Com acontece todas as semanas, com uma semana quase a terminar, é o momento para se perspetivar qual será o preço do combustível para a próxima semana. Segundo os indicadores, o preço do combustível (gasóleo e gasolina) vão seguir caminhos opostos.
Saiba já qual será o preço que terá de pagar por litro de combustível para atestar o depósito do seu veículo.
Combustíveis: Gasolina vai subir e gasóleo vai baixar
Segundo fonte do sector dos combustíveis, o preço da gasolina 95 vai subir até meio cêntimo por litro enquanto o gasóleo vai baixar 3 cêntimos.
Nos postos de marca própria, que se encontra junto aos hipermercados, também haverá descidas e subidas. “Uma subida de 0,0049 euros na gasolina e uma descida de 0,0093 euros no gasóleo”, refere uma fonte ao multinews.
Desde o início do ano já foram registadas 20 semanas de subida, contrariadas pelas 10 semanas de descida no que diz respeito à gasolina 95. Já no gasóleo, esta foi a 12ª queda desde janeiro, embora tenhamos de levar em conta as 17 subidas já registadas em 2022.
O mais recente boletim sobre combustíveis da Comissão Europeia indica que Portugal tem a 11ª gasolina 95 mais cara dos 27 países da União Europeia. Já o gasóleo ocupa a 20ª posição do ranking europeu. De acordo com os dados oficiais daDireção-Geral de Energia e Geologia(DGEG), divulgados na sua página, o preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,887 euros por litro. Já o litro do gasóleo vale 1,850 euros.
Através do portal Preço dos combustíveis online é possível saber o preço atual nos diversos postos de combustível. O utilizador pode filtrar por combustível, marca, tipo de posto, distrito e município.
Carregando no posto de combustível que se pretender, é também possível saber a data/hora da última atualização dos preços - ver aqui.
Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.
Sim, a maioria das pessoas entende e agradece quando algum desse dinheiro é devolvido, por exemplo, em programas de melhoria de eficiência energética das habitações. Ou quando compra um carro elétrico, tão na moda agora, não paga alguns impostos. Ou quando têm redução no preço dos passes dos transportes públicos. E outros que existem. Esses benefícios vêm de onde? É que o €€€ não cresce nas árvores, se é que me entende.
Sim, é verdade. Nem imagina o que agradeço diariamente pelo dinheiro que foi “investido” na TAP.
Mas a maioria do que escreveu deve-se a fundos europeus.
Temos um estado demasiado pesado e muito mal gerido; cheio de ideologias e pouca competência. Mas a maioria das pessoas assim quer que seja e vai continuar a ser assim.
A primeira coisa a fazer é nivelar a meio o ISP do gasóleo e da gasolina. E a seguir indexar os ao teor de carbono – tantos cêntimos de imposto por cada Kg de CO2 que saia pelo tubo de escape. Os consumidores de gasolina estão a pagar quase 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para os de gasóleo o terem mais barato, apesar de um litro de gasóleo produzir 2,64 kgs de CO2, contra 2,3 para o litro de gasolina. Para não falar nos poluentes tóxicos e cancerígenos, em que o gasóleo é uma catástrofe. Pagar menos para poluir mais é inadmissível.
Lá por não teres tido guita para comprar um carro a diesel não venhas para aqui destilar ressentimento. Metes a gasolina mais caro e ponto final. O que paga o combustível ligeiramente mais barato, provavelmente gastou mais para adquirir o veículo.
O quê, isto aqui é o “come e cala, e lambe as botas de quem tem carro a diesel”? Estás enganado. Boicoto os postos nacionais e vou comprá-la toda aos espanhóis, nem que para isso tivesse que pagar mais. Na realidade até sai muito mais barato. E não compares o imposto do carro com o do combustível, não tem nada a ver.
o governo tem de ir com calma nesse campo porque no passado um carro a gasolina era mais barato que um carro a gasóleo, mudanças exageradas correm o risco de serem inconstitucionais. E contra mim falo, que agora só tenho carro a gasolina…
Concordo e até acho estranho que isso não seja do conhecimento geral.
O problema seria que provavelmente os decisores não iriam optar por descer o ISP da gasolina para o nível da gasóleo, mas sim o contrário.
Se bem que acho que neste desconto especial do ISP até foi maior o desconto na gasolina (os valores que refere talvez precisem de atualização) mas o ISP da gasolina continua a ser mais elevado, isso ainda é verdade.
O mito, em Portugal, que o gasóleo é menos poluente que a gasolina só pode ter sido criado por uma cabeça mirabolante.
Em países como a Bélgica o gasóleo já é mais caro que a gasolina há muito tempo.
Dois carros da mesma gama e mudando o motor o carro a gasoleo gasta 5L/100km e um a gasolina à volta de 7L/100km. Isso da gasolina ser menos poluente tem que ser dito com alguns asteriscos porque normalmente um motor a gasolina precisa gastar uma maior quantidade para andar o mesmo :p
Não sou eu que o digo, há variados artigos sobre o assunto. https://eco.sapo.pt/2017/09/18/veiculos-a-gasoleo-sao-mais-mais-poluentes-que-os-a-gasolina/
Basta pensar que atualmente os carros a gasóleo tem instalado o famoso FAP para cumprir os regulamentos.
E acerca do que diz dos consumos, provavelmente está a pensar num carro a gasolina com motor atmosférico e num motor gasóleo com turbo.
Por isso é que temos esta nova tendência de motores a gasolina pequenos e com turbo.
“Uma subida de 0,0049 euros na gasolina e uma descida de 0,0093 euros no gasóleo”
” … preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,887 euros por litro…. ”
Ainda gostava de saber porque é que as gasolineiras metem preços com 3 casas decimais se o dinheiro não tem essa opção.
Devem fazer sempre o arredondamento para o bolso dele concerteza 😛
Um dia destes começo a meter gasolina ao Litro e depois quero ver como vão fazer o trocos.
não há mínimo. O valor que vê aposto nas bombas é para efeitos de calibração, ou seja , se a bomba tem um mínimo de 5 l e você abastece 4 e só saem 3,5 litros medidos, não pode contestar porque o valor mínimo para que a bomba tenha exatidão são 5 litros.
No meio disto o culpado é o povo que continua a fazer corridas aos postos de combustivel cada vez que ouve a palavra “descida”, muitas vezes para colocar 5€ ou 10€.
Lei mais antiga do mercado: quando a procura aumenta o preço aumenta também.
Mas desenganem-se ao pensar que isto é de agora, já vem muito de trás noutras matérias e ninguém nunca disse nada.
O problema não é do povo, pois o povo não pode fazer nada, independentemente de subir ou descer os combustiveis temos de abastecer.
Eu que o diga, pois todas as semanas tenho de ir a Coimbra pelo menos uma vez, ou abasteço ou abasteço. É algo que necessitamos e prontos e como os que controlam isto sabem disso estão se nas tintas para isso. Até o dia que for mais viável ter um elétrico ou quem sabe hidrogénio.
Eu acredito que mais década menos década o petróleo em algumas áreas tem os dias contados.
Tudo como sacar com o patrocinio do estado Portugues.
Sacar do povo o mais possivel.
tenho amigo que quando vai para o Algarve e são muitas vezes não perde a oportunidade de encher em Espanha a 15 dias pagou o Gasoil a 1.70 e ainda tinha desconto ao pagar na cx .
Em Portugal então não se perde uma oportunidade para ROUBAR O ZE POVINHO.
Tanta indignação nalguns comentários? Porquê? Não há BOLA? Não há festivais cheios de gente, e concertos com bilhetes esgotados, Meses antes. Tá tudo Bem meu povo .Carrega Costa, que o zé pagante gosta.
Portanto, por alguma gente ter o mínimo de qualidade de vida depois de ter estado fechada em casa, justifica-se tributar os combustíveis como o estado português faz. Muito bom. Um philosopher king.
Entendeu o comentario do utilizador todo ao contrário.
O user acima não se referiu ao que indica. Referiu-se sim que se as pessoa estão indignadas deviam ir para a frente da Assembleia reclamar (ou pior) ao invês de se deixarem andar entretidos com essas distrações do momento.
Toda a gente está indignada. Começa o futebol na TV e já ninguém quer saber de andar a levar no r@#o à força toda.
O comentário acima tratou exactamente isto que indico.
Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.
O petróleo sobe e passei um dia as reservas da Galp sobem.
É a loucura no estádio …
Depois vem com justificações estúpidas para a TV e os jornalistas comem tudo o que lhes vendem. Nem contraditório decente existe.
Também não houve durante o cubide.
passado um dia
E o estado com as receitas fiscais mais elevadas de sempre. Mas a maioria das pessoas nem entende o alcance disto…
Sim, a maioria das pessoas entende e agradece quando algum desse dinheiro é devolvido, por exemplo, em programas de melhoria de eficiência energética das habitações. Ou quando compra um carro elétrico, tão na moda agora, não paga alguns impostos. Ou quando têm redução no preço dos passes dos transportes públicos. E outros que existem. Esses benefícios vêm de onde? É que o €€€ não cresce nas árvores, se é que me entende.
Sim, é verdade. Nem imagina o que agradeço diariamente pelo dinheiro que foi “investido” na TAP.
Mas a maioria do que escreveu deve-se a fundos europeus.
Temos um estado demasiado pesado e muito mal gerido; cheio de ideologias e pouca competência. Mas a maioria das pessoas assim quer que seja e vai continuar a ser assim.
A primeira coisa a fazer é nivelar a meio o ISP do gasóleo e da gasolina. E a seguir indexar os ao teor de carbono – tantos cêntimos de imposto por cada Kg de CO2 que saia pelo tubo de escape. Os consumidores de gasolina estão a pagar quase 20 cêntimos de imposto fixo a mais em litro para os de gasóleo o terem mais barato, apesar de um litro de gasóleo produzir 2,64 kgs de CO2, contra 2,3 para o litro de gasolina. Para não falar nos poluentes tóxicos e cancerígenos, em que o gasóleo é uma catástrofe. Pagar menos para poluir mais é inadmissível.
Claro…para agravar ainda mais a inflação. Boa ideia, sim senhor!
Como assim para agravar a inflação? O gasóleo subia, mas a gasolina descia. No agregado ficava tudo na mesma.
Como assim para agravar a inflação? O gasóleo subia, mas a gasolina descia. No agregado ficava tudo na mesma.
Lá por não teres tido guita para comprar um carro a diesel não venhas para aqui destilar ressentimento. Metes a gasolina mais caro e ponto final. O que paga o combustível ligeiramente mais barato, provavelmente gastou mais para adquirir o veículo.
O quê, isto aqui é o “come e cala, e lambe as botas de quem tem carro a diesel”? Estás enganado. Boicoto os postos nacionais e vou comprá-la toda aos espanhóis, nem que para isso tivesse que pagar mais. Na realidade até sai muito mais barato. E não compares o imposto do carro com o do combustível, não tem nada a ver.
o governo tem de ir com calma nesse campo porque no passado um carro a gasolina era mais barato que um carro a gasóleo, mudanças exageradas correm o risco de serem inconstitucionais. E contra mim falo, que agora só tenho carro a gasolina…
Concordo e até acho estranho que isso não seja do conhecimento geral.
O problema seria que provavelmente os decisores não iriam optar por descer o ISP da gasolina para o nível da gasóleo, mas sim o contrário.
Se bem que acho que neste desconto especial do ISP até foi maior o desconto na gasolina (os valores que refere talvez precisem de atualização) mas o ISP da gasolina continua a ser mais elevado, isso ainda é verdade.
O mito, em Portugal, que o gasóleo é menos poluente que a gasolina só pode ter sido criado por uma cabeça mirabolante.
Em países como a Bélgica o gasóleo já é mais caro que a gasolina há muito tempo.
Dois carros da mesma gama e mudando o motor o carro a gasoleo gasta 5L/100km e um a gasolina à volta de 7L/100km. Isso da gasolina ser menos poluente tem que ser dito com alguns asteriscos porque normalmente um motor a gasolina precisa gastar uma maior quantidade para andar o mesmo :p
Não sou eu que o digo, há variados artigos sobre o assunto.
https://eco.sapo.pt/2017/09/18/veiculos-a-gasoleo-sao-mais-mais-poluentes-que-os-a-gasolina/
Basta pensar que atualmente os carros a gasóleo tem instalado o famoso FAP para cumprir os regulamentos.
E acerca do que diz dos consumos, provavelmente está a pensar num carro a gasolina com motor atmosférico e num motor gasóleo com turbo.
Por isso é que temos esta nova tendência de motores a gasolina pequenos e com turbo.
“Uma subida de 0,0049 euros na gasolina e uma descida de 0,0093 euros no gasóleo”
” … preço médio da gasolina simples 95 está atualmente em 1,887 euros por litro…. ”
Ainda gostava de saber porque é que as gasolineiras metem preços com 3 casas decimais se o dinheiro não tem essa opção.
Devem fazer sempre o arredondamento para o bolso dele concerteza 😛
Um dia destes começo a meter gasolina ao Litro e depois quero ver como vão fazer o trocos.
O mínimo são 5 litros
não há mínimo. O valor que vê aposto nas bombas é para efeitos de calibração, ou seja , se a bomba tem um mínimo de 5 l e você abastece 4 e só saem 3,5 litros medidos, não pode contestar porque o valor mínimo para que a bomba tenha exatidão são 5 litros.
Em aveiro ha bombas em que o minimo obrigatorio sao 2l
2 litros
No meio disto o culpado é o povo que continua a fazer corridas aos postos de combustivel cada vez que ouve a palavra “descida”, muitas vezes para colocar 5€ ou 10€.
Lei mais antiga do mercado: quando a procura aumenta o preço aumenta também.
Mas desenganem-se ao pensar que isto é de agora, já vem muito de trás noutras matérias e ninguém nunca disse nada.
Seguimos fortes e mudos como sempre
O problema não é do povo, pois o povo não pode fazer nada, independentemente de subir ou descer os combustiveis temos de abastecer.
Eu que o diga, pois todas as semanas tenho de ir a Coimbra pelo menos uma vez, ou abasteço ou abasteço. É algo que necessitamos e prontos e como os que controlam isto sabem disso estão se nas tintas para isso. Até o dia que for mais viável ter um elétrico ou quem sabe hidrogénio.
Eu acredito que mais década menos década o petróleo em algumas áreas tem os dias contados.
E quando isso acontecer o preço do KW vai subir em flecha. Muda a fonte mantem-se a ganância.
É ver a entrevista do presidente da Endesa à RTP.
40%aumento já no mês que vem.
Tudo como sacar com o patrocinio do estado Portugues.
Sacar do povo o mais possivel.
tenho amigo que quando vai para o Algarve e são muitas vezes não perde a oportunidade de encher em Espanha a 15 dias pagou o Gasoil a 1.70 e ainda tinha desconto ao pagar na cx .
Em Portugal então não se perde uma oportunidade para ROUBAR O ZE POVINHO.
Tanta indignação nalguns comentários? Porquê? Não há BOLA? Não há festivais cheios de gente, e concertos com bilhetes esgotados, Meses antes. Tá tudo Bem meu povo .Carrega Costa, que o zé pagante gosta.
Portanto, por alguma gente ter o mínimo de qualidade de vida depois de ter estado fechada em casa, justifica-se tributar os combustíveis como o estado português faz. Muito bom. Um philosopher king.
Entendeu o comentario do utilizador todo ao contrário.
O user acima não se referiu ao que indica. Referiu-se sim que se as pessoa estão indignadas deviam ir para a frente da Assembleia reclamar (ou pior) ao invês de se deixarem andar entretidos com essas distrações do momento.
Toda a gente está indignada. Começa o futebol na TV e já ninguém quer saber de andar a levar no r@#o à força toda.
O comentário acima tratou exactamente isto que indico.
Zé pagante ou zé endividante?
Até parece que os bancos deixam o Zé ficar endividante para sempre e nunca passa a pagante.
Se isso chegar a acontecer…matam-se. Tantos
+ um fruta que nao e capaz de enfrentar a realidade #FRUTA