Portugal tem pronto a gerar energia o maior parque solar flutuante da Europa
É uma estrutura com o tamanho de 4 campos de futebol e que em julho deste ano estará pronta para começar produzir energia. Segundo informações, este é o maior parque flutuante solar da Europa e irá gerar 7,5 gigawatts-hora por ano.
A estrutura, que está instalada na barragem, do Alqueva, é propriedade da EDP e conta com 12 mil painéis solares.
Maior parque solar flutuante da Europa instalado no Alqueva
O parque solar foi construído pela principal concessionária de energia de Portugal, a EDP (Energia de Portugal), no maior lago artificial da Europa Ocidental, no reservatório do Alqueva.
Um vasto conjunto de 12.000 painéis solares, do tamanho de quatro campos de futebol, é movido por dois rebocadores até à sua amarração.
Os painéis solares também serão emparelhados com baterias de lítio que podem armazenar 2 GWh. Esta produção poderá abastecer cerca de 1.500 residências.
Portugal planeia reduzir a dependência de combustíveis fósseis importados à medida que os preços aumentam desde a invasão da Ucrânia pela Rússia. Atualmente, o país depende da Rússia para cerca de 10% do seu gás natural, e este novo parque solar flutuante reduzirá esta dependência.
Segundo o que Miguel Patena, administrador do grupo EDP responsável pelo projeto solar, a eletricidade produzida a partir do parque flutuante, com capacidade instalada de 5 megawatts (MW), custará um terço da produzida a partir de uma central a gás.
Este projeto é o maior parque solar flutuante numa hidrelétrica na Europa, é uma ótima referência.
Disse Miguel Patena.
Ana Paula Marques, administradora executiva da EDP, disse que o projeto do Alqueva faz parte da estratégia da EDP "de ficar 100% verde até 2030". A energia hidroelétrica e outras renováveis representam atualmente 78% dos 25,6 GW de capacidade instalada da EDP.
Em 2017, a EDP instalou o primeiro projeto solar flutuante piloto na Europa com 840 painéis na barragem do Alto Rabagão para testar como a energia hídrica e solar se podem complementar.
A EDP já tem planos de expansão do projeto Alqueva e garantiu o direito de construir um segundo parque flutuante com 70 MW de capacidade instalada em abril.
Este artigo tem mais de um ano
Tens que começar a rever essas despesas, para 2400€ e não sobra nada em 3 semanas é um pouco possível, então a malta do ordenado mínimo em 5 dias fica sem nada?
Tantos parques Solares, Eolicas, renovaveis, etc é o preço é para Baixar?
Claro que não temos pago sempre mais e mais e não ficará por aqui
Se fosse para baixar os preços que Bom
Agora isto é so para encher Chouriços
Só tens uma maneira de baixar a tua fatura é investir também em solar, e aproveitar os próximos apoios do F.A.
Nem mais, para poupar gasta-se o que for preciso.
E qualquer dia pagamos o ar que respiramos e a chuva que cai do céu.
Eu acho bem que a EDP esteja a fazer este caminho. E colocar paineis solares em barragens paece-me uma excelente ideia, porque reduz a evaporação da agua e nas barragens que j+a têm centrais electricas, deve ser bastante simples fazer input à rede electria.
Mas claro, em termos de paisagem fica mais feia….
claro , e pouco importa o impacto que isso vai ter na fauna e flora nas zonas onde isso vai ser feito, que vão ser privadas da luz e energia solar para as suas funções biologicas mais basicas, mas isso que se fda , eu quero é estar bem ….
Senhor Vítor M. Voce entrevistou a Ana Paula Marques? É que normalmente se deve colocar a fonte donde foi retirada esta informação.
Se estivesse atento, veria que estão nas declarações dadas à Reuters, tal como está referido no artigo, com o link para a fonte. 😉
Bom artigo Vítor M.
Obrigado Vítor M. Mas podes indicar onde esta a referencia as declarações a agencia Routers? Não a vejo nem no video ou texto. Já vi se alguma falha no meu Navegador mas so existe um link para outra noticia da pplware.
Está no texto o link, onde suporta as várias declarações.
Comentário desnecessário Sergio. Mas enfim, tiveste os teus 5 segundos de fama.
Os painéis solares também serão emparelhados com baterias de lítio que podem armazenar 2 GWh. Esta produção poderá abastecer cerca de 1.500 residências.
Portugal é o país com mais casas por cada mil habitantes, segundo um estudo conduzido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que analisou os dados de 50 países. Existem 5,859 milhões de fogos espalhados por território luso, mas 12,5%, cerca de 750 mil, estão vazios.
1500 residências soa assim um bocadinho a… Muito Poucochinho Não !?!?
Faça melhor amigo 🙂
De acordo com dados da REN (Redes Energéticas Nacionais), a eletricidade de origem renovável produzida naquele período foi de 521 GWh, enquanto o consumo elétrico nacional foi de 408 GWh. O grande destaque vai para as centrais eólicas nacionais, que só por si abasteceram o consumo elétrico em 65 % do período. Estes dados reforçam o papel das fontes renováveis no abastecimento fiável e seguro das necessidades elétricas de Portugal.
Produzem Megas , mas o pais precisa de gigas….. capixi ???
Você tem alguma fobia a paineis solares?
As eólicas e os paineis solares têm as suas vantagens e as suas desvantagens. E comparar a produção nacional com um área que ocupa 4 campos de futebol parece-me um pouco injusta.
Mr. Y
Se estivesse atento ao artigo e ao que eu coloquei como informação que está aí para todos…
Perceberia que não me pronunciei com “laivos” de fobia , apenas a constatação de que um alarido destes (Maior parque solar flutuante da Europa instalado no Alqueva) tem como
contraponto a pequenez dos dados envolvidos, passar bem e saúde da boa.
Zé tuga licenciado em engenharia de licenciaturas e mestrado de gestão de mestrados.
Continuo sem perceber. Não continua a ser o maior parque solar flutuante da Europa? Por ser o maior teria de ter a capacidade para abastecer Portugal inteiro?
É uma campanha de marketing? Sim, mas isso também provoca que haja mais investimento nessa área por forma a que possam existir mais geração de energia ‘verde’.
E, até por mero acaso, este campo de colectores até produz gigas. É dito que tem uma capacidade instalada de 5MWh, leia-se 5MWh/pico, ou seja, a soma dos 12000 colectores, na altura do dia óptima e na altura do ano óptima, pode alimentar 5MWh no momento. Ao fim de um ano, produz 7,5GWh.
https ://zap.aeiou.pt/paineis-solares-batalha-eua-478617
É tudo renováveis, verde, vegan, zero carbono e o diabo a 4. O putin entra na ucrânia e já não há dinheiro para o gás, não há cereais, não há metais raros ou adubos. Quando tolos controlam o discurso tem que dar borrada. Seguem a greta, que outra coisa se podia esperar.
Tanto disparate junto. Deste te ao trabalho de juntar tantos assuntos na mesma frase para apenas dizeres asneiras……. Calado eras um poeta.
O que é que uma coisa tem a ver com a outra? Queres que seja a EDP a financiar a guerra?
Deviam utilizar era as autoestradas para colocar painéis, não só existe uma area enorme onde não ia afectar tanto a vida animal como dava sombra a quem tem de ficar no para arranca quando ha acidentes ou filas no geral.