Microsoft volta a forçar atualização do Windows 11 em PCs que não são suportados
A Microsoft tem feito muitos esforços para que o Windows 11 passe a ser o padrão em todos os equipamentos. A forma de o conseguir tem sido agressiva e nem sempre com bons resultados. Agora volta a tentar este movimento, mas com um pormenor. Está a fazê-lo em máquinas que não suportam o Windows 11.
Desde que a Microsoft apresentou o Windows 11 que tem feito um esforço grande para que este passe a ser o padrão nos computadores. Quer assim que este assuma o seu papel como o mais usado e que assim consiga trazer as novidades para todos os utilizadores.
Não tem sido um processo simples, muito por culpa dos requisitos que a própria Microsoft colocou para este seu novo sistema. Muitos PCs acabaram por não ser suportados e isso impede que o Windows 11 chegue a estas plataformas. Ainda assim tem tentado que as atualizações aconteçam.
Windows 11 free upgrade being offered to unsupported Windows 10 devices/VMs?
— PhantomOcean3 (@PhantomOfEarth) February 23, 2023
Screenshots from a Windows 10 22H2 VM that does not meet the Windows 11 system requirements, big ones being TPM (none) and RAM (2 GB) pic.twitter.com/VNNswgMLiC
A mais recente ação parece estar a tomar forma, com novos alertas a serem mostrados aos utilizadores do Windows 10. Este é um pop-up que está a ocupar todo o ecrã do computador e que procura levar os utilizadores a fazerem a atualização. Tem um design que propositadamente leva a aceitar o upgrade.
O mais curioso agora é que esta atualização está a ser proposta a utilizadores de máquinas que não cumprem os requisitos da Microsoft. Para ser uma apresentação quase aleatória e que quer à força que os utilizadores façam a atualização para o Windows 11.
Attempting to install it failed as it complained about the system requirements
— PhantomOcean3 (@PhantomOfEarth) February 23, 2023
A piorar ainda mais este cenário, os utilizadores acabam por ter de aceitar o processo e a atualização para o novo sistema da Microsoft. Claro que ao aceitarem que este aconteça, rapidamente são confrontados com uma mensagem de erro e o processo é interrompido.
Este parece um erro demasiado óbvio para que a Microsoft o tenha cometido. Depois de muita confusão com os requisitos, está agora a tentar forçar a atualização em máquinas não suportadas. Ainda mais curioso é que este não é o primeiro caso em que tentaram este processo em máquinas sem o hardware necessário para o Windows 11.
Este artigo tem mais de um ano
Isto aconteceu comigo há uns meses atrás quando um dia liguei o portátil e tinha lá o upgrade para o windows 11, eu feliz aceitei, mas quando o windows analisa as specs do portátil aparece uma janela avisar que o portátil não tem os requisitos, o mais estúpido é que o portátil não tem os requisitos mais estúpidos que o windows pede, tpm e o processador, outra coisa estranha é que já fui ver a lista de processadores e o processador de 7 geração do i7 aparece lá, já pensei em ligar para a microsoft mas o portátil ta bem com o 10.
Atenção que o módulo chip do TPM tem que está presente na motherboard, não tem a ver diretamente com a geração do CPU por si só.
Se quiseres instalar o Win11 sem estas limitações de CPU e TPM, procure pelo projecto Tiny11 – que permite instalar em máquinas com CPU 2 cores, 2 GB de RAM e ocupa um espaço final de 7GB em disco.
Tenho meus velhos PCs Core2Duo e um par de macbooks antigos com esta versão modificada.
Nem precisas de ir tão longe, podes usar o W11 como ele vem da microsoft. Há outras maneiras, mas a mais simples é descarregar a ISO do w11 do site da microsoft e preparar uma pen com o Rufus, que já tem lá a opção para desativar as verificações.
Tenho o w11 pro a correr num Dell c2d também. Não tem obviamente a performance duma máquina mais recente porque não é uma máquina mais recente, mas também não é mais lento que o w10 que lá estava antes. Trabalha de forma perfeitamente aceitável.
ou compras o chip tpm se realmente queres ter o 11. Nos portateis não sei se será tão facil, mas em fixos não tem muito que saber
Só resulta para quem está licenciqado para o W11 Enterprise. Eu como estou afectoa conta Windows Home edition, não consigo activar. Bom que respeitem isso pois evitam perder tempo a formatar e apanhar frustração.
Só se tiveres licença da versão Enterprise/pro. Caso contrário não activa. E garantias de segurança são ZERO! Como tenho licença Home não pude activar
A microsoft no seu melhor acho que e melhor migrar para linux
Força nisso. E não é sarcasmo, é mesmo um incentivo.
Dependendo das necessidades, até pode funcionar para algumas pessoas mas a maioria volta para o windows em pouco tempo.
Dizes tu K. Se calhar e ao contrario. Nao sei se sabes mas no linux tens de saber amar o sistema, esse e o encanto. E desfazer-se dos metodos tradicionais para instalacao de aplicacoes, nao morde e nao doi. Apenas tens de saber amar o sistema.
Alguém que não sabe nada de Linux 🙁 O Linux traz o Gestor de Pacote Synaptic como app store nativa. Certas distros além do Synaptic trazem a sua própria app store é o caso do Mint, MX Linux, Ubuntu e outras. Se não houver então vai à procura na internet. No meu caso só tenho de encontrar a app com extensão “.deb”. Não preciso de usar o terminal para instalar coisas. Nuno Nunes se for mudar para o Linux, eu recomendo o Linux Mint versão Mate. Profeta tenta saber mais para não te envergonhares com comentário como esse. O CONHECIMENTO NÃO OCUPA LUGAR.
SMGor eu conheco bem o linux, apenas me foquei no que uso Zenwalk. Algumas aplicacoes o melhor metodo e como o sistema nao usa resolucao de dependencias e aconselhavel compilar os programas. No entanto existe tambem o slpkg que ajuda com isso na perfeicao. Com esse metodo e utilizado o terminal. Era o que me referia com saber amar o sistema. E mesmo utilizando o terminal para essa tarefa que mencionei o proprio slpkg e o mais simples possivel. E obvio que existem outras distros que nem sequer tocas no terminal. Mas depois se tiverem problemas teem de chamar um tecnico hehe.
Instalei o w11 a duas semanas, não tenho muitas reclamações, a unica coisa que não gosto nada é o menu iniciar, não tem pés nem cabeça.
Mas ainda tenho de testar o wireshark para ver a quantidade de dados que está a ser enviado, vi num artigo que este windows é o que envia mais dados para publicidade
Menu iniciar é tão fácil e intuitivo, tem tudo lá, questão de jogar com rato esquerdo ou direito…..
Acho bem que se faça diferente. Seca ser sempre igual.
Pelo 10 Pro, fico por muito mais tempo. quando deixar de ter suporte. Temos o 12 por ai a corrigir as tontices do 11.
Tenho ainda um portátil Compaq do tempo do e-escolas. Velhíssimo.
Coloquei com o Rufus o win11.
Bem … Nunca teve tão rápido.
Se a M$ oferecer-me a motherboard, o CPU e as mems, faço o upgrade para o W11. Caso contrário e até me deixarem, continuo com o W10Pro.
O Windows 11 nasceu torto e numa mais vai funcionar 100%. Cada atualização traz novos problemas…
Mais vale esperarem pelo Windows 12.
e aí repetes o mesmo comentário…