Novo anime da Netflix está a revoltar artistas por ter sido criado por IA
A Netflix Japão lançou o trailer de um novo anime e a Internet já lhe está a cair em cima. Afinal, a animação japonesa não foi desenvolvida por artistas, mas antes por um sistema de Inteligência Artificial (IA).
Estarão os criativos a perder terreno?
Tecnologias como robôs e sistemas de IA são ótimas soluções para o desempenho de tarefas que os seres humanos dispensam fazer ou não têm capacidade para desempenhar. No entanto, a sua usabilidade parece estar a ir mais além e a revoltar aqueles que não querem ver o seu trabalho executado por outros.
Exemplo disso é a nova produção da Netflix Japão, The Dog & The Boy, que foi ilustrada por uma empresa que gera arte através de um sistema de IA. A plataforma descreve-o como “experimental” e revela que a sua criação surge, no sentido de “ajudar a indústria do anime, que tem escassez de mão-de-obra”.
O comunicado atribui o mérito do anime à Netflix Anime Creators Base, criada com o objetivo de reforçar a produção de anime para a Netflix, utilizando ferramentas e métodos inovadores. Além desta, esteve também envolvido o WIT Studio.
Internet e artistas revoltados com cartada da Netflix
Aparentemente, a Internet não recebeu o novo anime de braços abertos. Afinal, há muitos utilizadores revoltados com aquilo a que chamam de “jogada” para evitar artistas reais. Estes que, contrariamente ao que a empresa alega, não estão escassos.
Além disso, e embora o resultado seja de qualidade, há também utilizadores a considerar a decisão de criar um anime com IA antiética.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
É o futuro – Quero ver quando começarem a fazer com a musica.
Pela qualidade de 95% da musica POP actual, acho que isso não deve ser difícil. Imagina quando isso chegar ao tik tok….
Imagina é quando começar a fazer filhos!
Quando chegar à musica vai ser uma revolução pelo lado positivo.
Musicalmente falando estou a mercê de bandas e artistas da atualidade que 95% delas para mim são lixo.
Agora imagina:
Um sistema de AI que me crie uma banda com um mix de sonoridade entre Beatles e Pink Floyd, e liricamente seja algo com a profundidade de Bob Dylan ou Jim Morrison.
Será algo artificial?
Sem dúvida, no entanto cresci a ouvir artistas como Jimi Hendrix, Beatles… e todos esses a quando do meu nascimento já eram bandas/artista que não existiam, no entanto não é por isso que as/os deixo de ouvir e achar que são das melhores coisas do mundo.
se achas que 95% da música atual é lixo, então das duas 1
ou só ouves 1 estilo ou então não tens noção nenhuma do que se faz dentro da área da musica, que é aquela que acho onde te encaixas.
Falo especificamente de musica mainstream, nao me queixo que nao existam boas bandas ou artistas, no entanto a nivel mainstream é tudo lixo.
Mas seja como for este tema sera subjetivo ate porque é uma questão de gosto 😉
então ai a conversa é outra
ao teres especificado o que querias dizer já percebo o teu ponto de vista e também te posso dizer que normalmente música mainstream também não gosto
como não especificaste antes deixas-te duvidas no que querias dizer
Mas 95% da música actual é lixo. Se não achas isso, então das duas 1.
Ou só ouves a mesma música/álbum vezes sem conta (nunca ouviste música dos anos 60, 70, 80, … inícios de 2000 para perceberes a difrença entre o “antes” e o “agora”) ou és surdo. Acredito que te encaixas perfeitamente na primeira opção.
O que produzem actualmente são apenas “inovações” para passarem nas rádios e transmitir a agenda que tiverem em mente, seja ela qual for.
Não há gosto pelo que fazem. É tudo só porque vende. Muito poucos já são os grupos/bandas que fazem como sempre fizeram porque gostam daquilo que fazem e não querem saber se vende ou não.
tendo eu uma licenciatura em música e um mestrado em ensino da música não posso discordar mais dessa visão
Se estiveres a falar de música comercial, okay, concordo
agora de música em geral não;
teem existido cada vez mais compositores a escrever musica moderna para orquestra e ensemble espetaculares
na area do jazz cada vez teem saido albuns cada vez mais estrondosos
na world music, jesus, tem saido com cada cena cada vez mais interessante
cada vez mais existem mixs de estilos de areas completamente opostas
e, só para exemplo, ainda em novembro fiz um concerto com estreias de umas 10 obras portuguesas espetaculares
se achas que 95 % de toda a música atual é lixo é porque ainda não foste ouvir a nova música que se anda prai a compor
btw, eu ouço música e toco que vai desde desde o sec XV até como disse acima ao sec. XXI
não, não sou surdo ou então não conseguia estar nesta area
Hahaha só os artistas fracos é que têm medo de uma ia lhe roubar o trabalho!
Luisa, ha sempre artistas mais fracos , em todas as areas do mundo, o problema é precisamente esse, a IA roubar os postos aos artista mais fracos, do q vao viver esses artistas?
e os artistas fracos que roubam postos de trabalho aos bons artistas obrigando-os a trocar de área???
Foi desenvolvido por AI, mas as diretrizes tiverem de vir de alguém. De certeza que não foi só dizer “faz aí 12 episódios de animação” e por magia apareceu o trabalho feito.
12?!?!? Já estás a dar demasidados detalhes
Isto vai chegar a todos, os próximos são os atores, vamos poder ver o Arnaldedesfasseemmerda eternamente.
Talvez estes artistas também andem de Uber sem condutor e não repararam que estavam a retirar o trabalho a outros, não sei como vai ser o futuro, mas não vai haver trabalho para todos.
Eu conheço esse ator pelo nome de Arnaldo Soares das Neves:) Mas o nome que lhe deu também está porreiro!
Mas que escândalo. Até parece que os animes da Disney são feitos à mão! Já está a atirar com milhares para o desemprego em todas as áreas e em breve serão os atores a serem substituídos e serão todos ou quase todos em IA. Vamos ter de aceitar porque a vida não pára.
Os “artistas” estão revoltados?! Se forem verdadeiros artista vão à “luta” e provam que algo criado por humanos tem mais qualidade do que ser fabricado por “humanoides”…no fundo basta que provem a superioridade da criatividade em relação à produtividade! Nós deste lado agradecemos…
É exatamente a falta de sentido crítico e visão projetiva dos desenvolvimentos que se seguirão em matéria de IA, que ostentas no teu comentário, que servem à nova modalidade de exploração do Homem
Quero ver um série de anime de qualidade sobre os perigos da IA mas feita totalmente por IA.
É fácil na era dos videos rápidos julgar.
Vejam os créditos a 3m08s: a parte de AI foram os desenhos de fundo gerados com base em esboço manual/humano. A música também foi criada usando recursos AI (mas não totalmente feita por AI).
A animação em si é a do “costume” neste tipo desenhos.
Não percebo o porquê de se revoltarem… O anime foi feito por humanos com recurso a AI.
Ainda hoje li um artigo em que um juíz na Colômbia consultou o ChatGPT por causa de um caso de uma criança e deu o veredicto que o ChatGPT lhe ditou( https://www.google.com/amp/s/cnnportugal.iol.pt/amp/inteligencia-artificial/chatgpt/juiz-colombiano-perguntou-ao-chatgpt-que-decisao-deveria-tomar-e-fez-o-que-a-inteligencia-artificial-disse/20230203/63dce3ba0cf2cf9224f75363).Vejam bem ao que isto chegou !! 😐
É um problema grande! Ainda para mais fala-se do ChatGPT prai ha 3 meses +/- e já esta espalhado em todo o lado, q pandemia
e o veredito foi o mais correto para o caso em questão??
se foi correto não vejo problema nisso, se for errado a conversa é outra
Assustador ! O caminho para incapaciração e dispensabilidade do homem, pelo homem está ai. Com humor, (negro) podemos ver a coisa na perspetiva evolucionista do Darwin.
Sugiro que vejam o magnifico filme de ficção, Ex- Machina, para verem o que se perfila no horizonte.