Porque é que o mercado Cripto deve responder às alterações climáticas?
Talvez já tenha ouvido falar de projetos sustentáveis de empresas de topo em diferentes indústrias, tais como a Dell, Coca-Cola ou Target. Também o mercado cripto não está isento do apelo global aos esforços para mitigar o impacto das alterações climáticas. Existe um desafio atual para que o mercado cripto seja ecológico, que também se estende às negociações de cripto.
O desafio é real
Pouco tempo depois da Tesla investir em Bitcoin, a empresa anunciou que os seus produtos, que incluem carros elétricos, poderiam ser comprados através de criptomoedas. Poderia ter sido desanimador saber mais tarde que o privilégio foi suspenso até que as próprias criptomoedas tivessem encontrado formas de evitar emissões maciças de carbono provocadas pelas suas próprias transações. Elon Musk desafiou então a Bitcoin a adotar um sistema que utilizasse energia sustentável para diminuir os atuais danos ambientais.
Embora a empresa tenha deixado claro que não vai retirar o seu investimento de mil milhões de dólares, o anúncio teve um impacto significativo na Bitcoin, tendo em conta a queda de 5% dos preços daí em diante. Quer tenha sido acidental, o pai das criptomoedas terá de responder ao desafio. Não se pode dar ao luxo de perder uma parte interessada influente que possa ser a força impulsionadora por detrás do seu preço.
As consequências trazidas pelas alterações climáticas superam em muito o interesse das entidades empresariais em ganhar dinheiro. As moedas virtuais não podem ser responsáveis pelos danos irreparáveis para o ambiente. Nenhuma quantidade de dinheiro poderia restaurar a energia que já foi convertida em calor, agora presa na atmosfera. Infelizmente, os recursos naturais, e não como os recursos artificiais, são inestimáveis, por serem finitos.
A mudança é possível
O mercado de criptomoedas conseguiu evoluir ao longo dos anos. Plataformas de negociação lembram-nos que, sob as condições de mercado certas, alta lucratividade significa que pode ganhar imenso em apenas alguns meses de negociação, algo já provado imensas vezes. Lembre-se de como os tokens criptos se transformaram de um mero meio de troca para unidades de investimento. Agora há muitas variedades disponíveis que se adaptariam às exigências de vários investidores. Existem tokens de capital próprio para os interessados em ser co-proprietários de uma empresa cripto, da mesma forma que existem tokens para aqueles que necessitam de uma garantia financeira.
Com vários investidores cripto por perto, tão jovens como sete anos de idade, há muito potencial para o mercado de cripto encontrar uma forma de integrar a energia verde. Nesse seguimento, espera-se que seja construído um caminho sólido na realização de marcos para um crescimento sustentável.
Embora a mudança envolvesse um grande investimento, tudo indica que os retornos a longo prazo fossem positivos. As infra-estruturas verdes são dispendiosas, mas são a única opção disponível para o planeta prosperar juntamente com o negócio de cripto. Além disso, o mercado de cripto não existe no vácuo.
A linha do tempo começa agora
O tempo não pararia simplesmente para aqueles que não conseguissem acompanhar a tendência de ritmo acelerado que se verifica. Foi em 2015 que os líderes mundiais se reuniram para o Acordo Climático de Paris. O acordo sublinha a responsabilidade partilhada de manter a temperatura global sob controlo para não sofrer a ira da natureza quando for demasiado tarde para tomar medidas.
A Ethereum, por exemplo, já tomou a iniciativa ao fazer a mudança histórica de operações de cripto convencionais para operações de cripto sustentáveis. A Ethereum terá lançado a sua maior atualização chamada "The Merge", com uma redução de ~99.95% no consumo energético. Esta será a principal vantagem contra as suas congéneres no mercado. Um plano ambicioso que já está em curso.
Claro que ninguém gosta de ficar para trás na corrida cripto. O "The Merge" da Ethereum seria uma mudança de panorama para as criptomoedas em geral. Seria preciso mais do que eficiência e conveniência para ganhar o jogo quando as regras já foram alteradas. E nada é esculpido em pedra para um mercado em constante evolução.
Conclusão
À medida que o mercado cripto continua a expandir-se, há também preocupações crescentes sobre o impacto das suas operações no ambiente. A necessidade de responder aos desafios das alterações climáticas é real, iminente e oportuna. É por esta razão que as criptomoedas terão de assumir a responsabilidade de finalmente se tornarem verdes.
Este artigo tem mais de um ano
“À medida que o mercado cripto continua a expandir-se” … e a contrair-se. Hoje a BTC caiu 5,8% (13,5% no último mês) e está nos $ 25.600 (cotação Google Finance)..
Teve impacto a acusação da SEC à exchange Binance e ao seu CEO.
“Através de 13 acusações, alegamos que Zhao e a Binance se envolveram numa extensa rede de enganos, conflitos de interesse, falta de divulgação e evasão calculada da lei”, disse o presidente da SEC, Gary Gensler, em comunicado.
No que diz respeito ao bitcoin, é um não problema.
No que diz respeito aos ativos cripto, não respondo.
Automóveis devem mudar para elétricos pois é bom para o ambiente
BTC usa eletricidade, deve levar sanções porque está a consumir energia a mais…
Quando os automóveis tiveram uma grande % de elétricos a circular, o que irá acontecer? Bloqueio ou taxas a quem consumir mais?
Contradições macabras 🙂
Como ja digo aqui há muitos anos, estamos a meter todos os ovos no mesmo cesto
Bem, não é um pouco de eletricidade a mais.
A Etherium migrou do modelo “proof of work” (PoW, prova de trabalho) – que a BTC mantém, para o modelo “proof of stake (PoS, prova de participação). Em pouco tempo reduziu consumo de energia elétrica da rede em 99,9% .
Eu se fosse a ti depositava toda a minha confiança nessa rede.
Vai em força meu amigo.
Eu? Não ponho dinheiro em criptomoedas.
Se, para além do que já aconteceu com exchanges, a principal exchange do mundo, a Binance, foi agora acusada de trafulhice em larga escala – é ambiente que não merece confiança.
Mas registo a diferença entre a principal criptomoeda (BTC) e a segunda (Ethereum) no consumo de eletricidade, derivada da alteração do protocolo de validação/mineração. Não sei se deste conta, mas a tua pergunta significa que o protocolo adotado pela Ethereum não é seguro.
exchanges nao sao crypto!! a coinbase foi acusada das mesmas coisas !! a SEC aprovou a coinbase na bolsa agora diz que fazem merda ! a SEC que avacalhar o mundo crypto mas eles é que vao ser os mais sacrificados!
A Coinbase não foi acusada das mesmas coisas. Há uma parte comum às acusações que a SEC tem feito a outras exchange, incluindo a Binance – “de operar a sua plataforma de negociação de ativos criptográficos como uma bolsa de valores, corretora e agência de compensação nacional não registada. E não registrar a oferta e venda de seu programa de staking-as-a-service de ativos de criptográficos”.
A acusação à Binance e ao seu CEO é muito mais extensa e a que não tenho dúvidas em chamar trafulhice generalizada:
https://www.sec.gov/news/press-release/2023-101
Quanto ao pessoal que quer que a SEC se afunde, a questão é que a regulação é essencial para o capitalismo, de que as crypto fazem parte. A regulação está a aumentar e não é só nos EUA. As criptomoedas, que são úteis em certos casos, essencialmente são meios para os super-ricos explorarem os pobres. Sem regulação é um “far-west” em que os pobres se iludem que podem ficar riscos, sem pensar que podem ficar sem nada.
Hipocrisia é a substância da moral pública.
Quem vais ser responsabilizado pelos impactos ambientais responsáveis pelas guerras que se praticam por este mundo fora, os governos?
Quer coisa pior para as questões ambientais que essa guerra suja estúpida e os gastos militares extratosféricos na Ucrânia?
Diria mais …
A Hipocrisia é a substância das elites irresponsáveis e sem escrúpulos que nos governa e que em tudo vê negócio e que o povinho idolatra …
O problema das “pirâmides”, lobby’s potência a mesma e a cartelização drenam os paises e os seus Estados, levando os mesmos a tratarem pior que mal as suas populações que são a força de trabalho…