PplWare Mobile

Ucrânia: Rússia pode perder a guerra por falta de “Chips”

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Secadegas says:

    Também não têm munições e etc, etc… Se a origem da nãoticia começa com: ” De acordo com o Governo Ucraniano”, já se sabe que não passa de mais uma tentativa desesperada de propaganda…

  2. E---lectrão says:

    tretas, vão perder a guerra pq lhes faltam soldados …

    • David Guerreiro says:

      Não faltam nada, a Rússia tem 40 milhões de habitantes, e não tem uma população envelhecida como Portugal. Apesar deles agora terem recrutado pessoal pobre das aldeias, a ser necessário recrutam das cidades, etc. O Pudim ainda tem muitos homens ao seu dispor, além dos chechenos e de pessoal do grupo Wagner. A questão é que estão a enviar pessoal sem motivação e com pouca preparação, já para não falar de material desadequado.

      • Ogoid says:

        O Pudim tem estado a contratar mas… a malta das cidades está a rejeitar ir. Os chechenos já li bom e mau, portanto, fica a duvida. O grupinho de anjos do Wagner está também com dificuldades em recrutar, que pelo que se sabe, vão buscar muitos prisioneiros com a promessa de que não voltam para a prisão. E até estes, estão a rejeitar os convites pois já perceberam que a promessa não é cumprida, voltam para a prisão (os que sobrevivem)… isso tudo junto ao facto da falta de preparação e de material…
        O Pudim só terá reforços em quantidade quando declarar que está em guerra, o qual não o quer fazer dado o impacto negativo internamente.

        • David Guerreiro says:

          Há muita gente em idade militar para ser recrutada, mesmo sem declarar guerra. Nem todos os que lá estão foram contratados.

        • Koso says:

          Pois… uma operaçãozita especial militar já com +50.000 soldados mortos e mais de meio ano de duração… acho que começa a não colar no povo russo. E com as sanções económicas, é esperar para ver a nação russa a implodir.

          • Miguel says:

            Com o Rublo a subir mais que o Dolar subentende-se que as sanções estão a ter mais efeito sobre nós, do que eles….

          • Filipe says:

            Mas quem está a sofrer o efeito das sansões somos nós (com “nós” refiro-me a pessoas que não estão envolvidas de qualquer forma no assunto).

            Eu sei que a rússia vive muito da exportação, e com as portas fechadas vão sofrer. Mas a moeda deles subiu por causa das sanções que eles aplicaram ao exterior também.

            Ora, se a moeda sobe de valor, automaticamente a economia não irá piorar. Ao contrário da economia dos outros países. E o problema é que o que estamos a notar agora é apenas o começo, porque o mundo inteiro esteve a dormir estes anos todos. Em 2014 já houve um sinal de que era necessário encontrar alternativas ao que se compra na rússia. Agora olha… “Agarra-te ao balde”.

      • GM says:

        40milhões de habitante? Andas bem informado. Junta-lhe mais 104milhões sff.

      • Roy says:

        Um tipo tem que ter opinião sobre tudo, mesmo que não saiba daquilo que está a falar.
        Já agora, a Rússia tem 144 milhões de habitantes.

  3. Jane Doe says:

    A China invade Taiwan e fornece chips à Rússia…

    • Tónio Piroco says:

      Não invadiram até hoje por algum motivo. Vocês não tem bem a noção da fortaleza que é Taiwan, e como os Estados Unidos tem parceria de defesa com eles lol.

      • Jane Doe says:

        A Rússia também não tinha invadido a Ucrânia… Até há uns meses atrás.

        • Ogoid says:

          A China só invade Taiwan se não tiver outra hipótese.
          Estão muito afastados politicamente mas altamente interligados economicamente.
          Portanto, invadir Taiwan seria dar um tiro no próprio pé.
          A China tem outras prioridades e está com muitos problemas económicos.
          A tática da China tem sido mais pela via económica (invasão económica)

      • Miguel says:

        Txi… mas que falta de noção

    • David Guerreiro says:

      E esse é um dos motivos pelos quais os EUA se iriam meter numa invasão de Taiwan. É que a Ucrânia não lhes causa mossa, mas Taiwan causa, dependem demasiado dos semicondutores produzidos lá para a indústria de defesa.

    • Pois says:

      Ui. Não. Uma invasão da China a Taiwan, para já, implica, por força dos tratados internacionais Taiwan-EUA e do interesse dos americanos nos chips taiwaneses, uma guerra entre as duas potências – a vitória americana nessa guerra está, agora, longe de ser assegurada, mas o mesmo se pode dizer da vitória chinesa. Mais, os chineses não farão o que quer que seja para fazer o jeito aos russos, porque a China respeita força e a Rússia mostrou que não a tem (para não falar do facto que a China e a Rússia são adversários e não aliados, tendo em conta a Geografia e os interesses geoestratégicos de ambos)

    • ze pancada says:

      Se os USA visse Taiwan a ser tomada por chineses os USA tratava do visto de residencia e trabalho para milhoes de engenheiros e cientistas e respectivavas familias para irem trabalhar nos USA em silicon Valey , e tambem tratavam de jogar umas MOAB sofre as fabricas de chips e centros de investigacao para nao sobrar palha sobre palha para os chineses.

  4. Ricardo says:

    A Rússia nunca vai perder a guerra, em último recurso usará sempre o nuclear e la se vai tudo.

    • David Guerreiro says:

      Olha perderam a guerra do Afeganistão…

    • Joao Ptt says:

      O nuclear é perigoso para a própria Rússia, primeiro porque estão literalmente ali ao lado, e depois porque os Ucranianos podem começar a rebentar as centrais nucleares na Rússia… ia tornar aquilo inabitável… sem falar que os Russos querem ter acesso aos recursos produzidos na Ucrânia.

      • Ricardo says:

        Existem armas nucleares estratégicas e a Rússia já as citou anteriormente.

        • Joao Ptt says:

          Exacto, mas os Ucranianos também podem destruir centrais nucleares estratégicas dentro do território inimigo… a partir do momento em que armas nucleares são usadas tudo é válido para devolver ao inimigo um gostinho da destruição que levou aos outros… os alemães descobriram isso da pior forma quando decidiram começar a destruir alvos não nitidamente militares.

          • ze pancada says:

            olha pois e bem visto , nunca tinha pensado que a ucrania pudesse utilizar as centrais de energia russas como arma nuclear, basta uns HIMARS pra cima

      • Miguel says:

        Sim, isto aconteceu depois que a EU queria juntar a Ucrania e aproveitar os metais raros e litio.
        Para a Russia, sempre com boas relações com a Ucrania isto foi um ultraje

    • rodrigo says:

      Achas mesmo que se a Russia enviar uma bomba nuclear que um pais pais nuclear nao ira retaliar? E nao estou so a falar dos Estados Unidos.

      • Ricardo says:

        Acho, nenhum outro país tem obrigações com a Ucrânia, porque se tivesse já la estavam a intervir desde o início, e quem interferir apanha e começa uma guerra mundial.

        • rodrigo says:

          Apesar de nenhum pais ter obrigações com a Ukrania tenho a certeza que ninguém vai ficar quieto se Russia usar arsenal nuclear. O conflito que esta acontecer la ‘e bem diferente do que um pais utilizar uma bomba nuclear.

        • Roy says:

          Enfim…

          Os Estados Unidos no inicio da guerra da Ucrânia, avisaram a Rússia que se utilizarem o nuclear a guerra subia de patamar.

  5. Samuel MGor says:

    Acho que a Rússia vai ficar sem misseis. Não para de destruir madeira com eles.

  6. MUIT says:

    Notícia do “DN”/Lusa de 23/08/2022, no 6º mês da invasão:

    “No boletim de segunda-feira, as forças ucranianas disseram ter destruído, entre outro equipamento militar, 234 aviões, 198 helicópteros, 815 ‘drones’ (aeronaves não tripuladas), 1.919 tanques e outros blindados e 4.230 sistemas de artilharia.
    No mesmo dia, pela voz apressada do tenente-general Igor Konashenkov, a Rússia alegou a destruição de 267 aviões, 148 helicópteros, 1.790 ‘drones’, 4.372 tanques e outros veículos blindados de combate, e 3.329 armas de artilharia, entre outras armas.”

    Mesmo que cada parte exagere as perdas de material militar da outra é brutal. Em soldados mortos de uma parte e outra é assustador. Em civis ucranianos mortos, habitações e infraestuturas destruídas é terrível.
    E está para durar. Não havia por aí um admiradores de Putin que diziam que o génio tinha tudo pensado, que em 15 dias ocupava a Ucrânia? Enganaram-se, não contaram com a coragem dos ucranianos em combater o invasor e que os países ocidentais, principalmente os EUA, iam fornecer armamento pesado.
    Com a guerra num impasse, Putin usa o “general inverno” (que derrotou Napoleão) – corta o fornecimento de gás natural, o que vai ter forte impacto nos preços nos meses frios, de maior consumo de gás para aquecimento. Só que isso vai levar a adaptações nos países ocidentais para se tornarem menos dependentes do gás e do petróleo russo.
    “Ah, mas esta situação é tudo por causa do imperialismo americano!”, diz o PCP. Fingem que não percebem a dimensão do imperialismo russo e ainda sonham com o regresso da URSS (só não foram cuspir na urna de Gorbachev porque não deixaram).

    • Secadegas says:

      Deixei de ler depois de “as forças ucranianas disseram ter destruído”… Tudo o resto é puro jornalismo.

    • Pois says:

      As notícias são tão boas que até admira que o exército ucraniano não esteja às portas de Moscovo.

      E a ideia de que o Putin está a tentar fazer reviver o império soviético é tão ridícula que dói ler que haja quem acredite nisso. Nem ele o pretende nem, mais importante que isso, ele acredita nessa possibilidade. O homem pode ser muita coisa. Burro não é uma delas.

      • rodrigo says:

        Ridiculo ridículo sao aqueles que acham que o Putin nao ter idealogias do antigo USSR. Agora a idea de ele estar a tentar reviver o emperio soviético nao deixa de ser tao ridículo quando vemos o ele fez com Georgia e os tchechenos uns ano atras.
        O problema com tiranos (que o Putin ‘e sem duvida) ‘e que vivem num mundo criado na cabeça deles.

      • freakonaleash says:

        O que é que o teu Führer Putin pretende mesmo? Não conseguiu fazer cair Kiev logo de inicio…e teve o azar de o Zelensky ter umas grilhetas de aço no lugar de bolas que o fazem arrastar-se por pela capital enquanto liga ao mundo ocidental a pedir munições!

      • Roy says:

        Com opiniões como esta, o futuro não se augura brilhante.

  7. joaomatos says:

    A mim parece-me mais propaganda..

  8. mamba says:

    guerra não. Operação militar especial.
    E eu respondo: o que eles receberam não foram sanções. Foram operações económicas especiais. Não sei o porquê dos russos não gostarem delas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.