Camionistas e TVDE com apoio de 30 cêntimos por litro de combustível
Todos nós estamos certamente a par da crise dos combustíveis que está a ter forte impacto nos bolsos dos portugueses. Para tentar ajudar os portugueses, o Governo arranjou uma fórmula de compensação que é usada como base para que, semanalmente, possa ser feita a atualização da taxa do ISP.
Hoje, o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, anunciou que os camionistas e TVDE terão apoio de 30 cêntimos por litro de combustível.
Escalada de preço do combustível dá desconto a camiões e TVDE
Os transportes de mercadorias até 3,5 toneladas e os TVDE vão ter um apoio de 30 cêntimos por litro de combustível devido à escalada dos preços da energia, anunciou hoje o ministro da Economia, Pedro Siza Vieira.
TVDE é o transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica (ou seja, plataformas como a Uber, Bolt, Cabify, entre outras).
Este apoio ao combustível é semelhante ao já adotado para autocarros e táxis, indicou o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital.
Nos "próximos dias" o ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, terá reuniões com associações dos transportes de mercadorias onde será apresentado o detalhe da medida, disse Siza Vieira. Outra medida anunciada foi "a flexibilização de pagamentos fiscais para todas as empresas do setor dos transportes, medidas que já estão em vigor para algumas empresas", acrescentou o ministro da Economia.
Esta medida permite o pagamento de impostos em três ou seis prestações para entrega de IVA, retenções na fonte de IRS e IRC, abrangendo todas as empresas de transportes por conta de outrem, passageiros e mercadorias.
O preço por litro do gasóleo deverá subir esta semana 13,6 cêntimos e o da gasolina 9,3 cêntimos, segundo contas feitas pela Lusa com base nos números fornecidos pelo Governo para a redução do ISP. A fórmula usada pelo Governo para os combustíveis funciona "para cima e para baixo", tendo como objetivo a neutralidade fiscal do litro do combustível. Ou seja, caso o preço desça, haverá também uma redução do desconto fiscal.
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O Governo a tentar calar as manifestações, porque não baixam o imposto para todos e acabam com a burocracia (gasoleo voucher e outras coisas), basta baixar o imposto e simplificam o processo
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À parte de partidarismos.. E as gasolineiras não podiam baixar as altissimas margens de lucro?
Não esquecer que são meros retalhistas, intermediários, não acrescentam valor ao produto, não há I&D(investigação e desenvolvimento) para financiar.
Se não baixarem, pelo menos que não se aproveitem da crise para subir exponencialmente.
O Governo claro também deve fazer a sua parte para amortecer o impacto na economia.
Emanuel, é isso, as gasolineiras é que refinam , transportam, investem em novas unidades, salários, etc, e não acrescentam valor, não é?
O Estado leva mais de metade do valor em impostos e esse é que acrescenta valor, não é assim?
O que vale é que ao ler isto já me dá para rir…
Na generalidade os impostos estao altos? Sim estão, em tudo! Mas nao esquecer que apesar de uma gestao pouco
Onde está a inovação de transportar da refinaria para a bomba? Que novas unidades? E para quê q servem? Os salários nao justificam a subida da margem de lucro, até porque provavelmente os trabalhadores não foram aumentados.
Não defendam quem se aproveita de uma crise para retirar lucros absurdos.
Emanuel… tens um preço por litro de cerca de 2€, que representa o valor final.
Destes 2€, a grosso modo, 1,10€ (55%) vai para o estado, sobrando entao 0,90€ para “o restante”.
É desse restante que vem, além da “altíssima margem de lucro” que tu dizes, o custo de matéria prima, produção, armazenamento, distribuição, transporte e venda. Cada uma destas tarefas, que pode ter mais ou menos valor na cadeira, desempenha uma função, e sim, não está a trabalhar para aquecer.
Mas consideremos de forma grosseira que dos 90centimos, metade é “o lucro altissimo” que dizes: 45 centimos.
São 45 centimos de “lucro altissimo”, atribuidos a uma cadeia de valor que gera riqueza VS 1,10€ de um “lucrozito” de puro chupismo.
Não é preciso ter sempre inovação para transportar da refinaria para a bomba.. mas tem custos que precisam ser pagos!
Emanuel, onde está a inovação de transportar da refinaria para a bomba?
A sério que disse um disparate desses?
Vc acha que o transporte de combustível é um processo barato?
Camiões específicos para o efeito, motoristas tb específicos, tudo isso é barato para o Emanuel.
Vc tem todas as qualidades para acabar em presidente de uma qualquer república das Bananas sul americana ou europeia…
Eu não estou a defender as gasolineiras, eu estou é contra o estado, sem nada fazer, ir buscar mais de metade do valor em impostos.
Se o estado tivesse que pagar o transporte das refinarias até às bombas a esta hora já andava tudo nos 4 euros ou mais, coisa pouca.
É por criaturas como tu que este país está como está.. foste enchido de propaganda socialista e agora acreditas também que a solução está em controlar as margens de lucro.. não é o estado que limpa mais de 50% do valor mas sim as refinarias que tem todo um processo complexo de transformar crude em combustível.. EsTá SeRtOOOOO
https://youtu.be/hzEqklndCyI
O Jose Gomes Ferreira explica-vos.
@Emanuel pergunta lá ao JGF se ele também explica isto
https://www.maisliberdade.pt/maisfactos/carga-fiscal-e-aumento-do-preco-dos-combustiveis/
https://www.ense-epe.pt/precos-de-referencia/
Luis Costa vê com os teus olhos.
Ressalvo que a ENSE e a ERSE são entidades do estado, e a APETRO (a tua fonte) é uma associação que visa naturalmente a defesa da industria dos combustiveis.
É o governo eleito pela maioria a fazer o que é considera melhor (para os amigos ou para o povo, depende do ponto de vista de cada um).
Ao baixar os preços nas transportadoras, espera-se que se abrande a escalada da inflação nos bens a que estás habituado a ir a buscar a uma prateleira de supermercado sem pensar de onde vem. Artigos esses que têm tido um aumento que chega aos 30%.
Ao baixar os preços nos transportes públicos esta-se a tentar manter para uma grande parte da população a capacidade de ir para os seus empregos sem que para isso deixem nas gasolineiras metade do salário. O facto de não existirem transportes públicos em todo o local deve-se primeiramente à falta de procura. Sem procura, não há oferta (a não ser que seja o Estado a fornecer, nenhuma empresa privada se propõe a perder dinheiro).
No fundo estão a fazer algo semelhante com o “gasóleo verde” (para a agricultura) que foi criado para estimular e incentivar a agricultura em Portugal.
Acho bem. O governo está ao serviço da Uber. Foi para isso que foi eleito por uma esmagadora maioria de “inteligentes”. Está a doer? Mais uma dose de “vacina” e máscaras daquelas que filtram tudo. Chinesas, claro. Mas só enquanto os chineses não redimirem aquela ilhazeca no mar da China, nessa altura as baratas-tontas deitam as máscaras fora.
Uma verdadeira palhaçada.
Realmente, basta baixarem sei lá, dos 58%(??) para 23% de imposto total sobre os combustíveis, e voalá, preços muito mais baixos.
E estou a ser amigo do estado, porque deveria mesmo é baixar para os 13%, ou vão dizer-me que hoje em dia os veículos não são essenciais?
https://www.repsol.pt/pt/sala-imprensa/notas-imprensa/2021/04/resultados-1trimestre.cshtml
Lucros da REPSOL em Portugal.
São uma empresa, logo o objetivo é o lucro… mas perante esta crise não podem absorver um pouco o impacto do preço do combustivel??
Então mas a empresa, que investiu forte e feio.. contraiu divida para ter o que tem hoje em Portugal, agora tem que baixar a sua liquidez que até está a ser usada para pagar os financiamentos que contraiu, por causa de uma crise?
A Repsol se faz dinheiro é pela boa estratégia que tem, que não advém apenas de meros postos de abastecimentos ao cliente final, o grande lucro deles advém da quantidade que revendem a outras marcas tal como faz a Prio.
Intermache, jumbo, express, pingo doce, cepsa etc et etc .. todos eles vao buscar à Prio e Repsol
Acho simplesmente ridículo pedires a uma empresa com mérito estratégico, que seja ela a abdicar da sua cota de lucro.
Se o estado recebe uma taxa tão elevada sem fazer nada, e nem a usa para reformular a ideia energética do país de forma massiva.. porque raio nao abdica o governo?
O Estado fica com mais de metade do custo que se paga, fazendo pouco ou nada, e quem vai prescindir do lucro são as empresas que investem à maluca correndo grandes riscos financeiros para fazer chegar o petróleo até aos veículos… faz cá um sentido cortar nos lucros das empresas que nem vos conto.
Se o estado tivesse cortado para sei lá: 6% de total de impostos, e mesmo assim tivesse a 2 euros o preço, aí sim, era preciso ir ver o que se passava, mas quer dizer, não cortam no seu lucro e querem ir cortar no dos outros… é com cada esperto. Certos países fazem isso, depois ficam em péssimo estado económico e não entendem o porquê.
dos 58%(??) para 23% ???? e depois vao buscar o dinheiro para as suas borguesias onde? noutro imposto?
Não criam outro imposto, simplesmente prescindem de um que não deveriam ter, pois não corresponde à prestação de um serviço por parte do estado!
E os gastos? Quem não tem dinheiro, não tem vícios.
E a dívida de 303 mil milhões ao exterior? Quem a autorizou de facto que pague do seu bolso. Que ninguém exige ao Estado Português que faça coisas para as quais não tem dinheiro.
Estão a dar a mão aos que eles sabem que fazem manifestações e paralisam o país ao terem os camiões parados.
Em relação ao Tuga manso normal, paga e não bufa e quanto mais me bates mais eu gosto de ti.
Por muito que me custe, tenho de concordar que os nossos brandos costumes, e as características impressas nos genes, impede o país de mudar.
Eu tentei mudar, fiz a minha parte na mesa de voto.
Os subsídio-dependentes ganharam.
Este ano tiveram mais força pelos paranoicos que pensam que toda a direita é igual ao Chega.
Esta bom é para emigrar.
Ora nem mais. Estou em Munique ha 2 anos e ja comprei um tesla model 3 que custa menos 10 mil em relacao a Portugal. O ordenado esse e 5x superior, emigrem!
É preciso saber aceitar estas medidas visto ter sido o partido mais votado pela população e mostrou estar satisfeita. O PS Já tinha mostrado exemplos de como reagir a situações destas e está a fazer exactamente igual. Agora faz doi doi no bolso.
Mas quem e que fica em Portugal a ganhar menos de 2000 míseros euros por mes? A alemanha ganha se 7000 para cima e 6as nao se trabalha depois das 14h. E no verao so se trabalha 4 dias por semana