Espanha e França vão construir um corredor de hidrogénio verde que unirá os dois países
Apesar dos acertos só serem definidos mais tarde, Espanha e França já acordaram construir um corredor dedicado ao hidrogénio verde. Este unirá os dois países, de Barcelona a Marselha.
O novo corredor de hidrogénio verde dá-se pelo nome de BarMar.
Foi depois de uma reunião entre o primeiro-ministro Pedro Sánchez e António Costa e o Presidente Emmanuel Macron que os três países anunciaram um corredor de hidrogénio verde. Depois de o projeto MidCat ter sido descartado, um gasoduto que ligaria Espanha e França através dos Pirenéus, os países chegaram a um acordo para a construção deste corredor que irá de Barcelona, em Espanha, até Marselha, em França.
Os prazos para os investimentos, o valor associado e a distribuição dos custos serão fixados num outro encontro entre os três representantes, que acontecerá entre 8 e 9 de dezembro, em Alicante.
O Presidente francês Emmanuel Macron está confiante de que o novo corredor de hidrogénio verde terá apoio de fundos europeus, uma vez que se trata de um projeto comunitário que beneficiará outros países, além de Espanha e França.
Vamos trabalhar muito intensamente nas próximas semanas, nós os três, procurando 'desenergizar' a Península Ibérica, e construindo um corredor de energia verde entre Portugal, Espanha e França, e de França para o resto da Europa.
Disse Macron, que, apesar de ser a favor destas interconexões, sempre foi contra o MidCat, porque atravessaria uma área protegida dos Pirenéus.
Este novo corredor de hidrogénio verde BarMar e será mais verde do que o projeto MidCat. Isto, porque este último teria coberto até 40% das importações do gás russo antes da guerra na Ucrânia. Recorde-se que os países europeus e a própria União Europeia estão empenhados em diminuir, ou até mesmo, se possível, acabar, com a dependência relativamente ao gás russo.
Espera-se que este corredor de hidrogénio verde demore mais tempo a ficar operacional do que aquele previsto para o Midcat. No entanto, quando estiver pronto, desempenhará um papel fundamental nos planos europeus de descarbonização.
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O amigo @RC vai já desmontar esta cabala 🙂
Já estou aquecer as pipocas
Hidrogénio verde é produzido com agua e eletricidade… ambos bem mais simples e eficiente de transportar que hidrogénio. A montanha está a parir um rato só para meter dinheiro ao bolso
Ainda não sei como é que vão transportar Hidrogénio pelos “canos” atuais do gas natural.. Vai ter mais perdas que as canilazões das empresas de água por esses municipios todos.
Claro que a ligação entre Espanha e França será nova mas a “canalização” antiga não vai ser deitada fora… vão adaptar tudo? Há dinheiro para isso?
Quanto ao hidrogénio verde… é verde por ser produzido usando energia renovaveis. Apesar de eu achar que esta tecnologia de usar hidrogénio tem algum futuro, não acho que este seja o momento para falar disso. Primeiro é preciso ligar Ibéria á europa e apostar no nuclear, ondas/marés
Concordo com o nuclear mas nos nao temos mentalidade para isso vai ser muito dificil, o pessoal faz manifestações por causa de uma mascara imagina contruirem uma central nuclear neste pais
Portugal com isto vai fazer uma fortuna. Para que se tenha nocao a riqueza criada por esta obra vai ser equivalente a 5 autos europa. E com potencial para crescer! O porto de Sines será o futuro porto da europa para energia
Tas a ser irónico, certo?
É que o gás que é entregue via barco em Sines tambem pode ser entregue em Marselha, Hamburgo, etc ou seja qualquer porto que receba deste já esse tipo de barcos. Não faz sentido entrega-lo em Sines e envia-lo depois por pipeline, é mais economico o barco seguir caminho para o porto final.
Se a questão é termos ligação à Europa por uma questao de redundancia de aprovisionamento então sim, pode fazer sentido.
Usar essa ligação à Europa para entrada do gas natural de origem magrebina entao sim tambem pode fazer sentido (nota que a ligação magrebina esta neste momento cortada por razões politicas).
Agora usar a desculpa de Sines como ponto de entrada do gas natural para a Europa é um disparate.
Usa essa ligação para o “Hidrogénio verde” tambem é um disparate, sobretudo se a origem dele é eletrica.
Sanbe quantos ports em Espanha têm amesmo função que o de Sines? São 6!!!
Sines vale um sexto, ou menos, conforme a origem do hidrogénio. Sabe que a Espanha tb vai produzir e fica bem mais perto da europa?
O problema é:
Quem vai pagar isto?
Vai ser como o deficit tarifário que o desgoverno de socrates criou e empurrou com a barriga e agora alem dos preços Altos andamos a pagar os desvaneios destes desgovernantes
Espanha e frança amigo portugal mais uma vez fica a olhar como sempre daqui a uns anos queixam-se
O pessoal sempre reclamar, que não serve , que dá prejuízo ….bla bla bla
As empresas estrangeiras vem para cá ficam com os negócios e dão sempre lucro e….
Por isso é que temos a Europa a mandar no País … eles tiram lucro, o povo vai assim lentamente morrendo e não tarda estamos nos 5 milhões de tugas com dividas colossais, sim, porque se 10 m
milhões e é o que é imaginem quando só forem 5 milhões…
São as comichoes…