Apple impediu que 1,6 milhões de apps enganassem os utilizadores do iPhone em 2021
A segurança das apps do iOS e que estão na App Store da Apple tem estado na ordem do dia. Muitos querem trazer para o iPhone uma suposta liberdade, que poderá colocar em causa a proteção dos utilizadores e dos seus dados.
Para dar uma prova de como este ecossistema pode ser corrompido, a Apple apresentou agora mais um dos seus relatórios anuais de segurança, desta vez ficado na App Store e nas apps que ali existem. A informação é relevante e mostra como a empresa protege os seus utilizadores.
Apple continua a apostar na segurança dos utilizadores
Os argumentos que a Apple tem apresentado mostram que será difícil garantir a proteção dos utilizadores com o acesso a lojas externas. A qualidade e a garantia das apps ali presentes cai de imediato por terra e os perigos vão imediatamente aumentar.
A provar isso mesmo estão os dados que a Apple apresentou agora. São vários os números relevantes e que começam com as 1,6 milhões de apps foram barradas e foram impedidas de enganar os utilizadores do iPhone e do iPad em 2021.
Nesse mesmo período a App Store bloqueou também quase 1,5 mil milhões de dólares de serem transacionados de forma fraudulenta. A Apple rejeitou também mais de 34.000 apps por usarem recursos ocultos e mais de 157.000 por serem apps de spam ou cópias.
Milhões de apps e contas tentaram enganar quem as usa
343.000 apps foram rejeitadas por terem várias violações de privacidade e mais de 800.000 contas de programadores fraudulentos foram encerradas. Mais de 170 milhões de contas fraudulentas de clientes foram desativadas e 118 milhões de tentativas de criação de contas fraudulentas foram rejeitadas.
155.000 apps perigosas e que tentaram contornar o processo de revisão, alterando a funcionalidade ou o conceito após a aprovação, foram rejeitadas ou removidos da App Store. 63.500 apps ilegítimas foram bloqueadas pela Apple e mais de 3,3 milhões de apps distribuídos ilicitamente no Enterprise Developer Program foram bloqueadas.
Quanto a avaliações e fraudes nas avaliações, a Apple detetou e bloqueou mais de 94 milhões de avaliações e mais de 170 milhões de avaliações por não cumprirem os padrões de moderação. 610.000 revisões adicionais foram removidas após a publicação devido alertas dos utilizadores e avaliações humanas.
App Store é constantemente avaliada e monitorizada
A Apple impediu que mais de 3,3 milhões de cartões de crédito e débito roubados fossem usados para fazer compras potencialmente fraudulentas, e 600.000 contas foram banidas de outras transações na App Store.
Como forma de garantir a segurança dos utilizadores, a Apple tem modelos de proteção que coloca em ação nas compras feitas na App Store. Em qualquer momento os programadores têm acesso aos cartões de crédito e débito dos utilizadores, impedindo ações maliciosas.
A Apple diz que pretende continuar a trabalhar para detetar atividades e contas fraudulentas e prevenir crimes financeiros. Apenas desta forma consegue manter a sua App Store um lugar seguro e confiável para os utilizadores encontrarem e descarregarem apps.
Este artigo tem mais de um ano
Visto por esse prisma, o Android impediu 10 vezes mais!
E ainda assim….
Halibut para este senhor, faxavor!
…e ainda assim, Android é só bicheza…
A Google continua a manter na Play Store apps sem nenhum grau de segurança.
Qualquer programador pode colocar apps na Play Store, pouco ou nada é controlado.
propaganda para tentar justificar não permitir o sideloading
Concordo, diria mais, propaganda para justificar os defeitos do iOS.
Mas há defeitos em todos os sistemas, diria que quem tem menos é o iOS, por razões óbvias. Melhor desenvolvimento, um ecossistema mais protegido e uma aposta clara na qualidade dos equipamentos. Por isso tem crescido esse ecossistema, vende mais iPhones, mais Macs, mais iPads e Apple Watch. Mas não é imune a problemas, apesar de nem se comprar com o Android, que é inseguro, muito pouco controlado e onde se dão as maiores fraudes no segmento mobile. Tudo porque permite lojas de terceiros, uma abertura à sua estrutura (coisa que a Google bem tenta combater).
Apesar disso e tu como já tiveste (naquele base que todos sabemos 🙂 ) o tal iPhone X, sabes que a App Store é muito participada é a Play Store. Para te dar números, a Apple App Store liderou com uma receita estimada de 72,3 mil milhões de dólares em 2020, responsável por 65% da receita total do mercado das aplicações. No mesmo ano, a Google Play Store gerou receitas de quase 40 mil milhões através de da apps Android. É uma diferença abissal 😉 Por isso é superior em qualidade e isso traduz-se em vendas. Como gera muito dinheiro, o interesse dos criminosos é maior. Mesmo assim, é muito segura. Relembrar que a Apple detém a maior base de dados de cartões de crédito do mundo.
Algumas coisas que escreveu são verdade, mas convinha ter um bocadinho mais de rigor e menos de fã. O android não é assim tão inseguro: o problema está no utilizador que utiliza a possibilidade de app’s fora da playstore.
Quem faz jailbreak não tem problemas idênticos?
Comparar OS é uma coisa; comparar a forma como podem ser utilizados é outra. E aí sim: pela liberdade que o Android fornece, muita gente faz asneira da grossa.
Total rigor. Aliás, eu frisei bem os pontos chave da problemática do Android, que são as lojas não oficiais. Daqui em diante está tudo dito. Além disso, outro aspeto também referido é a quantidade de apps submetidas e a incapacidade da Google na sua avaliação, até porque a fragmentação é um problema enorme. E faz do Android um berço para malware. Agora, é um sistema “dito mais aberto”, o que traz certos problemas. Mas é muito bom, sem dúvida, mas problemático por ser poderoso e tentacular.
No que toca ao iOS, como podes ver, mais de 90% usam iOS 15, o problema não é seguramente o jailbreak. Que é residual e não é problemático quanto ao malware.
O Vitor a defender a sua dama. Não vale a pena! Mas numa coisa tenho de te dar o mérito, és fanboy da Apple e admites, não andas cá com rodeios e nem ficas melindrado! Mas, não há isenção, e só vês defeitos no Android e virtudes no iOS.
Na tua perspectiva o iOS sofre mais ataques, sendo que há muito mais utilizadores no Android… boa!
É verdade que a App Store tem mais receitas, pudera, grande parte das apps pagas na loja são grátis no Play Store ou na Galaxy Store. Só cai quem quer!
Actualmente o Android é tão ou mais seguro do que o iOS, é uma vergonha um “SO” de uma só marca e para uma só marca ter níveis equivalentes de segurança a um “SO” para dezenas de marcas ou talvez centenas.
Continuo com a mesma opinião, se queres disfrutar do iOS em pleno tens de comprar tudo, desde o Mac ao iPad passando pelo AppleWatch, se for só para ter o smartphone, a Samsung por exemplo oferece uma experiência muito mais completa e de qualidade! Não enganem as pessoas, isto não é futebol!
Olha cá está o utilizador que mais adora a Apple, mas como não tem, diz mal. Mas eu respondo-te, como sempre é um gosto 😀
O Vitor a defender a sua dama. Não vale a pena! Mas numa coisa tenho de te dar o mérito, és fanboy da Apple e admites, não andas cá com rodeios e nem ficas melindrado! Mas, não há isenção, e só vês defeitos no Android e virtudes no iOS.
Eu sou um utilizador que usa tudo do ecossistema Apple. E esse ecossistema integra muitas outras marcas e empresas. Além disso, uso os mais recentes smartphones da Samsung, Xiaomi, Huawy, OPPO, etc… porque é assim é a nossa vida. Como tal, a minha opinião aqui nos comentários tem a ver com a experiência, com o que há 20 anos escrevo e testo e analiso. Por isso, o que refiro tem suporte na prática, é ipsis verbis.
Essa terminologia de “fanboy” é usada por malta que é curta de conhecimento e não tem muito poder de argumentar com educação.
Na tua perspectiva o iOS sofre mais ataques, sendo que há muito mais utilizadores no Android… boa!
Se lesses pelo menos bem, era já uma vantagem, mas nem isso. O que até retira vontade de te responder. Porque apesar do Android ter mais utilizadores, a sua loja de apps é muito menos lucrativa que a do iPhone, iPad, Apple TV e Apple Watch. Logo, como o mundo gira em torno do lucro e não do número de pessoas que descarrega coisa free, é natural que a loja da Apple seja MUITO mais atrativa para ataques que a da Google.
Mas eu sei que não vais conseguir perceber este meu parágrafo anterior, por isso…
É verdade que a App Store tem mais receitas, pudera, grande parte das apps pagas na loja são grátis no Play Store ou na Galaxy Store. Só cai quem quer!
Normalmente quem paga quer coisas boas, e por isso é que a App Store é melhor, tem mais qualidade sim. Isso eu percebo que não entendas, nunca tu testaste nada fora do teu Android de 2016. E tens as apps básicas. Depoos, lojas como a Galaxy Store… sim isso de factyo é referência para ti 😀
Actualmente o Android é tão ou mais seguro do que o iOS, é uma vergonha um “SO” de uma só marca e para uma só marca ter níveis equivalentes de segurança a um “SO” para dezenas de marcas ou talvez centenas.
Longe disso, o Android é muito mais inseguro que o iOS, mas muito mais. ALiás, tendo em conta as lojas paralelas, sem controlo, que existem para Android, o Android é um probelma crescente de segurança. É a incubadora de muitos dos esquemas que atacam o utilizador e as suas contas bancárias. E dificilmente o Android conseguirá, sem se fechar algumas portas, como a Google bem tenta, ter segurança no Android.
Mas podes dizer essa mentira muitas vezes, nunca será verdade. Aliás, tu dizes mentiras em loop.
Continuo com a mesma opinião, se queres disfrutar do iOS em pleno tens de comprar tudo, desde o Mac ao iPad passando pelo AppleWatch, se for só para ter o smartphone, a Samsung por exemplo oferece uma experiência muito mais completa e de qualidade! Não enganem as pessoas, isto não é futebol!
Continuas porque nunca experimentaste mais nada. Um dia, lembras-te de ter mentido que tinhas um iPhone X? Se de facto tivesses, aí sim ias ter uma visão muito diferente e muito mais alargada do que é o ecossistema da Apple. E, outras coisa muito importantes, deixavas de dizer asneiras como dizes.
Meu caro, é sempre um gosto. Abraço.
Não necessariamente. Se a Store (seja Android ou iOS) for um lugar seguro de onde obter apps todos têm a ganhar com isso. Será sempre uma mais valia para a store em causa.
Existir uma alternativa que precisa de ser “acionada” pelo utilizador mas que não obedece aos mesmo padrões de segurança é uma questão separada.
É fazer um inquérito aos utilizadores do Android: no último ano instalou apps de lojas alternativas à Google Play?
Tanta conversa com o sideloading – e os utilizadores do iOS não o querem.
(Tal como os utilizadores do Android. Por razões de segurança. Havia de ser porquê?)
A apple não gosta de concorrência! Assim, impede que apps enganem os utilizadores do iPhone.