Brasil diz que a Apple não pode continuar a vender iPhones sem carregador
Em 2020, a Apple decidiu retirar o carregador e os auriculares das caixas dos seus novos iPhones, revoltando muitos consumidores. Agora, o Brasil, insatisfeito, diz que a empresa não pode continuar a levar a cabo esta prática.
O Brasil não é o primeiro país a apontar o dedo à medida da Apple.
O governo do Brasil não está satisfeito com a decisão que a Apple tomou de parar de incluir carregadores nas caixas dos iPhones novos. A medida começou a ser aplicada pela empresa de Cupertino, em 2020, aquando do lançamento do iPhone 12.
Por não estar agradado com a forma de atuar da Apple, o governo do Brasil suspendeu as vendas locais do iPhone – de acordo com a Folha de S. Paulo, o iPhone 12 ainda se encontra à venda através do website da Apple. Além disso, o Ministério da Justiça e Segurança Pública do país ordenou que a gigante tecnológica pagasse uma multa de 2,3 milhões de dólares e cancelou o registo do iPhone 12 na agência de telecomunicações do Brasil, a Anatel.
Conforme argumenta a Senacon, a agência brasileira de defesa do consumidor, a ausência de carregador nas caixas dos novos iPhones é um “fardo” para os clientes, pois abriga-os a fazer uma compra adicional, e torna o dispositivo incompleto. Mais do que isso considera que a empresa poderia encontrar outras formas de reduzir o seu impacto ambiental, como mudar para USB-C.
Para o governo do Brasil, a Apple “não tomou nenhuma medida para minimizar os danos e continua a vender telemóveis sem carregador”.
Esta não é a primeira vez que a Apple enfrenta o governo dos países relativamente à decisão de não incluir carregadores nas caixas dos iPhones novos. Aliás, alguns especialistas acreditam que a medida beneficia mais a empresa do que o ambiente.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Em França aconteceu o mesmo, se comprarem la um iPhone na Amazon, eles mandam o iPhone e um carregador à parte.
Não é correto. Em França o iPhone era vendido com os EarPods devido à existência de uma lei arcaica. Essa lei no entanto foi atualizada e os iPhones vendidos em França contêm os mesmos acessórios que os restantes países.
O carregador nunca foi incluído (isto no iPhone 12 e posterior claro)
A UE devia de fazer o mesmo esta decisão da Apple é ati-consumidor por que é nos sabido que o melhor carregador para o telefone é o que o acompanha até porque se realmente fosse para poupar o meio ambiente eles eram mais contenciosos com o o empacotamento do artigo quando se tem de o comprar.
A justificação do governo brasileiro está correcta!
Contrario à tua opinião a EU vai insistir que no futuro todos os dispositivos venham sem carregador, e adotem uma porta de carregamento única.
O governo Brasileiro não é uma referência mundial em boas decisões. Muito menos em assuntos referentes ao meio ambiente.
Até que enfim.
É claro que beneficia a empresa, pois vende carregadores, ainda para mais os últimos iPhones passaram a trazer cabo com ficha USB-C e as pessoas tinham carregadores com ficha USB-A. Lá vão ter de comprar ou um cabo Lightning->USB-A, ou um carregador ou então um adaptador manhoso que converte o USB-A em USB-C.
Eu, tal como a maioria, não comprei nenhum carregador extra.
Qual maioria? Dos seus conhecidos? ou nem isso?
Eu ofereci um ao meu pai (que já tinha um iphone) e tive de lhe comprar um carregador.
Assim como outras pessoas que conheço que tiveram de fazer o mesmo.
Se calhar é tudo excepção à sua ‘maioria’ que não comprou.
Compraste carregador simplesmente porque quiseste. Se o teu pai já tinha iPhone, é sinal que já tinha carregador. A entrada nunca deixou de ser Lightning…
Vê-se que nao sabes o que estas a falar, se comprares um iPhone 13 por ex o cabo que vem na caixa é Lightning ->USB-C, ou seja para que tem o iPhone antigo provavelmente tem um carregador com entrada USB-A, ou seja, ou compras um carregador ou arranjas um adaptador.
Isso só mostra que estás a pensar no teu umbigo, e aqueles que não tem carregador? Já agora,como disse o David Guerreiro os últimos iphones passaram a trazer o cabo com ficha usb-c, para quem não tem carregador com entrada usb-c fica obrigado a comprar um arranjar um adaptador, quem é que paga?
Ninguém te obriga a comprar se não concordas.
A UE está a criar medidas que vão de encontro à minha opinião. Quem está a pensar no próprio umbigo és tu.
Mesmo que metade das pessoas tivessem que comprar carregador, já estavas a evitar a produção de milhões de carregadores. O que era positivo para o meio ambiente.
E vai incentivar ao uso de carregadores de melhor qualidade, visto as pessoas agora terem que pensar em longo termo.
A Apple, tal como a UE fizeram estudos sobre esse assunto. E certamente têm acesso a melhores dados que muitos indivíduos. A própria Apple enviou questionários a muitos utilizadores para perceber o que as pessoas faziam com o carregador antigo.
A única coisa que tenho a discordar com as decisões da Apple é mesmo sobre o uso da porta Lightning, e da forma que eles estão a migrar para USB-C. Acho parvo migrarem os iPads e manterem o iPhone a usar Lightning. Quanto à omissão de carregador, nada a reclamar.
“Quem está a pensar no próprio umbigo és tu.”… falta de argumento?
Essa resposta “Ninguém te obriga a comprar se não concordas.” só reforça o que eu disse, só estas a olhar para o teu umbigo.
Pessoalmente acho isto uma patetice.Acho que é inacreditável vender um smartphone sem o seu principal acessório.Mas é a minha opinião.
“O governo do Brasil não está satisfeito com a decisão que a Apple tomou”
Não, não é o governo do Brasil !!!
“o Ministério da Justiça e Segurança Pública do país ordenou que a gigante tecnológica pagasse uma multa de 2,3 milhões de dólares e cancelou o registo do iPhone 12”
A Justiça regulamenta a tecnonologia no país ? Então para que existe uma agência para tal ?
Leiam e vejam o que anda acontecendo neste país !!!
Em nenhum País do mundo uma “agência Reguladora” de determinado setor está acima dos tribunais…a agência regulamenta as atividades do setor apenas e só.Quem se sentir prejudicado pelos regulamentos ou ações da agência pode SEMPRE acorrer aos tribunais e das decisões deste não existe apelo. Sejam contra ou a favor dos regulamentos da agência…
Isto não está relacionado com o ambiente. Vai sim obrigar a comprar um carregador novo, que virá numa caixa extra. Antes de dizerem, ai eu tenho o carregador antigo, nos Iphones pode dar certo visto que não há evolução. Agora imaginem eu, o teu telemóvel antigo era de 18W, agora tenho um de 67W.
Era bom que outros países fizessem o mesmo, pois se põe à venda é sinal que vão lucrar sobre isso e que estão pouco preocupados com o ambiente.
O próximo passo é vender a caixa sem telemovel la dentro
E depois é pagares e nem a caixa nem o conteúdo da mesma levas 🙂
Isso já deve acontecer
Não faz sequer sentido o argumento da Apple.
Primeiro porque enviam com o iPhone um cabo Lighthing -> USB-C, e há pouca gente com carregadores USB-C em casa. A maioria tem carregadores USB-2, isso sim.
Será que o Brasil também vai multar e proibir a Samsung que deixou de fornecer carregadores nos modelos mais recentes? E já li que a Xiaomi o deixará de fazer em breve.
Ainda bem que não tenho iphonas !!!!!
Gostava só de saber se nos EUA o iPhone também é vendido sem carregador. Alguém por aqui sabe?
A Apple se fossse amiga do Ambiente nem fazia Iphones nem nada disso, ajudava os Pobres que fazia melhor figura.
Do que andar a enganar e a iludir o povo que as outras nao prestam e a Apple é unica marca boa.
E se não é assim então não sei porquê que pára o universo para ver uma Marca que leva séculos a evoluir, que nem o notch tirou, nem o USB-C adotou, entre outras coisas.
Compram e roubam patentes…….cada um acredita nas maravilhas que quer, mas eu sinceramente nao vejo beneficio em Apple. Amigos do Ambiente entao façam os Iphone em papel.