deve ser. Cria uma marca de carros elétricos e espalha pelo mundo os carregadores para os alimentar. A fórmula é esta, e a empresa hoje chegou ao impressionante número de 50 mil. Aliás, este é um trunfo de tal ordem importante que as outras marcas estão já a modificar as portas de abastecimento nos carros elétricos para poderem abastecer nestes carregadores rápidos. Então é uma aposta ganha?
A Tesla, icónica empresa de veículos elétricos, atingiu um novo marco na sua rede de carregamento rápido conhecida como "Superchargers". De acordo com os dados fornecidos em setembro, a rede conta agora com um impressionante total de 50.000 postos de carregamento em todo o mundo.
Esta conquista representa um aumento significativo, com 5.000 novos postos instalados desde abril e um total de 10.000 desde novembro do ano passado.
Superchargers: 11 anos a obrigar o mercado a mudar
A história dos "Superchargers" da Tesla começou em setembro de 2012 nos EUA, quando foi aberta a primeira estação de carregamento. Nesse mês, foram criadas seis estações no total, conforme comunicado pela Tesla na sua conta Twitter/X.
Desde o seu lançamento nos EUA em 2012, o crescimento internacional da rede Supercharger tem sido notável. Em aproximadamente seis anos, foram adicionados cerca de 10.000 postos de carregamento rápido em todo o mundo. Em 2020, a rede tinha crescido para 20.000 estações e atingiu 30.000 em 2021.
Atualmente, o número ascende a 50.000 postos espalhados por mais de 30 países.
Apesar deste progresso, a Tesla anunciou em outubro de 2021 a sua intenção de triplicar a expansão da rede Supercharger nos próximos dois anos, o que significa que ainda há muito trabalho a fazer.
Sept 2012: 6 Superchargers Sept 2023: 50,000 Superchargers
The future is electric⚡️ pic.twitter.com/LR7g5qSYQj
— Tesla Charging (@TeslaCharging) September 8, 2023
Décimo aniversário na Europa e a internacionalização da rede
Na Europa, a Tesla celebrou um marco importante ao convidar todos os proprietários de veículos elétricos para um dia de carregamento gratuito no mês passado. Este dia assinalou o décimo aniversário da abertura das primeiras seis estações de Supercharger na Noruega, que teve lugar a 29 de agosto de 2013. Desde então, a rede de carregamento rápido da Tesla expandiu a sua presença para 36 países na Europa, Médio Oriente e África (EMEA), com mais de mil locais e mais de 13.000 pontos de carregamento individuais.
Inicialmente, a utilização das estações dos super carregadores rápidos era gratuita para todos os proprietários de veículos da Tesla. No entanto, ao longo do tempo, foram implementados limites de utilização anual gratuita e, mais recentemente, todos os novos clientes têm de pagar pelo carregamento nas estações de Supercharger.
Além disso, cada vez mais estações de Supercharger permitem que veículos elétricos de outras marcas utilizem também a infraestrutura de carregamento. A Tesla tem planos para abrir totalmente a sua rede de carregamento rápido a nível global, e para os condutores de veículos de outras marcas pagarem taxas ligeiramente mais elevadas nas estações de Supercharger. No entanto, com uma subscrição mensal de 12,99 euros, os condutores podem igualar as taxas de carregamento da Tesla.
Líder em carregamento rápido na Europa
De acordo com a empresa, na região EMEA, mais de 70% da rede Supercharger está acessível a veículos elétricos de outras marcas. Atualmente, a rede de carregamento rápido da Tesla é composta por mais de 9.200 Superchargers e 660 estações no total, o que a torna a maior rede de carregamento rápido da Europa e solidifica a posição da Tesla como líder na indústria de veículos elétricos.
Estes números são um incentivo e um trunfo. Os proprietários sabem que os seus carros poderão carregar mais rápido e que a rede tende a expandir-se, permitindo uma maior liberdade de abastecimento. Em Portugal existem 8 Superchargers ativos, segundo a Tesla.
Este artigo tem mais de um ano
Tesla haters em 3, 2, 1 …
Deixo aqui algo que pode dar jeito a esses:
https://www.farmacianacional.pt/uploads/5130844.jpg
Esse cara é um mal caracter. Destruiu o simbolo do passarinho de liberdade para implantar um preto X sem valor moral. Alem disso os dados dos usuarios serao usados para IA generativa sem seu/nosso consentimento, enfim é um bandido. Sou a favor de uma plataforma aberta open source para carregamento de carros e nao fechada como ele esta fazendo.
“Alem disso os dados dos usuarios serao usados para IA generativa sem seu/nosso consentimento…” É verdade o que diz.
SANDOKAN. Esta cada vez mais me dando NOJO e REPULSAO em saber que nossa privacidade esta dizimada cada vez mais pelos robos/IAs rastreando e salvando toda a internet, como a openai, chatgpt, google, meta, bing, X, archive.org… NSA.. etc. Elon concorda com tudo isso. Estou estremamente com odio e ofendido por ter minha privacidade destruida por essas big techs e governos e corporacoes egoistas e capitalistas. A era em que vivi nos anos 90 nao era assim, tudo era mais inocente, libertario, e privado. O mundo so esta piorando cada vez mais. Maldito o dia em que nasci nesse planeta.
Tem boa solução, é voltar a viver como nos anos 90, sem telemóveis, sem tecnologia, assim a privacidade volta a ser o que era.
Agora quererem aceder há informação dos outros preservando a vossa, creio não ser possível.
Open source ? Força, comece a trabalhar.
Open source ? e quem é que mete o dinheiro ? é claro que os pobres são a favor disso tudo mas olha porque é que não ofereces a tua casa a um sem abrigo já que queres que ele te ofereça tudo ? ele fez esta rede para a marca dele e acabou querias o que? que agora a vw comprasse a GALP e oferecia o combustível ? que paciência para estes comentários, agora até o passarinho azul era bonito
É OBVIO que o passarinho azul era melhor. Estou falando do PADRAO DE COMUNICACAO com a central do carro para carregamento, junto com os connectores padronizados tambem. Ou seja, nao requer dinheiro. Cada firma pode construir seu carregador utilizando o SOFTWARE e connectores padronizados.
Isso já está a ser feito, estão todos a mudar para o conector da tesla porque é quem tem mais carregadores, num futuro próximo o conector da tesla vai ser o padrão
Esse sujeito nao tem o minimo valor moral e etico, tanto é que o dono do Wikipedia rejeitou friamente a compra para um sujeito desses. Resumindo, jamais a Wikipedia sera vendida para alguem assim, sem etica
Calma…. 🙂 e vai rebentar o mercado nas Power walls Se usar baterias M3P que vai equipar os novos modelos x e y
Para não falar do mercado dos telefones por satélite pois a Iridium já levou nas costas…
Não sabia dessa, as outras marcas pagam mais para usar ou pagam 12 paus por mês só para igualar o preço ahah bem jogado as outras marcas que não se metam a construir a rede deles que vão ver marretada que levam
Escolhe um plano ou outro.
Um visionário sem dúvida com os seus defeitos mas ajudou muito o planeta… por muito que a indústria do petróleo o odeie…
Pelo que vi,até ao momento,existem 8 estações de carregamento rápido(superchargers)da Tesla em Portugal.Já não é mau.
E existem mais 2 para abrir, se não fosse a nossa lei estranha:
Que lei ?? 😐
Da mobie.
No forúm de Castelo Branco estao 8 prontos a usar à 2 anos, mas tem umas fitas decoradoras para o pessoal não usar
Sim, em Matosinhos estão 20 na mesma situação.
Ainda recentemente andei à procura se havia notícias sobre esta questão da mobie vs tesla.
Sabes se houve algum avanço recuo nos ultimos meses?
Do que ouvi no grupo da tesla, esta está a fazer uma parceria com o CEME para resolver o problema.
Isto é o que “ouve dizer”, nada oficial.
Tadinhos…
Tadinhos ficavam os governantes se a tesla desmontasse todos os pontos que tem e os levasse para Espanha, aí sim, eu ficava a rir-me da casa de tadinhos deles. Lol
Bem, basta engolir. Ele é Einstein, Henry Ford e Nikola Tesla, todos reunidos em um só. É necessário um país grande e rico para conquistar os foguetes e o espaço. Ele é um homem fazendo isso usando foguetes reutilizáveis com 100% de taxa de sucesso, pela metade do preço da competição… pagando 60-80 milhões pela entrega de seu satélite ao espaço. O mundo agora está pirando porque um homem será dono do espaço e da indústria automotiva.
Era mais fácil abastecer numa bomba de combustível. 5min.
Então se é fácil para si, força, para mim não é.
Pode ser verdade que abastece e paga em 5min um carro a combustão (o que eu duvido muito, pois ou você é o Flash ou sou eu que sou lento quando abasteço o meu GLC). Também pode ser verdade que em 100.000 Km (a uma média de 700Km por depósito) fará cerca de 150 abastecimentos. Logo, perde no mínimo 750 min em abastecimentos .
Num elétrico, se carregar em casa acaba por ganhar esses mesmos 750 minutos. E mesmo que carregue fora de casa esporadicamente, tem sempre forma de carregar o carro enquanto trabalha, almoça ou janta sem perder tempo. E mesmo numa viagem longa, enquanto estica as pernas também poderá perder o mínimo de tempo possível.
Esse GLC é uma vergonha, só faz 700 KMS?
Provavelmente não anda a pastelar como você para mostrar consumos, e quando se metem à velocidade dos outros aí se vê o consumo real, depois pensa que vai à bomba a cada 1200. Looooooool
@JL vá la fazer media de qs 90 em + 600kms numa EN sem ser catado, sabendo que durante 100kms está estupidamente limitado a 70(Marateca Grândola e volta) e tem q andar com a 5a engatada q gasta mais a 70que a 6ª a 100/110. E não se esqueça de meter na media o Canal Caveira e a Mimosa onde tb cumprir escrupulosamente com os 50 ou menos q a porra daqueles sinais disparam por td e por nada. vá..vá…e depois venha cá dizer q é a pastar.
Que raio de carro velho você tem que aquilo que conta para o consumo é a mudança engatada ?
Não admira que queiram dar cabo deles, ineficiência até dizer chega.
Se vai de 5ª num troço adequado para 6ª pq as autoridades a isso estupidamente obrigam o que acha que acontece?
Aumenta a media do consumo. Não lhe parece?
Experimente ir daqui ao algarve em 2ª a 30 à hora e vai ver o que acontece.
Aumenta porque são super ineficientes, consomem mais parados do que a andar.
Se o carro fosse eficiente como é um VE consumia muito menos, é por essas e por outras que vão de vela. LOL
Sim andar com 1 ,2 3, 4 ou 5 abaixo e sempre mais ineficiente. Tirou a carta na farinha Amparo? Duhh lool
Que é isso de mudanças ? Mas isso ainda se usa ?
Logo vi, vc gosta é de brincar com carrinhos de choque looolooolool
Eu gosto de carros a sério, não de tratores, se bem que até estes já veem com transmissões automáticas.
LOOOOOLLLLOOLLL, carros a sério têm transmissão automática eheheh. Todos os dias se aprende ahah
Sim, nunca reparou ?
Só a malta que anda com chaços velhos é que tem opinião diferente, mas pronto, são opiniões
Fdx, pensava que já tinha ouvido tudo looloooloool
As mudanças automáticas já existem desde que me lembro e sempre fugi delas. Nos EUA principalmente. São boas para condutores nabos. De facto as mudanças manuais requerem maior destreza, mas depois de se entranharaem são só vantagens
1-Vc consegue controlar o consumo de combustível ao ser livre de escolher a relação ideal para cada situação, evitando assim que o motor trabalhe em rotações altas ou baixas em situações que não lembram ao diabo qd a cxa é automática.
2-Custo de manutenção são mais simples e mais baratas de manter do que as automáticas pois têm menos componentes e são menos propensas a falhas!
3-Vc controla melhor o carro. mais segurança 1 ou 2 abaixo e resolve muitas situações. Consegue maior desempenho ao poder extrair todo o sumo que o motor tem para dar em todas as situações.
Não me venha com mais esta tanga! Já viu algum WRC automático looloool E a carta como é? Não conta se o carro for automático eheh
Os fabricantes é que não pescam nada de carros, principalmente os de super-desportivos que usam cada vez mais caixa automáticas, realmente não pescam nada do assunto.
1 ou 2 abaixo resolvem muita situação ? tipo ? não travarem ? comO um superdeportivo de 4 milhões de euros ser envergonhado pelos travões de um reles tesla ?
A cxa automática, nesse tipo de carros serve para os amançar e permitir q qq nabo possa dar uma voltinha neles.
Lá está, os fabricantes não pescam nada de carros, é que dizem que servem exatamente para o contrário daquilo que você diz:
https://newsroom.bugatti.com/press-releases/the-world-s-first-twin-clutch-gearbox-with-seven-speeds
Não só para para ajudar a travar. No apex de uma curva tb.
Então quer dizer que um dacia sandero curva melhor que um bmw M5 ? Loool
Não quer por aí um carrinho de esferas? Claro q o BM faria melhor figura com uma cxa manual.
Em relação ao Bugatti, tem lá uma alavanca tipo joystick na consola central para fazer o serviço. Um bocado artificial (a exemplo das patilhas)mas deve dar para o gasto.
E o sandero também curva melhor que o bugatti. Looool
Não sei se só faz 700km. A média normalmente é entre 8 e 9 lt
Humm um bocado guloso esse bicho. Estive a ver e a capacidade do depósito são 50litros?
Parece pouco para um carro desse tamanho. Confirma?
Yamahia, a capacidade seguramente que é maior mas referi 50lt, por ser uma média por abastecimento, não por capacidade de depósito.
Yamania tens o Giulia Quadrifoglio ou o Ferrari 458 … Desculpa lá mas deves andar de trotinete… Sabes que eles foram obrigados a fazer essas caixas por causa do problema entre os acentos e os volantes
Tens patilhas no volante para conseguir os efeitos descritos no ponto 3.
Sem isso esses carros perderiam metade do interesse.
Nada disso, os fabricantes não pescam nada de carros.
Já lhe disse q automáticas é para nabos. Eles precisam de vender uns carros a nabos endinheirados.
A malta q realmente pesca do assunto manda por cxa manual. Nem as patilhas os convencem
Looool, é isso, compram bugatti’s e mandam por manuais.
Não, estava a falar do Ferrari 458.
Patilhas removidas.:
https://youtu.be/OQV4hJ1-3LY?si=zs_2jRK6g9Kqo8LC
“This is officially the world’s most magnificent car”. Jeremy Clarkson
O Bugatti não tem patilhas. Tem um joystick na consola central!
Qual é a diferença ? Tem um joystick que aciona uns switchs.