Samsung: utilizadores europeus já podem reparar os próprios smartphones e portáteis
Há muito que os consumidores lutavam para que o direito à reparação dos seus equipamentos avançasse. As marcas atrasavam este passo e limitavam aos seus representantes esta tarefa, algo que agora mudou do lado da Samsung e está também na Europa. Portugal parece ter ficado por agora fora deste movimento.
Apesar de terem iniciado este movimento nos EUA, as marcas parecem apostar em abrir a todos os países a possibilidade de os utilizadores repararem os seus próprios equipamentos. Esta deverá ser feita por intervenientes qualificados, mas as marcas garantem o acesso aos materiais necessários.
A Samsung deu agora esse passo e traz o seu programa de reparação para a Europa, ainda que para uma lista limitada de países. Assim, e por agora, este programa avança na Bélgica, França, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Espanha, Suécia e Reino Unido.
Do que a marca revelou, a lista de equipamentos é ainda limitada e contempla os smartphones das linhas Galaxy S20, S21 e S22. A Samsung ainda adicionou a esta lista alguns dos seus portáteis, como o Galaxy Book Pro e o Galaxy Book Pro 360. Certamente no futuro esta capacidade será alargada a outros modelos.
Os clientes dos smartphones Galaxy da Samsung que desejam fazer reparos nos seus próprios dispositivos podem aceder às ferramentas de que precisam. Aqui estão incluídas peças e kits de reparação genuínos da Samsung, que podem ajudar a prolongar a vida útil dos dispositivos, desde que sejam reparados corretamente.
Para a reparação, vão poder substituir o ecrã do smartphone, bem como o vidro traseiro e as portas de carregamento. No caso dos portáteis terão acesso a sete peças originais da Samsung para fazer a reparação. Isso inclui a frente e a traseira da caixa, o ecrã, a bateria, o touchpad, a tecla ligar/desligar com leitor de impressão digital e os pés de borracha.
Na Europa as peças vão ser vendidas pela 2Service, um fornecedor dos Países Baixos de peças eletrónicas e revendedor autorizado da Samsung. Este programa segue-se ao que a marca já implementou recentemente nos EUA e na Coreia.
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Supondo que quero trocar a bateria.
Quanto custa bateria + kit?
Quanto custa a bateria + serviço numa loja?
Querem, facto, pôr-se a substituir a frente e a traseira da caixa, o ecrã, a bateria, o touchpad, a tecla ligar/desligar com leitor de impressão digital? Não é mais seguro (e barato?) fazer isso numa loja de reparações?
Em garantia? Contacte a marca, a reparacao e gratuita por 2 anos (talvez a bateria seja excepcao)
Custo da bateria + kit? -> Vide pagina da loja (acresce eventuais portes de envio)
Custo da bateria + servico na loja?-> Pergunte na loja.
O que falta saber e se a loja pode ou nao recusar a reparacao do dispositivo se eu comprar as pecas e a loja fazer a reparacao com as minhas pecas.
Esta lei favorece muito quem quer fazer a reparacao pelo seu proprio meio, e de certeza que ha centenas de milhares que estao dispostos a fazer isso. Eu sou um deles (apos garantia expirada)
*(teclado internacional, desculpem qq coisa)
A garantia actual em Portugal (de produtos de consumo) é de 3 anos (e não tem qualquer excepção para baterias).
Depois, claro que as lojas (reparadores oficiais) irão recusar a reparação com peças que não lhes foram adquiridas.
Por fim. Uma reparação “caseira” irá implicar o termino da garantia (se o equipamento estiver ainda dentro dos 3 anos). O que não acontece se for reparado num centro oficial da marca. (Clarifico desde já para não virem com tretas).
Nao necessariamente.
A meu ver, garantia na UE sao 2 anos, agora resta saber como e com as baterias.
Dai, eu so abrir o equipamento apos a garantia.
E se calhar e isso que a UE pretende. Em vez de mandar para o lixo, ter pecas disponiveis para reparacao.
Errado, a garantia (na maioria os países da UE) é já de 3 anos. A garantia internacional (normalmente) é de 1 ano.
Nope, EU 2 anos
“Under EU law, within the legal guarantee period of two years, defective products must be repaired or replaced without any cost to the consumer. ”
https://europa.eu/youreurope/citizens/consumers/shopping/guarantees-returns/faq/index_en.htm
@SergioA
Ok. Não sendo a maioria ver:
Cá ver https://diariodarepublica.pt/dr/detalhe/decreto-lei/84-2021-172938301
Espanha https://cec.consumo.gob.es/CEC/comunicacion/noticias/2022/garantias_2022.htm
De qualquer forma a garantia internacional é de 1 ano.
fixe! melhor ainda!
So conhecia a versao europeia.
Obrigado!
No entanto reparacoes DIY apenas apos a garantia. E e para isso que a lei foi feita.
No entanto podera haver excepcoes, por exemplo abrir o portatil para expandir disco ou ate trocar a bateria (normalmente aparafusada em vez de colada)
E um restaurante pode recusar servir uma refeição levando nós a comida e a bebida?
Se há assim tantos reparadores por conta própria, hão de saber o preço da bateria + kit. Eu não encontrei.
A minha tablet Samsung após o fim da garantia pifou , só para reparar 90 € está lá para um canto.
A proxima logo se vê mas não volta a ser Samsung.
400 € para durar 2 anos
Vale a pena investir os 90 €.