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Zero quer que no centro de Lisboa circulem apenas carros elétricos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Manuel da Rocha says:

    Vão lá e paguem os 8000 milhões, para poderem instalar carregadores, em 10% dos lugares de estacionamento actuais. Já bastou o que fizeram, com os parques silo, na Trindade, em que destruíram lojas antigas, únicas, na cidade, para meter lá mais 3200 lugares, a 1400 euros, por ano, cada um.
    E a Carris/Carris Metropolitana, já recuou em 99% das encomendas de autocarros eléctricos. Os primeiros, não cumpriram 3%, do que era prometido. Desde a distância percorrida, aos problemas de baterias e carregamentos. O mesmo se está a passar, com a Transtejo, que as baterias não estão a cumprir o que prometiam (autonomia), obrigando a carregamentos mais demorados.
    É que, as empresas, que vendem essas unidades, fazem cálculos a usar, as baterias, só para os motores. Fica a faltar, tudo o resto. Ora autocarro cheio, gasta 360%, a mais, do que o previsto, para uma viagem de 20km. Algo que não foi revelado, pelas empresas, vendedoras.

  2. B@rão Vermelho says:

    A ideia é fantástica o problema parece que estes Sr vivem mum país diferente do meu, este pessoal quando tem fome deve de encostar a língua a uma tomada eléctrica.
    Devemos sim tentar a substituição/ modernização do parque automóvel mas sem obrigatoriedade de nada, criar parques de estacionamento ao lado das estações de comboios gratuitos para quem tem o passe mensal, mas não é precisamente o contrário os parques ao pé das estações são dos mais caros
    Taxar todos os carros que entrem nas cidades sem pelo menos 50% da ocupação independentemente ser VE ou não.

  3. Silvas says:

    Eu propunha uma Europa livre de Zeros.

  4. Realista says:

    Esta medida é para ontem…

  5. BurroFuiEuQueEstudei says:

    Ideia fantástica…. é que as pessoas têm todas capacidade de comprar carro elétrico.

    • Fernando P says:

      Esta medida a ser tomada a curto prazo vai criar desigualdades sociais tremendas e vamos voltar ao tempo em que os pobres andam a pé e de autocarro e os abastados passeiam os seus carros caríssimos pelas ruas de Lisboa.
      Alguma coisa pode e deve ser feita e está a ser feita, mas isso de andar à frente do seu tempo é para países ricos.
      Comecem pelos transportes públicos, taxis, TVDE’s, serviços de entregas, etc.

  6. says:

    Eles que vão para o raio que os parta. Se proíbe, é para todos

  7. ze says:

    Em 2015 vou para Amsterdão e já nessa altura apenas cirulavam no centro viaturas electricas ou bicicletas!

    Sem poluição do Ar e sem poluição Sonora…

    Nem imaginam a diferença que é…!

  8. Miguel says:

    Eu quero um unicórnio, não desses do Moedas, mas daqueles cavalinhos com um corninho e que libertam um arco-íris quando voam.

  9. há cada gajo says:

    Se criassem condições para a fluidez do trânsito não vinham com estas ideias peregrinas. Quais são as ruas problemáticas ? A Rua do Ouro e a Rua da Madalena. Estes inteligentes parece que não percebem porquê. Mas eu explico : cortaram todos os acessos à frente ribeirinha mantendo o caudal de trânsito que desce a cidade até à baixa. Resultado: o trânsito tem de ir para o Bairro Alto, conhecido pelos seus fantásticos acessos e ruas largas … ou então, depois de descer a Rua do Outro, sobe pela Rua da Madalena ou vai para o Castelo, tudo zonas de grande fluidez pelas suas largas avenidas. Como se diz na minha terra: só fazem cocó, para não dizer outra coisa mais feia. E só basta ir ao local para tirar as conclusões. Em Zurique, circulam todos os tipos de automóveis. Porque será ? Dou uma dica: lá até os portugueses são tipos organizados…É verdade: a solução é proibir ! O fundamentalismo instalou-se e os palhaços aplaudem.

  10. X says:

    Até o pintor austriaco frustrado queria um carro para cada cidadão, é melhor começarem a produzir carros electricos de qualidade e baixo custo com carregadores por todo o lado e que durem no minimo 20 anos sem grandes problemas.

  11. Realista says:

    Cada vez mais o centro de Lisboa é só para quem tem dinheiro.

  12. Mike Yeadon says:

    Entre parênteses. A zero quer o centro da cidade de Lisboa, acessível apenas aos bolsos daqueles que podem suportar o custo de um ve.

  13. Paulo Jorge says:

    É só loucos!..

    • Hugo says:

      É o que é. É o custo do turismo. Acredita que quando a maioria andar em ve’s nem esses escaparão às restrições como já acontece em muitas cidades.

  14. José Fonte says:

    Para isso então ficava-lhes bem dizer porque razão se opõem à exploração do litio em Portugal. Não se pode querer carros eletricos e mobilidade sustentavel, e ao mesmo tempo, ser contra a exploração dos recursos que permitem atingir esse objectivo.

  15. rui says:

    A ideia é boa, mas não sei se é aplicável na nossa realidade.
    Acho que era mais fácil começar por forçar isto a empresas primeiro, se for uma empresa de transportes ou distribuição com operações na grande lisboa na sua maioria ter de ter frota elétrica, mais fácil forçar isto nas empresas pois os custos de transição são mais reduzidos e até em muitos casos a unica razão de não o fazerem é teimosia pura por já valer a pena financeiramente.
    Mas ia ser giro ver a carris e todos os taxis a serem eletricos nos proximos 2 anos…

  16. Badoxa says:

    Não comecem a forrar as testas destes génios com painéis solares que eu estou para ver quando vai surgir aquele estudo gostoso a dizer que a nossa rede elétrica não está pronta para estas “obrigatoriedades”.

  17. JL says:

    Qual é o link da petição ?

  18. Paulo says:

    Um barco de passageiros atracado (parado) em Lisboa liberta tanto NOx diariamente como 100 mil carros.
    Vamos continuar a tapar o sol com a peneira

  19. Fumigah says:

    A isto chama-se hipocrisia! A ZERO apoia a extração de lítio, seja onde for, portanto, a ZERO apoia ativamente a extração de lítio em Boticas (Local onde já podem circular veículos a combustão á vontade). Hipócritas!

    • JL says:

      Depois como produzem telemóveis e veículos a combustão ? Fora outras tantas coisas como carros eléctricos?

    • Hugo Nabais says:

      Apoia a extração do lítio… Ao menos aí não são hipócritas, como os que são contra!
      Se é contra os veículos a combustão só poderia apoiar a extração do lítio! Para se ter baterias tem de se ter lítio, e o lítio tem de vir de algum lado! Não é dizer que em Portugal não podemos extrair lítio, mas depois queremos ter e usar telemovies, portáteis, carros elétricos, smartwatches, etc etc etc!

      • JL says:

        Sem lítio não há veículos a combustão.

        Nem todos, já estão a sair veículos com as de sódio que não usam lítio, nessa altura os a combustão vão necessitam de mais lítio que os eléctricos.

      • Fumigah says:

        Eu não sou contra a extração do Lítio nem contra a utilização de veículos elétricos. Sou contra á proibição de coisas, quando todas as decisões tomadas durante décadas apontaram exatamente o contrário. Uma pessoa não poder aceder nos eu veículo a qualquer lugar público, é automaticamente uma descriminação, ou estarei enganado? Não pode ser de um dia para o outro, ou pode? A hipocrisia da zero é essa, dizer que defende a qualidade de vida do centro de uma cidade, quando no fundo vai afetar a qualidade de todos aqueles que precisam de ir para lá diariamente trabalhar. Isso é hipocrisia. Criar um “centro de uma cidade livre de poluição para inglês ver”, quando depois tens as serras, vales e planícies cheios de infraestruturas verdes, que só vão acelerar a erosão dos solos e poluição visual em prol de uma ‘energia verde’ para alimentar toda a demanda energética. É um atentado o que estão a fazer não só no Alentejo, embora seja um dos casos com maior impacto. Sim, a Zero é hipócrita. A transição tem que ser feita, concordo, mas não pode valer tudo.

        • JL says:

          Nesse caso é deixar de usar carro e electricidade em casa, assim fica a ajudar o planeta nesse sentido.

        • FS says:

          Proibir uma viatura de circular em determinado local não me parece diferente de proibir uma pessoa de fumar em determinado local. Para além disso no centro de Lisboa existem muitas alternativas aos veículos pessoais.
          Ser a favor das “energias verdes” não quer dizer que seja necessariamente a favor de todos os projetos apresentados para implementação dessas mesmas “energias verdes”, e a ZERO já se tem pronunciado negativamente sobre alguns desses projetos, não me parece hipocrisia mas sim bom senso

    • há cada gajo says:

      E apoia a destruição das serras.

    • FS says:

      A ZERO apoia a extração de lítio de forma o mais responsável e sustentável possível

  20. Tuga sem escrúpulos says:

    Ora aqui está algo inteligente que devia de ter efeitos imediatos

  21. Hugo Nabais says:

    O ideal seria circular a cavalo!

  22. G says:

    Esta medida é como a dos FAP (filtro de partículas), ainda hoje estou á espera de ver o pessoal que os tirou / anulou a ser multado ou a chumbar na inspeção.

  23. Rui says:

    Força. Encham aquela zona de carros zero e eu já não preciso de ir para lá aumentar o trânsito. Tanto sítio por onde andar, logo nessa zona é que o trânsito é bastante. Porque será? É proibido ir para a zona ribeirinha. E está cheio de parques subterrâneos. Logo, tudo “boas” decisões que foram sendo tomadas e agora para completar, falta esta.

  24. Eu mesmo says:

    Os senhores da Zero faziam melhor em ir estudar biologia. Repovoar as cidades de árvores é o que faz falta. Absorbe C02, emite 02 e ainda faz o « milagre » de baixar a temperatura nas cidades. É tudo isto a uma fração dos custos de todas estas idiotices, e seguindo as leis da Natureza. Enfim…

  25. Sérgio V. says:

    Essa acossiacao vale tanto como ZERO
    Se fossem trabalhar não tinham assim umas ideias estúpidas

  26. Infinity says:

    Mas no entanto a longo prazo poluem mais que os carros a combustao, aposto tambem que esta malta vai de ferias a pe para as caraibas

  27. paulo rodrigues says:

    Onde vão os munícipes depositar os resíduos que produzem? É que os veículos de recolha são movidos ou a gasóleo ou a GNC… Os veículos de distribuição, na sua grande maioria, são a gasóleo (abastecem talhos, restauração, grandes superfícies entre outros), ambulâncias, veículos dos bombeiros, veículos afectos as redes de água/esgotos, pronto-socorro… ah, já sei, criam-se exceções a estes e a outros potenciais veículos que ainda não são eletrificados… já agora (não moro em Lisboa), existem munícipes de 1ª, 2ª, 3ª em Lisboa? Então e os restantes que não habitam no centro da cidade (alguém me define este “centro”?)!

  28. Joao Ptt says:

    Podem ir ainda mais longe, e nas zonas onde tipicamente os valores de poluição são demasiado elevados, é ir mais longe e proibir todos os veículos particulares (mesmo os 100% eléctricos) e só permitir transportes públicos, e veículos de prestadores de serviços aos habitantes, comércio e indústria na área afectada pela restrição, e claro permitir serviços de emergência (polícia, bombeiros, protecção civil).
    E os habitantes? Poderiam circular somente se tivesse garagem e o veículo fosse 100% eléctrico, ninguém poderia estacionar na rua, do contrário perderia imediatamente o privilégio de poder circular na zona restrita.

  29. Morty says:

    Estes gajos dos elétricos querem tanto obrigar as pessoas que na verdade tão e a afastar ainda mais pessoal de carros elétricos. Muito gostam de polarizar a situação.
    São como os vegans, querem que ninguém coma carne para haver um mundo melhor, como se fosse possível um mundo melhor sem carne xD

    • JL says:

      Os gajos da zero são dos eléctricos ?

      • Jakim Manel says:

        Os gajos da zero são todos fofinhos, quando soltam gases cheiram a rosas, mas atenção aguentam-se o máximo possível, pois sabem que estão a soltar metano e isso não é nada bom para o nosso planeta. Em 2040 não vai ser possível soltar gases, a zero vai propor brevemente essa medida.

        • JL says:

          Os eléctricos soltam metano ? por onde ? pelos bancos ?

          Não vai ser possível ? então é o Jakim que vai fazer uma petição para deixarem de deitar metano ?

  30. Grunho says:

    A ideia da Zero seria genial se no terminal de cruzeiros entrassem só navios elétricos. Se continuarem a entrar navios de combustão não vai servir para nada, a não ser para meter nojo a quem não tem guito para comprar um elétrico todo xpto. Ou seja, a 90 e tal por cento dos habitantes da AML.

  31. Yamahia says:

    “…Rua do Ouro, Rua da Madalena e Avenida da Liberdade. Os resultados são preocupantes: os níveis médios de dióxido de nitrogénio (NO₂) chegam a ser três a quatro vezes superiores ao limite recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)…
    A culpa disso é dos cruzeiros
    Os navios cruzeiro deviam ser banidos da zona de Lisboa. Eles poluem mais q a totalidade dos carros das 8 maiores cidades de Portugal.

    • Grunho says:

      Nada disso. É preciso atacar a poluição onde ela está, ou seja, nos pobres. Eles não poluem praticamente nada, mas em compensação são muitíssimos. Os gringos dos navios de cruzeiros são muito menos, e além disso pertencem todos, ou quase todos , à burguesia exploradora.

    • JL says:

      Os navios cruzeiro também andam nas ruas ? São anfíbios ?

      • Yamahia says:

        Não é preciso andar nessas ruas para poluir o ambiente em redor. O Terminal de Cruzeiros de Lisboa está relativamente perto das artérias assinaladas.
        Isto é tão verdade q para cúmulo essas artérias estão vedadas ao trânsito de veículos mais antigos.
        Curiosamente as artérias onde podem circular os carros mais antigos não padecem desse problema , sendo que a intensidade de tráfego é bem maior nestas.
        Logo o problema do excesso de poluição na baixa não está nos carros mas sim nos cruzeiros.

  32. BruceWayne says:

    Boa sorte!!!

  33. Jakim Manel says:

    Não percebo o problema da autonomia dos carros elétricos, um reboque atrás com um gerador a diesel da STET resolve o problema, não sejam complicados.

    • JL says:

      Mas há problema nisso ? não é mais fácil ligar-lhe uma tomada, sem andar com reboques atrás e mais não sei quantas coisas ?

      Além de que os carros não carregam com geradores comuns.

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