Ex-executivo da Microsoft arrasou o design da interface do Windows 11 e o que esta traz
O Windows 11 mudou muito o que a Microsoft oferece aos utilizadores, pelo menos na sua interface. Há novidades que mudam completamente o que existia e estava acessível a quem se habituou a este sistema e ao que oferece para ser usado.
Se numa primeira imagem parece estar mais moderno e mais atrativo, há quem considere que este sistema não é consistente. Um ex-executivo da Microsoft deu agora uma opinião e arrasou o design da interface do Windows 11 e o que este traz aos utilizadores.
Foi Jensen Harris, o ex-diretor de experiência do utilizador da Microsoft que resolveu avaliar o trabalho que a gigante do software criou no Windows 11. Numa sequência de tweets avaliou o que o novo sistema traz, em especial no que toca à interface e aos elementos que esta traz.
Focou-se em mostrar o que está incorreto, errado ou com problemas, numa esperança de que a Microsoft corrija os muitos problemas que forem apresentados. Para ajudar, o grande detalhe aplicado nestes problemas encontrados revela que são mesmo pormenores e que não deveriam por isso estar presentes ou acontecer.
The Start menu is Microsoft's flagship user experience. It should represent the very best UI design the company is capable of.
— Jensen Harris (@jensenharris) August 29, 2022
Today I searched for "chrome" in Windows and was shocked by the user experience. pic.twitter.com/GZq386qqzK
Um dos maiores destaques de Harris é a inconsistência dos detalhes de design do Windows 11, incluindo os cantos de alguns elementos. Identificou especificamente os cantos de diferentes secções da interface. "Os cantos superiores são arredondados", disse Harris, referindo-se aos do menu Iniciar.
O canto inferior esquerdo é arredondado, mas a base superior começa a ter uma curva misturando-se desajeitadamente com a superfície abaixo desta. O canto inferior direito é também diferente e é "inextricavelmente" quadrado.
By the way, before you ask—I think moving the Start button to the middle of the taskbar wasn't a good move.
— Jensen Harris (@jensenharris) August 29, 2022
Corner location not only had decades of muscle memory but also took perfect advantage of Fitts' Law to make it ideally easy to target.
Worse for mouse, worse for touch.
Criticou também a posição central do Menu Iniciar, que está a contrariar o que os utilizadores se habituaram. Há ainda elementos que são contranaturais e que recheiam de forma anormal esta área, criando uma verdadeira poluição e confusão aos utilizadores do Windows 11.
Curiosamente, e poucos dias depois destas publicações, a Microsoft assumiu estes problemas do Windows 11 e estará já a tratar de os resolver. Deverá trazer todas as melhorias da interface em breve e assim melhorar este sistema, pelo menos na sua parte gráfica.
Este artigo tem mais de um ano
Em relação ao botão de Start, utilizo sempre a tecla win, muito mais rápido. Tal como abrir janelas do explorador, win + E..
Também utilizo bastante esses “atalhos” e muitos mais. (CTRL+SHIFT+ESC) também é um que uso praticamente todos os dias.
Mas para uma pessoa que não seja ambientada as estes “atalhos” é bastante complicado
Estamos a falar do senhor que criou o interface Windows 8 e tirou o botão start da barra de tarefas…
Aprendeu com os erros xD
Nunca percebi a embirração com o Windows 8, desde o primeiro dia sempre achei super intuitivo e prático
Para quem usa o Windows sem grande produtividade é.
Para quem usa o Windows para trabalhar ou para fazer coisas mais complicadas, o Win8 e o 11 não tem qualquer capacidade. Daí que 76% instalaram programas para reconfigurar a barra de tarefas e colocar o “start”, ou do lado esquerdo ou do lado direito. Ao centro é óptimo para trabalhar com vídeo e imagem… super mega terrível para texto.
Engraçado que trabalho na area da programação e sempre usei qualquer windows sem nenhum problema ou limitação (inclusive linux)… sou plenamente convicto que o problema é as pessoas e não os sistemas
Isso é uma falsa questão. O W11 tem Start encostado à esquerda. Basta ir às definições da barra de tarefas.
Não é preciso nenhum programa para por os botões à esquerda no Windows 11, é uma configuração nativa.
Com os erros se aprende xD
então é o culpado por eu ter instalado o classic shell em todos os win8 que passaram por mim…. :/
Tome um Rennie que isso passa…
Por mim o botão start tinha ficado onde sempre esteve!
+1
Da para por a esquerda foi das primeiras coisas que fiz
O mais importante do menu, no Windows 11, nem é mostrado logo quando se clica no botão do menu. O que deveria aparecer em primeiro lugar, deveria ser o que aparece ao se clicar em “Todas as aplicações”, porque o que se pode afixar no menu, pode-se afixar, na barra de tarefas, que é bem mais útil e produtivo, do que no menu. As “Recomendações”, também, de nada servem.
para se agradar a gregos e a troianos basta usar uma versão modificada.
Eu cá uso o FBConan’s Windows 11 X-Lite (22621.457) ‘Summer Rain’.
Completo, personalizado, leve e afinado.
lixo não obrigado, prefiro original, coisas modificadas acabam por ser ainda piores que o original.
Ainda tenho um pc Windows , mas já só o uso para ver filmes porno ….
E precisas de fazer Start, né?
Ahahahaha
Deve precisar para aceder ao antivírus, se o rapaz usa o Windows só para isso deve ter o pc todo minado qualquer coisa vai precisar também do menu start para um dia algum indiano lhe fazer um acesso remoto
Eu não percebo nada, vocês estão todos atrasados, eu já tenho o win 95!! Porque ainda andam a falar no 8 e no 11?
Top!!
Interessante, mas o mais certo é 99% dos que por aqui passam nem ter percebido a piada, pois são jovens e não vem ainda dessa era.
eu sinceramente nunca percebi a embirração da MS com a interface do windows. a do 7 estava espetacular mas era preciso touch e saiu o 10 que é tipo misto do 7 e 8… a interface do w10, limando-lhe as arestas, dava uma interface 5* para talvez as proximas 3 gerações de windows… depois veio o 11 que parece que regrediu, é fanhoso, menos funcional que o 10, sem personalização alguma, pior para o touch… e agora além de 2 painel de controlo temos 2 rightclick…
para mim o windows atualmente é tipo comprar um carro usado: está sempre 5*, desempenho máximo, confortavel, etc… depois vais ver o carro e afinal a tinta está a descascar, falta-lhe a forra das portas e o quadrante não funciona… faz-te questionar como é que isto passa na inspeção (ou no caso do windows, como é que passa no controlo de qualidade – isto se houver algum).
Claro, um ex funcionário só pode ser do contra.
É como na política: existe o governo e a oposição…
Tretas…