Carros Toyota vão estacionar de forma automática graças a um chip AMD
Todos os dias saem notícias que mostram que o quão evoluído está o mundo, muito devido aos avanços tecnológicos. E especificamente no setor automóvel estas evoluções têm acontecido a uma velocidade impressionante.
Assim, as mais recentes informações indicam que os carros da marca do Toyota vão poder estacionar sozinhos de forma automática no futuro graças a um chip da AMD.
Toyota: carros podem estacionar sozinhos através de um chip AMD
Ano após ano vemos que o setor automóvel está cada vez mais evoluído, com os veículos de várias marcas a oferecerem funcionalidades que, há alguns anos, apenas eram vistas nos filmes de ficção científica. E não nos estamos a referir apenas à transição para os carros elétricos, mas sim do conjunto de ferramentas e capacidades integradas nos automóveis e que facilitam ao condutor uma enorme variedade de tarefas.
Desta forma, a Toyota apostou agora num chip da AMD para implementar o novo sistema de estacionamento automático presente dos seus carros. O anúncio foi feito pela empresa liderada por Lisa Su e o chip em questão é o microprocessador Zynq UltraScale+ MPSoC fabricado pela norte-americana Xilinx, empresa detida pela AMD desde fevereiro deste ano. A escolha foi também feita mais concretamente pela empresa de produtos automóveis Aisin que pertence ao grupo de empresas Toyota.
Numa entrevista à Reuters, o diretor sénior da AMD, Wayne Lyons, referiu que os sistemas de estacionamento automático foram amplamente implementados no mercado dos carros de luxo, mas que ao escolherem este chip em concreto, poderiam conseguir implementar esse mesmo sistema de uma forma mais barata.
Segundo Rehan Tahir, diretor de marketing automóvel da AMD, este sistema de estacionamento automático vai começar a ser produzido para diferentes modelos de carros em 2024. Estima-se que a Toyota não seja a única a beneficiar deste sistema, mas que o mesmo possa chegar a outras marcas de carros.
Este artigo tem mais de um ano
Será que no futuro as pessoas com a condução autónoma e outras ajudas, devem ter a carta de condução normal ou será criada outra categoria? E que essas pessoas não serão capazes de conduzir um automóvel analógico, estacionar, saber se orientar, etc.
Boa pergunta!
Sim parece-me fazer sentido passar a existir uma carta de condução “light” para os condutores que so saibam manipular carros autonomos.
Esse tema dependerá muito de como evoluirem os carros com condução autonoma, para já creio que a necessidade ainda não se coloca pois nenhuma ainda consegue cumprir esse objectivo de forma plena.
Tantas que já não sabem conduzir e evitam estacionar em linha porque não conseguem, orientar-se então é uma tragédia se faltar o gps com setinhas e instruçõesde voz, sabem lá para onde é o Norte ou ler mapas de papel. Mas eles “andem” aí…
40 anos depois, lá vamos finalmente ter uma espécie de Kitt. Isto sim que pode dizer-se útil quando se trata de alguém necessitar deslocar-se a um estabelecimento numa cidade mais movimentada, sai do carro frente ao sítio onde interessa ir e o carro que se dane, vá estacionar sozinho ou fique a dar voltas ao quarteirão. Depois é só chamá-lo e que nem refile nem demore muito.
E se esmurrares o carro ao estacionar, como é, mandas a conta para a AMD?