PplWare Mobile

NASA bate recorde ao enviar uma mensagem a 226 milhões de km da Terra

                                    
                                

Autor: Rui Neto


  1. Nuno+José+Almeida says:

    “Este facto, aliado à dificuldade de transportar uma grande quantidade de informação em simultâneo, significa que as mensagens demoram algum tempo a chegar enquanto viajam pelo espaço.

    O envio de mensagens com lasers pela NASA, por outro lado, resolve estes problemas. Em termos concretos, estima-se que o envio de uma mensagem por laser seria 10 a 100 vezes mais rápido do que por ondas de rádio.”

    Como não tenho a certeza exactamente o que o Rui queria dizer, estes dois parágrafos dão a entender que uma comunicação por laser chega 10 a 100 vezes mais depressa ao destino ie, o laser caminha 10 a 100 vezes mais depressa que as ondas rádio. Laser ou ondas rádio, são tudo onda de campo electromagnético e andam ao limite da velocidade da luz (simplificando). O que é 10 a 100 vezes maior é a quantidade de informação. Penso que para não haver dúvidas, deveria ser adicionada a palavra taxa à frase:

    “Em termos concretos, estima-se que o envio de uma mensagem por laser TERIA UMA TAXA 10 a 100 vezes mais rápida do que por ondas de rádio.”

    A frase em si não está errada mas pode levar a equívocos.

  2. TdSR says:

    NASA, sempre à frente!

  3. Ribeiro says:

    Interessante

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.