Ford regista patente para bateria externa para usar no tejadilho dos carros elétricos
A chegada dos carros elétricos tem mostrado que as construtoras automóveis conseguem ainda ser criativas nas suas propostas e no que estão a oferecer aos condutores. A Ford mostrou agora isso mesmo com uma nova patente, que permite ter energia adicional em momentos de maior necessidade.
Ter energia é algo naturalmente essencial para os carros elétricos. Ainda que a rede de postos de carregamento esteja a crescer, há momentos e situações em que não é simples alimentar as baterias e recolher a energia necessária para se movimentarem.
A Ford registou agora uma patente que traz algo essencial, mas que ao mesmo tempo é óbvio e que poderá ser uma solução bastante interessante. Quer usar uma bateria extra, colocada no tejadilho do carro para assim alimentar depois as baterias principais do carro elétrico.
Na patente registada, a Ford descreve "uma bateria de reserva para um veículo eletrificado". Adiciona ainda que "mais particularmente, uma bateria de reserva que pode ser montada no teto do veículo eletrificado".
O sistema inclui vários módulos de bateria, um conjunto de bateria de backup (que abriga os módulos), um cabo e uma porta de ligação no topo de um suporte no teto. De acordo com a patente da Ford, o suporte no teto é flexível e pode ser usado para transportar outros itens. Quando o sistema é ativado, os motoristas podem usar o cabo ligar na porta de carregamento para alimentar a bateria do veículo.
O fabricante diz que, em alguns casos, a bateria de backup pode ser vendida como um item de reposição. Pode também ser alugado em outros casos, como antes de uma viagem mais longa por regiões em que os pontos de carregamento sejam escassos ou inexistentes.
Embora o sistema de bateria externa extra possa parecer uma ideia interessante da Ford, este não é prático. Por um lado, existe a questão do peso adicional que o carro elétrico vai transportar. Por outro, há a questão da montagem, novamente associado. Resta saber como a marca vai materializar esta novidade, se algum dia o fizer
Este artigo tem mais de um ano
Basicamente é uma bateria com rodas (de chumbo, para garantir a estabilidade da coisa).
E porque não uma extensão eléctrica de 500 km?
Esta ideia genial é de borla, Ford nem precisa agradecer.
Gasolina e que e
Certamente inspirada nos garrafões de gasolina extra acopoladas às motas quads e UTV’s no Dkar.
Em resumo, inventaram um powerbank grande. Good job Ford 🙂
Reboque-bateria! Outra ideia genial para veículos ligeiros 🙂 quem quiser andar pela Europa toda sem carregar, faz um comboio de reboques-bateria com carregadores usb3.
Esses SUVs já são atreitos a capotar. Subir-lhes o centro de gravidade é mesmo o que eles precisam.
Ora nem mais!
Por isso é que fizeram bem em registar esta patente. Assim são só os deles a capotar.
Ahahah, boa.
Também registaram uma patente para um perfume com cheiro a gasolina direcionado para petrolheads (palavras deles ou das noticias). LOL
E o peso desse pack? Se instalar uma mala de tejadilho para transporte de bagagens num carro alto como este já é um desespero, imagino esta nova invenção. Só com a ajuda de uma grua.
genial, bora lá subir o centro de gravidade de um carro q já é fácil de capotar :p
E para rebocar estão a equipar caravanas com bateria assim o carro pode ir buscar a energia à caravana para utilizar na estrada e quando a mesma está parada a bateria serve para alimentar a mesma…
😉