Bielorrússia legaliza a pirataria de filmes, música e software
Embora seja um crime punível, em Portugal e noutros países do mundo, a pirataria existe e tem impacto, por exemplo, na economia. Agora, o Presidente da Bielorrússia assinou pela sua legalização.
A decisão não afetará todos os países.
O Presidente da Bielorrússia Aleksandr Lukashenko assinou uma lei que autoriza a utilização de conteúdo protegido por direitos de autor. De forma simples, a lei legaliza a pirataria digital de conteúdos que provenham de países considerados “hostis”. A partir de agora, os cidadãos da Bielorrússia podem utilizar materiais protegidos sem ter de pedir autorização aos seus autores.
Esta nova lei surge na sequência das sanções económicas que a Europa e os Estados Unidos da América impuseram à Bielorrússia pelo apoio que garantiu à Rússia. O órgão legislativo justifica que a decisão pretende desenvolver o potencial intelectual, moral e espiritual da sociedade, dando acesso à cultura mundial e aos acontecimentos da vida moderna.
Segundo o Torrentfreak, a lei visa titulares de direitos ou organizações de licenciamento e diz que se o autor ou o representante de determinado conteúdo protegido pertencer a um país que dirigiu ações consideradas “hostis” contra a Bielorrússia, o governo pode utilizá-lo sem autorização.
Perante a lei, a Bielorrússia permite, daqui para a frente, pirataria de filmes, séries, música e software. Programas informáticos, trabalhos audiovisuais e outros sistemas são também considerados na nova lei bielorussa.
Em Portugal, o consumo de pirataria não é inocente. Afinal, entre janeiro e dezembro de 2021, os portugueses acederam 788 milhões de vezes a sites que disponibilizam conteúdos de forma ilegal. Este número representa um aumento de 12%, relativamente a 2020, e confirma a tendência portuguesa e mundial do aumento da pirataria.
Este artigo tem mais de um ano
Vou me mudar para a Bielorrússia!
Não precisas, fazer downloads ou copias para consumo PRIVADO é legal. Uma coisa é consumo publico, tipo passares uma stream ou gravares dvd’s com o intuito de ganhar dinheiro em um local ou estabelecimento público.
Outra coisa é em casa. Esclarecido Filipe?
Consumo privado é diferente de consumo normal e/ou público.
Claro que não é legal… Uma coisa é cópia para uso privado de alguma coisa que compraste legalmente. Outra é ver filmes em sites piratas ou sacar…
Se não possuíres o disco (exemplo), não é legal. Dá a volta que quiseres
não é legal mas também não é ilegal, reprodução ou upload é o que torna a coisa ilegal.
Yep, em Portugal supostamente não é legal mas é quase. Não há nenhum controlo. Se for para empresas é que estás sujeito a uma visita da ASAE, mas mesmo assim a possibilidade de teres uma visita é praticamente nula.
porque dizes que é praticamente nula?!
Com que frequência iso ocorre e quais as consequências.
E, se por ex., aqueles pc’s quem vêm com uma licença Windows OEM mas na altura fizeram upgrade gratuito para o Windows 10 ou Windows 11. Como provar isso?
a chave OEM fica registada com o direito de upgrade.
deves querer dizer ASSOFT e SPA
Força nisso, ouvi dizer que é um paraíso
Metes um servidor lá e consomes desde la 😀
“Este número representa um aumento de 12%, relativamente a 2020, e confirma a tendência portuguesa e mundial do aumento da pirataria.”
Enquanto o acesso aos conteúdos forem demasiado caro, é obvio que vai continuar a aumentar.
Este tipo é um autêntico camelo.Mas que credibilidade tem ele ?? Enfim…
Então,estão a ver o Varzim-Benfica,é ?? Já “tentei” comentar há mais de 1 hora e tal e até agora nada.
Bem,eu a escrever e vocês publicam agora,esta é boa. 🙂
De que mundo vens tu? Mas pensas que as pessoas estão às tuas ordens? Tens que idade mesmo? Os teus comentários no global são do mais ridículo que já vi neste site.
Ele? Pelos comentários tem idade para ser teu “pai” ou então tem um problema grave. Não sabe argumentar. Todos os comentários deles são sem sentido…
Sem ofensas, mas verdades têm que ser ditas, se ainda tivesse alguma argumentação mas nem isso. O Twitter é uma boa rede social para ele, assim pode fazer tweets “estou a ver o benfica”, “eu a escrever e voces publicam, esta é boa”
Assim alimenta e sacia a sua vontade de escrever coisas sem minimamente nexo.
Acho que o Sandochas não vê os comentários dos outros, só os posts do Pplware. E parece-me que este é o seu espaço público por excelência para extravasar a sua revolta…
Deixem o Sandokas em paz…! LuL
Pelo que eu entendi acho que ele estava a espera que o comentario dele moderado fosse aprovado. Apenas isso. Dai ter referido o Benfica.
Mas tu mandas no pais deles? O teus comentários não têm cabimento nenhum! Informa-te. Isso é a mesma coisa que eu querer ditar regras do meu pais em outro Pais.
Não concordo com algumas atitudes da bielorussia, mas quem és tu ditar que regras ou leis fazem por lá? Podes opiniar obviamente, mas não a tua opinião para eles pouco conta.
Começa a escrever comentários de jeito, misturas alhos com bugalhos. Depois é benfica com varzim. Principalmente com uma boa argumentação, porque a tua argumentação ou justificação do teu lado e do teu ponto de vista é NULO.
Em Portugal não é punivel se for para consumo privado! Esta na lei, procurem-no!
Alem disso, como é que vão verificar se sou detentor ou não dos ficheiros que tenho no meu PC? Vamos equacionar que quero fazer cópias de CD’s meus comprados. Tenho 2 opções ou guardo os CD’s e DVDs ou deito-os no lixo.
Mas vamos pela primeira opção que é guardar-los, faço as cópias e meto no HDD, qual é a pirataria praticada? Nenhuma o CD é meu e o DVD também.
Para os “anti-pirataria” que apareçam por cá. Tenham noção de uma coisa, quando uma pessoa COMPRA um objeto ou produto passa a ser do seu direito e dever de fazer o que quiser.
Caso assim fosse não se poderia comprar t-shirts nem partilhar com irmãos a roupa. Porque seria “distribuição e pirataria” não faz sentido.
A pirataria sempre vai existir, alias se matarem a pirataria. Matam os cujos e ditos grupos e organizações de anti-pirataria.
É a mesma coisa que a Policia, se não existir crimes, ofensas a integridade física e/ou verbal nenhuma multa, coima ou desrespeito a lei ou a autoridade, podem ter a certeza que dentro de anos os quadros iriam ser mais reduzidos que nunca.
Logo, existir Pirataria é fundamental para as associações de pirataria, se assim for para que irão pagar a uma associação anti-pirataria ou organização? Simplesmente acabavam com o contrato e encerravam portas muitas delas.
E IPTV?
Nesse caso é ilegal porque estas a redistribuir e possivelmente ganhar dinheiro com conteúdo que não tens licença.
No caso de veres é na boa, não te vai acontecer nada
Tu és daquelas pessoas que atira lixo para chão e faz a piada do “se não fizer isto há pessoas a perder o emprego nas câmaras” não és?
E deve ser apoiante do crime, senao a policia perde o emprego
Miguel Ferreira Pinto como anular o teu argumento em uma frase.
«Tu és daqueles que mete 4 ou 6 caixas automáticas nos supermercados e expandes a area criando mais caixas com pessoal para não perderem emprego»
Correto? Ooops…
Caso assim fosse não se poderia comprar t-shirts nem partilhar com irmãos a roupa. Porque seria “distribuição e pirataria” não faz sentido.
Quando não se sabe a diferença entre pirataria e produtos usados/ em 2 mão dá nestes comentários sem nexo.
E o um DVD, CD usado é um que? Um CD novo? Um dvd novo? Se assim for então ninguem comprava DVDs novos e CDs novos já que os que compraram e tinham em casa era considerado novo.
Os teus comentários Toni da Adega, não funcionam comigo. É totalmente fácil anular a tua argumentação. Comparas alhos com bugalhos.
Volto a repetir em Portugal é PERMITIDO para CONSUMO PRIVADO, sabes o que é consumo privado? Eu acho que não sabes.
Eu quando usei a analogia dos trabalhos, organizações e associações disse como forma exemplar, como é natural e pela lógica tudo tem exceções. Mas não deixa de ser verdade o que disse, se não houver criminosos os policias vão fazer o quê? Se for tudo e todos bem comportados… Estavamos a gastar €€ para nada!
Custa a ouvir? A mim não, porque é a realidade. Porque raio existem Vigilantes Noturnos é por causa do quê? Da lua? Dos gatos? Ou é por causa dos ladrões, assaltos, criminosos? Pois… esta é dificil de responder.
Bom esta nao vou deixar escapar TheRealTruth como anular o teu comentario.
Entao explica la porque e que em Portugal andaram preocupados a algum tempo atras com a pirataria ? Se a maioria o faz para uso interno deixa de ser pirataria ? Onde e que leste isso ? E se nao e pirataria porque andaram preocupados com isso ? Logica sem sentido a tua. Nao sou a favor nem contra mas ha que chamar os nomes pelos bois. Ja quando se alugavam filmes em VHS vinha la explicito o que nao se poderia fazer com a cassete.
É uma arma de dois gumes , se por um lado permite a pirataria , por outro lado permite que os seus cidadãos vejam e leiam obras sem censura e de livre pensamento ?…será que este palerma não controla a net ? Não acredito ! A pirataria só vai ser permitida para coisas aparentemente inócuas….obras com críticas ao seu regime e ao regime russo nunca irão ser partilhadas.
A partir do momento em que o PS aumentou o imposto (ou acrescentou um imposto) a discos externos, dvds e afins para canalizar esse guito (dizem eles) para uma associação pária com a associação nacional de direitos de autor (ou artistas portugueses, já não me lembro bem) que têm o rei barriga porque acham que são óptimos artistas e afins e temos que os proteger (como a parvoíce de as estações de rádio serem obrigadas a passar x tempo de música em português seja Carolina Deslandes – não fiz mal a ninguém para ter de ouvir as lamechices dela – seja Quim Barreiros – isto sim até vai!), não não sois óptimos…longe disso. Estou a perder no rant mas basicamente é isto, para mim esse imposto legaliza a pirataria!
disseste tudo
disseste tudo
Toda a razão! se à partida estás a pagar um imposto, no pressuposto, de vires a efetuar pirataria! está legalizada! Estás a pagar desde logo direitos autorais.
Estive a ler alguns dos comentários.
Alguns parecem-se como os drogados: “é para consumo próprio dude, não é ilegal, ilegal é traficar, dude”.
Cada vez que uma pessoa está a fazer pirataria, não é melhor do que aquele que vai a uma loja e mete um CD debaixo da camisola. A única diferença é que um é físico e o outro é digital mas o conteúdo é o mesmo.
Há toda uma equipa que desenvolveu aquele produto e no qual existem postos de trabalho e alguns até podem passar pela cadeia de fornecido de algumas profissões relacionadas com que defende este abuso, ilegalidade, crime.
Ilegal devia ser não termos dinheiro para o minimo de cultura isso sim, pirataria digital no fundo é o milagre da multiplicação e à material com varias decadas que não tem valor comercial ou os envolvidos estão mortos, material que devia estar em dominio publico.
é só editoras e grandes estúdios a fechar com prejuízo, e estrelas na miséria.
Pelo menos é uma alternativa para quem não tem poder econômico se cultivar(nem sempre)
Por outro lado…não há nada de borla, nem a pirataria, cuidado com os cliques.
Num cd existe prejuízo pois é um bem físico, num bem digital o prejuízo só existiria se tivesses intenção de pagar pelo conteúdo caso não o pudesses obter de outra forma, por isso nunca ninguém foi condenado em Portugal por consumo de pirataria, apenas por partilha, divulgação ou venda.
Estava aqui a ver os comentários, muito bem, parece que alguns gostam de trabalhar para os outros de borla.
A pirataria também exite, devido à falta de dinheiro e aos baixos ordenados que, nós portugueses ganhamos.
Falo por mim, se ganhasse um pouco mais, certamente que gastaria o dinheiro a comprar livros, cd’s (ou musica digital e/ou streaming), ia a espectáculos.
Se o dinheiro é contado e por vezes sobra mês no fim do ordenado, como podemos gastar em cultura?
Isso e verdade, se bem que tambem acreidto mesmo com precos baixos haveria quem praticasse a pirataria no entanto de facto se fizessem isso certamente que algumas pessoas ja pensariam duas vezes e preferiam ter uma coisa original que poderiam usa-la varias vezes. Mas nah segundo algumas cabecinhas pensadoras (quiica politicos e companhia) os Portugueses ganham bem hehe, mesmo os que andam a contar os trocos para que cheguem ao fim do mes sem dividas em atraso.
Já tenho comprado, alguma, pouca, muito pouca musica, atraves da Apple Music.
Não compro regularmente, porque o € não chega.
É claro que sempre existirá pirataria, mas julgo que seria residual.
Desde que subscrevi a Netflix, com mais alguns amigos, nunca mais fiz download de series e/ou filmes.
O mesmo para quem gosta de ver futebol e/ou qualquer outro desporto. Não seria mais lógico eu pagar para ver um determinado jogo de futebol, do que ter que pagar uma mensalidade absurda para ter um canal de desporto?
Falando por mim, ganho relativamente bem e desde que deixei de ser estudante que apenas recorro à pirataria para as muitas coisas que já não se encontram à venda ou em streaming.
Estou mesmo à espera que a pirataria seja legalizada para ver..pirataria.
Desde o velhinho eMule que sou um navegador assíduo dos sete mares…