Apple: 5G está a consumir a bateria do iPhone e iPad demasiado depressa
Com o lançamento do iPhone 12, a Apple trouxe para os seus smartphones uma tecnologia que era pedida há alguns anos. Falamos do 5G, que já outros fabricantes tinham nos seus equipamentos e que começavam a usar nas redes já implementadas.
Este foi um elemento importante para elevar as vendas, num momento que muitos queriam trocar o seu iPhone. É o 5G que parece estar agora a ter um impacto negativo na bateria do iPhone e do iPad, ao levar que se esgote demasiado depressa.
Equipamentos Apple testados no 5G
Se a face mais óbvia e visível do 5G nos equipamentos é um aumento de velocidade de ligação à Internet, há um reverso. A bateria dos smartphones pode ser consumida a um ritmo mais elevado, diminuindo o seu tempo de utilização. Isto por norma resulta de uma otimização do chip menos bem conseguida.
O The Wall Street Journal resolveu avaliar este impacto nos produtos da Apple e avaliou vários modelos do iPhone e o iPad Air, de 5.ª geração. Os resultados surgem com a reprodução de vídeos do YouTube em 5G e em 4G, medindo o tempo até a bateria se esgotar.
iPhone perdeu muita bateria neste cenário
Todos os equipamentos tiveram uma perda de duração da bateria, mas o mais visível foi o iPhone 13 Pro, que em 4G conseguiu durar mais 2,5 horas que com o 5G. O modelo menor, o 13 mini, funcionou mais 1,5 horas em 4G que na nova tecnologia. Já o iPhone SE 3 perdeu 1 hora ao usar a ligação 5G.
O novo iPad da Apple foi também avaliado no mesmo teste de duração de bateria. A situação de menor duração aplica-se aqui também com o iPad Air 5G a durar menos 1,5 horas nesta nova tecnologia. A frequência usada nestes testes foi a de 6 GHz, mais comum e maior cobertura, mas mais lenta.
Simples de desligar nestes equipamentos
As predefinições da Apple para 5G no iPhone são otimizadas para a duração da bateria e utilização de dados. O utilizador pode personalizar estas opções para desabilitar o 5G ou reduzir a sua utilização.
Basta aceder a Definições > Dados móveis > Opções de dados móveis. Escolha depois Voz e dados, mudando a opção para 5G automático ou para LTE. Pode fazer o mesmo na opção Modo de dados, passando a escolha para Padrão.
Não se sabe a razão para este desempenho destes equipamentos da Apple em 5G. A marca criou as suas propostas e certamente terá tido em atenção a importância da bateria, que assim fica limitada, tanto no iPhone 13 como no iPad Air 5.
Este artigo tem mais de um ano
Fonte: The Wall Street Journal
Neste artigo: 5G, Apple, bateria, iPad, iPhone/iPod
O calcanhar de Aquiles, a luta de décadas por melhorar substancialmente a performance do único componente estagnado na evolução: baterias de lítio.
Verdade.
Não acredito que com tanta evolução não esteja ao alcance desenvolver baterias super melhores. Contudo talvez exista é menos lucro, ou investimento a ser feito e não está a ser.
O problema é que impacta tudo.
Ou… não querem desenvolver para que não escale, e as pessoas em casa nunca sejam independentes da rede.
Dizem as coisas como se fosse uma novidade o 5G consumir mais do que o 4G.
Os produtos da Apple parecem um queijo suíço cheios de problemas!
Mas o queijo suíço é de boa qualidade e aconselha-se, um dos queijos mais saudáveis que existem. Produto recomendável, tudo menos problemas
O meu pior smartphone foi um Iphone fartou-se de ver a loja de reparação, depois fechou-se a opção apple.
Loooolll. Os produtos Apple parecem um queijo suíço? Porquê? Porque o 5G consome mais bateria? Vais-me dizer que o 5G nos Android’s consome menos, queres ver! Loooooolll. Quando as pessoas são cegas e só querem olhar para aquilo que lhes interessa, todo o resto não presta, mesmo que estejam a dizer asneira!
Há lá coisa mais típica do cliente Apple… Pelo boca morre o peixe!
Por as coisas feitas na suiças (incluíndo o queijo) são muito más…~
há com cada um