Scooter movida a energia solar pode prescindir do carregamento elétrico
Com o preço dos painéis solares a cair para valores muito aceitáveis, os fabricantes de qualquer dispositivo que possa apanhar sol questionam-se se não está na hora de imitar as velhas calculadoras. Sim, não pensem que ter um painel solar para alimentar um dispositivo é coisa do presente! Mas, vejam estas scooters a energia solar, que poderão tornar-se tendência.
Uma scooter alimentada a energia solar
Como parte da exposição Eurobike 2023, a S80 Solar Scooter foi apresentada como uma solução de micro-mobilidade movida a energia solar para o problema da falta de autonomia.
A empresa chinesa Jiangsu Snail Zhixing Technology anunciou a S80 Solar Scooter. Esta scooter é um veículo elétrico compacto que oferece um alcance ilimitado, graças ao seu mecanismo de geração de energia solar. A scooter representa um marco importante na evolução da scooter elétrica como solução de micro-mobilidade, hoje em dia muito em voga nos meios urbanos.
A trotinete de pé apresenta um design que parece ultrapassar o desafio da falta de área de superfície para a integração do painel solar. A S80 Solar Scooter foi concebida de forma a maximizar a pequena área de superfície disponível para a scooter. O veículo vem com uma parte frontal expansiva que aloja o painel solar para a produção de eletricidade.
A S80 Solar Scooter é a mais recente e-scooter a tentar utilizar a energia do sol para eliminar a ansiedade da autonomia em viagem.
Conforme refere a empresa, a S80 Solar necessita de 7 a 14 horas de luz solar para ficar totalmente carregada. Esta scooter pode fornecer entre 35W e 70W de potência para carregar a bateria incorporada na scooter de aspeto único. Um carregamento completo da scooter permite uma autonomia de 35 km, o que é suficiente para a maioria das deslocações urbanas diárias.
A bateria está alojada no piso e alimenta um motor de cubo traseiro com uma potência até 350 W. A S80 Solar Scooter tem uma velocidade máxima de 25km/h.
A scooter também não é um produto simples, uma vez que vem com algumas características tecnológicas decentes. Estamos a falar de GPS integrado para fins de localização e antirroubo, e um painel digital bem equipado para informações sobre a condução, como velocidade, estado da bateria, sinal de mudança de direção e controlos de cruzeiro.
Espera-se que a Jiangsu S80 Solar Scooter possa em breve entrar no mercado europeu. Segundo consta, passou em todos os testes de certificação para garantir a sua venda legal nos EUA.
A scooter custará 1.400 dólares (cerca de 1280 euros), mas a Jiangsu ainda não declarou nenhuma data oficial de lançamento do produto.
Este artigo tem mais de um ano
Agora só falta fazem o mesmo nos carros, o que já deviam ter feito.
Não tem area suficente para a energia necessária.
aprende a fazer as contas e sabes logo por ti proprio que tal não é viavel.
Alias, estas “7 a 14 horas de luz solar”, para carregar 480Wh, não acredito que seja verdade, diria que é daqueles cenarios em condicoes ideais, com o “sol” sempre no algulo perfeito.
E não esquecer de lavar muito bem a scooter antes de a deixar à carga.
Seguramente só com condições ideias. Mas já é um passo. Vamos imaginar que estas todas que existem por aí espalhadas tinham, de forma mais harmoniosa, painéis solares na sua estrutura. Tanto tempo paradas ao sol, alguma coisa haveriam de receber para alimentar o motor. Aliás, até os locais onde deveriam ficar “presas” deveriam ter um painel para ajudar a carregar. Fica a ideia 😉
O novo Prius tem painel solar mas além de encarecer bastante só dará para 7-8km de autonomia
https://www.youtube.com/watch?v=uxJ6tO9oZnA
Se é viável numa trotinete muito mais depressa o é numa e-bike, e então com travagem regenerativa pode ter autonomia ilimitada.