Decisão arriscada? Apple acaba suporte no Twitter/X, YouTube e redes sociais
O suporte aos utilizadores é uma componente muito importante para as gigantes tecnológicas. É a forma que estas têm de interagir com todos os que escolhem os seus produtos e onde se resolvem muitos problemas. A Apple parece querer mudar este cenário e em breve poderá acabar com o suporte a utilizadores no Twitter, YouTube e redes sociais.
Fim do suporte da Apple no Twitter/X
É ainda apenas uma ideia que começa a ganhar forma, mas do que se sabe irá mesmo ser uma realidade em breve. A Apple mantém em muitos dos seus canais nas redes sociais e na Internet uma interação grande, mas que poderá desaparecer de forma completa.
Esta informação surge de dentro da própria Apple e dá conta de que no final do ano a gigante de Cupertino poderá mudar a forma como interage com os utilizadores. Esta comunicação acontece pelo Twitter/X, YouTube e no site da Comunidade de Suporte da Apple, algo que deverá terminar a partir do final deste ano.
Um dos principais canais é mesmo o Twitter/X, onde a conta @AppleSupport deixará de apoiar os utilizadores de forma direta. A partir desse momento, os utilizadores que colocarem questões ou pedirem suporte vão ter apenas respostas automáticas com outras formas de contactar a Apple.
YouTube e outras redes vão ser afetadas
Além disso, as fontes associadas a este rumor revelaram que a Apple não oferecerá mais assistência aos clientes na secção de comentários dos vídeos do YouTube. A função paga dos especialista da comunidade será eliminada para a comunidade de suporte da Apple, um fórum de discussão on-line onde os clientes podem receber ajuda.
A Apple está a oferecer a centenas dos funcionários afetados a oportunidade de fazer a transição para uma função de suporte por telefone na empresa. Claro que não podem ou não querem fazer a mudança, segundo revelaram as fontes. A Apple não está a permitir que os funcionários mudem para outra função de suporte baseada no chat na empresa, a menos que seja necessário do ponto de vista médico.
Caso se confirme, esta é uma mudança arriscada da Apple, visto que é no Twitter/X e no YouTube que muitos procuram o suporte da empresa. Claro que outros canais oficiais existem e vão ser reforçados, mas com perdas claras para todos os que escolheram os produtos da empresa e que podem precisar de ajuda.
Este artigo tem mais de um ano
Não sabia que existia. Estive a ver a conta @AppleSupport no Twitter/X. Nunca vi nada mais desorganizado. A Apple publica um Tweet, que é sempre uma “novidade de um produto ou uma dica”. Segue-se um chorrilho de comentários ou de questões sem qualquer nexo com o tema ou com os outros comentários ou questões. Não é nada parecido com um forum temático com as questões organizadas. A resposta do Apple Support também praticamente não existe, por regra é: “Queremos servi-lo melhor, mande-nos uma mensagens com os detalhes do seu problema”. O pessoal orientava-se com isto e vai ser uma grande perda? Du-vi-do-ó-dó.
Mas olhe que acontece o mesmo da parte de outras empresas.Dou-lhe o exemplo do programa Windows Insider da Microsoft relativo a quem quer testar versões Beta e outras versões mais avançadas do sistema operativo.O senhor acha que os engenheiros informáticos que estão à frente desse programa se interessam pelas opiniões dos testadores ?? Eles estão completamente nas tintas para isso.Há bugs e problemas que mesmo fazendo relatos deles através do Feedback Hub levam meses a tratar deles,isto se alguma vez vierem a ser tratados.Eles lançam neste momento 4 versões por semana.4 por semana !! Para diferentes canais de testadores.O mais avançado é aquele que mais bugs tem,e que muito provavelmente será o futuro Windows 12,o qual será lançado em Setembro/Outubro do próximo ano de 2024.Eles até avisam que muitas das novidades que apresentam até poderão nunca aparecer mais dali para a frente.Basta ir ao Twitter/X e ir à conta do Windows Insider e você vê que quem reage nos “posts” que semanalmente dão conta de novas versões são sempre os mesmos.Eu até sei de caras quem eles são.Há o caso de um brasileiro,que é meio doido,que todas as vezes que sai uma nova versão fica todo “contente” por a ir instalar.Sabe o que ele faz ?? Instala 4 versões diferentes(2 Betas,1 Developer e 1 Canary),em 4 computadores diferentes.O tipo é chalupa.Ui se eu lhe contasse dos restantes (agora até ponho um “facepalm” como vocês dizem).Salvam-se aqueles mais sérios e que são reputados jornalistas de tecnologia.O resto ?? Nem comento…
As pessoas são o cumulo da preguiça da ligarem para o apoio ao cliente, enviar um e-mail ou até mesmo simplesmente consultar o fórum da própria marca (se o tiver).
Por mim, nada se perde….só se ganha…
Já tive de contactar por mais do que uma vez a Apple e bastou-me ligar para o apoio ao cliente , foi simples e rápido
Está lá a resposta: “respostas automáticas”, isto é IA generativa e vai mesmo suprimir postos de trabalho. Nem mais.