Índia também quer a sua pegada na Lua e lança mais uma missão não tripulada
Parece não haver quem queira ficar-se pela Terra. A Índia está também à conquista do espaço e lançou uma nova missão não tripulada à Lua.
Ontem, sexta-feira, dia 14 de julho, a Indian Space Research Organisation (ISRO) lançou uma missão não tripulada, com o objetivo de pousar na Lua. O foguete descolou às 14h35 (horário local), a partir do Centro Espacial Satish Dhawan, em Sriharikota, no sul da Índia, e carregou o módulo lunar Chandrayaan-3, que levava a bordo um robô explorador destinado ao polo sul do nosso satélite natural.
Esta é a segunda tentativa da Índia pousar na Lua, num projeto de 75 milhões de dólares. Em 2019, o Chandrayaan-2 conseguiu implantar, com sucesso, um orbitador lunar. O módulo de pouso, contudo, falhou antes da aterragem, devido a um alegado erro de software.
A primeira missão de todas com assinatura da Índia aconteceu, em 2008. No entanto, na altura, o objetivo não passava por pousar na Lua, mas antes orbitá-la.
Se esta missão de 2023, lançada ontem, tiver sucesso, a Índia juntar-se-á aos poucos países que completaram, com sucesso, uma aterragem controlada na Lua: são eles os Estados Unidos da América, a Rússia, e a China. Além disso, será também a primeira expedição a pousar no polo sul da Lua - uma área inexplorada.
Chandrayaan-3 scripts a new chapter in India's space odyssey. It soars high, elevating the dreams and ambitions of every Indian. This momentous achievement is a testament to our scientists' relentless dedication. I salute their spirit and ingenuity! https://t.co/gko6fnOUaK
— Narendra Modi (@narendramodi) July 14, 2023
Após o lançamento da missão não tripulada à Lua, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, escreveu, no Twitter, que o Chandrayaan-3 escreve um "novo capítulo na odisseia espacial da Índia", elevando os sonhos e as ambições de todos os indianos. No final, aplaudiu a "incansável dedicação" dos cientistas e saudou o seu espírito e engenho.
Este artigo tem mais de um ano
Também mais uma vez escrevo: Voltará a Lua aquele que tiver o dinheiro suficiente para comprar o equipamento e tecnologia que foi necessário para lá chegar primeiro.
O equipamento e tecnologia de 1969 foi um estúdio de TV no meio do deserto como um cenário da lua, como explicou o filme Capricórnio 1. Actualmente faz-se material desse bastante melhor.
O Vasco da Gama deve estar a dar voltas na campa!
Alunagem controlada de objetos na superfície da Lua não é mau. Mas, alunagem com astronautas a pisar a superfície da Lua (e a sair de lá) apenas os EUA – 6 missões, da Apollo 11 (1969) à 16 (1972).
Sério?
Não sabias? Os 12 que por lá andaram.
A Apollo 13 não pousou, a última foi a Apollo 17.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pessoas_que_caminharam_sobre_a_Lua
É tudo mentira de eua . Nunca foram à Lua nem alunaram . Não pousaram na Lua . Apenas os Indianos e Chineses andaram nela e lá pousaram ou alunaram . Os primeiros foram os Deuses e Deusas de Índia ou hindus que milhões anos antes de Cristo já haviam inventado tudo de bom e útil . Aviões ,naves ,telemóveis etc toda a tecnologia e Tudo literalmente .
Até hoje só houve um Armstrong confiável: o trompetista. Quanto ao astronauta e ao ciclista, estamos conversados.