Zero quer que no centro de Lisboa circulem apenas carros elétricos
A Associação ZERO defende a criação urgente de uma Zona de Zero Emissões (ZZE) na Baixa de Lisboa, sublinhando que esta medida é crucial para garantir o cumprimento das metas climáticas e da legislação europeia e nacional de qualidade do ar até 2030.
Lisboa sem carros elétricos! Resultados mostram falhanço da atual Zona de Emissões Reduzidas
A proposta foi apresentada no Dia Europeu Sem Carros, acompanhada por dados de monitorização da qualidade do ar realizados em ruas como a Rua do Ouro, Rua da Madalena e Avenida da Liberdade. Os resultados são preocupantes: os níveis médios de dióxido de nitrogénio (NO₂) chegam a ser três a quatro vezes superiores ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e, em alguns locais, já ultrapassam os valores-limite que entrarão em vigor em 2030. Outros poluentes atmosféricos apresentam também concentrações acima dos padrões definidos pela OMS.
Segundo a ZERO, a atual Zona de Emissões Reduzidas (ZER) da Baixa encontra-se desatualizada e pouco fiscalizada, revelando-se insuficiente para conter os impactos do tráfego rodoviário. O aumento do número de automóveis em Lisboa, o crescimento do consumo de combustíveis, a crise habitacional que empurra moradores para periferias mal servidas por transportes públicos e o acréscimo da oferta de estacionamento para não residentes agravam a situação.
Perante este cenário, a ZERO defende que a nova ZZE deve
- Restringir a circulação de veículos não 100% elétricos;
- Limitar o acesso de veículos de não residentes;
- Reforçar a fiscalização e o controlo de acessos;
- Apostar na prioridade ao transporte público eletrificado, bem como na melhoria das condições para peões e ciclistas;
- Envolver moradores e agentes locais no processo de decisão, garantindo participação cidadã.
A seguinte tabela revela os resultados que mostram o falhanço da atual Zona de Emissões Reduzidas (ZER), que se encontra totalmente desatualizada e sofre de falta de fiscalização.
A urgência desta transformação é reforçada pela legislação que entrará em vigor em 2030 e pelos compromissos climáticos assumidos pela cidade. A ZERO lembra que a estação de monitorização da Avenida da Liberdade continua a registar valores ilegais de poluição atmosférica, evidenciando a necessidade de medidas estruturais.
A proposta já conta com o apoio da Associação de Moradores e Amigos de Santa Maria Maior, que lançou uma petição pública pela criação da Zona de Zero Emissões na Baixa de Lisboa.
























Vão lá e paguem os 8000 milhões, para poderem instalar carregadores, em 10% dos lugares de estacionamento actuais. Já bastou o que fizeram, com os parques silo, na Trindade, em que destruíram lojas antigas, únicas, na cidade, para meter lá mais 3200 lugares, a 1400 euros, por ano, cada um.
E a Carris/Carris Metropolitana, já recuou em 99% das encomendas de autocarros eléctricos. Os primeiros, não cumpriram 3%, do que era prometido. Desde a distância percorrida, aos problemas de baterias e carregamentos. O mesmo se está a passar, com a Transtejo, que as baterias não estão a cumprir o que prometiam (autonomia), obrigando a carregamentos mais demorados.
É que, as empresas, que vendem essas unidades, fazem cálculos a usar, as baterias, só para os motores. Fica a faltar, tudo o resto. Ora autocarro cheio, gasta 360%, a mais, do que o previsto, para uma viagem de 20km. Algo que não foi revelado, pelas empresas, vendedoras.
Ena, tirou a tarde para inventar ? Mais uma vez !!
Hoje vi um Tesla a abastecer jerricans de gasóleo. Tão bom. Pensei que era o JL. Ainda lá lhe fui perguntar. Mas ele ficou a olhar para mim
Você vê sempre tudo, só falta vir dizer que era para alimentar o gerador.
Loool
Sim, ficou a olhar para si a pensar, mais um maluco que pensa que manda em todos.
E o problema são os carros:
https://www.facebook.com/share/p/14KMZPLtcgT/
Até choro oh JL.
Ouvi dizer que iam fazer uns carregadores rápidos para barcos ali em Sines.
Não entendi. Esse navio é a gás.
Já reportei uma situação semelhante com foto. Era um elektro nas Já não me lembro da marca kkkk
E era para o gerador ?
Ainda não entendi esse vosso preconceito.
É o mais provável.
Tal como você usa em casa ?
Como sabe, estou a pensar nisso desde o dia do apagao.
Tlv a gasolina que sao mais baratos nas duram menos. Tenho q reflectir.
Portanto, teve que ser o Tesla a salvar o carro a combustão…
No apagão foi um land Cruiser de 1978 a salvar os carros a combustão.
A ideia é fantástica o problema parece que estes Sr vivem mum país diferente do meu, este pessoal quando tem fome deve de encostar a língua a uma tomada eléctrica.
Devemos sim tentar a substituição/ modernização do parque automóvel mas sem obrigatoriedade de nada, criar parques de estacionamento ao lado das estações de comboios gratuitos para quem tem o passe mensal, mas não é precisamente o contrário os parques ao pé das estações são dos mais caros
Taxar todos os carros que entrem nas cidades sem pelo menos 50% da ocupação independentemente ser VE ou não.
Se não fosses obrigado a nada, ninguém ia fazia inspeção aos carros nem sequer andavam com seguro em dia e/ou ainda se andava a colocar chumbo nos combustíveis sendo que as marcas pouco interesse tinham em ter cuidado com a emissões…
Não venhas com falsos moralismos pf.
Claro fazer uma inspeção de 36€ é igual a comprar um VE, é mesmo igual.
Deve ter passado por ia uma mota a fazer chavascal e desorientou-te as ideias 🙂 🙂 🙂
Chegaste lá…
Se por €36 já não se fazia inspeções se não fossem obrigatórias mais dificilmente trocariam de veículo.
Aliás se não proibissem a gasolina com chumbo das gasolineiras em 1993 ainda hoje tinhas carros a circular que consumiam esse combustível…
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/gasolina-sem-chumbo-obrigatoria/
Então e o CO2 emitido pelos incêndios? E o CO2 emitido pelos aviões? Ou vamos obrigar os incendiários a fazer incêndios elétricos? E os camiões? E os comboios a diesel? Nah.
Hipocrisia.
Obrigar ? Pensava que eram proibidos….
Portanto, segundo você, é melhor não fazer nada do que fazer alguma coisa. E que devemos deixar os incendiários em paz!?
Se acha que nos transportes aéreo e náutico não se está a fazer nada, está enganado
So ideias fantasticas!!! As cidades na otem meios para fazer a vigilancia normal qt mais saber se um carro de 5 lugares leva menos de 3 pessoas. Tlvez daqui a 50 anos seja possivel ter uma cidade sem carros a combustao
Eles saem perfeitamente que não é viável… apenas para aparecerem nas noticias.
Como o outro que diz que há políticos que deviam estar presos, e no parlamento senta-se ao lado de um que andava a roubar malas…
@Jamaral, Deves ter os relogios que usas atrasados uns 18 meses no minimo, ou então vives numa caverna.
Mais um daqueles que ainda come gelados com a testa, desperta que ja é dia ou mete menos tabaco,
Uiii… doeu???
Eu propunha uma Europa livre de Zeros.
Esta medida é para ontem…
Ideia fantástica…. é que as pessoas têm todas capacidade de comprar carro elétrico.
Esta medida a ser tomada a curto prazo vai criar desigualdades sociais tremendas e vamos voltar ao tempo em que os pobres andam a pé e de autocarro e os abastados passeiam os seus carros caríssimos pelas ruas de Lisboa.
Alguma coisa pode e deve ser feita e está a ser feita, mas isso de andar à frente do seu tempo é para países ricos.
Comecem pelos transportes públicos, taxis, TVDE’s, serviços de entregas, etc.
Eles que vão para o raio que os parta. Se proíbe, é para todos
Em 2015 vou para Amsterdão e já nessa altura apenas cirulavam no centro viaturas electricas ou bicicletas!
Sem poluição do Ar e sem poluição Sonora…
Nem imaginam a diferença que é…!
Bicicletas fabricadas em Portugal.
Sabes a diferença de elevação de Amesterdão e de Lisboa, certo?
Lisboa é chamada a cidade das 7 colinas por uma razão, adivinha qual? 🙂 🙂 🙂
Não percebi, qual é a razão de se chamar a chamar a Cidade das SETE Colinas 😛
é sempre a descer
https://www.amsterdam.nl/en/traffic-transport/low-emission-zone/
Eu quero um unicórnio, não desses do Moedas, mas daqueles cavalinhos com um corninho e que libertam um arco-íris quando voam.
LOLOLOLOL mto bom LOLOLOL!!!!
Se criassem condições para a fluidez do trânsito não vinham com estas ideias peregrinas. Quais são as ruas problemáticas ? A Rua do Ouro e a Rua da Madalena. Estes inteligentes parece que não percebem porquê. Mas eu explico : cortaram todos os acessos à frente ribeirinha mantendo o caudal de trânsito que desce a cidade até à baixa. Resultado: o trânsito tem de ir para o Bairro Alto, conhecido pelos seus fantásticos acessos e ruas largas … ou então, depois de descer a Rua do Outro, sobe pela Rua da Madalena ou vai para o Castelo, tudo zonas de grande fluidez pelas suas largas avenidas. Como se diz na minha terra: só fazem cocó, para não dizer outra coisa mais feia. E só basta ir ao local para tirar as conclusões. Em Zurique, circulam todos os tipos de automóveis. Porque será ? Dou uma dica: lá até os portugueses são tipos organizados…É verdade: a solução é proibir ! O fundamentalismo instalou-se e os palhaços aplaudem.
Por acaso não:
https://summitmobilidade.estadao.com.br/ir-e-vir-no-mundo/como-e-a-mobilidade-urbana-em-zurique-2/
Por acaso não o quê ? Por acaso tu não leste tudo o que eu disse e disparaste logo a postazinha de pescada. Eu disse que em Zurique circulam todos os tipos de automóveis. E falei da organização. O que é que não percebeste ?
Mas não circulam todos, só alguns, e existe proibição sim, já que existe controle de tráfego.
Errado. Podem circular todos os tipos de automóveis.
Podem nalguns dias. Mas existe proibição na mesma.
Até o pintor austriaco frustrado queria um carro para cada cidadão, é melhor começarem a produzir carros electricos de qualidade e baixo custo com carregadores por todo o lado e que durem no minimo 20 anos sem grandes problemas.
Cada vez mais o centro de Lisboa é só para quem tem dinheiro.
Ou para quem não tem.
Podes desenvolver? Fiquei curioso
É mais barato ter carro eléctrico, portanto é para quem não tem muito.
Para quem tem sim. Quando ver users de Tesla a andarem de transporte público. Mas são demasiado vaidosos para o fazerem.
Tal como vejo ambientalistas a apregoarem emissões zero, mas depois vejo os sempre em viagens…. De avião.
Mas conhece os donos dos teslas ? Raio, você conhece toda a gente.
E pronto, continua com a lenga lenga que conhece toda a gente.
Curiosamente os ricos poluem mais, estamos a beneficiar o infrator. Deviam no minimo ter cadastro para sabermos que tipo de criatura estamos a lidar.
Entre parênteses. A zero quer o centro da cidade de Lisboa, acessível apenas aos bolsos daqueles que podem suportar o custo de um ve.
Que são os que ganham menos, já que são os que ficam mais baratos.
Tens de ser mesmo muito estúpido para pregar essa ideia por aqui constantemente quando está à vista quem anda em veículos elétricos.
Se depois de parares numa qualquer estrada por 10 minutos e continuares a achar que é quem ganha ordenado mínimo parabéns…não vês um boi á frente.
É preciso é ser estúpido para não ver que são estes que permitem mais economia a longo prazo, aliás, não faltam aqui artigos sobre isso. Mas enfim, não aprende nada.
Sim economia. O que ias gastar em gasóleo / gasolina, pagas á cabeça, logo não o vais pagar na vida útil. Quando acabar a vida útil pagas uma bateria nova a preço de carro novo e recomeça o ciclo.
Mas porque havia de pagar uma bateria nova ? Quantas já pagou ?
Esquece Mário…este tem orgulho em ser acéfalo. Anda por aí outro menos mentiroso e mesmo assim afirma que em 4 anos poupa para um carro novo LOOOOL É só artistas do teclado.
Acéfalo de ?
Então quantas já pagou ?
Então mas eu é que sou mentiroso ? Então prove lá que sou ?
Vives fantasias.
Não, vivo a realidade, tem vários artigos aqui no pplware sobre isso, é só ler.
Ah ah ah…artigos aqui publicados ! Não sabia que também contava piadas.
Está sempre tão interessado em artigos sobre EV e não os leu ?
Sao? Prove la mostre lá?
Não prova nada porque não sabe.
Ou está a falar do caixão com rodas chamado Dacia spring?
Não tem aqui artigos sobre isso ? É só ler.
É só loucos!..
É o que é. É o custo do turismo. Acredita que quando a maioria andar em ve’s nem esses escaparão às restrições como já acontece em muitas cidades.
Para isso então ficava-lhes bem dizer porque razão se opõem à exploração do litio em Portugal. Não se pode querer carros eletricos e mobilidade sustentavel, e ao mesmo tempo, ser contra a exploração dos recursos que permitem atingir esse objectivo.
Depois como produzem telemóveis e veículos a combustão ? Fora outras tantas coisas como carros eléctricos?
A ideia é boa, mas não sei se é aplicável na nossa realidade.
Acho que era mais fácil começar por forçar isto a empresas primeiro, se for uma empresa de transportes ou distribuição com operações na grande lisboa na sua maioria ter de ter frota elétrica, mais fácil forçar isto nas empresas pois os custos de transição são mais reduzidos e até em muitos casos a unica razão de não o fazerem é teimosia pura por já valer a pena financeiramente.
Mas ia ser giro ver a carris e todos os taxis a serem eletricos nos proximos 2 anos…
Não comecem a forrar as testas destes génios com painéis solares que eu estou para ver quando vai surgir aquele estudo gostoso a dizer que a nossa rede elétrica não está pronta para estas “obrigatoriedades”.
Qual é o link da petição ?
jlevsonly.me/zerorules
agora a sério, nem sequer vives em Lisboa, vais a Lisboa quando o rei faz anos, de que serve assinares a petição?
Durante a semana vivo.
E anda de transportes públicos? Se calhar não.
Ando na minha mota eléctrica.
Mostre lá o seu passe ?
Não há transportes públicos onde vivo. Aliás há, não servem é o interesse de ninguém a não ser das crianças que vão para a escola de manhã e vêm á noite.
Não há ? Onde vive ?
Então e para os outros já existe ? Só para si é que não ?
Ninguém diria…
Um barco de passageiros atracado (parado) em Lisboa liberta tanto NOx diariamente como 100 mil carros.
Vamos continuar a tapar o sol com a peneira
E quantos carros tem Lisboa ?
A isto chama-se hipocrisia! A ZERO apoia a extração de lítio, seja onde for, portanto, a ZERO apoia ativamente a extração de lítio em Boticas (Local onde já podem circular veículos a combustão á vontade). Hipócritas!
Depois como produzem telemóveis e veículos a combustão ? Fora outras tantas coisas como carros eléctricos?
Apoia a extração do lítio… Ao menos aí não são hipócritas, como os que são contra!
Se é contra os veículos a combustão só poderia apoiar a extração do lítio! Para se ter baterias tem de se ter lítio, e o lítio tem de vir de algum lado! Não é dizer que em Portugal não podemos extrair lítio, mas depois queremos ter e usar telemovies, portáteis, carros elétricos, smartwatches, etc etc etc!
Sem lítio não há veículos a combustão.
Nem todos, já estão a sair veículos com as de sódio que não usam lítio, nessa altura os a combustão vão necessitam de mais lítio que os eléctricos.
Eu não sou contra a extração do Lítio nem contra a utilização de veículos elétricos. Sou contra á proibição de coisas, quando todas as decisões tomadas durante décadas apontaram exatamente o contrário. Uma pessoa não poder aceder nos eu veículo a qualquer lugar público, é automaticamente uma descriminação, ou estarei enganado? Não pode ser de um dia para o outro, ou pode? A hipocrisia da zero é essa, dizer que defende a qualidade de vida do centro de uma cidade, quando no fundo vai afetar a qualidade de todos aqueles que precisam de ir para lá diariamente trabalhar. Isso é hipocrisia. Criar um “centro de uma cidade livre de poluição para inglês ver”, quando depois tens as serras, vales e planícies cheios de infraestruturas verdes, que só vão acelerar a erosão dos solos e poluição visual em prol de uma ‘energia verde’ para alimentar toda a demanda energética. É um atentado o que estão a fazer não só no Alentejo, embora seja um dos casos com maior impacto. Sim, a Zero é hipócrita. A transição tem que ser feita, concordo, mas não pode valer tudo.
Nesse caso é deixar de usar carro e electricidade em casa, assim fica a ajudar o planeta nesse sentido.
Proibir uma viatura de circular em determinado local não me parece diferente de proibir uma pessoa de fumar em determinado local. Para além disso no centro de Lisboa existem muitas alternativas aos veículos pessoais.
Ser a favor das “energias verdes” não quer dizer que seja necessariamente a favor de todos os projetos apresentados para implementação dessas mesmas “energias verdes”, e a ZERO já se tem pronunciado negativamente sobre alguns desses projetos, não me parece hipocrisia mas sim bom senso
E apoia a destruição das serras.
Semelhante aquelas que destroem para fazer casas e estradas ?
As estradas são via de comunicação. Não aprendeste isso na escola?
E a diferença está onde ?
A ZERO apoia a extração de lítio de forma o mais responsável e sustentável possível
Ora aqui está algo inteligente que devia de ter efeitos imediatos
Se fossem limpar florestas e praias é que era de valor
O ideal seria circular a cavalo!
Isso já foi um problema nas cidades, aliás, os carros vieram salvar as pessoas dos males dos cavalos, que eram as ruas cheias de estrume.
Isso já foi um problema nas cidades, aliás, os carros vieram salvar as pessoas dos males dos cavalos, que eram as ruas cheias de estrume.
Esta medida é como a dos FAP (filtro de partículas), ainda hoje estou á espera de ver o pessoal que os tirou / anulou a ser multado ou a chumbar na inspeção.
Força. Encham aquela zona de carros zero e eu já não preciso de ir para lá aumentar o trânsito. Tanto sítio por onde andar, logo nessa zona é que o trânsito é bastante. Porque será? É proibido ir para a zona ribeirinha. E está cheio de parques subterrâneos. Logo, tudo “boas” decisões que foram sendo tomadas e agora para completar, falta esta.
Os senhores da Zero faziam melhor em ir estudar biologia. Repovoar as cidades de árvores é o que faz falta. Absorbe C02, emite 02 e ainda faz o « milagre » de baixar a temperatura nas cidades. É tudo isto a uma fração dos custos de todas estas idiotices, e seguindo as leis da Natureza. Enfim…
Essa acossiacao vale tanto como ZERO
Se fossem trabalhar não tinham assim umas ideias estúpidas
Se fossem limpar as praias e florestas é que era de valor
Se não as sujassem também era de valor.
Mas no entanto a longo prazo poluem mais que os carros a combustao, aposto tambem que esta malta vai de ferias a pe para as caraibas
Nem por isso, poluem bem menos.
Balelas, até um cego vê a milhas, entao vais dizer que a extração e transporte da materia prima é nada polui e que a fantastica electricidade que vem maioritariamente de centrais a carvão e gás tambem não polui?
É por serem cegos que não vêem nada.
Vou, e tem aqui muito artigo a confirmar isso, não é preciso ser cego para não ver isso.
Quando à electricidade só fica pior para os a combustão, já que gastam mais electricidade que os eléctricos a fazer o mesmo.
https://energeiaplus.com/2025/03/31/wieviel-strom-brauchts-fuer-die-bereitstellung-von-benzin-und-diesel/?translateto=en
A questão, ao que me parece, não é, nem nunca foi, que não polui, mas sim que polui menos.
Em Portugal a maioria da eletricidade tem vindo de fontes renováveis
Sim, poluem mais.
Não, poluem menos, ou o mundo a anda enganado e você está certo ?
Eu só compro um elétrico quando deixarem de produzir energia a partir de gás natural. Os Malvados da ren insistem em ter 950MW de potência constante todos os dias.
Já lhe disse que nesse caso os a combustão ficam pior, porque gastam mais electricidade.
Portanto deixe já de usar carro a combustão.
https://energeiaplus.com/2025/03/31/wieviel-strom-brauchts-fuer-die-bereitstellung-von-benzin-und-diesel/?translateto=en
Onde vão os munícipes depositar os resíduos que produzem? É que os veículos de recolha são movidos ou a gasóleo ou a GNC… Os veículos de distribuição, na sua grande maioria, são a gasóleo (abastecem talhos, restauração, grandes superfícies entre outros), ambulâncias, veículos dos bombeiros, veículos afectos as redes de água/esgotos, pronto-socorro… ah, já sei, criam-se exceções a estes e a outros potenciais veículos que ainda não são eletrificados… já agora (não moro em Lisboa), existem munícipes de 1ª, 2ª, 3ª em Lisboa? Então e os restantes que não habitam no centro da cidade (alguém me define este “centro”?)!
Pelo JL pagava tudo o triplo ou quádruplo do imposto. Nem que isso signifique 10€ o quilo de arroz ou 50€ o quilo de carne.
Onde eu disse isso seu MENTIROSO ?
Deixe de ser uma criança e passe a ser um homem.
Podem ir ainda mais longe, e nas zonas onde tipicamente os valores de poluição são demasiado elevados, é ir mais longe e proibir todos os veículos particulares (mesmo os 100% eléctricos) e só permitir transportes públicos, e veículos de prestadores de serviços aos habitantes, comércio e indústria na área afectada pela restrição, e claro permitir serviços de emergência (polícia, bombeiros, protecção civil).
E os habitantes? Poderiam circular somente se tivesse garagem e o veículo fosse 100% eléctrico, ninguém poderia estacionar na rua, do contrário perderia imediatamente o privilégio de poder circular na zona restrita.
Estes gajos dos elétricos querem tanto obrigar as pessoas que na verdade tão e a afastar ainda mais pessoal de carros elétricos. Muito gostam de polarizar a situação.
São como os vegans, querem que ninguém coma carne para haver um mundo melhor, como se fosse possível um mundo melhor sem carne xD
Os gajos da zero são dos eléctricos ?
Os gajos da zero são todos fofinhos, quando soltam gases cheiram a rosas, mas atenção aguentam-se o máximo possível, pois sabem que estão a soltar metano e isso não é nada bom para o nosso planeta. Em 2040 não vai ser possível soltar gases, a zero vai propor brevemente essa medida.
Os eléctricos soltam metano ? por onde ? pelos bancos ?
Não vai ser possível ? então é o Jakim que vai fazer uma petição para deixarem de deitar metano ?
A ideia da Zero seria genial se no terminal de cruzeiros entrassem só navios elétricos. Se continuarem a entrar navios de combustão não vai servir para nada, a não ser para meter nojo a quem não tem guito para comprar um elétrico todo xpto. Ou seja, a 90 e tal por cento dos habitantes da AML.
“…Rua do Ouro, Rua da Madalena e Avenida da Liberdade. Os resultados são preocupantes: os níveis médios de dióxido de nitrogénio (NO₂) chegam a ser três a quatro vezes superiores ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)…
A culpa disso é dos cruzeiros
Os navios cruzeiro deviam ser banidos da zona de Lisboa. Eles poluem mais q a totalidade dos carros das 8 maiores cidades de Portugal.
Nada disso. É preciso atacar a poluição onde ela está, ou seja, nos pobres. Eles não poluem praticamente nada, mas em compensação são muitíssimos. Os gringos dos navios de cruzeiros são muito menos, e além disso pertencem todos, ou quase todos , à burguesia exploradora.
Concordo contigo @Grunho.
Não poluem porque não tomam banho, só têm uma muda de roupa, não sabem o que é deo.. o sonho de qualquer sociedade
Os navios cruzeiro também andam nas ruas ? São anfíbios ?
Não é preciso andar nessas ruas para poluir o ambiente em redor. O Terminal de Cruzeiros de Lisboa está relativamente perto das artérias assinaladas.
Isto é tão verdade q para cúmulo essas artérias estão vedadas ao trânsito de veículos mais antigos.
Curiosamente as artérias onde podem circular os carros mais antigos não padecem desse problema , sendo que a intensidade de tráfego é bem maior nestas.
Logo o problema do excesso de poluição na baixa não está nos carros mas sim nos cruzeiros.
Então mas as artérias onde circulam carros antigos também não ficam perto ?
Como disse, em nenhuma das artérias assinaladas no artigo é permitido circular com um veículo a combustão antigo.
Boa sorte!!!
Não percebo o problema da autonomia dos carros elétricos, um reboque atrás com um gerador a diesel da STET resolve o problema, não sejam complicados.
Mas há problema nisso ? não é mais fácil ligar-lhe uma tomada, sem andar com reboques atrás e mais não sei quantas coisas ?
Além de que os carros não carregam com geradores comuns.