Tem dormido bem? Digital Wellbeing e Relógio do Android vão detetar o ressonar e o tossir
Com o smartphone sempre presente, muitos utilizadores querem usá-lo para monitorizar e monitorizar a sua saúde. Se muitos já o fazem com recurso a smartwatches e smartbands, há quem queira concentrar isso tudo num único dispositivo.
É aqui que a Google parece estar a trabalhar, para melhorar um elemento essencial e que todos os utilizadores do Android fazem. Quer melhorar o sono e para poderá passar em breve a monitorizar para a deteção do ressonar e do tossir.
Com uma profusão de sensores presentes num smartphone, é natural que estes sejam usados de forma constante, para recolher informação essencial dos utilizadores. As áreas onde podem ser usados são muitas e com diferentes níveis de utilidade, para diferentes fins num smartphone.
A Google quer explorar ainda mais esta área e tem já a ser preparada uma novidade para o Android. Estes smartphones em breve vão poder detetar dois elementos que podem influenciar uma boa noite de sono e até prevenir problemas para o futuro dos utilizadores.
As strings presentes acima foram encontradas na app Digital Wellbeing, que acompanha o Android. Estas referem claramente que vai ser monitorizado o ressonar e a tosse, associado a uma funcionalidade que a app Relógio já tem presente, o Bedtime mode, que foi melhorado no Android 13.
Esta parece que terá de ser ativada manualmente no smartphone do utilizador e terá uma utilização limitada a períodos de tempo bem específicos. Apensa quando o utilizador ativar o tempo de sono, o smartphone Android poderá ouvir e detetar a presença do ressonar e do tossir do utilizador.
Estas funcionalidades estão ainda em testes, mas espera-se que em breve possam ser abertas aos utilizadores do Android. Eventualmente, e como a Google já o fez no passado, irá primeiro ser aberta aos utilizadores que tenham os Pixel, alargando depois a todos.
A Google, com esta novidade, alarga ainda mais a utilidade dos smartphones com o seu sistema operativo. O Android elevará assim todas as funcionalidades e tornar-se mais útil para os utilizadores, dando nativamente o que outros só oferecem através de apps.
Este artigo tem mais de um ano
Com que autorização? Isto só devia ser ativado quando nos quisermos…
“Estas funcionalidades estão ainda em testes, mas espera-se que em breve possam ser abertas aos utilizadores do Android.”
Convém ler o artigo… e já para não falar que é uma questão de saúde. Ressonar é algo que fazemos inconscientemente durante a noite. Não saber que o fazes pode ser-te prejudicial.
exceptuando as “queridas curiosas” das nossas esposas, o sr. google é quem mais sabe da nossa vida … e se calhar até sabe mais do que elas 🙁
Sim, mas a Google (é sra Google já agora) não quer saber de ti como pessoa. Quer saber de ti como potencial fonte de rendimento. Mostrar-te anúncios entre outras fontes de média para que gastes o teu dinheiro com as empresas que pagam à Google.
Não é o mesmo que muitas esposas, já agora?