Volvo Cars apresentou o elétrico Volvo EX90 e promete que este é o “início de uma nova era”
A Volvo Cars apresentou hoje em Portugal o seu novo Volvo EX90, um SUV 100% elétrico de 7 lugares, sob o compromisso de segurança e o apelo a um estilo de vida mais sustentável. O objetivo da empresa é comercializar apenas automóveis puramente elétricos até 2030, cumprindo o seu plano ambiental de atingir a neutralidade climática em 2040.
O novo Volvo EX90 estará disponível nas versões Twin Motor Ultra AWD 300Kw e Twin Motor Performance Ultra AWD 380kw a partir de 108.165 € e 113.257 €, respetivamente.
Sustentabilidade Ambiental e um plano para o futuro da Volvo Cars
O Volvo EX90 é o primeiro carro de uma série de modelos 100% elétricos que a Volvo Cars promete apresentar, a um ritmo anual, com o objetivo de comercializar apenas automóveis elétricos até 2030. Esta é apenas uma parte de o plano ambiental ambicioso da empresa que pretende atingir a neutralidade climática em 2040.
Com início de produção previsto para o próximo ano, nos Estados Unidos, o novo Volvo EX90 será posteriormente produzido, também, na China. Ambas as unidades produtivas serão, nessa altura, ambientalmente neutras. O modelo vem juntar-se ao Volvo XC90 que continuará a ser produzido e será a alternativa híbrida plug-in da marca sueca, no segmento dos grandes SUV.
O Volvo EX90 mantém as linhas de design já características da marca, é um automóvel familiar versátil, elegante e com proporções modernas, capaz de combinar tecnologia avançada, conectividade e eletrificação para otimizar a segurança, a eficiência e a estética.
A segurança do Volvo EX90
O Volvo EX90 apresenta um nível de segurança superior ao de qualquer outro modelo da história da Volvo Cars, afirma a própria empresa. É um automóvel inteligente, desenvolvido para ser capaz de “entender” o condutor e a sua área circundante, capaz de criar, a qualquer instante, a situação mais segura para todos, dentro ou fora do automóvel.
A Volvo afirma ainda que o carro terá a capacidade de ficar mais inteligente e mais seguro ao longo do tempo, à medida que recebe novos dados e novas atualizações.
O Volvo EX90 integra um escudo de segurança invisível que inclui a mais recente tecnologia de deteção, no interior e no exterior, apresenta um dos mais avançados packs de segurança de sempre, com oito câmaras, dezasseis sensores ultrassónicos, radares e um sensor “lidar” todos conectados com os sistemas centrais e com a tecnologia NVIDIA DRIVE reproduzindo assim, em tempo real, uma visão exterior de 360 graus.
O sistema lidar integrado pela primeira vez num carro Volvo, deteta não só a estrada em frente, de dia ou de noite, como também pequenos objetos, centenas de metros à frente, dando tempo para informar, para atuar e para evitar. Os sensores do automóvel contribuem, também, para melhorar o desempenho da função Pilot Assist, agora com um novo apoio à direção em mudanças de faixa de rodagem.
No interior, o modelo apresenta, também, um nível de tecnologia capaz de avaliar se o condutor está distraído ou desatento. Sensores especiais e câmaras suportadas pelos algoritmos desenvolvidos pela Volvo avaliam a concentração do olhar. Assim, o Volvo EX90 será capaz de tomar as medidas adequadas para ajudar o condutor, se necessário. A assistência pode começar com um simples sinal de aviso que cresce conforme a gravidade da situação. Se não houver resposta a avisos cada vez mais óbvios, o automóvel poderá mesmo parar em segurança, ligando as suas luzes de perigo.
O Volvo EX90 será também o primeiro Volvo que estará, sob o ponto de vista de hardware, preparado para a condução totalmente autónoma, no futuro.
O software que faz mover o carro
O Volvo EX90 apresenta um sistema central onde se encontram as plataformas Xavier e Orin NVIDIA DRIVE, e Snapdragon Cockpit da Qualcomm. Em conjunto com o software desenvolvido pela Volvo Cars, este sistema será responsável pela maior parte das funções-chave do automóvel, desde a segurança ao sistema de infoentretenimento, passando pela própria gestão da bateria.
Ao combinar a plataforma central da Snapdragon Cockpit com as capacidades de visualização da Unreal Engine, uma ferramenta em 3D desenvolvida pela Epic Games e utilizada em alguns dos jogos mais famosos do mundo, será possível obter um processamento central rápido com gráficos em alta-definição nos ecrãs e nos head-up-displays do Volvo EX90.
Um ecrã central de 14,5 polegadas é o ponto de partida para um dos melhores sistemas de infotainment atualmente no mercado, com integração Google onde se integram, por exemplo, Google Assistant, Google Maps entre outras. O Volvo EX90 será também compatível com Apple CarPlay wireless.
O novo Volvo EX90 também virá com a tecnologia de chave através do telefone, de série, para destrancar as portas de forma automática, iniciando uma sequência de boas-vindas personalizada sempre que o condutor se aproximar e carregar o seu perfil pessoal, também automaticamente, ao entrar no veículo.
Bateria, autonomia e motores
O Volvo EX90, de acordo com os testes WLTP, atinge 600 kms com uma única carga, e carrega de 10% a 80%, em menos de 30 minutos.
Na sua versão de lançamento, terá tração às 4 rodas com uma bateria de 111kWh e dois motores elétricos que, na totalidade, serão capazes de disponibilizar até 380 kW (517 cv) e 910 Nm. Em conjunto com o novo chassis, conseguem recriar uma experiência de condução única, envolvente e suave.
O elétrico Volvo EX90 apresenta uma quantidade significativa de materiais reciclados - 15% de aço, aproximadamente 25% de alumínio, bem como 48 kgs de plástico reciclado e materiais de base biológica, o que corresponde a cerca de 15% do total de plástico utilizado no automóvel – o valor mais elevado de sempre num automóvel Volvo.
Este é o primeiro modelo da marca com todo o hardware necessário para permitir o carregamento bidirecional - uma tecnologia inovadora que possibilita a utilização da bateria do automóvel como fonte de energia adicional para, por exemplo, carregar aparelhos domésticos ou mesmo outro Volvo.
Preço e disponibilidade
Estarão disponíveis duas opções de lançamento no mercado nacional deste carro elétrico ambas com excelente nível de equipamento que incluem de série, entre muitas outras características, Tecnologia Safe Space com sistema lidar, jantes de liga leve de 21”, sistema de som Premium Sound e iluminação pixel de alta-definição.
As versões do Volvo EX90 são as Twin Motor Ultra AWD 300Kw e Twin Motor Performance Ultra AWD 380kw a partir de 108.165 € e 113.257 €, respetivamente. A data de lançamento ainda não foi avançada.
Este artigo tem mais de um ano
Próxima aquisição da TAP
Boa, um preço para qualquer carteira portuguesa… bem recheada…
Mais tarde ou mais cedo terão de baixar os preços dos elétricos para começarem a ter retorno do investimento, porque isto não é preço para qualquer mercado.
Este carro custa mais 5 mil euros que a versão idêntica a combustão, é assim tão mais caro ?
+ de 100m€ de carro…é barato…para poucos tugas, claro.
Quem disse que era barato ?
Eu não.
O que não faltam são carros nessa faixa de preços a rodar pelas ruas.
Dacia Spring, 19.000€.
Tens aí que já tem um preço em conta. Ou, quando vais comprar um carro a combustão, pensas imediatamente num Porsche Cayenne 5.0 a gasolina?
É, exatamente, a mesma coisa.
Pois é, mas se querem que mudes para os elétricos, e daqui a uns anos deixam de vender carros a combustão, consegues comprar um a este preço?
Por um preço bem mais apetecível vou buscar um EQB da Mercedes.
A partir de 7 mil euros já tem tudo, isto com 4 rodas, com 2 até por 1/4 disso e faz muito mais serviço na cidade.
Dacia e EQB da Mercedes são carros de categorias diferentes.
Lá está. Por isso é que não se pode misturar.
Comparar um eqb com um spring não existe. Eu não os comparei apenas referi que não é preciso gastar 100k para ter um ev. Só o faz quem tem dinheiro e ainda bem que o fazem.
Eu, por exemplo, tenho um e-tron e preferi Audi à Tesla ou Mercedes ou Ford.
Eu tenho um e-tron e estou 100% satisfeito. É o mais barato? Longe disso.
Para ter um ev não precisas de gastar 100k. Há propostas interessantes entre os 19 e os 30000. É só saber o que se quer. Agora não metam tudo no mesmo saco porque dá jeito.
Da mesma forma que ele não vai comprar um Lamborghini aventador também não compra um sq8 e-torn ou um model x plaid.
Mais um tanque…e chamam a isto ecologico e eficiente…
Deviam era ter electrificado os S60/90.
Onde é que chamam isso ?
Também espero que comecem a lançar os mais pequenos, ninguém precisa de carros tão grandes para depois transportarem 1.
Cento e quê?!? Incrível!! A volvo entra na corrida dos elétricos tarde e a más horas e continua a lançar modelos com preços super competitivos! Não dá hipotese nenhuma às outras marcas!
Toda a gente devia ser obrigada a mudar de eletrico ou entao usem transportes publicos nos centros de lisboa e porto. Não tenho de aturar o pivete dos outros a combustao
Toda a gente devia pagar um imposto por cada idiotice que lhe sai da boca ou dos dedos. Estaríamos financeiramente muito melhor.
Sim, se todos fizéssemos o que ele diz, estávamos todos melhor financeiramente, por isso ter trocado.
Eu troco já se me arranjares um carro familiar que transporte 5 a 7 pessoas com todas as comodidades (sistema de som premium de conhecida marca audio, teto panorâmico, AC multizona, só para dar 3 exemplos) e com uma autonomia superior a 1000km e reduzido tempo para abastecer, e, claro, um preço abaixo de 60m€.
Quer 1000 kms de autonomia para quê? É isso que faz todos os dias com 7 pessoas ?
Ohh santo preconceito.
Da minha vida sei eu. É essa a tua melhor resposta? Logo vi.
Pois, como viu, nem da sua vida sabe, senão respondia.
muda-te
108.165 € e 113.257 € ? Fora de causa. Talvez os Turistas estrangeiros comprem. Assim como assim, atendendo à política que o nosso governo segue, mais vale Portugal cheio de estrangeiros carregados de bago que de portuguesitos a ganhar o salário mínimo…
Calma, o carro não é só vendido em Portugal, e mesmo assim andam por ai muitos que custaram mais que isso.
E vai vender que nem pãezinhos quentes.
Mesmo. 😀
O mais provável é “rentigar” como pãezinhos quentes.
Explica lá isso melhor.
E neste tipo de carro, isso quer dizer o quê ?
Como assim? Não percebi.
O que queres dizer com “vender que nem pãezinhos quentes”. Não percebi. Isso quer dizer o quê ?
108.165 € o mais barato ?? Como ?? Isto são carros elétricos para ricos.Ora,ora…
Quem disse que era para pobres ?
SUV de 7 lugares… quero ver um mais barato.
Qual o problema de existirem gamas para “ricos”? Não percebo este tipo de Tuga e faz-me uma certa “espécie”…
Quando vão comprar carros pensam em porsches e Ferraris? Ou vão para um Renault, Peugeot, Nissan etc etc?!
Se não têm não comprem… se têm, e se querem conforto e segurança associados a uma autonomia e performance excelente qual é o problema aqui?! Dor de cotovelo?!
Também gostava de ter um iate e quando vou à marina em vez de chamar nomes e dizer barbaridades contemplo e dou os parabéns a quem tem!
Não há problema nenhum. O que está em causa é a mensagem que se tenta passar criando a falsa ideia de que estes veículos se estão a vulgarizar/banalizar quando na verdade estão cada vez mais exclusivos e só ao alcance de poucos.
O que quer dizer com “estes veículos “ ?
Que classe de veículos são esses ?
O Volvo EX90 é um “estes veículos”, ou ainda não percebeste ? Sabemos que és fan(ático), mas tens de admitir que há pessoas que vivem uma vida real e não de fantasia. Estes veículos são pouco acessíveis à classe média nacional, por exemplo. Este é um carro de elites.
Pois, continuo a não entender.
Fanático é você que usa todos os argumentos para dizer que este eléctrico é um abuso em relação a outros, quando o modelo mais próximo deste da volvo custa 5 mil euros a menos. 5 mil em 100 é realmente muito. Looool.
E onde a volvo recomenda este veículo para a vida real das pessoas da classe média ?
Estão a reclamar do preço de um Volvo???
Desde quando um Volvo, seja de que gama for, é barato?
Lá isso é verdade.
Ou barato ou para todos.
Este e muitos automóveis não são para tanta gente assim. Vejamos que em 2020 só, 5.479.417 portugueses pagaram IRS…tirem as v. conclusões.
Fonte: https://jornaleconomico.pt/noticias/quase-45-das-familias-portuguesas-nao-paga-irs-880656
Álvaro, não vale a pena. Estes iluminados se virem um Volvo a gasolina a custar 90000eur a reação é: está tudo bem. Se for elétrico? Até se torcem todos. Se a dor de cotovelo matasse… calamita que daqui a dez anos anda tudo de elétrico e nem resmungam. Já vai é tarde. É pena.
Por acaso até custa mais. Um Volvo a gasolina comparável com este custa 103 mil.