Avião hipersónico: Volta ao mundo em 3 horas? Será já em 2025…
Quem analisa e avalia o mundo de hoje, facilmente chegará à conclusão que no futuro tudo será bem diferente. Já pensou em como seria conseguir dar a volta ao mundo em apenas 3 horas? Não, não é mais uma ideia de Elon Musk, nem uma solução com uma rede 5G.
De acordo com informações recentes, a China terá já em 2025 um avião hipersónico capaz de dar a volta ao mundo em três horas.
Avião hipersónico é capaz de alcançar velocidades de 4.000 km por hora
A cada vez mais famosa guerra na área do transporte rápido entre Elon Musk e Jeff Bezos tem um novo participante: a China. O país asiático tem importantes pretensões para liderar a indústria do turismo espacial e, para isso, está a criar um avião hipersónico que pode dar a volta ao mundo em apenas três horas.
Segundo dados da China, em 2025 já poderá embarcar no avião que é capaz de alcançar velocidades de 4.000 km por hora. Segundo avançou o jornal El Economista, um avião com estas características pode fazer uma viagem entre Londres e Nova Iorque somente em 1 hora.
A Space Transportation, empresa chinesa com sede em Pequim e responsável pelo projeto, pretende comercializar este veículo de transporte de passageiros. No entanto, quem quiser usufruir das velocidades hipersónicas terá que esperar até 2025.
Tianxing I, como a "nave" foi chamada, viajará duas vezes mais rápido que o famoso Concorde. Segundo a empresa, "o que estamos a desenvolver é um foguete com asas que realiza transporte ponto a ponto a alta velocidade".
A Space Transportation está também a trabalhar numa versão orbital do avião espacial, que poderá ser lançado em 2030 e levar passageiros ao espaço, de forma que eles possam dar a volta na órbita da Terra. Sabe-se também que o Governo está a trabalhar no seu próprio avião supersónico.
Este artigo tem mais de um ano
Os bilhetes devem ser “baratos”. 🙂
A viajar a 4000km/h ainda demoraria um pouco mais de 1h (a distância entre cidades é pouco mais que 5000km), mas ok, aceita-se o ajuste…
Já as 3h para dara volta ao mundo… Quer dizer, o perímetro da terra é cerca de 40000km, isso daria 10h… Que rota estarão a pensar? É que, alterando a rota, eu vou aos polos e dou a “volta ao mundo” num segundo…??
Ah esperem, o diâmetro da Terra é 12732 km… Isso daria pouco mais que 3h… pois, alguém se confundiu :p
Devem ter feito contas (des)contando com os fusos horários!
Ele queria dizer perímetro como é óbvio 😉
@TXG, tinhas razão no teu primeiro comentário, o que se tem que contar é o perimetro e não o diametro. A terra tem cerca de 40000km de circungerencia na linha do equador
Este avião/nave vai pelo centro da Terra e não pelo seu perímetro, daí as 3h…
Devem querer dizer ir de X até Y sendo o Y o local mais distante do aeroporto X escolhendo o caminho mais curto em 3 horas.
Contas deste artigo devem estar mal feitas. O Concorde demorava cerca de 3 horas a fazer Paris-NY. Este aviao com aproximadamente o dobro da velocidade faz 1h…
Devem estar a fazer as contas quanto tempo demoraria de fosse na velocidade máxima
Não necessariamente. Até porque nem tudo dobra, há zonas onde ele não poderá andar a essa velocidade, principalmente sobre zona terrestre e em determinadas altitudes. As contas estão dentro do expectável.
Volta ao mundo em 3 horas?
Explique lá essas contas
Eu? Mas quem afirmou que poderia fazer foram os responsáveis do projeto 😉 não eu. Apenas respondi ao comentário do Toni. Se é possível? Sim é.
Posso fazer aqui umas contas rápidas, básicas. Mas parece-me teoricamente possível, até porque outras tecnologias conseguem dar 15 voltas ao planeta por dia. Apesar de não podermos comparar, o voo hipersónico, Mach 5 consegue velocidades na ordem dos 6000 km/h ao nível do mar. Portanto, a Terra tem 12 742 km de diâmetro, se uma aeronave atingir uma velocidade de Mach 4… é fazer as contas 😉
Há aí uma confusão entre diâmetro e perímetro, digo eu.
Uma viagem Lisboa-Sidney tem maior distância que o diâmetro da Terra, por exemplo
Só terá o problema de na viagem ultrapassar o peazo de validade dos produtos chineses