Afinal, os carros elétricos incendeiam-se facilmente?
A venda de carros elétricos tem crescido significativamente o que tem levado também a que muito se escreva sobre este novo segmento de mobilidade elétrica. Com toda a "artilharia" de baterias, será que os carros elétricos incendeiam-se facilmente?
Em cada 100.000 automóveis registaram-se 25 ocorrências em carros elétricos
Quando se pensa em comprar um carro elétrico, as preocupações e questões serão certamente várias. Pelo facto de ser um elétrico há a necessidade de o carregar com alguma frequência. É verdade que as manutenções são bem mais simples que as dos carros a combustível, mas há quem também debata as infiltrações de humidade no sistema elétrico que poderão elevar um risco de incêndio. Mas será mesmo assim?
O artigo “Hurdle to Broad Adoption of E.V.s: The Misperception They’re Unsafe” publicado no The New York Times e referenciado pelo ACP, aborda a perceção da falta de segurança dos carros elétricos. De acordo com a publicação, esta avaliação torna-se sobretudo enviesada pela grande atenção mediática direcionada para os incêndios nestes carros.
Já o estudo da AutoInsuranceEZ, refere que o risco de incêndio dos automóveis 100% elétricos não é superior ao dos carros convencionais — bem pelo contrário.
Em cada 100.000 automóveis, registaram-se:
- Veículos híbridos: 3.475 ocorrências
- Veículos com motor de combustão: 1.530 ocorrências
- Veículos 100% elétricos: 25 ocorrências
Segundo o ACP, o risco de incêndio é cada vez mais diminuto, devido aos esforços empreendidos nos últimos anos para o reforço da segurança dos carros elétricos. A construção das baterias prevê a proteção da sua integridade em casos de choque ou embate.
A tecnologia dos modelos mais recentes permite interromper o fluxo de energia entre a bateria de alta tensão e o restante sistema eletrónico, no preciso instante em que se deteta uma anomalia. Quando se abordam os principais perigos deste tipo de carros, há um conjunto de fatores a mencionar como, por exemplo, a proteção contra a humidade, sobreaquecimento, riscos para os peões, entre outros.
Este artigo tem mais de um ano
Mais areia para os olhos.
Não é areia.. Um carro a combustão com uma fuga de óleo de motor, numa viagem grande facilmemte se pode incendiar. Só quem não percebe de mecânica é que não sabe
Até porque são a combustão, a combustão já faz parte deles. Lool
Há 3meses atrás aqui seriam 7 intervenientes a dizer “eu bem dizia, os Electricos são uma porcaria, os fumarentos é que são bons”, agora é só um a dizer “mais areia para os olhos” … a oposição está a definhar eheh
Compreensível…
Vistas bem as coisas os VE são melhores em (quase) todos os sentidos.
Basta apenas corrigir a autonomia, degradabilidade e rapidez de carregamento e o veículo a combustão torna-se obsoleto em todos os níveis.
Concordo, e enquanto isso não acontece mantenho um diesel e um híbrido self charge no meu espólio e o eléctrico continua de fora.
Não espere milagres, vai haver mais autonomia, na base de baterias mais leves e também mais baratas, mas a velocidade de carregamento tem limites por causa da amperagem necessária e correspondentes grossura de cabos necessário.
Penso que. Carregamentos inferiores a 20 minutos serão muito difíceis de obter
Eu tenho um 100% elétrico, mas também um diesel.
E quando existir no mercado alternativas equivalentes, descarto o diesel na primeira oportunidade.
Já para mim, híbridos vão ficar sempre de fora pois apesar de possuem vantagens dos dois, também possuem as desvantagens…
+1000
Em cada 100.000 unidades, 25 era Veículos Elétricos e 1.530 eram a combustão.
Aceito esse risco de bom grado.
Ainda este ano estava um carro a combustão a arder no meio da VCI…
Os veiculos que ardem têm todos a mesma idade?
Ainda há uns anos onqie não faltava era Mercedes a arder devido ao sobreaquecimento do filtro de particulas
Também os Mercedes novos andavam a arder devido a um tubo do ar condicionado mal posicionado que sobreaquecia e ardia.
O que podemos compreender é que a idade do veículo é uma variável não correlacionada com o problema. No entanto devido à boa assistência técnica das marcas os mais novos são chamados para resolver o problema evitando assim danos maiores enquanto que os mais antigos não.
Mas mesmo que fossemos todos leigos basta o exercício mental de pensar qual o tipo de veículo mais propenso a incêndios: Um veículo com mais de 1000 partes amovíveis que sofrem desgaste, onde basta uma dessas partes ter um defeito ou sofrer um desgaste excessivo ou até mesmo pela validade dos próprios componentes que necessitam de ser substituídos (como tubos e mangueiras), num ambiente de altas temperaturas onde são realizadas explosões controladas ou num veículo sem muitas partes amovíveis onde apenas a fraca proteção contra a humidade ou ação mecânica – como a perfuração – pode levar a que esta se incendeie?
Quanto mais recentes a combustão, pior, até porque os dados até mostram que os híbridos são os piores, esses são bem recentes.
Os híbridos óbvio que são mais propensos a incêndio porque juntam dois componentes que podem incendiar: A Bateria e o Motor a Combustão…
Se juntas dois elementos de risco, o teu risco geral aumenta.
Exacto, o risco aumenta com a complexidade dos sistemas, até porque está tudo muito mais “apertado”.
A BMW solicitou a recolha em 2018 de 1.6 milhões de veículos a gasóleo produzidos entre 2010 e 2017 por terem risco de incêndio.
Portanto presumo que ardessem carros fabricados entre 1 e 8 anos…
+1
2023 – https ://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/carro-em-chamas-condiciona-transito-na-vci-no-porto-sentido-freixo-arrabida
2022 – https ://www.cmjornal.pt/multimedia/videos/detalhe/carro-totalmente-consumido-pelas-chamas-arde-na-vci-no-porto
2021 – https ://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/carro-ardeu-na-vci-e-condiciona-transito-no-sentido-arrabida-freixo-14222496.html
2020 – https ://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/carro-incendeia-se-apos-acidente-e-corta-vci-na-zona-da-prelada-11998386.html
2019 – https ://www.jn.pt/local/noticias/porto/porto/fogo-destroi-bmw-na-vci-junto-ao-estadio-do-dragao-11059758.html
a culpa é da VCI. deviam investigar
O problema é o transito:
Longas filas de transito todos os dias no para-arranca, naturalmente os carros sobreaquecem.
Os carros apenas sobreaquecem se tiverem um problema no sistema de refrigeração! Pouco importa que sigam a 200 ou no pára-arranca. E mesmo assim essa possibilidade não é causa de incêndio conclusiva, o mais certo é que implique uma avaria grave o motor se o condutor for um distraído!
Um carro a combustão tem tudo para incendiar, dai incendiarem muito mais, desde o motor ter partes a trabalhar a altas temperaturas, filtros de partículas, catalisadores, complexos sistemas eletrónicos com fios por todo o lado, enfim uma grande salganhada de coisas que incendeiam.
Tudo não tem de certeza. Não tem baterias de lítio sensíveis ao mínimo toque no trânsito ou a uns pingos de água salgada que imediatamente, 1 semana, 1 mês… causam do nada um curto-circuito e o resultado não é agradável de se ver, o desencadear duma reação em cadeia chamada fuga térmica, que pode atingir os 1.000º seguida de uma explosão e/ou incêndio incontrolável que pode mandar a familia inteira para a quinta das tabuletas e o carro para a sucata!
Ena, agora já sao pingos, ainda há bocado era com tornados.
Ena que drama , uiii, eu pensava que chamavam combustível a algum que foi feito para arder depressa.
Enfim, quando não dá para mais inventa.
Hidrogenio é que é bom. Loool
Se quer lógica argumentativa, aceito discussão, A argumentação está tratada mas falta a parte da lógica…
Para si as baterias são suscetíveis de arder se sofrerem corrosão provocada por água salgada. Aceito, água salgada é bastante corrosiva. No entanto para si os veículos a combustão são imunes a corrosão perante o mesmo tratamento… esqueceu-se dessa parte?
Se submergir dois veículos independentemente do tipo de sistema de propulsão, o mais lógico é que os dois sofram corrosões
graves o que pode originar a falhas catastróficas. Um tubo do combustível por exemplo pode perfeitamente corroer originando um incêndio da mesma forma como pode corroer uma bateria…
A sua argumentação aplica-se aos dois casos e não só a um caso.
Quanto ao aquecimento dos veículos:
É verdade que os sistemas de refrigeração dos veículos são preparados para os arrefecer…. Óbvio. No entanto os veículos a combustão são compostos por várias peças e com a trepidação do veículo, agitação do motor, dilatação e contração devido ao aquecimento/arrefecimento sistemático, essas peças tendem a ganhar folgas. Como é um conjunto vasto de peças – cerca de 1000 – e o mais ligeiro erro – seja na produção do veículo ou na sua manutenção – podem estar na origem de um incêndio.
Aliás é fácil de calcular: Se existir uma probabilidade de 0,001% de existir uma peça mal encaixada/apertada/defeituosa em cada 1000 peças dá 1.
Se quer argumentar a favor dos carros a combustão, esteja à vontade, agora não use falácias argumentativas pf…
*0.001% em 1000 peças a cada 100 veículos.
@JL o tornado não traz água. O tornado em si são ventos fortes e se passar junto à orla marítima, que foi o caso, é capaz de empurrar a água do mar em direção aos paredões da costa e causar inundações em áreas baixas.
Nós por cá assistimos a esse fenómeno, e não é preciso um tornado. Basta passar na Marginal em dias de maior agitação marítima e o mais certo é levar-mos um duche de água salgada. Muitas vezes acontece na baixa de Lisboa, na Madeira e Açores e os carros normais não sofrem com isso. Claro que convém retirar o salitre na 1ª oportunidade pq bem não faz. Os donos dos eleKtros pensavam que nos seus carros era igual. Mas estavam enganados ou no mínimo mal informados.
O que se passa com os eleKtros é que estes têm uma deficiência qq no que concerne ao tratamento anti corrosão, pelo menos na zona mais critica e suscetível de poder vir a causar problemas.
@Realista,
Talvez lhe tenha escapado, portanto repito:
Carta às marcas de BEV’s:
https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZYVg-PQh1EE5KRCg?e=bS0A9Y
Carta ao Secretário dos Transportes:
https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZXnaQhQ-3ZGVnwrg?e=nNTW4L
Bla bla bla bla
O que aconteceu foi inundação, está lá escrito.
Não parecem estar inundamos a não ser pela água dos bombeiros!
https://youtu.be/X5NiWJcyrwI
Pois, sabe que a água do mar vem e volta, para onde veio. Lool
lool estava a pensar o mesmo. Será o mesmo carro?
Se vires as fotos/imagens são Peugeot, Mercedes, BMW, Renault…
Sem dúvida que como diz o @deepturtle a VCI deve ser investigada urgentemente!!!
A culpa é da gravidade.
Não me lembro agora onde vi, vou procurar, em Portugal ardem em média 7 carros por dia. Já nos Estados Unidos são cerca de 500 todos os dias.
Nota:
O estudo é por cada 100.000 unidades vendidas de cada tipo de carro…
É importante salientar isto.
Quando se andava de carroça ouve muitos a dizer enquanto houver carroça não comprarei um automóvel ” coisa do demónio “
Também era interessante saber qual a percentagem dos veículos a combustão eram a gasolina, por norma o diesel energeticamente é menos eficiente.
No campeonato do mundo de Moto E, a primeira prova teve de ser adida porque uma das motas ao carregar durante a noite pegou fogo e insidiou as outras motas todas, se repararem os fogos residenciais em Portugal são provocados por curto circuitos.
Também saber se os incêndios nos VE foram provocados apos acidentes ou em carregamento.
Bom ponto de vista.
Mas também na China existem relatos que uma das maiores construtoras, a BYD, está a ignorar protocolos de segurança e muitos dos seus veículos elétricos incendeiam-se do nada. No entanto como é na China as informações são abafadas com facilidade mas os rumores apontam que a maior parte dos incêndios em VE na China estão a acontecer com este fabricante, o que leva a crer que está a vender carros sem alguns protocolos de segurança.
Na primeira foto está um Tesla a arder, na parte da frente, mas as baterias não são na traseira?
São por baixo. Raros são os incêndios que começam na bateria.
Que são por baixo eu calculei, mas é central?
Eu fiz a pergunta porque tinha a ideia que fosse na traseira e como o fogo é à frente a probabilidade de ser da bateria é quase nula.
Sim, entre o eixo dianteiro e traseiro, fora do habitáculo e num compartimento próprio.
Imagem fraudulenta.
As máfias dos carros em 2a mão, fazem de tudo para que haja um medo dos elétricos, assim o negócio deles continua bem.
É um pouco vago, em que situações é que os carros pegaram fogo, em acidentes? Simplesmente quando estacionados e sem funcionamento já a algum tempo? A idade dos mesmos também conta entre outras variáveis.
Mesmo que se saiba tudo isso, que é importante para se promover mais desenvolvimento em segurança, os números estão lá.
alem das baterias e incendiar-se e terem poucos ou nenhum lugares para carregar o carro facilmente tem um mais algum problema mais grave nos carros electricos
Agora em português ?
É evidente que há uma necessidade muito grande de branqueamento por parte desta nova industrias sem escrúpulos, não hesitando em comprar publicações e depoimentos favoráveis, caso necessário . Isso está mais que visto.
Inegável é que os eléctricos até ardem sozinhos, tipo geração espontânea! E ardem muito!
Não deves ter lido a mesma notícia que nós aqui para dizeres isso…
Arder sozinhos e arder muito só me trás a memória os Mercedes que andavam com a mania de ser fogueira fosse onde fosse… Até um coitado teve a casa a arder por ter estacionado o carro na garagem e era um Mercedes semi novo…
E quem arde mais é quem os critica constantemente porque está febril…
Ardem ? Provas disso ?
Ou será que prefere que dissessem o contrário ?
Tenho por lá 3 e nunca arderem, os meus 2 a combustao que tive antes, um incendiou em andamento, e outro após ter parado em frente a casa, passados uns minutos começou a deitar fumo, ainda foi possível apagar.
Portanto segundo a minha experiência. Os a combustão ardem todos, e os a combustão nenhum arde.
@JL, @Realista e @Rui;
https://pplware.sapo.pt/motores/empresa-norueguesa-de-transporte-maritimo-proibe-carros-eletricos-a-bordo/
“empresa marítima do país decidiu proibir o transporte de veículos elétricos e híbridos nos seus navios. Segundo a Havila Voyages, estes estão propensos a pegar fogo.”
Onde é que dizem que são superiores ? ou não quis ler a razão de terem proibido ?
Estão proibidos porque são mais perigosos. Os combustão embarcam agora e desde sempre!
Os BEV nem chegaram a aquecer o lugar exactamente pq são um perigo!
Veja o caso da Florida e da preocupação do seu Senador Rick Scott em relação a esta matéria:
Carta ao Secretário dos Transportes:
Carta às marcas de BEV’s:
https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZYVg-PQh1EE5KRCg?e=bS0A9Y
Carta ao Secretário dos Transportes:
https://1drv.ms/b/s!AvwLJVpLF7bcq9ZXnaQhQ-3ZGVnwrg?e=nNTW4L
E sabe o porquê destas preocupações?
Eu explico:
-Houve vários relatos de veículos elétricos que se incendiaram após terem tomado contacto com água salgada. Tendo se verificado que esses incêndios são extremamente perigosos .
-Essa ameaça emergente forçou os bombeiros a desviar recursos de furacões para controlar e conter esses incêndios perigosos.
-Muitas casas que resistiram ao furacão, sucumbiram para sempre aos incêndios causados por VEs que entraram em combustão espontaneamente.
-Vários incêndios de BEV dados como dominados, voltaram a reacender-se até 6 dias após o 1º incêndios-
Chega ou quer com mais molho?
Vc ouve falar disto nos média com o destaque que estas situações mereciam? ? Ambos sabemos que não ouve e sabe pq não ouve? Pense!
Por agora repito os conselhos que já lhe tinha dado:
1ºSe mora na AML evite circular na Marginal.
2º Se tem um barco, qd chegar a altura de o meter a água, alugue um carro a combustão!
Errado, estão proibidos porque não têm sistema de extinção preparado para esses, está lá escrito, leia novamente.
Não aquecem nesses aquecem noutros, até porque esses navios são eléctricos, que estranho…..
Eu vejo apenas 2 comunicações a pedir dados sobre os protocolos de segurança destes veículos, que mais ?
Não, para inventar já temos cá muitos. lol
Entende agora porque é que a tesla monta as novas baterias protegidas com aquela selante cor de rosa ?
Tem ai a resposta aos pedidos do Ricky.
E ainda: agora fiquei curioso, como vamos fazer com os a hidrogénio ?
LOOOL
Olhe, acabadinho de chegar à redação:
Portanto…..
https://ibb.co/zbXDkpX
Vc é mesmo vesgo.
Ele está e vai pedir responsabilidades sobre as desgraças causadas pelos carros elétricos. Tanto ao ministério dos transportes como à Industria ! Aos 1ºs por incuria, aos 2ºs porque enganam e/ou não alertam/esclarecem os Clientes que acham que os carros são seguros depois de entrarem em contacto com água salgada.
Clarinho como água doce!
Acabadinho de chegar? É substituir a ficha que está na altura!
Olhe casos dia sim, dia dia é tipo o do link abaixo:
https://www.jn.pt/local/noticias/porto/felgueiras/homem-morre-carbonizado-em-tesla-que-se-incendiou-apos-despiste-em-felgueiras-13157645.html
Felizmente a namorada seguia numa viatura mais atrás. Assim só se estragou uma casa!
E incendiou porquê? Porque bateu num post de eletricidade ?
Acabadinho de chegar porque é um recall que saiu há pouco tempo e estão a ser chamados.
Curioso, quando até as marcas admitem que se incendeiam espontaneamente, atenção que também nos ev.
Errado, ele está a relatar o caso é a fazer perguntas, onde leu que estava a pedir responsabilidades ?
Então mas se a maioria dos que arderam eram TESLA mau….
Esse selante cor de rosa deve ser inflamável
E viu algum tesla model 3 e y ?
Sem escrúpulos? Sem escrupolos é a magia da venda de carros a combustão em 2a mão querer travar o avanço rápido da entrada dos VE no mercado. Há já países na Europa que o número dos eletricos está proximo dos de combustão e não andam a morrer todos os dias pessoas assadas, nem ardem carros eletricos todos os dias.
De longe, é mais fácil os carros a diesel, entrarem em auto combustão, do que um elétrico arder sozinho. Não conheço a mecânica dos híbridos, mas pelo que está na análise, são os com o “maior” problema.
A propensão à auto combustão vinha do turbo, que gira a cerca de 200.000 RPM. Isso fazia com que se se não se desse tempo ao turbo para desacelerar, 1 ou 2 minutos, antes de desligar o motor, o turbo continuava a girar sem lubrificação e provocava folgas no eixo por onde depois o óleo fugia e caía em cima de condutas de escape quase em brasa. Provocando os tais incêndios. E como a maioria dos motores turbo eram diesel, e faziam muitos kms, eram os diesel que ardiam mais, e ainda são. Actualmente a maioria dos motores a gasolina também têm turbos, embora mais pequenos e com menor pressão, logo, não estão livres de vir a arder.
Outras fugas do motor, que derramem em cima de um filtro de partículas em regeneração, que atinge os 600°C, é suficiente para provocar um incêndio de uma viatura.
Depois de uma viagem a alta velocidade, ERA realmente importante permitir que o turbo do carro arrefecesse naturalmente antes de desligar o motor.
Quando o carro ERA desligado imediatamente, a turbina do turbo ainda IRIA rolar por um tempo e como dizes a lubrificação e refrigeração do óleo do motor ERA interrompidas se desligasse o motor de imediato.
Este fenómeno, que podia resultar num sobreaquecimento não iria originar nenhum incêndio. Poderia originar isso sim, danos no turbo em consequência de causar desgaste prematuro nas peças do turbo ou até mesmo fazer com que as pás da turbina se expandissem e se agarrassem à caixa do turbo.
No entanto isto era mais no antigamente. Hoje, a maioria dos carros modernos possui um sistema de refrigeração para o turbo que permite que o óleo continue a circular por um tempo razoável após desligar o motor. Apesar disso convém não facilitar não vá o diabo tece-las. Se tenho que parar numa AE, procuro reduzir a velocidade para 90/100 1 ou 2 kms antes de sair e depois + 1 ou 2 minutos a procurar estacionamento antes de desligar. Para o efeito chega!
Bolas, ainda bem que não tenho nenhum, até é preciso ficar à espera que arrefeça, não precisa de ficar à espera que aqueça antes de seguir viagem ?
Loool
Esperar antes de arrancar é má politica e só estraga. É andar sem puxar muito até que atinja a temperatura de funcionamento.
Para parar não se espera. Isso era antigamente. É só levantar o pé 1 ou 2 kms antes de parar e apenas por precaução, leia lá melhor.
Engraçado é que este levantar o pé é suficiente para andar à vel que andam os BEV’s nas AE’s lololololol
A sério ? Eu nunca andei a essa velocidade na ae, agora fiquei a saber que os a combustão são quase que obrigados a andar por força de incendiarem pelo caminho, que raio…
Acho que não entendeu, esperar que aqueça o motor antes de arrancar, o meu mecânico dizia sempre isso.
Enfim, tecnologia obsoleta.
Ah espere, num a hidrogénio têm obrigatoriamente de fazer isso, já que a potência máxima disponível só está disponível ao fim de 1 a alguns minutos. Lol
Das 2 uma. Ou o seu mecânico era um totó ou então VC está na treta.
E os carros a H2precisam da potência máxima para o arranque?
Pergunte a qualquer mecânico a ver se não lhe diz o mesmo.
Por precisar é que metem uma bateria para auxiliar nesse tempo, quando digo arranque, digo em qualquer arranque, não é só de manhã. Qualquer paragem de produção ou corte de fornecimento de hidrogénio na fuel cell, o arranque é feito lentamente, senão sai hidrogénio pelo escape, o que não é muito bom como deve entender.
Se QQ mecânico que VC conhece diz isso deviam ir vender couves.
Como disse esperar q o carro aqueça com o motor ao ralenti só estraga ao mesmo tempo q desperdiça combustível.
Qt à variante a H2 qd o momento chegar, a gente aprecia esses pormenores todos. Por agora temos tempo para curtir os verdadeiros carros.
Perdes 20 minutos na condução para arrefecer o turbo, mas perder 20 minutos a carregar o carro já é um problema…
Aquela lógica.
Ninguém demora 20minutos para percorrer 1ou 2 kms. Nem uma tartaruga eheh
Na toyota híbridos houve algum incêndio? Acho que não…
Yep:
https://pressroom.toyota.com/toyota-is-conducting-a-safety-recall-involving-certain-rav4-prime-vehicles/
https://www.reuters.com/article/us-toyota-probe-usa-idUSKBN2AT2IT
“The 12-volt battery was identified as the area of origin in a majority of incidents reviewed, the agency said.”
Porreiro. Sempre as baterias eheh
As baterias de 12v fazem parte do sistema do carro a combustão…
Boa sorte a conduzir sem elas já que até o próprio carro necessita delas para ligar, caso contrário terias que dar à manivela.
Para além disso as baterias de 12v são de acido… e até os veículos elétricos possuem uma bateria dessas.
Já a bateria de tração é de lítio.
Zangam-se as comadres descobrem-se as verdades
https://youtu.be/yOA7qKMcjcE
Qq dia está aí um chinês a fazer o mesmo tipo de report em relação aos carros ocidentais.
Aguarda-se pela vingança do chinês eheh
LOL, oh ca problema, daqui a pouco para a NTHSA a mandar os fabricantes fazer recalls devido ao fogos.
Parei de ver o vídeo quando ouvi “a lot of things cathing on fire”…
Explosões e eléctricos é sempre bom para vender views. LOL
Espere pela vingança do chinês.
Looooool
Os poucos que existem…. ardem…
https://www.autoevolution.com/news/toyota-s-hydrogen-powered-race-car-goes-up-in-flames-during-a-testing-session-211878.html
Olha, não sabia desta, bastou um despiste e pronto: “o melhor a fazer é ficar o mais longe possível” diz o bombeiro.
https://www.hydrogenfuelnews.com/hydrogen-fuel-explosion/8557217/?utm_content=cmp-true