Portugal: Bomba de gasóleo “viciada” cobrava logo 1,65 euros
Num momento em que os portugueses vivem "sufocados" pelos preços dos combustíveis, há situações que não ajudam. Em 2021 informamos que havia em Portugal postos de combustível com contador “manipulado”.
A história volta repetir-se e recentemente a ASAE detetou uma bomba de gasóleo viciada que cobrava logo 1,65 euros (antes de iniciar o abastecimento).
Bomba de gasóleo já tinha sido sujeita a controlo metrológico
Uma bomba de gasóleo em Vila Pouca de Aguiar (Vila Real) tinha o contador viciado, imputando ao consumidor um valor até 1,65 euros antes de se iniciar o abastecimento, revelou hoje a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
Em comunicado, a ASAE refere que se trata da quarta ocorrência semelhante que detetou “nos últimos meses”.
Numa fiscalização ao posto de abastecimento de carburantes em causa, refere a ASAE, “verificou-se que, no início de cada abastecimento, após o ‘reset’ do contador e mesmo antes de ser pressionado o manípulo da agulheta da bomba, o contador alterava-se automaticamente, cobrando valores até 1,65 euros, sem que o consumidor tenha feito qualquer abastecimento efetivo”.
A ASAE refere ter “procedido à sua selagem e apreensão, de forma cautelar, para a respetiva perícia técnica”. A bomba de gasóleo já tinha sido sujeita a controlo metrológico este ano, “exibindo o selo de validade e de conformidade”.
Os factos foram comunicados ao Ministério Público por estarem em causa “fortes indícios do crime de especulação (delito antieconómico) e eventual crime de falsificação de notação técnica”.
Se atestar o seu veículo, preste atenção ao contador do posto de combustível. Em caso de irregularidade, contacte a ASAE.
De acordo com informações recentes, o litro de gasóleo vai subir 4 cêntimos esta semana. A gasolina não deverá sofrer alterações de preço. O Governo mantém a redução das taxas do ISP, mas a queda no Imposto equivalente a 13 % só será maio. Nessa altura acaba o Autovoucher.
Este artigo tem mais de um ano
E eu acredito que não seja só essa.
isso é que é fazer negócio!
Lucram pouco, precisam destas tramóias…
Depois dizem que é os impostos…
Gasolineiras, intermediários, refinarias, brokers, …é só chupar.
Pois, mas chupam menos que os impostos, que ficam logo com 60%.
Gasolineiras, intermediários, refinarias, brokers…têm de pagar impostos, salários, despesas de funcionamento, matéria prima, etc…
Os 60% dos dos impostos é só chupanço, livre como um passarinho.
Nem mais, é isso mesmo e as pessoas não percebem.
O Português típico não sabe fazer contas e não tem literacia financeira nenhuma, muitos por culpa própria e não por falta de informação, mas para o governo é melhor que não saibam.
É que o dinheiro que o estado gasta com infraestruturas e outros equipamentos como estradas, escolas, hospitais, transportes,… cai do céu.
Cai da carrada de impostos que pagamos sobre tudo o que consuminos e sobre rendimentos, ou o combustível paga tudo?
E o dinheiro para bancos falidos, estado gordo e corrupto, PPP, gente inútil como a proteção civil, etc….é semeado?
Que existe dinheiro dos contribuintes que são indevidamente usados para salvar a fortuna de certos indivíduos, sem sombras de dúvidas que tal acontece. Infelizmente quando tal acontece essas pessoas não vão parar à cadeia, em que a chave deveria ser deitada fora. No entanto existe uma contradição no teu argumento, falas em “estado gordo e corrupto” e logo a seguir mencionas as “PPPs”, que foram criadas precisamente para “emagrecer” o estado e encher bolsos de privados. E tal prática é usada em fartura pela grande maioria dos países da Europa. No entanto é engraçado que os países da Europa que possuem os estados mais gordos são também dos quais as pessoas têm uma melhor qualidade de vida.
A proteção civil é inútil? Ok, se tu o dizes, é porque é verdade…
Para as estradas existe um imposto que se chama a derrama, não tem nada a ver com o isp. Existem mais impostos do que pensa
A derrama é um imposto municipal cobrado sobre o lucro de pessoas coletivas em sede de IRC. Este dinheiro serve para financiar os municípios e certamente que algum deste irá parar às estradas municipais. Este imposto não é especifico para o financiamento de estradas, até porque existem municípios que não cobram tal. As estradas que saem fora do âmbito municipal são financiadas pelo governo através do orçamento de estado.
IUC
Aposto que não é a única
Quem diria. Aprenderam com o Brasil? Cá é difícil encontrar uma não viciada. O próximo passo no aprendizado é adulterar o combustivel com solventes, principalmente a gasolina. Fiquem atentos, caros tugas.
Cada vez mais abrasileirado este país, não os contenham não…
Também acredito que não sejam só estes
Estes têm um contra: Não estão protegidos pela Lei
Enquanto os outros roubam-nos legalmente
Isto é gravíssimo! Esse individuo para além de ficar proibido de voltar a comercializar o que quer que seja, tem que ter prisão efetiva de largos anos!
Seria a punição mais adequada, sem dúvida.
A especulação dos privados e brokers são lucros pessoais especulativos, os impostos vão para a construção do país .
Saúde, Educação, Segurança.
Sem duvida e a TAP, CP e afins agradecem
Proteção civil, PPP, Bancos falidos, subvenções, tachos…e dá para completar mais.
Se prescindes dos Bombeiros, poque não prescindir dos Polícias,(e já agora dos ladrões).
Bombeiros? O que é que proteção civil tem a ver com bombeiros?
Mas já que sabes muito diz lá a utilidade da proteção civil para além de albergar tachos e vender golas, se possível com casos concretos.
Vi isto e fiquei preocupado se nao teria abastecido num posto de abastecimento assim… depois lembrei que nao é assim tao grave porque desde 2018 que já nao tenho de ir a postos de abastecimento.
Que informação relevante, Obrigado!
E pensas que o teu contador da Luz não sofre do mesmo “patch de software”?
A Mobi.e também te anda a roubar, mas isso já gostas!
Mostre lá casos onde isso aconteceu ?
Roubados ou com essa sensação ficaram alguns que pensavam que podiam lá deixar o carro o dia todo e pagar o mesmo.
Já não bastava os aumentos sucessivos para que alguém ainda se lembrasse de cobrar por algo que não foi disponibilizado! Só mesmo o empresário portuga! Agora o processo vai-se arrastar até à prescrição!
Há vários anos que a DECO tinha provado isso ? é tudo igual ao litro ? portanto mais barato = menos quantidade.
Aconteceu o mesmo comigo, nas bombas da BP, na N10, São João da Talha.
Escrevi no livro de reclamações e até hoje não obtive resposta…
Obrigado pela dica. Já não paro lá mais.