David Guetta diz que o futuro da música está na IA
A presença da Inteligência Artificial (IA) no futuro está a preocupar os meus céticos, mas o mundo pula e avança e, por isso, conhecemos novidades e opiniões quase diariamente. Desta vez, surge de um setor diferente, pela boca de David Guetta. O artista acredita que o futuro da música estará nesta tecnologia.
Em conversa com o correspondente musical da BBC, Mark Savage, durante os BRIT Awards, David Guetta afirmou, com certeza, que "o futuro da música está na IA". Conforme partilhou, o DJ acredita que não há dúvidas de que os sistemas tecnológicos integrarão este mundo, mas, contrariamente ao que vem sendo temido, apenas "como uma ferramenta" e não, necessariamente, como um substituto dos artistas humanos.
Nada vai substituir o gosto. O que define um artista é... tem um certo gosto, tem um certo tipo de emoção que quer expressar, e vai utilizar todos os instrumentos modernos para o fazer.
Opinou David Guetta, acrescentando que considera que a IA "poderia realmente definir novos estilos musicais".
David Guetta gerou a voz do Eminem e os fãs deliraram
O artista utilizou dois websites de IA para criar letras, bem como um rap, ao estilo do americano Eminem. Num vídeo publicado na semana passada, David Guetta disse que criou o vocal ao estilo do Eminem "como uma piada", mas que "funcionou tão bem, que não pude acreditar".
Let me introduce you to… Emin-AI-em 👀 pic.twitter.com/48prbMIBtv
— David Guetta (@davidguetta) February 3, 2023
À BBC, garantiu que não criou a música com o objetivo de a lançar comercialmente, mas antes para "abrir a discussão e trazer consciência".
Na verdade, é muito engraçado, porque muitas pessoas estão a reagir. Algumas delas pensam: "Oh, isto é genial". Algumas delas estão a ficar super zangadas comigo [...]. É impossível pensar que é uma verdadeira colaboração, mas soa exatamente como ele [Eminem].
Conforme refere David Guetta, alguns fãs ficaram impressionados com a experiência, ao passo que outros não adoraram, como é o caso do criador de conteúdos para o YouTube e TikTok, Bilawal Sidhu, que disse que "aqui está o problema com o estado de proliferação da IA, hoje em dia", defendendo que a criatividade está "algemada".
Já respondeu à nossa questão semanal?
Este artigo tem mais de um ano
Um gajo que se tornou numa anedota a contar outra anedota.
Um dos melhores djs do mundo anedota? O paulo o que ja fez de interessante? Não seja idiota
Eu partilho da mesma opinião do David Guetta (que não acho nenhuma anedota). A IA vai se tornar cada vez mais uma ferramenta e não uma ameaça.
Um dos melhores, ou mais famosos? Existe uma clara diferença e como já percebi, você não passa mesmo do perfeito iU/&$a. Até aposto que vota no PS
confundem fama com ser bom, o Guetta é artolas no que toca à música em relação aos seus pares…
se a IA é o futuro? talvez, porque com o Guetta não vai longe
O futuro está no Rock Português
Mais um que vai deixar de ser necessário, com a IA. Ainda bem que ele não se importa.
Lá isso é verdade… As profissões que a IA (ChatGPT e outras) vai acabar, nos próximos 5 anos, com são os programadores, os músicos, os pintores, os trabalhadores de escritório.
Só se safam os mecânicos de automóveis 🙁