BMW está a lançar os seus carros sem suporte para Android Auto e Apple CarPlay
Nos dias de hoje cada vez mais temos acesso a tecnologia dentro dos nossos carros. Mesmo as propostas mais tradicionais vêm equipadas com soluções como o Android Auto ou o Car Play, para assim ter uma integração ainda maior.
A BMW já seguiu este caminho e tem nos seus carros as opções da Google e da Apple, como se tem visto. No entanto, do que foi revelado, estas propostas estão a falhar e a BMW está a lançar os seus carros sem suporte para Android Auto e Apple CarPlay.
Apesar de ser algo novo na indústria automóvel, esta nova posição tem ganho novos adeptos nas diferentes marcas. Cada vez mais os carros são lançados sem terem todos os componentes, garantindo assim que as entregas acontecem nas datas definidas.
Os componentes em falta são acessórios e não têm qualquer impacto nas prestações. Falamos de sistemas acessórios como a navegação ou o entretenimento. Foi precisamente no primeiro que recaiu a escolha da BMW, ao trocar de fornecedor de chips.
Do que é revelado, este processo levou a que o suporte ao Android Auto e ao Apple CarPlay tivesse sido removido, ainda que temporariamente. O suporte ainda não está garantido e deverá chegar dentro de algumas semanas a estes carros da BMW.
Do que a BMW revelou, este cenário terá sido iniciado no arranque de 2022 e por limitações técnicas. A marca garantiu que uma simples atualização OTA a ser lançada até ao final de junho garantirá que tudo volta ao normal, com o Android Auto e o Apple CarPlay presente.
Não se sabe ao certo qual a dimensão deste cenário, mas é garantido que está a afetar vários países da Europa. A BMW não revelou onde está a aplicar esta limitação, mas certamente que deverá ser uma situação global e que afeta vários países onde a marca tem representação.
A falta de chips e outros componentes tem levado a que muitas marcas tenham de tomar decisões similares e lançar carros com componentes em falta. A solução normalmente passa por trazer estas viaturas de volta aos concessionários para que os elementos em falta sejam montados.
Este artigo tem mais de um ano
O artigo está um pouco confuso… Parece que o problema é a falta de chips mas se é resolvido com um update OTA, então o carro tem todo o hardware necessário.
Se trocaram de fornecedor de chips, isso pode acontecer havendo falhas na cadeia de distribuição ou não, mas deviam garantir a compatibilidade do software.
A mim pessoalmente não me agradava nada a ideia de comprar um carro sem os equipamentos que pedi mesmo que houvesse a promessa da marca de que eventualmente seria resolvido (sem saber quando)
+1
Exactamente o que eu vinha aqui comentar.
se o hardware está lá e resolve com um OTA, o que tem isto a ver com a falta de chips?
Será isto mais uma forma de arranjar uma desculpa por terem o desenvolvimento de software atrasado e culpam para a falta de chips para assim atirar areia para os olhos dos consumidores?
O consumidor menos informado sobre estas partes técnicas nem vai achar estranho e come com isto infelizmente..
A ter a ver com a falta de chips só se for por terem de mudar de fornecedor à pressa e agora o software não é compativel, mas isso não está muito claro.
Ou então é só para ver o quanto as pessoas se chateam e o quanto a mais podem cobrar por isso
Sim, mas pagam o mesmo, sem atrasos… ou será que uma parte do pagamento vem no futuro, sem data definita, talvez por OTA?
o drama, o horror! a vida das pessoas mudará para sempre…
Por acaso não, o meu carro veio com tudo…. em 1998 😀
Comprador BMW compra tudo, desde que tenha o símbolo da hélice…
Se funciona ou não, isso depois logo se vê.
Tenho sido um fã da BMW em termos de experiência de condução, já do ponto de vista de tecnologia é provavelmente das piores marcas que se encontra no mercado.
Nos dias que correm, especialmente com a vulgarização dos Híbridos e elétricos, a experiência do condutor começa a sobressair face à experiência de condução, é aqui que entra a tecnologia das mais diferentes marcas e onda a BMW está atrasada vários anos.
Estando em fase de trocar viatura, BMW foi descartada face a qualquer outra alternativa do segmento que apresentam melhores opções a todos os níveis.