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Camionistas e TVDE com apoio de 30 cêntimos por litro de combustível

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Oscar says:

    O Governo a tentar calar as manifestações, porque não baixam o imposto para todos e acabam com a burocracia (gasoleo voucher e outras coisas), basta baixar o imposto e simplificam o processo

    • Emanuel says:

      À parte de partidarismos.. E as gasolineiras não podiam baixar as altissimas margens de lucro?
      Não esquecer que são meros retalhistas, intermediários, não acrescentam valor ao produto, não há I&D(investigação e desenvolvimento) para financiar.
      Se não baixarem, pelo menos que não se aproveitem da crise para subir exponencialmente.
      O Governo claro também deve fazer a sua parte para amortecer o impacto na economia.

      • PorcoDoPunjab says:

        Emanuel, é isso, as gasolineiras é que refinam , transportam, investem em novas unidades, salários, etc, e não acrescentam valor, não é?
        O Estado leva mais de metade do valor em impostos e esse é que acrescenta valor, não é assim?
        O que vale é que ao ler isto já me dá para rir…

        • Emanuel says:

          Na generalidade os impostos estao altos? Sim estão, em tudo! Mas nao esquecer que apesar de uma gestao pouco
          Onde está a inovação de transportar da refinaria para a bomba? Que novas unidades? E para quê q servem? Os salários nao justificam a subida da margem de lucro, até porque provavelmente os trabalhadores não foram aumentados.
          Não defendam quem se aproveita de uma crise para retirar lucros absurdos.

          • Carlos Barbosa says:

            Emanuel… tens um preço por litro de cerca de 2€, que representa o valor final.
            Destes 2€, a grosso modo, 1,10€ (55%) vai para o estado, sobrando entao 0,90€ para “o restante”.

            É desse restante que vem, além da “altíssima margem de lucro” que tu dizes, o custo de matéria prima, produção, armazenamento, distribuição, transporte e venda. Cada uma destas tarefas, que pode ter mais ou menos valor na cadeira, desempenha uma função, e sim, não está a trabalhar para aquecer.
            Mas consideremos de forma grosseira que dos 90centimos, metade é “o lucro altissimo” que dizes: 45 centimos.

            São 45 centimos de “lucro altissimo”, atribuidos a uma cadeia de valor que gera riqueza VS 1,10€ de um “lucrozito” de puro chupismo.

            Não é preciso ter sempre inovação para transportar da refinaria para a bomba.. mas tem custos que precisam ser pagos!

          • PorcoDoPunjab says:

            Emanuel, onde está a inovação de transportar da refinaria para a bomba?
            A sério que disse um disparate desses?
            Vc acha que o transporte de combustível é um processo barato?
            Camiões específicos para o efeito, motoristas tb específicos, tudo isso é barato para o Emanuel.

            Vc tem todas as qualidades para acabar em presidente de uma qualquer república das Bananas sul americana ou europeia…

            Eu não estou a defender as gasolineiras, eu estou é contra o estado, sem nada fazer, ir buscar mais de metade do valor em impostos.
            Se o estado tivesse que pagar o transporte das refinarias até às bombas a esta hora já andava tudo nos 4 euros ou mais, coisa pouca.

          • Luís Costa says:

            É por criaturas como tu que este país está como está.. foste enchido de propaganda socialista e agora acreditas também que a solução está em controlar as margens de lucro.. não é o estado que limpa mais de 50% do valor mas sim as refinarias que tem todo um processo complexo de transformar crude em combustível.. EsTá SeRtOOOOO

          • Emanuel says:

            https://youtu.be/hzEqklndCyI

            O Jose Gomes Ferreira explica-vos.

          • Emanuel says:

            https://www.ense-epe.pt/precos-de-referencia/

            Luis Costa vê com os teus olhos.

            Ressalvo que a ENSE e a ERSE são entidades do estado, e a APETRO (a tua fonte) é uma associação que visa naturalmente a defesa da industria dos combustiveis.

    • Carlos says:

      É o governo eleito pela maioria a fazer o que é considera melhor (para os amigos ou para o povo, depende do ponto de vista de cada um).

      Ao baixar os preços nas transportadoras, espera-se que se abrande a escalada da inflação nos bens a que estás habituado a ir a buscar a uma prateleira de supermercado sem pensar de onde vem. Artigos esses que têm tido um aumento que chega aos 30%.

      Ao baixar os preços nos transportes públicos esta-se a tentar manter para uma grande parte da população a capacidade de ir para os seus empregos sem que para isso deixem nas gasolineiras metade do salário. O facto de não existirem transportes públicos em todo o local deve-se primeiramente à falta de procura. Sem procura, não há oferta (a não ser que seja o Estado a fornecer, nenhuma empresa privada se propõe a perder dinheiro).

      No fundo estão a fazer algo semelhante com o “gasóleo verde” (para a agricultura) que foi criado para estimular e incentivar a agricultura em Portugal.

    • Mais pipocas se faz favor says:

      Acho bem. O governo está ao serviço da Uber. Foi para isso que foi eleito por uma esmagadora maioria de “inteligentes”. Está a doer? Mais uma dose de “vacina” e máscaras daquelas que filtram tudo. Chinesas, claro. Mas só enquanto os chineses não redimirem aquela ilhazeca no mar da China, nessa altura as baratas-tontas deitam as máscaras fora.

  2. R says:

    Uma verdadeira palhaçada.

  3. Joao Ptt says:

    Realmente, basta baixarem sei lá, dos 58%(??) para 23% de imposto total sobre os combustíveis, e voalá, preços muito mais baixos.
    E estou a ser amigo do estado, porque deveria mesmo é baixar para os 13%, ou vão dizer-me que hoje em dia os veículos não são essenciais?

    • Emanuel says:

      https://www.repsol.pt/pt/sala-imprensa/notas-imprensa/2021/04/resultados-1trimestre.cshtml

      Lucros da REPSOL em Portugal.
      São uma empresa, logo o objetivo é o lucro… mas perante esta crise não podem absorver um pouco o impacto do preço do combustivel??

      • Sergio says:

        Então mas a empresa, que investiu forte e feio.. contraiu divida para ter o que tem hoje em Portugal, agora tem que baixar a sua liquidez que até está a ser usada para pagar os financiamentos que contraiu, por causa de uma crise?
        A Repsol se faz dinheiro é pela boa estratégia que tem, que não advém apenas de meros postos de abastecimentos ao cliente final, o grande lucro deles advém da quantidade que revendem a outras marcas tal como faz a Prio.
        Intermache, jumbo, express, pingo doce, cepsa etc et etc .. todos eles vao buscar à Prio e Repsol

        Acho simplesmente ridículo pedires a uma empresa com mérito estratégico, que seja ela a abdicar da sua cota de lucro.
        Se o estado recebe uma taxa tão elevada sem fazer nada, e nem a usa para reformular a ideia energética do país de forma massiva.. porque raio nao abdica o governo?

      • Joao Ptt says:

        O Estado fica com mais de metade do custo que se paga, fazendo pouco ou nada, e quem vai prescindir do lucro são as empresas que investem à maluca correndo grandes riscos financeiros para fazer chegar o petróleo até aos veículos… faz cá um sentido cortar nos lucros das empresas que nem vos conto.

        Se o estado tivesse cortado para sei lá: 6% de total de impostos, e mesmo assim tivesse a 2 euros o preço, aí sim, era preciso ir ver o que se passava, mas quer dizer, não cortam no seu lucro e querem ir cortar no dos outros… é com cada esperto. Certos países fazem isso, depois ficam em péssimo estado económico e não entendem o porquê.

    • paul says:

      dos 58%(??) para 23% ???? e depois vao buscar o dinheiro para as suas borguesias onde? noutro imposto?

      • Joao Ptt says:

        Não criam outro imposto, simplesmente prescindem de um que não deveriam ter, pois não corresponde à prestação de um serviço por parte do estado!

        E os gastos? Quem não tem dinheiro, não tem vícios.

        E a dívida de 303 mil milhões ao exterior? Quem a autorizou de facto que pague do seu bolso. Que ninguém exige ao Estado Português que faça coisas para as quais não tem dinheiro.

  4. PorcoDoPunjab says:

    Estão a dar a mão aos que eles sabem que fazem manifestações e paralisam o país ao terem os camiões parados.
    Em relação ao Tuga manso normal, paga e não bufa e quanto mais me bates mais eu gosto de ti.

    • JP says:

      Por muito que me custe, tenho de concordar que os nossos brandos costumes, e as características impressas nos genes, impede o país de mudar.

    • PeFerreira says:

      Eu tentei mudar, fiz a minha parte na mesa de voto.
      Os subsídio-dependentes ganharam.
      Este ano tiveram mais força pelos paranoicos que pensam que toda a direita é igual ao Chega.
      Esta bom é para emigrar.

      • Wowne says:

        Ora nem mais. Estou em Munique ha 2 anos e ja comprei um tesla model 3 que custa menos 10 mil em relacao a Portugal. O ordenado esse e 5x superior, emigrem!

  5. Roger says:

    É preciso saber aceitar estas medidas visto ter sido o partido mais votado pela população e mostrou estar satisfeita. O PS Já tinha mostrado exemplos de como reagir a situações destas e está a fazer exactamente igual. Agora faz doi doi no bolso.

  6. Wowne says:

    Mas quem e que fica em Portugal a ganhar menos de 2000 míseros euros por mes? A alemanha ganha se 7000 para cima e 6as nao se trabalha depois das 14h. E no verao so se trabalha 4 dias por semana

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