Apple queria parceria com o Facebook para uma versão paga e livre de publicidade
O Facebook e a Apple estão longe de ser empresa que se possa dizer que estão próximas. As recentes mudanças no iOS acabaram por ter um impacto grande na rede social e isso criou as conhecidas fricções.
Se agora o cenário é de quase guerra, a verdade é que estas foram empresa já muito próximas. A prova disso surge agora com uma novidade, que mostra que a Apple queria parceria com o Facebook para uma versão paga e livre de publicidade.
Apple e Facebook, uma parceria pouco natural
A história tem mostrado que as grandes empresas tecnológicas movem-se segundo interesses bem definidos. O lucro está no centro de muitas das decisões e isso leva a criar parcerias pouco lógicas e até quase contra-natura em vários aspetos.
É isso que o Wall Street Journal está a revelar, ao noticiar que a Apple e o Facebook estiveram próximos de criar uma versão alternativa da maior rede social da Internet. Esta seria baseada numa subscrição paga e eliminaria a publicidade que vemos surgir nesta rede.
A Apple sugeriu uma série de mudanças possíveis que dariam à fabricante do iPhone uma fatia da receita do Facebook.
Uma ideia que foi discutida: criar uma versão do Facebook baseada em assinatura que seria livre de publicidade, de acordo com pessoas familiarizadas com as discussões.
O fim da publicidade e um novo modelo de negócio
Esta ideia teria partido do lado da própria Apple, que abordou o Facebook para que a mesma tomasse forma. A sua base seria simples e ao pagar os utilizadores deixariam de ter presente a publicidade e deixariam de ver os seus dados recolhidos para a geração dos seus perfis.
Naturalmente que caso este modelo tivesse sido levado em diante, a Apple quereria uma parte dos lucros. Esta seria inicialmente focada nas compras desta subscrição, algo que a Apple já recebe de forma normal, como qualquer outra compra na App Store.
Desejo de lucro deitou por terra a ideia deste modelo
O modelo acabou pro não tomar forma porque a Apple terá pedido para receber mais que as assinaturas. Era vontade da empresa de Tim Cook receber também valores relacionados com pagamentos feitos para impulsionar publicações e outras publicações pagas, algo que considerava encaixar-se na subscrição.
Não fica claro que terá sido este o motivo, mas a verdade é que com o iOS 14 e as mudanças na privacidade a Apple terá bloqueado muitas das receitas do Facebook. Os dados mais recentes apontam para perdas de mais de 10 mil milhões de dólares.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: Wall Street Journal
Neste artigo: Apple, Facebook, negócio, publicidade
Uma rede paga, mas o que andam este senhores a pensar, pensam que a malta se vai esmifrar para andar a pagar subscrições mensais para tudo o que é serviços, acho melhor pensarem novamente a ganância só os vai fazer cair.
Muito bem dito.Concordo consigo a 100%.