Sabe porque é que as janelas dos aviões têm um pequeno furo?
Quem costuma viajar de avião, certamente que já reparou num conjunto de pormenores do avião. Por exemplo, já falamos aqui o porquê das janelas serem redondas.
Mas já reparou que as janelas dos aviões têm um pequeno orifício? Saibam qual o propósito.
Furo serve para evitar a condensação... e não só
O facto de os aviões terem janelas redondas/ovais deve-se à resistência, ao nível da pressão, da mesma comparativamente a janelas quadradas ou retangulares. Mas e o furo, para que servem?
Na prática, o furo na janela serve para evitar a condensação (para que não embacie), mas também para equilibrar a pressão e regular a temperatura. À medida que o avião vai aumentando a altitude, menor é o nível de oxigénio. Nesse sentido, para os passageiros não sentirem esse impacto, o avião tem de ser pressurizado, causando uma enorme pressão nas janelas.
De referir também que as janelas do avião têm três camadas de vidro e o buraco encontra-se na do meio. Apenas o vidro exterior suporta a pressão atmosférica. O vidro central mantém-se "protegido".
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A pressão atmosférica exterior diminui com a altitude, logo, o vidro que suporta o aumento da pressão, deve ser o interior, não?
não, porque o vidro exterior é selado. A pressão do ar no espaço entre os vidro é igual à pressão no interior.
aqui explicam bem
http://fly.scripts.mit.edu/mitflyingclub/2020/01/31/did-you-know-airplanes-windows-have-tiny-holes/
Ok. Obrigado.
A teoria apresentada acima esta corretissima, trabalhei 30 anos nessa área.e confirmo. Jose tomas.
Como é que o furinho evita a condensação?… E porque não usam essa técnica nos vidros e para-brisas dos carros se é tão eficaz?