Os três carros 100% elétricos da BYD disponíveis em Portugal
A entrada da BYD em Portugal veio alargar a oferta de carros elétricos, mas esta fabricante é ainda desconhecida para muitos. Vinda da China, trouxe para o nosso país três modelos 100% elétricos.
A BYD - Build your Dreams) chegou a Portugal com 3 modelos 100% elétricos, que já podem ser encomendados. Foi em 2008 que lançou no Salão Automóvel de Genebra o 1º PHEV de produção em série do mundo e, atualmente, é a única fabricante automóvel que já não produz qualquer carro a combustão.
Em Portugal, são três os veículos disponíveis, um SUV dinâmico, o BYD ATTO 3, um SUV familiar de 7 lugares, BYD TANG, e um sedan, BYD HAN.
BYD ATTO 3: o primeiro modelo para o mercado europeu com a e-Platform 3.0
O BYD ATTO 3 é a mais recente novidade da marca, um SUV compacto que utiliza a linguagem de design "Dragon Face" da BYD como uma ponte entre a cultura chinesa milenar e os gostos europeus modernos.
O SUV do segmento C da BYD foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar um desempenho otimizado, bem como uma experiência de condução única. Para isso, é alimentado por um motor de 150 kW/204 cv/204 bhp, 310 Nm de binário capaz de acelerar dos 0-100 km/h em 7,3 segundos.
Estes valores, combinados com o desempenho da Blade Battery, permitem um consumo de combustível de apenas 15,6 kWh/100 km em ciclo combinado e uma autonomia de até 565 km1 em ciclo urbano e 420 km1 em ciclo combinado (WLTP).
O BYD ATTO 3 é também o primeiro SUV a ser construído com a inteligente e-Platform 3.0 da BYD. Esta plataforma integra a bateria no chassis, o que proporciona, não só, uma maior rigidez estrutural e uma segurança de colisão significativamente melhorada, como também baixa o centro de gravidade, aumenta o dinamismo, reduz o peso global, permite carroçarias mais baixas com melhores taxas de penetração aerodinâmica e saliências mais curtas para maximizar a habitabilidade.
Outro dos elementos característicos da BYD é a Blade Battery, fabricada em fosfato de ferro-lítio (LFP), que dispensa o cobalto, oferecendo maior segurança, resistência e durabilidade. Tornou-se uma verdadeira referência em termos de segurança, demonstrando-o com a obtenção da pontuação máxima (5 estrelas) nos testes Euro NCAP.
O BYD ATTO 3 está disponível em duas versões, ambas totalmente equipadas e com uma vasta gama de equipamentos de série. A versão Comfort dispõe de carregamento bidirecional (V2L), teto de abrir panorâmico, regulação elétrica dos bancos dianteiros, sistema de navegação, estofos em pele vegan e um ecrã táctil central rotativo de 12,8 polegadas. O seu preço é de 41.990€. A versão Design topo de gama acrescenta a porta da bagageira elétrica, um sistema de purificação do ar condicionado e um ecrã de 15,6 polegadas, com preço de 43.490€.
BYD TANG: um SUV familiar que se destaca pelo seu espaço e dinamismo
O BYD TANG oferece um conjunto único, capaz de conjugar duas características que, à primeira vista, parecem ser totalmente antagónicas: um habitáculo espaçoso com capacidade para 7 passageiros e um desempenho extraordinário, segundo indica a BYD.
Com um design distinto, caracterizado por uma linha de tejadilho alongada e linhas características, o BYD TANG representa a combinação perfeita de elegância, sofisticação e dinamismo.
A sua essência premium está também presente no seu interior, com um habitáculo revestido de materiais e acabamentos que refletem uma elevada qualidade aliada à mais avançada tecnologia. No painel de bordo, o ecrã multimédia de 12,8 polegadas é o centro do TANG.
O grande SUV da BYD beneficia das vantagens da Blade Battery, que neste caso oferece uma capacidade de 86,4 kWh. Graças à utilização de LFP (fosfato de ferro-lítio), esta bateria oferece maior segurança, resistência e uma vida útil mais longa do que as baterias de lítio.
O sistema de propulsão do BYD TANG tem dois motores, um em cada eixo, desenvolvendo uma potência combinada de 380 kW/517 cv e 680 Nm de binário, com uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,6 segundos.
O BYD TANG, na sua versão única Flagship, tem uma gama completa de equipamento de série e está disponível no mercado português por 72.570€.
BYD HAN: uma nova referência entre as berlinas de performance
O BYD HAN é o porta-estandarte da gama da BYD para o mercado europeu. Combina o conforto com o desempenho de topo e um equipamento de série impressionante.
O seu design apelativo e premiado caracteriza-se por linhas elegantes e estreitas que, graças a elementos como os puxadores das portas embutidos, permitem alcançar uma eficiência aerodinâmica sem igual; com um coeficiente de atrito de 0,23.
O seu interior luxuoso oferece aos ocupantes estofos em couro Nappa perfurado e um painel de instrumentos revestido a couro preto. Os passageiros dos bancos traseiros beneficiam de um ecrã multimédia de 7 polegadas integrado no apoio de cabeça central, que lhes permite controlar o sistema de climatização, acionar o teto de abrir panorâmico ou escolher entre 31 tonalidades de iluminação ambiente disponíveis.
Tal como a restante gama, o BYD Han beneficia de todas as vantagens em termos de habitabilidade, segurança e rigidez torsional garantidas pela Blade Battery, bem como de uma autonomia até 662 km 1 em ciclo urbano e 521 km em ciclo combinado. Os dois motores elétricos e o sistema AWD desenvolvem em conjunto uma potência máxima de 380 kW/517 cv, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos. O BYD Han tem um preço de 72.570€.
A BYD é o único fabricante de automóveis que projeta e fabrica o sistema completo de motores elétricos, baterias, transmissões eletrificadas, unidades de controlo e semicondutores.
Este artigo tem mais de um ano
Sendo chines bem que podem ficar com eles 😀
Em Shenzhen (China) vê-se muitos BYD Han. Muito bonito!
Faz-me pensar como conseguiu a Porsche lançar o Taycan com um visual bem abaixo.
Chinês e com esses preços?? No thanks
Adoro a malta que ainda nem a marca chegou mas já metem o selo só por ser chinês… Enfim
Deixem chegar, a malta comprar, avaliar, fazerem testes, reviews e depois tirem conclusões… Há muita coisa que têm que vem de lá ou é feita lá e não morreram por causa disso!
Como é que a Salvador Caetano conseguiu pegar num carro a custar 30 mil euros (já com lucro) e transforma-lo num carro de 42 mil euros! É mesmo à empresas Portuguesas! Incrível! Estamos aqui, estamos a ir comprar carros novos ao estrangeiro!
Tugas medrosos, nem nome verdadeiro para colocar para comentar
SEM o a riqueza alheia, a Europa vai ruir!
Será que Portugal vai criar sua marca de carro em nível internacional para se orgulhar
É simples, comissão e despesas de importação, comissão do vendedor e IVA, não se esqueça dos 23% de IVA
Para quem critica as marcas chinesas e os seus preços: e se falarmos do novo Smart eléctrico, o Smart #1? Supostamente seria um carro desenvolvido pela Mercedes, certo? Mas não, o design poderá ser da Mercedes, mas todo a parte técnica e tecnológica do carro é da responsabilidade da Geely (chines). Lembrem-se que os chineses ganharam competências no mundo automóvel com participações significativas em marcas de renome, assim como após aquisição de marcas de renome. Assim rapidamente: Lotus e MG (agora marcas chinesas), BAIC (participação no grupo Daimler/Mercedes-Benz), Volvo, Geely (joint-venture com a Mercedes-Benz)…
https://zgh.com/smart/?lang=en