Não procure mais, o seu carro elétrico já está a caminho
Quem não quer um carro elétrico barato e fácil de conduzir? E fácil de montar? Ficou confuso? Bom, isto dos carros já parece aquele negócio de vender móveis às peças e incentivar ao "faça você mesmo". Como tal, uma empresa fabricante de automóveis lembrou-se do seguinte: se quer um carro barato, monte-o. Tome lá as peças, sim, estão aqui 4 rodas, as portas, volante, motor e outros componentes, agora faça um carro. Bons passeios!
Vender um carro elétrico barato tipo Ikea
A Luvly sabe que os carros elétricos não são baratos. Especialmente se o processo levar a viatura até ao concessionário, com todas as suas rodas, portas e controlos disponíveis. Como? Sim, não estamos a falar de entregar um carro com funções limitadas devido à falta de chips, estamos a falar de receber um carro funcional com todos os seus componentes disponíveis.
Esta empresa sueca criou uma nova forma de enviar os seus carros elétricos a um preço muito em conta: em peças. A ideia é que, empilhadas juntas, as peças ocupam muito menos espaço do que um veículo que já tenha sido montado. Então, porque não enviá-lo para o seu destino desta forma?
Dentro desta caixa, tem o seu carro
O Luvly 0 é um carro muito simples. Tem 2,70 metros de comprimento, 1,53 metros de largura e 1,44 metros de altura. A carroçaria é montada num motor elétrico e bateria que promete um consumo de 6 kWh/100 km, um alcance até 100 quilómetros e uma velocidade máxima de 90 km/h. Tudo isto perfaz um total de menos de 400 kg.
O objetivo é vender este tipo de carro elétrico por 10.000 euros. Claro, no método tradicional, há custos pelo meio. A distribuição não é grátis. Agora, com menos espaço ocupado, o preço pode ser bem mais em conta.
Portanto, num contentor com capacidade para quatro carros, eles são capazes de transportar as partes de 20 veículos. No destino, o carro é montado por oficinas que têm acordos com a marca.
Neste momento, o seu site não indica para quais países ou regiões podem ser enviados, nem que oficinas fazem parte do seu programa.
Os clientes irão também participar desta tarefa de montar o carro. A bateria é da responsabilidade do proprietário. Esta pesa 15 kg e é amovível. Possivelmente será como a de algumas bicicletas elétricas urbanas, retirar a bateria para a carregar numa tomada doméstica.
A Luvly deve estar ciente das reticências que o seu produto pode suscitar. De facto, uma das primeiras respostas que encontramos no seu site está relacionada com a segurança do veículo. De acordo com eles, o Luvly é completamente seguro e foi "concebido com tecnologias de carros de corrida" em termos de absorção de choques.
Todos querem cortar nos custos intermédios
A redução do tamanho do produto enviado pode ser essencial para a viabilidade ou poupança de uma empresa. O custo da distribuição é tal que, por exemplo, algumas marcas chinesas estão a comprar os seus próprios navios para controlarem todo o processo por elas próprias.
Lembram-se da Apple ter eliminado o carregador do iPhone? Pois bem, isso permitiu redesenhar a caixa e colocar até 70% mais telefones na mesma palete. A Apple também disse que com isso poupou "2 milhões de toneladas métricas de emissões de carbono por ano".
E é esse também um argumento usado pela Luvly. Apesar da empresa não fornecer tais detalhes, também afirma que o seu produto é mais sustentável, distribuindo-o desta forma.
Este artigo tem mais de um ano
O conceito de Kit Car já existe…
HAHAHAHA….
Pronto,já tenho carro.Kkk… 🙂
uma pessoa que eu conheci , comprou um avião de montar, …posso dizer que voei nele como passageiro …..
10.000€ por um “mata velhos” ? Fonix !
Kkk, parece uma banheira ambulante. Carro sem o parachoque na frente e a tras fica muito feio. Mas pelo ao menos ficaria mais leve o peso do carro total
Que tal, usasse impressora 3D que se replicasse suas partes para ficar mais barata e ainda imprimisse partes de um carro e juntasse como se fosse lego. So sei que o pessoal cobra muito caro nos cartuchos/refil de plastico dessas impressoras 3D
Carros iguais esse de tao leve 400kg e baixo gasto de 6 kWh/100 km que devem compensar instalar painel solar no teto de fabrica. Pelo ao menos deve ser melhor que a Kombi nova 2024 , em ganho por dia (10km)
10000€ Para o carro apresentado, não é assim tão barato! Temos a Citroen já montado ( e apesar de feio) mais bonito por menos dinheiro.
Verdade mas faz metade dos km, isto sem saber quantos lugares este tem…
Tens o Renault Twizy por 7500 e tb já vem montado e faz os mesmos kms que esse anuncia!
7500? O dobro!
A EuroNCAP vai ter muito que varrer nos testes de colisões deste Lego…
Mas qual EuroNcap, isto é carro em kit, ideal para pessoal sem carta, logo limitado a baixas velocidades, como os tradicionais mata velhos, para encartados, isto é um mero brinquedo…
Naah.
Com o impacto é projetado na totalidade para o contentor do lixo no exterior do pavilhão.
São ideias destas, que continuam a denegrir a mobilidade eléctrica.
E a segurança!? Expliquem lá como é que esta coisa, passa nos crach testes.
Para a segurança poderia pensar-se num sistema de explosivos que simultaneamente accionasse um airbag na traseira a proteger o carro e causasse graves danos ao SUV que lhe batesse na traseira. Só isso era altamente dissuasivo e bastava para o proteger da ameaça dos SUVs de 2 toneladas.
O negócio dos traficantes de SUVs é vendê-los com 2 a 2,5 toneladas com margens suculentas, sempre acima dos 60k euros. E quem não tiver para lhos entregar não tem acesso à mobilidade eléctrica, decidiram eles. Isto representa um sério revés nos planos deles e vão fazer tudo ao alcance deles e vão fazer tudo ao alcance deles para o torpedear.
A questão é quantos mercedes tem o trabalhador que pagar ao patrão para conseguir comprar um “carro” destes? andam a gozar com as pessoas.
Se calhar está na hora de virares patrão.
Como assim? Virar patrão no churrasco, como quem vira frangos ou leitões?
Convém ser um patrão numa das PPP
É preferível comprar um carro elétrico já montado e pronto a andar. 10000€ chega para dar de entrada num Carro elétrico.
E para comprar um a gasolina a pronto!
O Squad Solar City Car riu-se, modelo “topo” de 9300€ com painéis solares, baterias amovíveis 100km de alcance, AC.
https://www.squadmobility.com/squad#specs
Infelizmente , e pelas fotos, acho que o carro é mais pequeno que eu.
Não estou a ver conseguir entrar ali facilmente e se entrar o carro fica logo de lado…
Enfim…
Vale mais o da Silence, mais bonito e pratico. https://www.acp.pt/o-clube/revista-acp/atualidade/detalhe/novo-modo-de-andar-na-cidade-e-silence-s04
Mais vale é uma bicicleta elétrica e uma capa para a chuva