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UE pondera exceção para a Alemanha e avalia a venda de carros de combustível sintético

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Fonte: Automotive News Europe

Autor: Ana Sofia Neto


  1. Tiago Pereira says:

    Isto não vai ser só a Alemanha, vai se alastrar ao resto dos paises da UE.
    adaptar o que já existe em vez de forçar a mudança para o eletrico.
    Quem quiser eletrico que compre, que não quer tem outra alternativa.

    • Repara says:

      Não se trata de uma exceção para a Alemanha (ou seja, aplicável ao seu território). O título, de facto, dá essa ideia.
      É uma exceção proposta/exigida pela Alemanha para aprovar a proposta de lei da UE de banir os motores de combustão interna a partir de 2035. A Alemanha propõe que não sejam abrangidos os que venham a ser movidos a combustíveis sintéticos neutros em CO2 (i.é, que emitem para a atmosfera tanto ou menos CO2 do que retiram)
      Diz “O Público” que: “Os combustíveis sintéticos são sintetizados a partir da captura de CO2 do ar e de hidrogénio a partir da água utilizando energia eléctrica que foi produzida a partir de fontes renováveis”.
      Diz também que para já não há nada disso. Está a ser estudado, mas as estimativas dizem que os combustíveis sintéticos não vão chegar para as encomendas. É assim um história tipo: “Até 2035 logo se vê, mas vamos marcar posição contra o fim, sem mais, dos motores de combustão interna”.

      • Repara says:

        Transcrevo “O Público” (igual ao que diz a sua fonte):
        [O combustível sintético] “ainda não é produzido em grande escala. Um estudo publicado nesta terça-feira pelo Instituto de Investigação Climática de Potsdam, na Alemanha, mostrou que os projectos que estão a ser planeados em todo o mundo para a produção de combustível sintético cobririam apenas 10% das necessidades da Alemanha de combustível sintético para usar na aviação, no transporte marítimo e na indústria química nos próximos anos.”
        Então, se os projetos planeados – em todo o mundo – cobririam apenas 10% das necessidades da Alemanha para usar na aviação, no transporte marítimo e na indústria química nos próximos anos, quando é que haverá em quantidade suficiente para os milhões de automóveis na UE? Isto para não falar no preço.

    • Realista says:

      Eu quis elétrico porque são muitos mais rápidos, económicos, confortáveis e mais silenciosos. No entanto como perde para a autonomia e rapidez de recarga, entendo que para muita gente isso seja um entrave e como tal tirar essa opção forçosamente é errado…

      • anon says:

        amigo, eu nem pego por aí (pelo tempo de carga, etc), a questão é que na minha rua, que digamos que tem aproximadamente 40 casas, só em 3 ou 4 é que os donos podiam ter carros elétricos, pois são os únicos com garagem. não me estás a ver a por uma extensão pelo buraco do correio fora para o outro lado da rua de forma a conseguir carregar o carro, partindo do principio que consegues parar em frente à tua casa… sim, porque estações de carregamento são uma dor de cabeça para encontrar e carregar no trabalho é só um pouco “abusar”… não seria o fim do mundo, e acredito que muitos o fariam, mas naquele dia em que precisavas mesmo de carregar, um cabeçudo qualquer desligou-te a ficha durante a noite e agora vais a pé…

      • Yamahia says:

        Mais rápidos? Onde? lool

        • Realista says:

          No planeta terra.

          Um Tesla model X plaid que leva 5 pessoas e malas é mais rápido que um Ferrari SF90 que leva 2 pessoas e uma garrafa de litro (e que faz batota porque ao V8 adicionaram dois motores elétricos)…

          Aliás, a minha esposa anda com uma berlina com 170cv mas tem receio de andar com o meu pequeno citadino EV de 60kW (80cv), porque segundo ela, acelera muito rápido…

          lolol

          Obviamente que a berlina é mais rápida quando comparado com um citadino mas ao arrancar esquece. Fica para trás 😉

          • Yamahia says:

            Vc anda doido, só pode.
            Esse Tesla model X plaid foi para Nürburgring levado pelo seu CEO que ia bater tudo e todos. Saiu de lá com 7:35 ainda a 1 minuto de um 911 GT2 RS de 2018.
            Isto em meros 20 kms. Agora imagine a sova que não foi. lool. Foi de tal ordem que o vaidoso do Musk nc mais lá foi eheh

          • Yamahia says:

            *Digo model S. Esse X ainda levava uma rabia maior loloolooloolool

          • Realista says:

            Mais uma vez estas a comparar um carro de 5 lugares, com espaço na mala e que podes ir às compras com um Porsche feito para corrida onde só existem 200 em todo o mundo…

            Para além disso esse Porsche é apenas 2 segundos mais rápido que um NIO EP9… Assim já estamos a comparar alhos com alhos lol

            Não achas que essa comparação é só um bocadinho… um pouco… sei lá, enviesada??

            A propósito a Porsche bateu o seu próprio Record com recurso a um carro híbrido…

          • yamahia says:

            E Splaid foi para lá como? O tempo nem sequer foi homologado, tal era a
            batota envolvida. Eheh

          • JL says:

            Nao foi homologado ? Looool

            Isso tudo até vai fazer as pessoas comprarem menos, a malta até compra mais os modelos que em pista fazem mais tempo.

            Espere uns dias e vai ficar assustado com os números das entregas da tesla.

            Até os estão a entregar na sede das transportadoras por falta de vazão nos centros de entrega.

          • Infinity says:

            @Realista, queres uma comparação melhor, o Tesla model S plaid foi mais lento que a M3 touring

          • Realista says:

            @Infinity:

            O Porsche Taycan Turbo S fez em 7:33
            O BMW M3 Touring fez 7:35

            Portanto essa BMW M3 é mais lenta que um EV numa comparação alhos com alhos… 🙂

          • Yamahia says:

            @Realista tem o BMW M4 GTS com 7:27.88 em 2016, serve?
            -Esse tempo do Porsche Taycan Turbo foi supervisionado ?oficialmente? É possível saber, por ex, se foi com o pack de baterias completo? Pois…
            Agora a comparar alhos com alhos:
            Mesmo que o tempo seja legítimo já reparou a vergonha que passava com uma treta dessas ao pé do irmão a combustão 911 GT2 RS, por exemplo num circuito como o Estoril? Eu digo-lhe:
            -Numa prova de 300 kms que é a média, esse Taycan mesmo dando de barato os recarregamos que iria ter que fazer a cada 80 kms em ritmo de corrida, ficaria a 15 voltas da versão a combustão. Um resultado no mínimo embaraçoso eheh

          • Realista says:

            @Yamhaia

            Podes verificar a informação no site oficial em: https://nuerburgring.de/info/nuerburgring/records?locale=en

            E sim o Porsche foi supervisionado e está lá publicada a volta e o nome do condutor…

            E também podes constatar que as voltas mais rápidas de sempre foram feitas por dois protótipos:

            1 – Porsche 919 Hybrid Evo (5:19) em 2018 – um veículo híbrido
            2 – VW ID.R (6.05) em 2019 – um veículo 100% elétrico

            E tudo o resto são veículos abaixo dos 6:34…

            Agora queres mudar o tópico para provas de performance?

            És rápido a mudar o tema quando não te interessa o assunto. Mas tu não és contra os carros elétricos, tu és contra a Tesla, que eu também admito que não gosto muito.

            E sim, aí tens razão numa prova de endurance os EV não possuem vantagem, para já. A não ser que a pista fosse eletrificada e batiam qualquer carro a combustão nas pit stops hehehe

      • jão says:

        isso é porque não sabes oque é bom ouvir um V8 a trabalhar

        • Realista says:

          Então é por causa disso que as marcas metem insonorização dentro do carro que é para os condutores não o ouvirem a trabalhar e só quem está cá fora… LOLOL

  2. André says:

    Sim, os eFuel são uma real alternativa. O reaproveitamento dos automóveis com esse tipo de combustível é a solução mais inteligente. Todos falam nos elétricos, mas não respondem as seguintes questões:
    – onde e quando carregar, nos casos em que não se tem garagem?
    – a reciclagem dos carros elétricos;
    – seguros para os carros elétricos, em caso de pequenos acidentes que inutilizem a bateria?
    – o preço dos carros elétricos?
    – o mercado de segunda mão de carros elétricos?

    Aproveitar os atuais automóveis com os combustíveis sintéticos, é uma solução viável, menos dispendiosa e igualmente ecológica. Quem quiser elétrico, que compre!

    • Grunho says:

      E fuel é solução “inteligente” para quem tiver 600 ou 700 euros para um depósito. A 10 euros o litro está bem para clientes Porsche ou AMG.

      • Yamahia says:

        Obviamente os valores vão baixar.

        • Realista says:

          As previsões para baixar para valores de hoje, só em 2050…

          Nada diz que em 2050 as baterias também já não foram desenvolvidas para capacitores, que carregam instantaneamente e libertam a energia de forma controlada, tornando assim completamente obsoleto o carro a combustível fóssil/sintético/hidrogénio.

          Assim, só podemos decidir com aquilo que temos certo hoje.

        • Toni da Adega says:

          Basta o preço da electricidade baixar e fica mais barato

        • JL says:

          Obviamente ? então dê-me um exemplo de uma energia que baixe com a procura ?

          Então não dizia que a eletricidade ia subir para eléctricos, devido à procura ? agora já não sobe para sintéticos.

          Para quem não entendeu as entrelinhas:

          A proposta é terem uma nova classe de veículos que só podem usar estes combustíveis, como vão ser caros, poucos vão aderir, logo acaba por defeito.

    • Realista says:

      1) O preço dos carros elétricos é uma não questão porque quem não compra carro novo também não compraria carro elétrico novo… o parque automóvel em Portugal têm em média 20 anos, e portanto se as pessoas não compram veículos novos a combustão também não iriam comprar veículos novos elétricos. Aliás pelo preço de um Dacia novo as pessoas preferem comprar um BMW com 20 anos, portanto essa questão do preço é atirar areia para os olhos.

      2) Existe empresas que reciclam as baterias em 95%. A minha bateria pesa 300kg (23kW), 5% são apenas 45kg de materiais não recicláveis o que é o o equivalente em peso a menos de 45 litros de óleo (mais denso). Sabes quantos litros de óleo leva um citadino? 5 Litros só para o óleo do motor…

      Agora multiplica a quantidade de óleo pelo número de mudanças de óleo que o carro teve durante a vida. No período de vida da bateria o carro a combustão já gastou bem mais peso em resíduos que o elétrico, então se adicionares os filtros do óleo, filtro do combustível, etc ao fim de uns anos o de combustão já fez muitos mais resíduos.

      Já o resto do veículo são componentes idênticos, como a suspensão, pneus, tecidos…

      Queres mesmo falar de reciclagem? Não vás por aí.

      3) É verdade que os seguros são mais caros porque existem marcas que parece que querem ganhar dinheiro no mercado das peças de substituição. Por exemplo a Dacia colocou as partas de carregamento na frente do veículo e se partires aquela peça de encaixe só vendem um conjunto todo. Óbvio que isso encarece a reparação e os seguros vão atrás. O problema não é do carro elétrico mas sim das construtoras, como agora a Tesla que está a integrar as baterias no chassis do carro. No entanto não podemos extrapolar o que uns construtores fazem.

      4) Onde carregar é o único ponto onde tens alguma razão. De facto ter de ir abastecer o carro em casa é uma das grandes vantagens dos elétricos e casas sem garagem não fazem sentido nenhum.

  3. JP says:

    As excepções dentro da “união”.

  4. poiss says:

    Liberdade de escolha é um must. Isto é uma boa evolução dentro do mercado de combustíveis, em motores já muito evoluídos. Resta saber é se estes combustíveis sintéticos tem qualidade suficiente para não andar a trocar velas ou injectores a cada 5000kms…

    • Yamahia says:

      BRX Dakar deu cartas na maioria das etapas
      Todos os WRC do ano passado e deste ano.
      Tudo e-fuel’s

      • Realista says:

        Uma prova do BRX Dakar são 5000km;

        O meu bolinhas em 2 meses já fez quase meia prova do Dakar, sabendo que os carros a combustão têm que trocar o óleo aos 10.000km isso não significa muito…

        É o mesmo que comparares o efeito de uma torneira aberta com água corrente normal numa pedra durante 1 semana e outra comparares a queda de uma simples gota ao fim de 1 ano. Com certeza que ao fim de uma semana afirmas que a pedra é resistente mas podes apostar que ao fim de 1 ano a gota vai fazer um pequeno buraco no meio da pedra… então ao fim de 10 anos o buraco é maior.

      • Toni da Adega says:

        Esses carros depois de cada prova o motor é aberto e completamente reparado. Não duram milhares de km como um carro normal.

        • Yamahia says:

          @JL Usam um misto. Está lá no seu site:
          “The main components are generation 2 biofuel, manufactured from agricultural waste, and efuels created by capturing carbon from the atmosphere. As a result, the fuel reduces greenhouse gas emissions by 80% compared to equivalent petrol.”

          • JL says:

            Exato, biocombustível.

          • Yamahia says:

            ” and efuels created by capturing carbon from the atmosphere”

          • JL says:

            Sim sim, só não lhe dizem que quantidade. LOL

          • Realista says:

            “the fuel reduces greenhouse gas emissions by 80% compared to equivalent petrol.”

            Admitindo que a eletricidade é limpa, continuas a ter 20% de emissões para a atmosfera e não 0%…

            Reduzes é 80%, o que já é muito bom, mas continua a ser poluente 🙂

          • Yamahia says:

            @Realista, É por causa das barbas de milho eheh
            Se reparares aquilo é um misto de bio com e-fuels, Só este últimos são neutros em carbono. Os bio libertam sempre qq coisa tlz daí venham os tais 20% ainda assim bastante inferiores ao mix actual da electricidade que se situa em torno dos 70% de emissões.

          • JL says:

            Neuros como ? agora falta contar os escapes das centrais térmicas ?

    • David says:

      A qualidade dos combustíveis sintéticos é uma não questão. Como são completamente sintetizados podem garantir um grau de pureza superior aos destilados de recursos fósseis.

      O problema é que gastam mais energia a ser produzidos do que a energia que podem fornecer. Tal como a produção hidrogénio. Isto é um problema físico e não tecnológico portanto não há volta a dar.

      Como no hidrogénio, se forem produzidos com electricidade renovável, venham daí. Se não forem o problema da poluição é quase o mesmo.

  5. DFS says:

    Se os combustíveis sintéticos forem ecológicamente neutros, faz sentido. Contudo não sei se poluem ou não na queima, pelo que podem ser neutros e poluirem a cidade. De todo o modo creio que neste momento ainda são bastante caros o que pode fazer com que não sejam adotados.

    Fala-se muito no problema dos carregamentos dos carros elétricos. Em França com as greves começa a faltar combustível nas bombas, mas os elétricos continuam a poder ser carregados. Ou seja, nada é perfeito

    • Realista says:

      Sim, fazem sentido porque não emitem mais poluição para a atmosfera.

      Aquilo que estamos a fazer hoje é a retirar poluentes que estão no subsolo e através da queima a libertar para a atmosfera aumentando o nível de poluição.

      Com os combustíveis sintéticos, não estas a retirar do solo mas sim a reaproveitar os que já andam no ar. Portanto não libertas mais. No entanto se ligares o carro numa garagem fechada morres na mesma envenenado porque o carro vai continuar a emitir gases nocivos. No global é que teoricamente, a libertação será menor.

  6. João says:

    Prefiro combustíveis fosseis naturais, e que a terra continua a criar de forma natural, do que combustíveis sintéticos feitos à base de produção agrícola, que consomem mais energia do que a que produzem.

  7. Kush says:

    Sobre o combustível sintético, já foram feitos estudos sobre o seu efeito no meio ambiente? Estudos sobre impacto na saúde humana, visto que emite poluição pelo cano de escape.

  8. sa.pong says:

    A Europa tem é de se ver livre desta gentalha que apoiam estados facistas e querem obrigar o povo a fazer o que lhes é conveniente.

  9. jão says:

    Faz-me confusão o quanto o pessoal ( especialmente o tuga ) insiste nos veiculos eletricos.

    Migos, é o futuro para vocês, se têm um eletrico e gostam? Boa, parabens para vocês, no entanto, existe um mundo fora de Portugal para os mais distraidos, ao qual preferem carros a combustão, o prazer de um V8, os tipicos petrol head, que tal convivermos todos em união mas com gostos diferentes 🙂 🙂

    • Realista says:

      O prazer do condutor a ouvir um V8 esgota-se rapidamente numa viagem de media condução…
      tanto é que ao fim de uns minutos preferes conduzir com rádio ligado.

      Aliás insonorização da cabine é um dos pontos chave que distingue um carro de topo de gama, precisamente para não ouvirem o ruído do motor e certamente não te vou ver na fila de pessoas que admiram o som do motor de um Fiat Panda em AE…

      E o mundo está a mudar para EV por alguma razão, no entanto não quer com isso dizer que sou a favor de abolir os veículos a combustão! Nada disso (aliás também tenho um) no entanto os argumentos que usam para rebaixar o veículo elétrico é que não são convincentes…

    • Antonio Vasco says:

      Claro, é tão agradável ir atrás desses fumarentos… E então aqueles a diesel modificados, que quando aceleram, parecem um comboio a carvão? Maravilha do mundo moderno.
      A mim faz me confusão haver ainda tantas pessoas que preferem encher a pança às petrolíferas em vez de defender um produto , electricidade, em que já somos 50% produto nosso

    • JL says:

      Que mundo é esse ?

      qual é o seu V8 ?

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