PplWare Mobile

Atualização: Mísseis russos atingem a Polónia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. ºOº says:

    A NATO não se vai meter diretamente ao barulho.

    • Paulo Martins says:

      Isso é mais uma decisão dos polacos, não tenho dúvidas que outros líderes os tentem dissuadir mas se eles decidirem retaliar então oficialmente começa hoje a WW3.

      • Wagner says:

        Os Polacos sabem bem que se o fizerem amanhã deixam de existir

        • Vítor M. says:

          Não sabes o que dizes mesmo! Os polacos não vão deixar este ataque passar incólume. Os polacos não vão perdoar.

          • Técnico Meo says:

            No meu ver os polacos só precisam de atingir um único cidadão no mundo que tem causado estás crises todas uma após outra . O nome acaba em N.

          • Vítor M. says:

            Acredita, e para quem conhece a história da Polónia, para quem conhece o ódio que o polacos têm pelo regime de Putin (recordando tudo o que passaram com as invasões soviéticas no passado… além de ainda estar fresco o desejo de vingança ao atentado que ocorreu ao Tupolev que levava o presidente Lech Kaczynski e muitas figuras de estado polaco, que caiu perto de Smolensk… a coisa não vai ficar pela ameaça.

          • Ifm says:

            Victor, se tiveres errado, pagas me um jantar?? Está combinado?

            Se não quiseres pagar, usas apenas um telemóvel andróid por 2 meses?
            Combinado?

          • Vítor M. says:

            Errado não estou e a cada dia que passa mostra isso mesmo, e é nisso que me baseio para este comentário. O jantar… pago pois, vamos lá. O Android… eu uso Android desde há pelo menos… 11 anos, com um dos números da empresa, todos os dias. Por isso 😉

            Espero é que esta guerra acabe, os russos paguem TUDO o que destruíram e Putin seja condenado pelo genocídio de milhares e milhares de civis que matou. O mundo tem de viver sem guerras.

          • Anonimo says:

            Bem, eu tive na Polónia recentemente e isso não é bem como tu dizes, eu conheci Polacos, Ucranianos, Bielorussos e Russos e todos eles super simpáticos e são todos especiais da sua maneira. De uma maneira é verdade que a Rússia atacou Polónia e causou danos em vários épocas mas não querias comparar o que os Alemães fizeram durante séculos desde a ordem teutónica até á segunda guerra mundial, até alias os Polacos de uma maneira geral dão-se bem com os Russos ( só dizem o contrario só para agradar os ouvidos de certas pessoas) do que os Alemães eu falo com os Polacos e eles acham isto estranho, diria uma false flag como o costume, o mesmo que foram os Russos que rebentaram com o nord stream 2!

          • AlexAlex says:

            Uma publicação polaca (Lublin112) esteve no local logo depois do incidente e o material encontrado não possui qualquer marca ligada as forças armadas Russas, e tudo indica (pela aparência) que é um míssel de um S-300 da Ucrânia…

            De resto não vai ser mais que a típica PR barata da NATO (que só luta contra forças de 5ª categoria e perde), a não ser que resolvam render a Polônia que é completamente irrelevante militarmente…

            Polacos são como os Americanos, muito bons de boca, no terreno pederm todas as guerras que entram.

          • Vítor M. says:

            Os polacos ganharam todas, são uma nação independente e livre dos comunistas. Por isso, vai estudar e não digas disparates.

            Quanto ao resto, como referi, tem de haver cautelas, para não levar a guerra para outro patamar, mas a Rússia começa a ficar perdida numa guerra que começou e que não tem qualquer sentido.

          • Quark says:

            Só estou curioso como ficou o assunto do jantar 😛

        • Z-life says:

          Será? É que nem a Ucrânia deixou de existir.

          A montanha pariu um rato.

          • Vítor M. says:

            O problema é que os russos estão a perder quer no terreno, quer na estratégia, quer na diplomacia. Claro, a questão nuclear é o que ainda mantém Putin vivo, ou esta guerra já tinha acabado. Mas não tem mais que isso. No terreno foram dizimados, mas com duras perdas de vidas, com massacres a inocentes, violações, atrocidades que não vão ser esquecidos. E não podem ser esquecidos. Tem de haver cautela, pois até nós aqui neste canto podemos pagar bem caro.

            Agora, a Rússia sabe que não ganha a guerra, e que não tem como enfrentar a NATO. Apenas Putin está em dificuldades em sair desta guerra sem ser como derrotado. E a liderança de Putin está em causa.

        • Luís Costa says:

          Wagnerzito como aquele grupo de nazis que está a lutar pelo lado da Rússia, se a Polónia deixa de existir a Rússia também irá deixar de existir ou pensas que vai sobrar alguma coisa se a NATO se envolver com a Rússia? Acorda rapaz

  2. Hali says:

    Bombardear já a Rússia.

  3. Test User says:

    Se accionam artigo 5, estamos em guerra.
    Estupidez pura dos russos.

  4. César Oliveira says:

    A Polonia, a Polónia, não a NATO, deve meter já 2 misses em território russo. E a mensagem de que vai responder em dobro se a russia voltar a atacar a Polonia.

    É preciso responder já, senão a russia vai pensar que pode fazer o que quer.

    • Ze says:

      Ava é memo é boa sorte pra OTAN mandando 2 misseis diretos para a russia, vamo ver se ela aguenta os misseis hipersonicos caindo sobre o territorio americano

      • Vítor M. says:

        Achas que algum desses chega aos Estados Unidos? Não digam disparates. Não há máquina de guerra maior que os EUA. Não celebrem esta realidade que poderá hipotecar o futuro da Europa, porque os States estão longe em território mas muito perto em armamento e homens.

        Os americanos sempre viveram em guerra, tem um orçamento para manter o desenvolvimento de armamento que ninguém faz ideia do seu potencial. Mantêm o seu exército ativo permanentemente e têm tecnologia que os russos nem imaginam. E sem o braço pelo ombro dos chineses, Putin apenas cavou o seu buraco, se se provar que foi um ataque russos deliberado.

        Infelizmente isto pode mesmo escalar para algo complicado.

        • Ze says:

          Me prove que algum desses não chega, quer apostar pra ver agora te pergunto qual a bomba nuclear mais potente do mundo não está nas maos dos americanos, continua ai achando que só o estados unidos tem tecnologia armamentista avançada, os misseis americanos são iguais a palitos de fosforo perto dos misseis hipersonicos russos.

          • Vítor M. says:

            Repara, a invasão da Ucrânia mostra o quanto os russos são um flop. Um exército mal preparado, armamento velho, estratégias de guerra antiquadas e com ações bárbaras contra civis e bluff. É tudo o que temos visto da Rússia, acrescido com a bandeira do nuclear (de outra forma já tinha sido completamente aniquilada). Mas, claro, não podemos esquecer que têm armas nucleares e que têm problemas de autodeterminação face ao resto do mundo. Aliás, estes ataques que começaram contra a Tchetchénia, Geórgia e contra a Ucrânia é um exemplo de como não estão seguros de quem são. Manipulam a Bielorrússia, uma país com gente muito pobre que tenta fugir para os vizinhos na tentativa de matar a fome. Não têm credibilidade que tanto querem mostrar. O povo russo é um povo trabalhador, um povo que sofre com isto também, é um povo de bom coração… mas o regime não deixa o povo viver e evoluir, infelizmente. Tudo porque a Rússia quer ser como os EUA. Mas não é.

            Tecnologicamente está muito atrás dos EUA mesmo ao nível bélico, como a todos os níveis basicamente. Muito equipamento bélico de vanguarda que os EUA possuem não tê as suas características divulgadas, mas sabemos que têm muito, moderno e estão sempre em atividade.

            Guerra Revolucionária Americana – 1775 a 1783
            Guerras das Cherokee-americanos – 1776 a 1795
            Guerra Indígena do Noroeste – 1785 a 1793
            Rebelião de Shays – 1786 a 1787
            Quase-guerra – 1798 a 1800
            Guerra de Trípoli – 1801 a 1805
            Revolta da Costa Alemã – 1811
            Guerra de 1812 – 1812 a 1815
            Guerra ao povo Creek – 1813 a 1814
            Segunda Guerra Berberesca – 1815
            Guerras Seminoles – 1817 a 1818
            Guerra de Secessão – 1861 a 1865
            Revolução Garza – 1891 a 1893
            Segunda Guerra Civil da Samoa – 1898 a 1899
            Guerra Hispano-Americana – 1898
            Guerra Filipino-Americana – 1899 a 1902
            Guerra de Fronteira – 1910 a 1919
            Primeira Guerra Mundial – 1917 a 1918
            Guerra Civil Russa – 1918 a 1920
            Guerra de independência turca – 1919 a 1923
            Segunda Guerra Mundial – 1941 a 1945
            Primeira Guerra da Indochina – 1946 a 1954
            Guerra da Coreia – 1950 a 1953
            Guerra Civil do Laos – 1953 a 1975
            Guerra do Vietname – 1955 a 1975
            Invasão da Baía dos Porcos – 1961
            Guerra Civil do Camboja – 1967 a 1975
            Guerra cambojana-vietnamita – 1977 a 1991
            Invasão de Granada – 1983
            Invasão do Panamá pelos Estados Unidos – 1989 a 1990
            Guerra do Golfo – 1990 a 1991
            Guerra da Bósnia – 1994 a 1995
            Guerra do Kosovo – 1998 a 1999
            Guerra do Afeganistão – 2001 a 2021
            Ações militares no Iémen – 2002 a 2015
            Guerra do Iraque – 2003 a 2011
            Ações militares no Paquistão – 2004
            Ações militares na Somália – 2007 a 2016
            Ações militares na Líbia – 2011
            Ações militares na Síria – 2014 a 2017…

            Ninguém tem mais experiência em guerra que os EUA, ninguém tem uma logística de guerra maior e mais bem preparada que os EUA e ninguém tem o nível tecnológico como tem os EUA. Além disso, o domínio dos ares… assim como o espaço. Podem acreditar nourra coisa quslquer, mas é só crença.

            Sim, valem o que valem, mas são alimentados pelas guerras… quais hipersónicos quais quê!

          • Ze says:

            aham vc é fanatico pelos estados unidos, so enxerga oque lhe convem se essa guerra escalar vamo ver quem se destroi primeiro, ja que o estados unidos anda meio cambaleando depois do fantasma do vietnam

          • Vítor M. says:

            Fanático? Eu não, se te acabo de mostrar que estes tipos vivem da guerra, tu achas isso positivo? Mas está tudo doido?

            Põe os pés na terra e a cabeça a pensar. Desde quando viver da guerra é algo positivo? Ganhem juízo.

            http://bit.ly/3UGscrV

        • Ze says:

          estados unidos se acham mas são a maior piada perderam a guerra do vietnam apelaram para armas quimicas agente laranja maior crime do mundo, esses vermes vao pagar caro por todas as atrocidades que eles fizeram perante ao mundo.

          • Vítor M. says:

            Isso dizes tu, sabes lá bem o que eles têm. Vão pagar o que eles quiserem. Ninguém tem mais poder bélico e estrutura logística de guerra que eles. Claro, podemos ser líricos e acreditar no que dizem os russos ou chineses… mas é só isso, crença. Infelizmente são um país que sempre viveu em guerra e que cresceu como potência mundial. O soldado do planeta. Agora até o soldado espacial, visto que foi o único país que conseguiu desviar um calhau espacial!

        • Ifm says:

          Victor tu vives em que mundo???

          Os EUA não são o supersumo da batata.

          Tem muito poder militar e tecnologia, mas a Rússia mesmo de pantanas, fazia estragos nos EUA.
          Tal como alguns países como Israel ( cão de caça dos EUA), tem submarinos nucleares prontos para em caso de guerra sem precedentes que ponham em causa a destruição do país retaliar.

          Os russos devem ter as mesmas ou superiores contramedidas, submarinos em missão que nem o próprio país sabe bem o paradeiro deles, para casos extremos retaliar com armamento nuclear de alta tecnologia.

          Chama se a isso seguro de vida, aprende um pouco

          • Vítor M. says:

            Tu sabes lá o que dizes 😀 estuda um pouco a história dos EUA e das guerras onde estiveram e perde um pouco de tempo a perceber o nível tecnológico, o posicionamento estratégico das forças militares no mundo, estuda um pouco sobre uma engenharia lobista que se chama “Chicago boys, ainda hoje ativa) e depois junta tudo e vais ver o poder bélico, económico e lobista que os americanos têm. Que empresas são líders em comunicações globais terrestres, espaciais, que empresas estratégicas existem e são americanas que fazem parte das máquinas governamentais de cada nação…. o tabuleiro de xadrez é muito interessante e não há país nenhum com a força dos States. Infelizmente, como já referi, são uma nação que é a potencia mundial à custa da guerra.

          • B@rão Vermelho says:

            @Vitor M, nem sempre estamos de acordo e ainda bem, só assim podemos evoluir, mas neste caso concordo a 100%, o EUA, não têm rival nesta matéria, tirando as NUC, as outras nações estão a milhas de distância, mas relembro que os EUA, ganhou as batalhas todas no Vietname e mesmo assim perdeu a guerra e mais recentemente a saída do Afeganistão que tanto me fez lembrar o Vietnam, já tive o prazer de visitar o Vietname em 2018, onde há museus fantásticos sobre o tema da guerra, se não visitou recomendo vivamente visitar, e nos museus temos a dimensão das diferenças entre os lados da guerra, mas combater uma ideologia é muito complicado.
            Embora o exército dos EUA é superior em tudo, temo mais o exército russo, basta ver o que fizeram em Butcha, espalham o terror por serem indisciplinados e mal formados tanto em quanto pessoas como mal formados militarmente

          • Luís Costa says:

            Eu não digo que a Rússia não iria fazer estragos mas já viste bem o que diziam da Rússia e o que se está a ver na Ucrânia? Desorganizados, as tropas andam mais horas bebedas do que a fazer o seu trabalho e quando o fazem parece que estão nas guerras medievais, fazem pilhagem, violam, e depois queimam tudo a volta, isto é o que se fazia lá no tempo dos romanos, parece que pararam no tempo, os militares até roubam eletrodomésticos porque eles não tem nada disso, mais, as armas, os tanques etc etc estão obsoletos e é só ver como são alvos fáceis para a tecnologia mais avançada do ocidente

          • Vítor M. says:

            B@rão Vermelho Perderam algumas e ganharam outras. Mas não deixam de viver da guerra e com a guerra. Isso em nada é positivo, mas na verdade é o que lhes da imponderável bélico que têm.

            Eu fico admirado com alguns comentários “pro-guerra” de algumas pessoas. É do mais idiota que pode haver. Está guerra não faz sentido. Mas os russos não estão à altura de enfrentar o ocidente numa guerra em larga escala e os russos sabem disso. E aí da bem que sabem. Deviam era nem ter começado isto em 2014.

        • Zigguy says:

          é russo o missel, já passa nas noticas

        • Anonimo says:

          Ou seja, os Americanos são inocentes fazendo essas guerras em nome da liberdade e democracia matando milhares de inocentes, mas podem e é correto mas quando a russia ataca já é outra história (grande hipocrisia). Alias a EUROPA tem muitos anos de experiência como a Russia antes dos americanos existirem!!

        • AlexAlex says:

          Os Americanos (e a NATO) vivem em guerra com exércitos de 5ª categoria, e *literalmente* perdem em todas – são muito bons em matar civís. A incompetência do ‘General Staff’ Americano é notória. Aquilo é cheio de Generais de PR.

          Não é segredo nenhum que possem a maior força aérea do mundo, e que quase todo equipmento moderno simplesmente (e literalmente) não funciona, são apenas para PR.

          Está claramente descrito no GAO (US Government Accountability Office, basta procurar) que a vasta maioria (especialmente dos modelos modernos) jamais estiveram em ‘combat readness’ (nenhum 1), incluindo o famoso F-22 — conhecido por lá como ‘hangar queen’ pois precisa de 4…5 horas de manutenção para cada hora de vôo. Isso numa guerra real, é lixo.

          A única coisa gloriosa (e competente) que possuíam, que era Marinha, já não é mais essas coisas. Não é segredo nenhum que os navios estão literalmente se desfazendo pela ferrugem (muito pdevido a corrosão galvânica, por serem projetados por incompetentes).

          Sistemas de defesa aérea? Também não é segredo nenhum que são completamente inúteis. Na Arábia Saudita existem vários ‘Patriot’ instalados (e operados pelos Americanos), e nunca fizeram nada. O mísseis ‘caseiros’ lançados do Iêmem não são nem sequer detectados pelos sistemas Americanos…

          Esse vasto orçamento militar Americano é pra criar coisas completamente inúteis como ‘Zumwalt Class’, mas que são excelentes para PR e muito caros para encher os bolsos de muita gente — no Congresso e no meio militar Americanos.

          Em relação a operação na Ucrânia claramente não possui qualquer base para chegar a qualquer conclusão — o que chama de estratégico na verdade não é nem sequer operacional, mas táctico.

          Não possui ideia da escala real da coisa (não tem conhecimento militar para isso. Deixa claro que apenas consome as narrativas que são dadas pela mídia), como também não faz ideia de como a Rússia luta guerras, que é bem diferente da NATO que só conhece ‘blitzkrieg’, mais nada (literalmente).

          Se procurar sobre a rendição de Kherson pela Rússia vai descobrir que mesmo os incompetentes do Pentágono notaram que aquilo foi uma armadilha (mais uma), e aconselharam (publicamente, basta procurar) a Ucrânia a não enviar montes de tropas para lá, pois perderiam mais 100.000 tropas por nada. É público, basta procurar

          Se a Rússia estivesse seguindo seus manuais dentro da framework de ‘guerra’ e não ‘operação miliar especial'[1] (que limita *extremamente* as operações. É a mais fraquinha. Basicamente estão a lutar com uma das mãos amarradas) já não haveria muita coisa da Ucrânia em pé desde o início de Março, e todo o comando dentro da Ucrânia (militar, civíl, advisers da NATO etc.) já teria sido exterminado logo no começo da operação.

          [1] mas agora indíca-se que vai mudar para a framework de ‘operação anti-terrorista’ (um nível acima) devido a destruição sistematica de infraestrutura civíl, o que não é permitida dentro da framework utilizada inicialmente.

          • Vítor M. says:

            A tua conversa é baseada em nada, pois ao nível de tecnologia de guerra, não há nenhum país como os americanos, eles estão sempre em guerra. Bastou ver um sistema simples, o HIMARS, colocado na Ucrânia que levou os russos a ter de sair de muitas frentes de batalha. E ainda é tudo defesa, e ainda bem, a ideia não é medir forças, é parar este conflito.

            A Rússia sabe que não avaliou o seu inimigo e o que deixou, para mais tarde ter de pagar, é destruição e sofrimento. Que infelizmente vai levar toda aquela região para muitos anos de pobreza. Incluindo a Rússia que cada vez está mais isolada do ocidente.

            Essa é que é a realidade que também vamos pagar. Agora a framework de operação anti-terrorista 🙂 esquece isso, se não fosse a bandeira do nuclear… este conflito já tinha acabado.

  5. César Oliveira says:

    Os partidos comunistas devem ser expulsos de todo o mundo. Partidos antidemocráticos não devem aproveitar-se da democracia.

  6. João says:

    Não querendo justificar o injustificável, pode ter sido um míssil perdido.
    Não retira gravidade à situação, mas não estou a ver uma Rússia incapaz de dominar a Ucrânia arriscar levar com a nato em cima.

    • João Melo says:

      Não é míssil perdido nenhum.. e nem sequer foram misseis Russos.

      São misseis de defesa terra-ar de sistemas S300 que a Ucrânia lançou sobre a Polónia para ver se finalmente a NATO é forçada a se envolver…
      Já há imagens dos destroços que comprovam que são misseis de sistemas S300, por outras palavras…Ucranianos.

      Agora, a Polónia tem um grande interesse em participar na Guerra, porque a Ucrânia ocupa parte de território Polaco, eles podem entrar ..e não sair mais 😀
      Mas pelo que se houve dizer, por ai em vídeos e podcasts, na zona a norte de Luganks, e na zona de Krasny Lyman…só se houve falar Polaco,Francês, e Romeno..ou seja por outras palavras..eles já lá estão.. são é alguns batalhões disfarçados de Mercenários.

  7. irritadiço says:

    Aquele tractor trazia armas químicas, vê-se bem que quando o kremlin detetou o tractor ele ainda estava na Ucrânia, depois passou a fronteira e andou 10km…

    Nada de especial!!!!

  8. Mouro says:

    É obvio que a russia não fez isso.

    • João Melo says:

      Sim, é óbvio, mas a questão não é se realmente fizeram ou não, a questão é que há Países interessados nesta guerra, dois deles a Polónia e os EUA.

      A Ucrânia foi inteligente em Bombardear a Polónia e dizer que foi a Rússia!

      • Vítor M. says:

        A Ucrânia não faz isso, porque a Polónia é o seu maior aliado. Os russos continuam a bombardear a Ucrânia e não admira que aconteça novamente o aconteceu há uns meses na Moldávia. As antiaéreas ucranianas bem tentam travar os ataques russos. Tudo isto não faz qualquer sentido, a Rússia não vai sair vitoriosa e vai sim condenar o país, a Ucrânia, a Bielorrússia, entre outros aliados de Putin ao isolamento internacional. Pagamos todos,

  9. Luís Silva says:

    Está tudo dependente de saber a proveniência dos misseis e a intenção!

  10. AlexS says:

    Pelas imagens não parece ser resultado da explosão de uma carga, não se vê sinais de fragmentos em nenhuma parte da imagem. Parece ser “só ” onda de choque.
    Os pneus parecem intactos o que mais uma vez reforça que isto deve ter sido um míssil perdido sem que o explosivo tenha sequer detonado.

  11. says:

    Os corpos tapados com lençois brancos são bem visiveis, estão ali no canto da imagem, quando dizem que este ataque (se realmente aconteceu e por quem) é um ataque à nossa Liberdade , sim é mesmo .

    Por fim , retirado da página do Sapo agora mesmo :

    Em conferência de imprensa, o porta-voz do Departamento de Defesa dos EUA adotou uma postura cautelosa, dizendo que “ainda estamos a apurar o que aconteceu para apurar os factos”.

    Portanto…. tirem as vossas conclusões ( só para os que o conseguem fazer)

    Espero que a PAZ prevaleça acima dos interesses da continuação da Guerra.

  12. Nelson says:

    O desespero é tanto que metem o punho no ninho das vespas. Os russos estão a tornar-se em autênticos idiotas desmiolados. Não acredito ainda no artigo 5, mas acredito no artigo 4º que convoca todos os membros da NATO para discutirem o problema antes da ação. Digamos que de uma forma ou de outra qualquer coisa pode e deve ser feita. Se baixarem a crista levam com mais uns misseis de provocação. Eu sempre disse e continuo a dizer a Rússia é um estado imperialista, autocrático de índole fascista e todos nós sabemos onde isso nos levou em 1939 depois de todos os Estados europeus assobiarem para o lado. Não defendo guerra mas sim um aumento da pressão e do isolamento. Isto vai resultar num enxame de tropas da NATO nas fronteiras com a Rússia e a Ucrânia.

  13. César Oliveira says:

    Na minha opinião o putin fez isso de propósito para ver se os lideres mundiais se acovardam e assim poder atacar a Polónia também.

    A Polónia deve responder já em dobro.

  14. César Oliveira says:

    Para o bem da humanidade todos os partidos comunistas do mundo devem ser expulsos dos países democráticos.

    • B@rão Vermelho says:

      Estás a contradizer-te um bocadinho, se os países são democráticos ao acabar com os partidos comunistas então deixam de ser democráticos.
      Agora o que me faz confusão é em pleno século 21 ainda há pessoas que acreditam no comunismo.
      Acho que deve existir partidos comunistas desde que tenham pouca expressão eleitoral, não podemos esquecer do maior contributo do nosso PZP, a criação do ordenado mínimo, como o próprio nome indica é o mínimo que se pode pagar, os patrões portugueses é que gostam de passar a ideia que é o ordenado máxima que se pode pagar.

      • AP says:

        Todas as opiniões são nem vindas para tentar uma solução para os problemas. Uma ideologia em si pode não ser a solução mas pode contribuir para o debate e ajudar a evitar extremismos de ideologias opostas. Tudo lr coisa de equilíbrio.
        Eu sou pelo diálogo de todas.

      • César Oliveira says:

        Não Barão Vermelho, não me estou a contradizer. Um partido antidemocrático não deve concorrer em eleições democráticas porque vai abusar da democracia para impor uma ditadura. É o que o maldito comunismo tem feito no mundo é isso, é impor ditaduras. Um estado forte, opressor, violento, e um povo pobre, miserável mesmo, isso é o comunismo.

        • Mr. Y says:

          Dizer que o PCP é anti-democrático é de rir.

          Antes que me chames comunista, não não sou comunista. Aliás dizer que o comunismo anda aí (excepto em meia dúzia de países, se tanto) é um delirio

          • Test User says:

            Para rir é pensar que são democráticos.
            Expressões como ditadura do proletariado são democráticas.
            PZP nunca condenam uma ditadura.

            Nessa dúzia de países diz lá quais são os que tem mais partidos alem do comunista.

  15. Mr. Y says:

    Só espero que tenha sido um acidente senão os russos acabaram de mandar uma autêntica bazuca nos pés!

    • Vítor M. says:

      Completamente. E já estão a ver que “fizeram caca”. Infelizmente isto poderá agora abrir um novo conflito, mas do lado russo, com armas de maior alcance… o que vai trazer mais desgraças.

  16. carlos mst says:

    Preparem-se para um guerra nuclear se a Polonia e a Nato ripostar a Rússia vai defender-se com bombas atómicas desculpem mas isto vai começar e nem a china vai se meter desculpem a minha opinião mas temo o pior

    • Vítor M. says:

      Putin ficou agora mais isolado, depois de Xi ter conversado com Biden e haver uma “união” na resposta (ao nuclear sobretudo).

      Usar nuclear é um erro que custará milhões de vidas… mas Putin apenas verá o seu país desaparecer… como outros irão padecer.

      • B@rão Vermelho says:

        Mas já sobram poucas opções ao Put In, e não sabemos qual vai ser a reação de um louco quando encurralado, já tenho dito aqui que não vejo melhor altura para haver um golpe de estado na Rússia, todo o mundo acorria a ajudar
        E mais uma vez fica claro que a Rússia de grande potência só de nome e as reservas naturais, a nível de exército são uma cambada de ignorantes indisciplinamos devoradores de vodka,
        De uma coisa são bons é a espalhar o terror.
        Outro dos grandes problemas é os ditadores se rodearam não dos melhores mas sim dos que lhes dizem o que eles querem ouvir, alguém o fez acreditar que os Ucranianos queriam ser russos é pior ainda é que venciam em 3 dias.

      • says:

        Parece-me a mim que o recurso ao nuclear destroi completamente a Europa e grande parte dos EUA nos primeiros dias. Portugal incluido.

  17. Luis Garcia says:

    Eu acho que a Polónia vai exigir aos russos que eles saiam da Ucrânia.

    • Vítor M. says:

      Ninguém vai ganhar com o que poderá acontecer a seguir. O artigo 4.º poderá ser invocado e levar a Polónia a investir ainda mais nesta guerra com apoio à Ucrânia. O governo polaco não tem medo da Rússia e não esquece as invasões soviéticas e algumas ações mais recentes levadas a cabo pela Rússia nas suas fronteiras.

      Tem de imperar a cautela, ninguém ganha com o escalar para outro tipo de armas. Mas quem mais perderá é a Rússia, isso não haverá dúvidas.

    • João Melo says:

      Luis Garcia, mas a Polónia não tem o poder de exigir seja o que for, num assunto que não lhe diz respeito.
      Agora em relação aos misseis Ucranianos, ai sim a Polónia pode tentar arranjar uma forma que criminalizar a Ucrânia pelo lançamento desses misseis,isso é possível é lógico.. no entanto não esquecer que a Polónia anda morta por invadir a Ucrânia ela mesmo, devido ao facto de a Ucrânia ocupar território Polaco..

      Isto não é tão simples quanto parece..

  18. César Oliveira says:

    Não é porque a russia tem armas nucleares que o mundo tem que se vergar à russia. É atacar com misseis normais. Se a russia usar uma única arma nuclear é limpar a russia a 100% Não deixar pedra sobre pedra. E a russia sabe que os aliados podem fazer isso. Então eles não vão atacar com armas nucleares. Eles sabem que não há vencedores de uma guerra nuclear. Então, que a Polonia ataque a russia em dobro e que envie a mensagem de que vai responder em dobro a qualquer ataque russo.

    • Hugo Nabais says:

      Se limpassem a Rússia a 100% com armas nucleares como dizes o resto da Europa iria sofrer muito, aliás o mundo todo

      • César Oliveira says:

        Eu sei Hugo, por isso digo que não devemos ter medo da russia, não devemos nos vergar à russia. A russia sabe muito bem que pode ser arrasada a 100% se os aliados quiserem. Então devem ser usado todo o tipo de armas contra a russia exceto armas nucleares e armas químicas.

  19. falcaobranco says:

    Eles quando ( os russos ) tentaram atingir Lvyv á alguns meses atrás, eu só pensei: é bom que eles nao se enganem e façam um missil cair na Polonia porque senao temos mesmo o caldo entornado…

    Passado esse tempo…um ataque possível a Lvyv, acontece isto!

    É bom que averiguem a fundo o que realmente aconteceu, porque se vier a concluir que a Russia atacou directa ou indirectamente a Polonia ( pode ter sido devido a um defeito dos misseis deles ) estamos mesmo em maus lençois!

    • B@rão Vermelho says:

      Que o míssil veio do lado russo acho que ninguém tem dúvidas, agora há que apurar as circunstâncias, foi um ataque deliberado ou foi um míssil “rabicho “, expressão usada quando era garoto pela altura do carnaval e as bombinhas chinesas não funcionavam como esperado, se a Rússia puser as culpas na Ucraniana então ficamos a saber que foi propositado de falarem em analisar aí ainda acredito que foi um defeito do míssil

      • says:

        Parece-me dificil na medida que se trata de um missel terra-ar, que não serve para destruir infraestruturas no solo. Isto no mesmo dia que a Ucrania ativou a sua defesa aérea…

        • B@rão Vermelho says:

          Pelos visto pode mesmo ter sido o caso, um míssil de defesa Ucraniano, o que realmente há a lamentar são as duas pessoas descansadas da vida a trabalhar e levam com um míssil em cima sem ter culpa nenhuma,.
          Até é bom que seja um míssil Ucraniano caso contrário era um escalar da guerra sem qualquer nexo é um louco encurralado nunca saberíamos como ia reagir.

  20. Diogo says:

    Só digo uma coisa, se o Trump ainda estivesse no poder nos EUA, nada disto teria acontecido.
    Isto é o início, o pior ainda está para vir.

  21. Yamahia says:

    Penso que aqui, claramente, a montanha pariu um rato.

  22. GadoRevoltado says:

    Os Estados Unidos sozinhos limpam a Rússia em duas semanas facilmente,dada a tecnologia e experiência que eles têm

    • MCakaZim says:

      Estados unidos tem um dos maiores, se nao o maior, arsenal e numero de soldados, mas, infelizmente como a historia nos conta e não as series e filmes da TV, é um exercito que sozinho apesar do numero e do armamento, nunca ganhou efetivamente uma guerra no estrangeiro. a Russia não esquecer que o seu poderio militar não é apenas e só o que está a atacar, é bastante superior o que está em “casa”. Se for atacado, não é com ” 2 semanas” nem perto que vão perder

  23. João Melo says:

    Estes misseis foram lançados pela Ucrânia, são misseis S300 de defesa terra-ar, e muito provavelmente foram lançados com o intuito de fazer a NATO entrar á força no conflito.

    Da parte da Ucrania, é uma ideia inteligente, mas agora a Polónia também os podia entalar, porque as imagens que já circulam são claras, são misseis de sistemas S300 Sóviéticos, e quem os usa é a Ucrânia, esses misseis não teem nem perto nem de longe autonomia para voar da Rússia até a Polónia, ou seja qualquer um pode presumir com um elevado grau de certeza que se trata de misseis ucranianos!

    A questão que se coloca é se os interesses de Países que querem entrar á força no conflito sobressaem.Vamos ver um teste á paciência e determinação de alguns Países da NATO dizerem não aos EUA…muito provavelmente nenhum vai ser capaz… vamos ver..

    Há também um factor muito importante que é o facto de a Rússia atacar zonas á volta de Lviv, ora os Polacos da Polónia ficam doidos com isso, porque …quem vive nessas regiões(outrora parte da Polónia, mas desde a WWII parte da Ucrânia) são Polacos Ucranianos..

    • says:

      Também acho que são misseis Ucranianos na medida em que fazem parte da defesa aérea e no mesmo dia a Russia fez um ataque a infraestruturas energéticas Ucranianas com 85 misseis (segundo a Ucrania), tendo a Ucrania ativado a sua defesa aérea e destruido alguns desses misseis Russos. Inclusivamente um dos misseis Russos destruidos caiu em Kiev e matou 2 civis.

    • Luis Henrique Silva says:

      Sim e vão arriscar fazer isso os ucranianos, pois, acredito que possa ser um missil perdido.

    • Samuel MGor says:

      Não foi lançado pela Ucrânia mas sim foi lançado em território ucraniano. O mais provável será que tenha sido lançado pela Rússia para acabar com o suporte dos outros países à Ucrânia.

  24. Tiago says:

    A China acabou de confirmar que o míssel é de fabrico Russo.

  25. Mr. X says:

    Isto aqui já parece um manicómio!

  26. guedes says:

    Declaramos guerra à Ucrania ?

    • Yamahia says:

      Bora.
      Por acaso não deixei de achar alguma piada aos noticiários alarmistas e excitadíssimos de ontem à noite.
      Dai o meu anterior comentário:
      “Penso que aqui, claramente, a montanha pariu um rato.”
      Esta gente não se toca. Melhor que isto só jogos PS transpostos para o cenário de guerra a abrir noticiários eheh

  27. Tretas says:

    É engraçado ler estes comentários hoje quando se começam a apurar os factos.
    Fico feliz por nenhum de vocês ser responsável por sequer uma pistola de fulminantes, porque estremeço só de pensar o que fariam se tivessem o poder de mobilizar forças militares.

    https://www.reuters.com/world/europe/ukraine-hails-chinas-opposition-nuclear-threats-2022-11-15/
    https://www.youtube.com/watch?v=gtR_Exe96P4

  28. G says:

    De alguém que vive na Polónia, ler aqui alguns comentários dá vontade de digamos sorrir pelo menos.

    Sim é verdade Polacos gostam menos dos Russos quu Alemães, compreensível dado o investimento de empresas colossais Germanicas aqui instaladas. A memória da permanencia Sovietica é mais recente e não esquecida tão cedo.

    Não é verdade que como o moderador anuncia “depois do atentado..” O acidente de avião foi isso mesmo um acidente, em circunstancias algo estranhas mas acidente o resto foi sempre especulação.

    O atual Governo tem gente muito alucinada e radical mas nunca esteve em causa o artigo 5, até pelas implicações que isso traria para todos.

    O número de tropas Americanas em solo Polaco é superior a WWII neste momento.

    Para quem tiver dois dedos de testa e pensar por ele, percebe que um conflito com a Russia não interessa a ninguém, pelo tamanho e condições geográficas é um País impossível de conquistar a não ser que se parta para a aniquilação nuclear.

    Putin fez um erro de calculo enorme e da maneiras que as coisas cavalgam quando der por ela será a Bielorussia da China, dada a influencia que estes já estão a fazer na parte Oriental da Russia.
    Abraços frescos.

    • Vítor M. says:

      Não é pelas empresas 😀 isso é desconheceres a história da Polónia. Os polacos foram invadidos pelos soviéticos e perderam território, por exemplo, Levive foi conquistada pelos polacos em 1340, permaneceu sob a sua autoridade quase sem interrupção até 1772, ano em que passou a mãos austríacas e se converteu na capital da província da Aliche.

      Em 1919 a Polónia volta a conquistar a cidade. Era a terceira maior cidade do país depois de Varsóvia e Łódź. As tropas soviéticas apoderaram-se da cidade em 1939 no começo da II Guerra Mundial, e mais tarde ocupou-a o exército alemão de 1941 a 1944.

      A Polónia tem uma história de invasões, saques, guerras que foram sempre potenciaras por alguns dos seus vizinhos. Por isso são atualmente a entrada de ajuda militar e alimentar à Ucrânia. Assim como foram ecrãs a porta segura para os ucranianos saírem do conflito, como vimos. Os polacos não temem Putin, bem pelo contrário. Foram os polacos que avançaram com a entrega aos ucranianos de aviões de combate, os MiG-29.

      • G says:

        Conheço perfeitamente a história.. ignoras é que ganhou território a Alemanha e existem aqui inúmeras aldeias ainda com o nome em alemão e polaco.

        • Vítor M. says:

          Não, Lviv é mencionada pela primeira vez em Crónica da Galícia e Volínia em 1256. Ainda não existia a Alemanha.

          • G says:

            Se vivesses aqui percebias.. Polska A e Polska B…

          • Vítor M. says:

            Bem, não percebi como alguém que vive aí. Mas percebi muita coisa, pois visitei algumas cidades com polacos que, além da história das invasões, do nazismo, envolveram-nos a compreensão da própria distinção histórica, política e cultural entre a parte ocidental e a oriental do país, sendo a Polónia “A”, a oeste do rio Vístula, muito mais desenvolvida e com crescimento do que a Polónia “B”, a leste do rio.

            Pena que não tive mais tempo e numa época natalina ficamos mais por Kraków e a sua história, também por Katowice e, claro, por Warszawa 🙂 mas sem dúvida que o banho de cultura, as visitas aos museus, zonas históricas de várias épocas das invasões polacas, da segunda guerra, até mesmo da Polónia medieval mostraram um país que desconhecia e passei a admirar como resiliente e sem medo do Русский медведь.

          • G says:

            A minha primeira visita á Polónia ainda precisei de passaporte e carimbo.. e voltei de vez passados uns anos.

  29. Estefêneo Empregos says:

    Já foi desmentido que o míssil era da Rússia mas sim da Ucrânia.

  30. paulo says:

    Já actualizavam o título da notícia, o míssil não veio da Rússia. Outro pormenor é a utilização de NATO em vez de OTAN. Se reparem na sigla dessa organização estão lá a duas terminologias. No caso do português OTAN é o correcto visto serem as iniciais de Organização do Tratado do Atlântico Norte. Vamo-nos deixar de aceitar que nos colonizem aos pouquinhos, está bem?

    • Vítor M. says:

      Boas. O texto já foi atualizado logo que mais novidades surgiram. Sobre o NATO ou OTAN, de facto em Portugal e em qualquer país lusófono, dever-se-ia usar o acrónimo OTAN. Contudo, a verdade é que a comunicação “moderna” após o 25 de abril adotou NATO como a abreviatura de ‘Organização do Tratado do Atlântico Norte’. Portanto, sem te tu+irar a razão, a verdade é que popularizou-se NATO e NATO ficou. Mas usar OTAN, apresar de não haver desde logo o esclarecimento do que é, é o mais correto, mas menos conhecido.

      Sobre o colonizar pela escrita, se fosse assim, não poderias dizer WC, ou croissant, ou baguete, ou abat-jour (abajur), ou aileron, doping, atelier, backup, barman, bâton, blazer, boîte, bypass, cabriolet, OK, STOP, site, surf e mais mil que usamos 😉 e que nem dás conta que usas.

      Cumps.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.