Relatório: Metade dos inquiridos gostava de se apagar completamente da Internet
Embora não pareça à primeira vista, a verdade é que a Internet nos conhece melhor do que nós mesmos. Cada vez mais conscientes disto, os utilizadores não estão satisfeitos com a sua presença online, de acordo com um novo inquérito.
Aliás, mais metade dos inquiridos admitiu que gostava de poder eliminar-se da Internet.
Uma vez na Internet, para sempre na Internet. Poderá não ser tão linear assim, mas a verdade é que é muito complicado eliminar alguma coisa que tenha sido partilhada, desde dados, até documentos e ficheiros pessoais. Afinal, embora esteja à distância de um clique, é um mundo altamente complexo e profundo.
Com o tempo e o crescimento tecnológico, os utilizadores estão cada vez mais conscientes de que as empresas às quais se associam deverão saber mais sobre eles do que eles próprios.
Aliás, a NordVPN entrevistou cerca de mil pessoas, nos Estados Unidos da América, e percebeu, por exemplo, que mais de metade dos inquiridos gostaria de se apagar completamente da Internet. Os entrevistados são todos maiores de 18 anos, inclusive, e o objetivo do estudo passa por perceber o que os utilizadores sentem acerca da sua presença online.
De entre os inquiridos, pouco menos de metade disse não confiar na Internet e uma pequena parte disse que preferia que a Internet não existisse ou que nunca tinha utilizado. Sobre o tipo de dados pessoais que não queriam ver online, 53% disse não querer estranhos a aceder às suas informações financeiras, e 35% revelou não querer ver a sua informação médica disponível online. Por outro lado, 9% mostrou-se tranquilo com a partilha de informação financeira, e 14% demonstrou que não se importaria de partilhar informação médica. Além disso, 34% dos inquiridos afirmou não estar confortável com a possibilidade de alguém ler os seus e-mails e mensagens pessoais.
De acordo com a PCMarg, 31% da amostra está disposta a pagar até 100 dólares para esconder a sua identidade na Internet, enquanto que 12% está disposta a pagar até 500 dólares, e 3% pondera 1000 dólares ou mais.
Os resultados do inquérito mostram, de forma clara, que os utilizadores não estarão satisfeitos com a sua exposição na Internet. Além disso, permite refletir sobre a impossibilidade de nos apagarmos completamente.
Partilhe connosco a sua opinião!
Este artigo tem mais de um ano
Comecem por deixar de usar redes sociais.
Os nerds sempre foram timidos e normal. As pessoas normais não se preocupam com essas mariquices
Mas o que entendes por nerd e por pessoa normal? Essa do nerd ser tímido já não existe 😛 Não te preocupes com essas mariquices. Mas quando te roubam os teus dados, e identidade, e fizerem créditos de 80 mil euros em teu nome, não te venhas queixar 😛
Certamente ele não se importa que façam CRÉDITOS na conta dele…pior seria se fossem DÉBITOS!
LOL
Obviamente. As pessoas normais não fazem a mínima ideia de como estas coisas funcionam.
Este é o cometário mais fiável para conhecer personalidades fracas. Caso não saibas são os fracos de espirito e com baixa autoestima, como pareces ser, que necessitam das redes sociais para passarem a imagem que são gente. Os nerds, como dizes, se calhar não precisam de viver de ilusões com publicações só para mostar. Comentário infeliz
É caso para dizer PA-HO!
Graças as politicas abusivas constantes entre outros ou certos impactos na realidade econômica e sociais por exempo, ou até pelo que E.snowden colocou a nu em especial.
Como já foi amplamente difundido até a correspondência é violada ( ver o cod. penal )…
reclaimyourface.eu/portugal-proposed-law-tries-to-sneak-in-biometric-mass-surveillance/
Ou cumprem as regras ou acabem com ela ou essa esquizofrenia irá fazer mais mal que bem, e já se sabe das varias dependências, etc, etc, etc .
Eu sou uma dessas pessoas, por isso vou já partilhar isto nas minhas 12 redes sociais.
12? LOL…
Mas o que ou quem impede esses “50%” de desaparecer da net?! Claro que os “rastos” da sua atividade até ao presente NUNCA vai desaparecer por completo…mas, pelo menos ,deixa de ficar atualizada a partir deste momento. A nível profissional “fabricam” um perfil apenas com as informações estritamente necessárias e a nível pessoal ficam “anónimas”…para os amigos e/ou familiares existe uma “coisa” chamada telefone (não smartphone!) e os encontros ao vivo e a cores!
Estou de acordo consigo.Falou muito bem.
Muito bem “dizido”.
“De entre os inquiridos, pouco menos de metade disse não confiar na Internet e uma pequena parte disse que preferia que a Internet não existisse ou que nunca tinha utilizado.” Como ?? Mas isto é real ou quê ?? Eu fiquei completamente sem palavras. 😐
Eu também…gostava de saber como alguém que NUNCA utilizou a internet “vota” nas amostragens do Pplware!
A internet foi a melhor coisa que existe, claro que ha quem a use para o bem e para o mal. Mas foi uma das melhores invencoes do sec XXI