Estudo: Núcleo da Terra pode conter uma enorme “fábrica de diamantes”
Com o apurar de tecnologias e metodologias de investigação, os cientistas começam a deslindar certos enigmas relacionados com o núcleo do nosso planeta. Assim, segundo um novo estudo, o calor intenso do núcleo da Terra pode ter as condições ideais para a existência de uma enorme "fábrica de diamantes de carbono".
O núcleo da Terra está cheio de mistérios devido ao seu pequeno tamanho, mas poderá ter materiais a temperaturas superiores a 3.000 °C.
Diamonds are the earth's best friends
O estudo dos investigadores da Escola de Exploração da Terra e do Espaço da Universidade do Estado do Arizona centra-se especificamente na relação entre o núcleo metálico da Terra e o magma no manto. Esta colagem pode levar a que o carbono esteja em estado diamantado.
A forma estável de carbono sob as condições de temperatura de pressão da fronteira do manto central da Terra é diamante.
Explicou em declaração Dan Shim, professor na Universidade do Estado do Arizona e co-autor do estudo.
"Fábrica de diamantes" no núcleo da Terra
O núcleo interior é composto de ferro e níquel, sólido e as estimativas indicam que deve ser tão quente como a superfície do Sol. O núcleo exterior é de ferro líquido e tudo à volta é uma enorme camada de rocha derretida.
A temperatura na fronteira entre o manto de silicato e o núcleo metálico atinge cerca de 3.800 graus Celsius, o que é suficientemente elevada para que a maioria dos minerais perca H₂O capturados nas suas estruturas à escala atómica.
Acrescentou o investigador.
Conforme é referido, nas pressões esperadas do limite do manto do núcleo da Terra, a ligação de hidrogénio com metal líquido de ferro parece reduzir a solubilidade de outros elementos leves no núcleo. Como resultado, a solubilidade do carbono, que provavelmente existe no núcleo da Terra, diminui localmente onde o hidrogénio entra no núcleo do manto (por desidratação).
Assim, o carbono que escaparia do núcleo externo líquido tornar-se-ia diamante quando entrasse no manto.
O carbono é um elemento essencial para a vida e desempenha um papel importante em muitos processos geológicos. A nova descoberta de um mecanismo de transferência de carbono do núcleo para o manto irá lançar luz sobre a compreensão do ciclo do carbono nas profundezas da Terra.
Acrescentou também Byeongkwan Ko, co-autor do estudo.
A propósito, esta pode ser a origem dos diamantes que temos hoje. São feitos inteiramente de átomos de carbono com uma ligação sólida. Estudos indicam que foram transportados da borda do núcleo da Terra para a superfície por erupções vulcânicas.
Este artigo tem mais de um ano
Queria sugerir uma correção no que toca à composição do núcleo interno. É previsto que este seja formado por uma liga de ferro e níquel, não apenas ferro.
Boas. Atualizado, obrigado.
Isso já sabemos, até é demonstrado no filme The Core de 2003
podias ter avisado os cientistas entao. desperdicio tempo e dinheiro XD
Não era ele quem tinha que avisar, estes cientistas é que tinham que ter estado atentos aos cientistas de Hollywood mas a compartimentalização faz isso.
No filme The Core, enquanto navegavam pelo espaço em direcção ao núcleo para resolver um problema na rotação do planeta, atravessaram “campos” com diamantes gigantescos, maiores que a própria nave onde seguiam. Sempre achei os diamantes sobrevalorizados, são muito mais comuns que aquilo que quiseram fazer crer.
https://en.wikipedia.org/wiki/De_Beers
Estes senhores controlam o mercado dos diamantes.
Pois, até podem mudar de apelido mas são sempre os mesmos desde há pelo menos 1 milénio…
Depois de ver este artigo peguei no berbequim e meti mãos à obra, se encontrar algo, aviso!
Se encontrares algo de interesse arqueológico, científico, ou de valor e avisares, ficas com a obra apreendida durante anos até que de lá retirem tudo de interesse, a correr mal ainda te demolem a casa ou és obrigado a mudar-te. E só talvez ainda mais anos depois pós retirarem tudo e quando já não precisares, te ofereçam uma recompensa simbólica pelo incómodo.
Convém arranjar um bom carro com boa climatização e uma boa autonomia para a viagem ao centro da Terra. Depois, é só encher a bagageira de diamantes e regressar.
Isso era ainda pior, alegavam que eram diamantes de sangue e não tinhas provas de contrário, eras preso e os diamantes confiscados.
Era só ver policias a comprar casas no valor de milhões, depois disso com tanto diamante á mão 😀
Btw se o filme the core diz, então é verdade
Há 150 anos já se escrevia sobre as cidades de cristal no interior da Terra com obras imponentes feitas dos mais variados tipos de pedras preciosas encontradas deste lado, mas nós só encontrámos as sobras, ou migalhas.
Não é de estranhar esse tipo de histórias de ficção nessa altura quando sabemos à bem mais tempo que isso que as gemas são todas formadas no interior da terra.
Também podem ser formadas num bule, adicionas açúcar, umas gotas de vinho do Porto, mexes vigorosamente com uma colher e voilá, tens uma gemada.
Se é apenas isto que tens contribuir para a conversa, então não vale a pena continuar, pois não tens nada. Ou será que pensas que o único significado da palavra gema apenas se refere a gema do ovo. Se for o último, tenho pena de ti.