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Ultimato! ANACOM diz a operadoras para acabar com o zero-rating

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Orlando Aveiro says:

    Gostaria de saber também sobre o rooming dentro do espaço Europeu.
    Se tentarem pesquisar nos diversos operadores, nada e explicado.

    O que diz as regras Europeias sobre o assunto.

  2. jorge santos says:

    Comunisco puro.

  3. Outra Vez Arroz says:

    Desde quando é um ultimato quando na data 21.11.2022 existe um comunicado de impresa a dizer os mesmos dias 20 e 90.
    Se olhar-mos só para a data do comunicado já estaria expirado os 20 dias uteis e muito perto dos 90, sendo que ainda se pode contratar novos contrato deste tipo, logo diria que os 20 dias uteis deverão ser diferentes de entidade para entidade.

  4. says:

    Essa agora está boa. E qual a alternativa oh ANACOM que só acorda para vida quando ninguém quer? Vou ser obrigado a passar para um tarifário mais caro para ter dados suficientes para as app de comunicação?

    • Rui says:

      Sim, claro. Esses tarifários promovem algumas apps em detrimento de outras. Provavelmente as operadoras ainda ganham dinheiro dessas apps para serem promovidas.

    • Bruno says:

      Não. Os operadores deveriam dar o trafego que dão nas apps para tudo.
      O trafego é algo que o operador não tem grandes custos. Alguém gastar 1GB ou 2GB é igual.
      Velocidade já é diferente visto que a infraestrutura tem que a suportar, e isso tem custos.

      Vejam países como a França que dão 80GB por 15€ mês (se tanto).

      Dar preferência a apps é ridiculo. Porquê que o desenvolvidor da app xpto não tem os mesmos direitos que o Instagram ou WhatsApp?
      Estamos perante concorrência desleal se a operadora começar a dar preferências.

      • Bruno says:

        Já o inverso também acontece.
        Nos Estados Unidos se não me engano, houve uma operadora onde mesmo pagando à Netflix para ver em 4K, a operadora vai-te limitar a velocidade e se vais só conseguir ver 1080p. Para veres em 4K tinhas de pagar uma mensalidade à operadora.

        Já na India, o WhatsApp é bloqueado e tens de pagar uma mensalidade à operadora para o desbloquearem.

        A internet é muito simples, contratas tráfego e velocidade.
        Bloquear ou privilegiar serviços é ridículo.

        • k says:

          O que tu descreves foi a origem de tudo isto a que chamamos net neutrality.

          Foi a Comcast que decidiu que se vês netflix então consomes mais tráfego que o resto dos users e então deves pagar mais. O critério foi se usas netflix e com isso criaram o conceito de diferenciação de tráfego taxado. As repercussões podiam ser massivas se isso fosse em frente. Entre outras coisas, mais gente iria fazer o mesmo o que depressa se ia tornar numa guerra de taxas e sobretaxas sobre tudo.
          Pouco depois surgiu o conceito de net neutrality que diz que todo o tráfego é igual, não interessa de onde vem e contraria essa ideia. Essa proposta da comcast foi a votos e conseguiu (a custo, parece) ser repelida, pelo menos para já. Não sei ao certo como, mas com o sistema de lobbies/bribes dos US deve ter sido uma guerra de gigantes a ver quem paga mais pelo resultado favorável a um dos lados.

          Por cá, adoptou-se o também a net neutrality mas desde essa altura que tem sido uma palhaçada onde nem as operadoras nem os operadores sabiam o que era e inventavam respostas. Na altura liguei para 3 operadores diferentes a perguntar o que era a net neutrality e o que ia ser feito sobre isso e todos me deram respostas completamente absurdas – por exemplo, um deles disse-me que a NN era uma lei onde agora a operadora é legalmente obrigada a te cobrar se excederes o teu tráfego de dados no teu tarifário (wtf?!)

          Agora é que a coisa está a apertar mais e passa-se o oposto. Tínhamos tarifários que diferenciavam tráfego dando tráfego “ilimitado” (que não era, realmente) para determinados serviços. Isto era visto como algo positivo porque eram colocados como gratuitos em vez de serem taxados (como queriam fazer nos US), mas é ainda assim, diferenciação de tráfego.
          Dependendo do ponto de vista, eu nunca o achei positivo. Por ex. podes ver isso ao contrário – só tens muito tráfego para meia dúzia de serviços que podem nem interessar e para o resto tens um plafond muito baixo.

          Portanto, para cumprir com a lei, as operadoras podem fazer uma de duas coisas, ou te dão uma quantidade muito maior de tráfego do que o que tinhas até aqui (que não deve ser algo que eles queiram nem estou a ver acontecer) ou então te restringem todo o tráfego ao teu reduzido plafond. Vamos ver no que dá.

          A notícia nem é nova, já foi colocada aí a uns meses. Na altura eu fui ler o que foi decretado pela anacom e realmente foi feito um ultimato mas se bem me lembro, não havia prazos especificados para os cumprir. E assim sendo, são coisas que levam anos a chegar a algum lado.

          • DrFrank says:

            Este é sem dúvida um dos melhores comentários que li aqui há muito tempo.
            Malta pplware, já está ná altura de implementar um “useful answer” ou algo parecido com like button.

          • Bruno says:

            Concordo absolutamente com o @DrFrank 😀

      • Zé Fonseca A. says:

        eu e a minha esposa temos tarifarios das respectivas empresas com ilimitado mas os miudos têm o red inifity giga onde têm trafego ilimitado por 25€ cada um, é só negociar. embora ficassem com um tarifario 5€ mais barato com yorn também ficavam pior servidos de velocidade e ainda por cima era preciso estar sempre com carregamentos.

        • Art says:

          E porque raio é que precisam de mais dados e mais velocidade? Ver conteúdo vazio nas redes sociais? Se for porno ainda posso aceitar.

          • Zé Fonseca A. says:

            não, prioridade de trafego, não têm idade para porno nem para redes sociais, mas por 5€ de diferença para os tarifarios da moda têm menor latencia e torna-se util para fazer facetime com os avós e tios, já para não falar na utilidade de nunca se preocuparem com dados em roaming dentro da UE.

      • O que tu queres sei eu! says:

        Abres um operador e dás gigas a toda a gente, em vez de mandares bitaites do que não sabes.

    • Zé Fonseca A. says:

      A Anacom regula, as alternativas são ofertas comerciais que os operadores têm de preparar ou até podem decidir excluir da oferta e não ter nenhuma alternativa.

  5. Nuno says:

    Portanto acabam com o que é bom para o consumidor esta certo

    • Arlindo says:

      A ANACOM limitou-se a cumprir regras impostas pelo tribunal de justiça da União Europeia

    • PTO says:

      Nem era bom para o consumidor, nem estava certo.

      Além disso é legislação da União Europeia, as operadoras têm mais é que cumprir e baixar a bola.

    • João Melo says:

      Isso nunca foi bom para o consumidor..

      O custo do tráfego já estava incluído no custo do serviço.E isso beneficia determinadas aplicações em detrimento de outras…o net neutrality parece-me ser a melhor opção.

  6. Fusion says:

    No meu caso eu tinha:

    1GB de dados (de uso geral)
    15 GB (para ex: Spotify, WhatsApp etc etc)
    5GB (Netflix, Youtube..)

    Dando no total 21GB por 9.99€.

    Agora com esta palhaçada da Anacom fico a ter 20GB geral e a pagar 12€.

    Obrigado Anacom? É que se o objetivo era prejudicar os utilizadores, tarefa cumprida

    • Bruno says:

      @Fusion, olha para o meu comentário no post do Zé.
      Deixa-me dizer-te que quem tem de mudar são as operadoras com melhores ofertas.
      Mesmo sendo 20GB por 9.99 é caro.

      https://www.bouyguestelecom.fr/forfaits-mobiles/sans-engagement
      https://mobile.free.fr/
      https://shop.sosh.fr/mobile/forfaits-mobiles
      https://www.red-by-sfr.fr/forfaits-mobiles/#redintid=B_menu-boutique_forfaits

      Tens ai respetivamente:
      200GB por 15.99€
      140GB por 14.99€
      130GB por 15.99€
      200GB por 15.99€

      Uma curiosidade, esta ultima (Red by SFR) pertence à Altice, que por sinal também existe em Portugal.

      O problema não está nas ideias da Anacom… Estamos em 2023 com tarifários de 2017

      • Bruno says:

        Ah! E os dados em roaming são algo como 25GB.
        Têm eles mais em roaming em Portugal do que tu que cá moras.

        • Luis says:

          Realmente. estes operadores tugas, sao muito xulos. uma vergonha. O pior é que as pessoas mesmo caro aderem. Nãp temos alternativas porque ambos 3 operadoreres praticam o mesmo preço. Já compensa mais comprar um cartao numa operadora na europa e usar cá.

      • Fusion says:

        Certo isso é giro e tal, mas estamos em Portugal.

        Podíamos ficar aqui o dia todo a discutir tarifários de outros países, mas de que me importa se estou em Portugal e tenho que lidar com a nossa realidade?

        • Bruno says:

          O problema é precisamente esse. É uma realidade que tem que mudar.
          A MEO vende 200MB /mês por 3.20€ a semana (12.8€ mês) com 5G “Máxima velocidade”.
          É de morrer a rir.

      • João Melo says:

        Portugal não tem tarifários adequados á realidade dos Portugueses, muito pelo contrario..
        Em França ganha-se muito mais e os tarifários são bem mais baixos..

    • RCS says:

      Ao nascer uma app de concorrência a Netflix ou Spotify iria consumir do teu 1GB. Isto significa que não a irias utilizar.
      Chama-se concorrência desleal.
      A neutralidade na internet é muito importante.

    • Paula Rocha says:

      Estás a “olhar apenas para o teu umbigo”. Existem razões bem válidas para esta situação:
      1. Para estares a pagar 0 por serviços, muitos outros que não usam esses serviços pagam mais para teres o teu “borlix”
      2. A internet tem por por princípio a neutralidade, logo, não se deve previlegiar trafego (velocidade e/ou quantidade) a algumas apps.
      3. Essas apps que têm trafego à borla pagam às operadoras para assim o fazerem, porque sem trafego elas não têm tanto lucro em publicidade.

      Se deixares de olhar apenas o teu lado verás que a Anacom tem razão para fazer o que está a fazer.

      • Fusion says:

        Não estamos todos a olhar para o nosso umbigo? Porque pedes tu aumentos salariais e benefícios? Se posso ter as coisas e pagar o mínimo vou faze-lo, ou não é o que fazemos todos no dia a dia nas pequenas coisas da vida?

        Dito isto, concordo contigo e por principio tens razão.
        O problema é que com isto quem ganhou (mais uma vez) foram as operadoras, porque antes tinha 21gb por 9.99 e agora passo a ter 20gb por 12€.

        Se o preço se mantivesse? Ótimo, perfeito, maravilhoso.

        Agora em prol da neutralidade que é uma causa digna quem ficou a ganhar foram as operadoras.

        Foram só 2 euros, mas se 3 milhões de pessoas tiverem este tarifários olha o que eles faturam a mais por mÊs.

        • Condutor do Meio says:

          Mas as operadoras só ficaram a ganhar porque tu queres, muda para um tarifário por carregamentos, abusa do telefone de casa e fá-las ganir para que a malta volte para tarifários por subscrição. Habituaram-se à mama todos os meses do dinheirinho la a cair, é por a carteira onde está a boca. Vamos fazer downgrade para tarifários à antiga para mostrar que eles não fazem o que querem

        • Arlindo says:

          Fusion, a ANACOM limitou-se a cumprir regras impostas pelo tribunal de justiça da União Europeia.

        • Bruno says:

          Já recusei ofertas várias vezes. Inclusivamente já me disseram que tinha que pagar mais por menos.
          Claro que não aceitei. No dia seguinte estavam a ligar com uma oferta melhor.

        • Lopes says:

          O problema é mesmo a tua visão é a de muitos, maus habitos e depois não se conseguem adaptar a estas mudanças e os operadores querem é gente como tu, simplesmente os tráfegos tem de aumentar, é uma vergonha os preços praticados pelos operadores no móvel em pleno 2023, eles querem isto assim por causa dos acessos fixos, pois sabem muito bem se alargarem os tráfegos nos moveis muita gente vai mandar o acessos fixos de vela porque não precisa.

          o mesmo aconteceu com o ADSL no inicio limites de tráfegos ridículos até que passou a trafego ilimitado, entretanto passaram para o móvel e ainda hoje temos tráfegos ridículos a preços de ligações fixas, por favor…

          Está na altura disto mudar…

  7. Onfire says:

    Esta medida só faz sentido numa visão politica. Pois os consumidores terão de aumentar o tarifários para abranger maiores consumos. O que irá aumentar a receita fiscal e assim aumentar o PIB nacional. Basicamente será isso….

  8. João says:

    Das duas uma, ou as operadoras começam a disponibilizar uma quantidade grande de dados para podermos usufruir a preços justos ou teremos de economizar os dados moveis que usamos o que a meu ver é andar para traz na evolução tecnológica

  9. Condutor do Meio says:

    Amigos, acho que estão a apontar as armas para o sitio errado.
    A ANACOM e bem, transpôs uma directiva europeia no sentido da “Neutralidade da Internet” em que os operadores não podem beneficiar/prejudicar ninguém na rede pois, a título de exemplo, se alguém lançar uma alternativa 20 vezes melhor ao Spotify a mesma não vai vingar pois as pessoas vão estar condicionadas a usar o Spotify pois têm mais dados para isso e isso representa uma prática de concorrência desleal no sentido em que a infra-estrutura de comunicações não é netura.

    É se como a vossa electricidade viesse preferencialmente de uma única central pois a mesma tem um acordo com a vossa comercializadora mesmo que isso seja prejudicial para vocês.

    Vocês devem é estar zangados com as operadoras em não fazerem planos de jeito. A ANACOM só diz que não podem fazer planos em que têm mais tráfego por usar a APP X ou Y, nada diz como as operadoras têm que reagir a tais decisões, o aumento de preços não é a ANACOM que dita.

    É assim que as operadoras se vingam da ANACOM. Sempre que eles os obrigam a algo eles lixam-nos a vida. Provavelmente uma tática para que nós odiemos a ANACOM tal como foi todo aquele filme com leilão do 5G para intoxicar a opinião pública contra a ANACOM. Ou então é a maneira de mandarem uma mensagem à ANACOM do género “mexe o que quiseres, quem se lixa é quem queres ajudar”

  10. João says:

    Antes de mais deveriam proibir fidelizações, assim as operadoras tinham que baixar preços.
    A ANACOM devia ter proibida a compra da NOWO pela Vodafone. Outra questão que deveria ser proibida é o contrato de fidelização “automático” de quando compras uma telemóvel com pontos. Outra era acabar com preços excessivamente altos para ofertas fracas (1000 minutos para Vodafone, 100 para outras redes e 1GB de dados por 15,05€/ mês)…
    Ainda estou para perceber o que anda a ANACOM a fazer, além de andar a dormir.
    As empresas de comunicação fazem o que querem e a ANACOM acorda para as coisas tarde demais.

  11. jaciara says:

    Em que é que isto beneficia o consumidor, mesmo?

  12. Luis Fonseca says:

    Não compreendi absolutamente nada no processo da ANACOM sobre a eliminação desse zero-rating.

  13. MyNameIsChi says:

    Vamos ter outra bomba, minutos para a operadora vs minutos para outra operadora, sms igual.
    Todo o consumo deve ser igual!

  14. deepturtle says:

    continuarei a usufruir do serviço da Nowo.
    contrato com 3 números.
    a minha parte sai beneficiada e tenho 20GB + 5000 min/SMS por 7,5€ /mês.
    Fui….

  15. Andre says:

    Eu acho que vou disistir do meu contrato red e aderir a um de França.
    20 euros mensais com acesso a chamada e sms ilimitados e 100 GB de dados moveis em roaming e 5G…
    Compensa…

    • Arlindo says:

      Não serve de nada, porque as regras da UE dizem que pagas uma taxa se permaneceres mais de x meses em roaming e não há dados ilimitados em roaming. A UE também o proíbe, vais aos 30 GB a esse preço

  16. Reclamar! says:

    Isto é muito fácil de resolver. Como?
    Há que reclamar, reclamar mais e depois? Reclamar ainda mais e mais juntando a ameaça de desistir /cancelar o plano móvel.

    Existem bons tarifários “escondidos” dentro de cada operadora, mas só os dão à última da hora quando o cliente já tem uma perna de fora na operadora concorrente.

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