PplWare Mobile

Fim do anonimato online na Rússia! Uso de VPN no país poderá resultar em prisão

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Ana Sofia Neto


  1. says:

    Eles já não estão todos numa prisão?

  2. Entusiasta says:

    É assim que os regimes caiem. Pode demorar infelizmente, mas é só esperar para ver.

    • David Guerreiro says:

      E demorar muito. Vê só o da Coreia do Norte, as décadas que tem durado.

      • AJ says:

        a meia dúzia que tem acesso à internet na Coreia do Norte, não será por a internet que tem durado.

      • berlaitada says:

        Não compares 300 Milhões de pessoas com cerca de 10… Mas é um exemplo. Para se testar algo tem de se fazer um teste num país pequeno, mas as VPN’s também evoluem…

        Existem vpn’s que já conseguem enganar as técnicas de monitorização dos ISP’s enviando pacotes “reais” e ocultando o que realmente fazes. Fazem isso através de inteligência artificial. O que tu fazes é apagado e substituído por tráfego realizado sem VPN, tráfego ao acaso, claro que o ISp se te estiver a analisar a ti vê que algo está errado a não ser que tenhas dado à vpn informações mais ao menos corretas sobre que sites visitas…

        Mas foges a uns e abres-te para os outros. lol

      • João Melo says:

        @David Guerreiro
        A Ucrânia é outro caso que ja dura ha perto de 10 anos.

  3. ervilhoid says:

    Quando e Europa for pelo mesmo caminho quero ver o que vão dizer os patos aqui em cima

  4. Victor von Frankenstein says:

    Os comunistas nem piam esses ordinários sem vergonha…

  5. EEQTR911 says:

    E aqui será igual daqui a uns anos.

  6. Roga says:

    O que me incomoda é o silencio dos inocentes. Esse post deveria ter altos comentarios e revoltas por um absurdo que esta ocorrendo, mas nao fazem nada.

  7. João Matos says:

    Essas medidas já estão implementadas aqui na EU há muito tempo..
    email, etc..são coisas há muito implementadas aqui.

    Em relação á VPN não sei como está.
    A Rússia tem que tomar medidas de segurança…há ataques terroristas a acontecer pelo país, e muitos desses fulanos operam de dentro do país..eu acho estranho como é que não o fizeram antes..

    Sobre o Instagram, e youtube…
    O instagram é parte da meta que é considerada uma organização extremista na Rússia, porque apela ao assassinato de Russos,
    O youtube é porque não permitem liberdade de expressão, e bloqueiam o acesso a Russos.Mas o rumble, rutube e outros estão disponíveis para substituir o youtube.

    Eu acho que a Rússia está a implementar medidas de segurança, nos operadores de telecomunicações, mas há alguma resistência..
    O que sei é que esses sistemas são caros, e ainda por cima são pagos pelas operadoras..ou seja pelo cliente final, e as pequenas operadoras vão ter dificuldade em pagar.
    Eu acho que eles deviam implementar um sistema, na qual se paga de acordo com o tamanho da operadora, afinal de contas uma operadora maior alberga mais clientes e a probabilidade de ser usada para crime é maior.

    O que sei é que muitos elementos desestabilizadores, pagos de fora do país, agora teem que viajar para a Geórgia, para receberem o dinheiro 😀
    Entre eles está a bombista próxima do navalni que matou um jornalista e a audiência em São Petersburgo com uma bomba numa estatueta.

    • berlaitada says:

      É mentira. Não estão nada. O que está implementado é a burrice alheia que dá dados de borla aos ISP’s que podem ou não vendê-los a quem der mais…

    • Figueiredo says:

      Em Portugal as Redes Privadas Virtuais (RPV) são utilizadas para ter acesso à informação devido ao bloqueio imposto pelo regime liberal/maçónico, que impede os Portugueses de aceder à Imprensa Internacional.

  8. berlaitada says:

    Isto cheira-me a FAKE NEWS vindas do “ocidente” para apimentar ainda mais a coisa e embora ache muito bem que continuem a tentar pressionar esses trogloditas, também acho que o deviam de fazer com pés e cabeça.

    Se nem a China consegue fazer isso, muito menos a Rússia.

    O que a China fez foi pribir algumas VPN’s e é o que a Rússia está a pensar em fazer. Claro que a imprensa do “ocidente” tenta logo alarmar a coisa e bem, mas não me parece algo que seja possível e até um tótó consegue perceber isso. A não ser que os russos tenham criado uma AI robusta e capaz de analisar todo o tráfego realizado por cada Russo em tempo real e no dia seguinte ir bater à porta dor russo e levá-lo para a Sibéria…

    • Roga says:

      Se voce morasse na russia e usasse algum VPN, infelizmente sua vida poderia estar em risco, ser morto ou torturado, e familia em risco. Portanto, obviamente mesmo que seja bloqueio de “alguns VPN” apenas, a guerra contra a liberdade ou cidadao russo foi iniciada. O recado opressivo que o governo deu para os cidadoes sao claros. Se voce usar, pode ser morto ou torturado, pois governos nao democraticos atuam assim

      • berlaitada says:

        Nem 8, nem 80. Eles não querem que os cidadãos usem google ou qualquer rede social do ocidente (assim como a China) e também não querem que usem VPN’s amigas do ocidente. E o russo normal não vai notar nada, eles estão mais orientados para vetar os russos com vida social online capazes de se fazerem ouvir perante os outros russos. Não é o russo comum que vai ser preso por usar uma vpn para aceder ao pornhub de 3 em 3 dias durante ~15 minutos, ou para sacar um filme ou ver videos de gatos no youtube…

    • Roga says:

      Putin e sua inteligencia russia (antiga KGB) consegue matar ate oligarcas russos que estao na europa (como aconteceu um caso isso recentemete). Imagine o que eles ja fazem dentro da propria russia. Percebeu que a russia mata ate oligarcas famosos e conhecidos dentro da russia, imagine o que eles podem fazem com um cidadao comum deaconhecido, ativista e anti-sistema. Obvio, matam, somem com ele.

  9. AlexX says:

    O acesso à rede por alguma espécie de login (seja biométrico, cartão de cidadão ou outro) também chegará cá. A grande maioria o irá aceitar em nome da “maior segurança” e quem não aceitar não pode usar. Por cá não deverá ser proibido o uso de vpn, é sempre catita passar a ilusão que dessa forma permanecem anónimos como se as agências de inteligência não tivessem pensado nisso antes de disponibilizar as vpn e dark web desta vida. Tal como a “mala diplomática”, haverá sempre a “Internet diplomática” para alguns que têm que seguir fazendo coisas longe do faro dos hackers independentes.

    • berlaitada says:

      Apesar de uma das características das vpns ser a anonimidade, há quem as use apenas para desbloquear sites bloqueados aka “CENSURA”…

      • AlexX says:

        Sim, ou subscrever serviços nos países de origem, por ex Netflix norte-americana. Com essas coisas ninguém se importa nem incomoda. Também estarão a salvo dos hackers que agem por conta própria e não dispõem do equipamento/hardware para snifar/interceptar e ler dados independentemente do nível de criptografia. Mas quem se mete a fazer concorrência ao governo e entra numa de tráfico (qualquer que ele seja) que envolva valores/lucros mais altos, esses são apanhados em 2 tempos e não há vpn que os salve… Só a minha opinião.

  10. Luis Henrique Silva says:

    Uma pergunta, se usar VPN é estar anónimo, como conseguem saber quem está a usar? Uma VPN não é suposto esconder a nossa identidade na internet?

    • berlaitada says:

      O ISP ao analisar os teus logs vê que estão todos encriptados, logo estás a usar vpn, logo o Vladimir bate á porta e pimba, vais parar ao gulag da sibéria de cima…

      Como referi acima, algumas vpns já enviam tráfego “fake” desencriptado para os ISP’s para os enganar. Os ISPs assim vêm que estás “aberto”, mas se fizeram uma avaliação profunda acabam sempre por ver que algo não bate certo porque esse tráfego não condiz com os teus hábitos, é “random”. A não ser que deias total acesso à vpn sobre as tuas pesquisas e gostos e de acordo com isso ele envia tráfego fake de acordo com isso, mas a que custo?

    • patriciolopes says:

      Há pessoal que não sabe surfar… Para além de que é praticamente impossivel estar 100% anonimo na internet.
      Principalmente em sistemas Windows, Android ou IOS.

    • Oh says:

      Err.. Isso é um conceito errado, ao usares uma vpn não ficas anónimo. A empresa que te fornece o accesso tem sempre os teus dados (daí a importância de escolher uma boa!) Há sempre formas de saber se estás a usar uma VPN. A minha questão aqui é…. Tor.
      Será que usando uma rede TOR passa a ser uma alternativa?

      Há outra questão, diversas VPN’s têm Stealth mode, será que conseguiram realmente bloquear?

      • João Melo says:

        Tor pelo que percebo é operado pela comunidade de inteligência americana.
        Não deves nunca enviar dados sensíveis via tor.
        Concordo, a empresa que te fornece o serviço de vpn, controla o tráfego, e pode até saber o que estas a fazer..

        • Tacada de Mestre says:

          Nao é operado pela NSA. O codigo fonte é publico. Qualquer um pode montar servidores/nodes de rede tor. NSA tem varios servisores/nodes tor, para poder rastrear o que se passa na rede tor. Ela nao consegue rastrear 100% do trafico da rede tor. Nao tenho estimativa de quantos porcento a NSA esta espionando o trafico total da rede tor. Eu mesmo estou usando tor agora, mas sei que é inseguro.

    • Vasco says:

      Ne Rússia não sei mas presumo que seja como fazem na China. Já vi vídeos de rusgas feitas pela polícia chinesa no metro. Basicamente tiram o smartphone das mãos de uns tantos passageiros, aleatoriamente, e que tiver VPN instalada ou acesso ao youtube, Facebook, etc, vai preso.

    • Profeta says:

      A NSA tem portas abertas em todo o lado, inclusive nas VPNs e tambem em hardware.

    • poisabelha says:

      A VPN não esconde a origem nem o destino da comunicação, encripta só o conteudo da comunicação. Se utilizar protocolos especificos para VPN´s é fácil identificar e bloquear. Mesmo utilizando HTTPS, se for dirigida a um servidor de VPN´s comercial é fácil identificar e bloquear também.

    • Luis Henrique Silva says:

      Obrigado a todos, fiquei mais esclarecido

  11. SANDOKAN 1513 says:

    Atenção que mais hora menos hora a Rússia irá implementar a Runet no país.E olhem que não faltará muito tempo…

  12. Alves says:

    O problema é que a Rússia só está a seguir a tendência de outros países que já o fazem a muito como por exemplo a China.
    Mas com tanta medida proibitiva que a Europa pratica não me admira nada que daqui a uns anos faça o mesmo com a desculpa da “segurança”.

  13. César Oliveira says:

    Comunismo, o fiel amigo do povo. Ironia, Ironia, Ironia.
    Comunismo é uma aberração.

  14. berlaitada says:

    Resumindo e concluindo, estas notícias são totalmente exageradas pela comunicação social do ocidente que tem por objetivo principal alertar a população dos países democratas para que nas próximas eleições que tiverem sejam responsáveis e não votem nos populistas de meia tigela que têm nos seus países.

    E esqueçam a esquerda e direita, porque isso praticamente deixou de existir, a minha esquerda é a direita da Rússia e viceversa. Ninguém sabe onde andam as orientações de esquerda e de direita, sabemos é onde andam os extremistas que é de braço dado com o populismo que cativa cidadão mais ignorante, que apesar de serem ignorantes e ovelhas não deixam de ser importantes e têm de ser informados para o que de mal pode advir de um regime populista numa democracia adolescente…

  15. PorcoDoPunjab says:

    Mas alguém acredita que se vai preso apenas e só por ter vpn?
    Vai preso se usar vpn para fins de terrorismo e etc…

    Por acaso, através de uns amigos que tenho num país de leste, arranjei umas vpn que funcionam na Rússia e na China sem qualquer problema.
    Não, não é nada das comerciais normais, são conceitos diferentes…

  16. Feliciano Murene says:

    Quando visitei a Rússia, notei que muitos usavam vpn por la. Poucos sabem, mas os maiores criadores de apps de vpn da internet, sejam aplicativos ou sites, são os russos. Fica complicado o governo russo querer acabar com esse mercado que é tao grande por la.

  17. Pepe says:

    Ditadura nua e crua. Se tivessem de consciência tranquila não ligavam nada ao que se publica. Quem defende estes regimes que vão para lá e rápido!

  18. Sansao Pedro says:

    Como referi acima, algumas vpns já enviam tráfego “fake” desencriptado para os ISP’s para os enganar. Os ISPs assim vêm que estás “aberto”, mas se fizeram uma avaliação profunda acabam sempre por ver que algo não bate certo porque esse tráfego não condiz com os teus hábitos, é “random”. A não ser que deias total acesso à vpn sobre as tuas pesquisas e gostos e de acordo com isso ele envia tráfego fake de acordo com isso, mas a que custo Via?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.